políticAética

Notícias da Corrupção, Desvios, Anomalias, Eleições e Meio Ambiente

  • Sobre o blog

    Uma coletânea das notícias da corrupção, desvios, anomalias, eleições e meio ambiente que aparecem na mídia todos os dias a partir de agosto de 2008.
  • Categorias

  • Arquivos

  • Páginas

  • Meta

Desmatamento Zero Já!

Posted by Pax em 13/10/2009

Por conta de meia dúzia, muitos deles criminosos, o governo descuida da oportunidade de encabeçar um movimento que lhe daria muitos aplausos e votos: Desmatamento Zero.

O PT já perdeu um grupo de empresários e eleitores que Marina Silva levou com sua saída, e vai perder mais ainda se não tiver uma postura mais firme sobre o assunto.

Por que é tão difícil para Lula ter posição mais incisiva neste assunto?

Foto: Marcello Casal Jr\ABr

Brasília - Integrantes da organização não governamental Greenpeace participam de protesto contra mudanças climáticas em frente ao Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), sede provisória da Presidência da República
Brasília – Integrantes da organização não governamental Greenpeace participam de protesto contra mudanças climáticas em frente ao Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), sede provisória da Presidência da República

Greenpeace pede a Lula que garanta redução do aquecimento global

Da Agência Brasil

Brasília – Ativistas do Greenpeace estiveram hoje (13) em frente ao Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), atual sede do governo, para pedir que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva leve propostas concretas contra o aquecimento global a Copenhague.

No CCBB, estavam reunidos o presidente da República e ministros para definir as propostas que serão levadas pelo governo brasileiro à Conferência da Organizações das Nações Unidas (ONU).

De acordo com o coordenador da Campanha de Clima do Greenpeace, João Talocchi, o principal objetivo do protesto é pedir ao presidente Lula que garanta um acordo efetivo na Conferência do Clima da ONU sobre o aquecimento global.

“O Greenpeace veio aqui para pedir uma posição efetiva no combate às mudanças climáticas do governo brasileiro. A gente quer o desmatamento zero, energias renováveis e a proteção dos oceanos. A gente precisa reduzir a emissão de gases de efeito estufa”, afirma.

De acordo com o Greenpeace, o primeiro passo a ser dado é zerar o desmatamento da Amazônia até 2015. O governo federal apresentou uma meta de redução de 80% do desmatamento até 2020.

Talocchi explica que este projeto é insuficiente, pois ainda permitirá a derrubada de mais de 1,5 bilhão de árvores na próxima década. “É inaceitável que se emita toda essa quantidade de carbono e se destrua a floresta dessa maneira, já que ela fornece benefícios ambientais. É um patrimônio enorme que o Brasil tem que proteger e não pode permitir que 5 mil hectares de florestas sejam desmatados todo ano”.

O protesto contou com bonecos fantasiados, que representavam as reivindicações do movimento. O objetivo principal era que a caricatura do presidente entregasse uma passagem aérea a Lula para Copenhague, somada às propostas do Greenpeace.

A presidência enviou um representante da Secretaria Nacional de Comunicação Social para receber as propostas dos ativistas.

Segundo Manuel Messias, assistente da secretaria nacional de articulação social da Secretaria Geral, as propostas serão apresentadas ao presidente. “A documentação e o material vão ser todos encaminhados e posteriormente vocês poderão acompanhar o andamento de toda a documentação e processo.”

Anúncios

4 Respostas to “Desmatamento Zero Já!”

  1. vilarnovo said

    Só falta essa gentinha explicar porque desde 1998 a terra não está aquecendo e sim esfriando…

  2. fk said

    Vou comentar aqui levantando a lebre de outro post do blog, aquele sobre o movimento pela ficha limpa.
    Está sendo preparado um grande, enorme, golpe na legislação ambiental brasileira. A comissão especial de meio ambiente está tomada por membros da bancada ruralista, e essa comissão tentará por tudo reformar essa legislação, e não se lê nada, não se houve nada, não vemos nenhum grande movimento da sociedade civil, ainda que haja uma movimentação ainda tímida de algumas ongs lideradas pelo ISA. Essa é uma daquelas pautas importantes, pois diz respeito a muito mais do que simplesmente um punhado de àrvores: diz respeito a que tipo de País queremos ser daqui a 20, 30 anos.
    Mas considerando o orgasmo geral com o pré-sal e o esquecimento do etanol nas discussões energéticas brasileiras, acho que sei bem que tipo de País pretendemos ser daqui a 20, 30 anos.

  3. Pax said

    Vilarnovo: “essa gentinha”?

    Belo discurso. De onde você tirou? Mainardi? Olavo? Reinaldo?

    Ad Hominem pouco é bobagem.

  4. Eugenio Inácio Martini said

    AQUECIMENTO GLOBAL.
    A Conferência de Copenhagen (COP-15).
    Buscando as soluções dos Ambientalistas ou os Dólares dos Capitalistas?

    A natureza ao longo de milhares de anos construiu a sua harmonia.
    “Não vos preocupeis com o dia de amanhã” diz o mestre, “olhai as aves do céu…” “olhai os lírios do campo” “vosso pai (natureza) sabe do que precisais”. Assim seria se o homem vivesse harmonicamente com a NATUREZA. Mas devido ao seu relacionamento agressivo com ela, ele precisa e muito, se preocupar com o dia de amanhã.

    Bem apropriada a palavra criada “HOPENHAGEN”. Essa palavra lembra “esperança”, que lembra o verde e que identifica os interesses dos participantes. Os “ECOlógicos” ambientalistas que buscam o verde da natureza e os “ECOnômicos” ambientalistas, interessados no verde dos dólares.

    Alheias ao que está acontecendo lá na conferência, aqui no sul e sudeste do Brasil as águas despencam como nunca antes. As nuvens das frentes frias que ha milhares de anos construíram seus caminhos aéreos dos pólos para o equador, agora em viagem lá em cima estão sendo atraídas pelos caminhos dos carros cá em baixo. Antes viajavam moderadamente do pólo sul ao equador onde eram interceptadas pelo calor equatoriano e todo volume de água que não tivesse ficado no caminho desabava na grande bacia amazônica. Hoje (mais encorpadas pelo degelo) essas frentes frias quase nem chegam ao nordeste. O calor das grandes cidades do sudeste já está fazendo o papel do equador. Pra quem sabe ler um pingo é uma letra, ou como disse também o mestre, saber “interpretar os sinais dos tempos”. O amazonas está secando e o nordeste todo também. E muita água está caindo no sul e no sudeste. Embora alguns humanos, agindo como um bom advogado defendendo o criminoso, tentam através da astúcia mental corporativista conveniente definir argumentos em contrário, até o mega computador japonês Earth Simulator (capaz de fazer 35,8 trilhões de cálculos por segundo) concorda com o aquecimento global.
    O problema não é El Niño, é El hombre.

    Nós brasileiros incentivando a venda de veículos novos (IPI reduzido) e a construção civil (cada edifício é mais uma chaminé), conseguimos o quarto lugar no ranking da poluição do planeta e ainda aplaudimos a descoberta do pré-sal como um avanço social. Já estamos vivenciando as catástrofes ecológicas anunciadas e já sabemos que elas serão ainda maiores no futuro. É preciso plantar árvores, muitas árvores. Árvores nativas e não a virtualidade das “perucas” de eucalipto. No passado seria chamado de doido alguém que dissesse pra não cortar árvores e no futuro alguém irá em uma imobiliária pra comprar um terreno para plantar uma árvore.
    Copenhagen (COP-15) em 2009 deveria mobilizar a população da terra tanto quanto África do Sul (COPA -17) em 2010. É bom sempre lembrar que Deus não tem culpa nisso. A natureza não se defende, se vinga. A solução do problema está mais no verde das milhares ações de pequenos ambientalistas do que no verde dos bilhões de dólares dos grandes capitalistas.

    Museudotelefone@oi.com.br Eugenio Inácio Martini

Faça seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: