políticAética

Notícias da Corrupção, Desvios, Anomalias, Eleições e Meio Ambiente

  • Sobre o blog

    Uma coletânea das notícias da corrupção, desvios, anomalias, eleições e meio ambiente que aparecem na mídia todos os dias a partir de agosto de 2008.
  • Categorias

  • Arquivos

  • Páginas

  • Meta

Jader Barbalho e o PT

Posted by Pax em 14/10/2009

Certas notícias podem causar mal estar. Tirem as crianças e os cardíacos da sala.

Abaixo duas que podem gerar desconforto em alguns, mas outros dirão que a vida na política brasileira é assim mesmo.

E você, o que acha?

Dilma intercede para unir PT e PMDB no Pará

Valor Econômico via ANPR – Associação Nacional dos Procuradores da República

A chefe da Casa Civil, ministra Dilma Rousseff, aproveitou jantar no sábado com os partidos da base aliada, em Belém, para defender a união de todos na disputa estadual. Em um dos Estados em que a relação PT e PMDB é mais desgastada – os pemedebistas entregaram os cargos que ocupavam no governo de Ana Júlia Carepa (PT) – Dilma lembrou que “se todos estiverem unidos, derrotam os tucanos em primeiro turno”. Pesquisas locais apontam que a petista Ana Júlia lidera as pesquisas de intenção de voto com 20%, seguido pelo pemedebista Jader Barbalho (17%) e por um possível candidato do PSDB – ainda não definido – com 14%.

A situação do Pará sempre é mencionada pelas direções do PT e PMDB como emblemática das dificuldades para se fechar alianças estaduais. O deputado Jader Barbalho, que comanda o PMDB local, foi fundamental para a eleição de Ana Júlia Carepa em 2006. Mas divergências políticas ao longo do mandato da petista levaram ao rompimento. Segundo um dos presentes ao encontro, tanto Jader quanto Ana Júlia não se opuseram ao entendimento proposto pela chefe da Casa Civil. “Jader poderia concorrer ao Senado, mas, para isto, o PT teria que desistir de indicar Paulo Rocha. Ou propor uma dobradinha”, afirmou um aliado.

Continua no Valor Econômico, clique aqui...

E para lembrar um pouco da história, uma matéria premiada:

Escândalo da Sudam: todos ricos, todos soltos!

Acusados de terem surrupiado mais de R$ 1,2 bilhão dos cofres da Sudam estão ricos e soltos

Ronaldo Brasiliense *

Três anos depois de oferecer denúncia à Justiça contra mais de 40 políticos, empresários e funcionários públicos acusados de terem surrupiado mais de R$ 1,2 bilhão dos cofres da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), sete procuradores da República com atuação na Amazônia Legal, nos Estados do Pará, Maranhão, Mato Grosso, Amazonas e Tocantins confessam-se decepcionados. Todos os indiciados nos 11 inquéritos instaurados e nas ações civis públicas estão ricos. E soltos. Os principais chefes do esquema de corrupção, livres das algemas, prosperaram em suas atividades.

Depois de ouvirem centenas de testemunhas e acumularem quase meia tonelada de documentos comprovando as fraudes na autarquia que geria a política de incentivos fiscais na Amazônia, procuradores, delegados e agentes da Polícia Federal envolvidos na apuração da roubalheira chegaram à triste constatação de que nenhum real sequer, do total bilionário de recursos roubados da Sudam, retornou ao Tesouro Nacional. De novo, mesmo, só o prédio-sede da antiga Sudam – hoje abrigando a Agência de Desenvolvimento da Amazônia (ADA) -, localizado à Avenida Almirante Barroso, em Belém do Pará, é que foi inteiramente pintado.

Apontado pelo juiz federal Alderico Rocha Santos, da 2ª Vara Federal do Tocantins, que decretou sua prisão preventiva, como “chefe da quadrilha” que saqueou a Sudam, o deputado federal Jader Barbalho (PMDB-PA) – ex-governador do Pará, ex-presidente do Congresso Nacional – integra a base de apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Congresso Nacional, participando ativamente do governo, inclusive com a nomeação de diretores do Banco da Amazônia e do presidente das Centrais Elétricas do Norte do Brasil (Eletronorte).

Continua no Congresso em Foco…

* Reportagem publicada originalmente pelo jornal O Liberal que rendeu os prêmios Embratel e AMB de Jornalismo

Anúncios

32 Respostas to “Jader Barbalho e o PT”

  1. Patriarca da Paciência said

    Pois é,

    O Jader Barbalho preenche com maestria o figurino do pessoal da “legalidade ortodoxa” – o homem tem uma verdadeira coleção de inquéritos e processos e, pelo menos teoricamente, pode ser o próximo governador do Pará.

    Dinheiro e relacionamentos para protelar processos por décadas estão totalmente ao alcance do homem.

    Mas seria uma profunda heresia “tutelar” aqueles que estão dipostos a participar de “concorrências de alto nível”. Que vença o “melhor”.
    O que não pode mesmo é alguém com ficha suja ocupar o cargo de modesto funcionário público.

  2. Jorge said

    Não tem jeito. enquanto jaders e QUERCIAS tiverem poder no Pmdb e o partido for o mais votado do Brasil será preciso fazer aliança com eles, já que PT e Psdb se apartaram e disputam esse aliado. Por outro lado, a justiça não precisa fazer aliança com ninguém e depurar os partidos de qualquer político sem qualidade. Por que não o faz?

  3. Pax said

    Boa pergunta, Jorge.

    Seria bom transmiti-la para o STJ. Não tenho como responder por eles. Mas confesso que adoraria uma boa resposta, sim.

  4. Pax said

    Patriarca,

    Minha pergunta de sempre é: essa sinuca de bico que o PT se meteu não era evitável?

    Acho que sim. Não saíram porque não quiseram.

  5. fk said

    Acho que a questão não é porque saíram, mas sim porque entraram primeiramente.
    Ânsia de poder é a única resposta que eu encontro.
    Principalmente agora que o PT na prática acabou, o Lula precisa mais do que nunca do PMDB.
    Nesse ponto, a frase do FHC diz tudo: PT e PMDB disputam pra ver quem vai liderar o atraso…arghhh

  6. Elias said

    O FHC tem razão.

    Ele e o PSDB lideraram o avanço, unidos ao PFL que, de tanto se orgulhar de sua obra, trocou até de nome.

    Deu
    Essa
    M…

    Já o Ronaldo Brasiliense, premiadíssimo, é insuspeito, como todos sabem. Se não sabem, fiquem sabendo.

    É mentira que ele editou o jornal “O Paraense”, com recursos do governo (peessedebista) do Pará. Mentira!

    A verdade é que, uma vez por semana, Ronaldo e sua equipe se acercavam da Granja do Icuí e, contritos e de maõs dadas, recitavam por 460 vezes o mantra: “Belo Monte, Vale & Celpa / Belo Monte, Vale & Celpa / Alçacara, Paulodoca / RM & Funtelpa”.

    Aí surgia o ectoplasma de PC Farias, que indicava o local onde Ronaldo & sua turma encontravam dinheiro a rodo, escondido em moringas de cerâmica e quengas de castanha-do-Pará.

    Também é mentira que, ao fim e ao cabo, Jatene tenha negociado o fechamento d´O Paraense em troca do apoio do Grupo Liberal, no qual Ronaldo passou a exercitar sua competência profissional em favor do PSDB.

    Que não é pouca, a bem da verdade. Digo isso também pra evitar que ele apareça por aqui com aquele papo encardido de “Eu ganhei o prêmio Jaboti, Paca e Tatu!” (Cutia, não!). “Eu ganhei os prêmios Esso e Shell!” (e eu já tô Texaco cheio!).

    O Grupo Liberal, para quem não sabe, é corretíssimo. Como corretíssimo foi o procedimento do governo peessedebista em relação a esse grupo.

    Tanto que o governo peessedebista entregou ao Grupo Liberal toda a estrutura televisiva da Funtelpa, a fim de que a TV Liberal usasse essa estrutura para disseminar suas imagens e, de quebra, o Estado ainda pagava uma boa grana mensal pro Grupo Liberal. Isso durante quase 12 anos.

    Algo assim como alguém te entregar um apartamento de luxo pra morar. Você mora de graça e o proprietário do apartamento ainda paga um “aluguel” pra você.

    Negócio honesto, claro!

    É bem verdade que isso tá dando um rolo danado na Justiça. Mas, como todos sabem, se o PSDB do Ronaldo faz alguma coisa ilegal, é porque a lei é que está errada.

    O eminente Napoleão Penaforte de Bulhões, conceituado lobista e corruptor em Brasília-DF, já com os bulhões cheios dessa raça ordinária que vive bancando a virgem no puteiro, declarou que, em matéria de sacanagem, prefere o estilo machopaca do Barão de Barbalhão. Esse sim, assume seu ranário, seu sapário e o que mais pintar (e bordar), sudamizando quem aparecer pela frente.

    Saco!

  7. Acho que é importantíssimo esclarecer, Elias: seu último comentário é uma ironia.

  8. Pax said

    Elias,

    É bom saber tua opinião sobre o Ronaldo, mesmo porque não tinha nenhuma pelo simples fato de não saber de quem se tratava. Peguei a notícia do site Congresso em Foco e desse gosto sim.

    Independente de Ronaldo ser ligado ao PSDB ou não, e já que você é do Pará e bem informado, diga onde há erros na matéria do cara. Juro, gostaria de saber.

    Melhor ainda, há contrapontos sobre os problemas de Jader Barbalho e a Sudam? Ou a prisão de Jader pela Polícia Federal tinha algum sentido?

    Sem ironia, quero informação.

  9. fk said

    Elias #6 – só queria corrigir um erro meu…er, ahn, bem…na verdade o fhc disse que PT e PSSSSDB disputavam pra ver quem lidera o atraso….não tem nada de pmdb, até porque esse é o atraso em si mesmo…

  10. Chesterton said

    Claro, o PT puríssimo é apenas um,a vítima indefesa da corrupção que grassa desde 1499……ora bolas, Celso Daniel deve estar se revirando na tumba.

  11. Chesterton, um esquerdista no poder é como o caipira da piada, flagrado roubando um porco: “tira esse bicho daí! tira esse bicho daí!”

    Se não fossem tão caras-de-pau, estariam na mesma lata de lixo da história que seus primos-irmãos nacional-socialistas.

  12. Chesterton said

    Alguns lucram, é certo, mas o Pax é daquele tipo que tem fé. Talvez ainda dê para salvar.

  13. Pax said

    Comparar o pessoal da esquerda com nazistas é um argumento de gente muito pertinente. Há que se dar “todo” ouvido.

  14. Os próprios nazistas se definiam como “os verdadeiros socialistas”, apesar de que, em termos de mortos, Hitler é um amador perto de Stálin e Mao. Aliás, recomendo muito um livro bem bacana chamado “Itália Fascista e Alemanha Nazista: o Estilo “Fascista” de Governar – ALEXANDER J. DE GRAND – Madras ISBN: 8537000361″.
    É uma delícia ler o livro e ver como ele está, digamos, atual.

  15. Patriarca da Paciência said

    Os verdadeiros nazistas são os judeus ortodoxos.

  16. Patriarca da Paciência said

    Pax,

    pessoalmente, eu nunca fui a favor da aliança do PT com o PMDB.

    Infelizmente, existe a tal da “governabilidade”, que é um fato bem real, Jânio e Collor que o digam.

    Mas acho que o Lula está conseguindo fazer um bom trabalho, apesar de tudo.

  17. fredericokling said

    Essa pataquada de querer associar nazismo com socialismo é uma das maiores besteiras que eu já vi. Só pode ser disseminada por quem nunca abriu um livro de história…
    Apesar de que a outra pataquada de judeus ortodoxos nazistas também não fica muito atrás em cretinice…
    Na verdade, talvez seja tudo fruto das palavras fáceis chocantes, mas sem base nenhuma de sustentação. Vou crer nessa em respeito aos alheios…
    Quanto ao PT com o PMDB, sim, há a velha questão da governabilidade, mas será mesmo que precisava transformar o PMDB no principal partido do governo? Será que era preciso sacrificar o partido do presidente pra isso?
    O futuro será fascinante para os estudantes de ciências políticas…

  18. Chesterton said

    Diferentemente do que o Blog anunciou no último domingo, por uma feliz coincidência de resultados(muitos comentaristas corrigiram!), Honduras classificou-se e está na Copa do Mundo da África do Sul. A Venezuela não vai. O Equador não vai. A Bolívia não vai. A Nicarágua não vai. Cuba não vai. O socialismo bolivariano vai mirar pela TV. Agora, para completar a festa, só falta meter um pé na bunda do Zelaya e mandar o chapeludo morar com Lula, na Granja do Torto, para dormir na cama dele, beber a cachaça dele, comer o coelhinho dele, no mínimo. Bravo, Honduras!

    Atualizando: Honduras venceu El Salvador e os Estados Unidos empatou com a Costa Rica. Aos 50 minutos do segundo tempo, um gol dos Estados Unidos acabou classificando Honduras. Sempre há tempo para a justiça. Que a política imite o futebol.
    Postado por CORONEL

  19. Chesterton said

    Chico Rlei….quem disse que era socialista foi o do bigodinho.

    “We are socialists, we are enemies of today’s capitalistic economic system for the exploitation of the economically weak, with its unfair salaries, with its unseemly evaluation of a human being according to wealth and property instead of responsibility and performance, and we are all determined to destroy this system under all conditions.” –Adolf Hitler

    (Speech of May 1, 1927. Quoted by Toland, 1976, p. 306)

  20. Chest, melhor não interferirmos mesmo na briga interna e histórica entre os socialistas.
    Uma dica: quando tiver numa discussão dessas, comece com um exercício simples, for dummies: peça para um esquerdista pegar um texto nazista e substituir as palavras “judeu” por “burguês”, “raça” por “classe” e “ariano” por “proletário”. É divertido.

  21. Patriarca da Paciência said

    É isso aí,

    os fundamentos do nazismo são os mesmos do judeus ortodoxos: “Uma “raça” privilegiada e dogmas intocáveis.
    Sem tirar nem por.

  22. fk said

    Quanta bobagem…

  23. Pax said

    Prezados,

    Este blog não se propõe a discussões dessa natureza. A conversa perde totalmente o sentido.

    O blog foi criado muito por acaso, havia um projeto – Pandorama – e resolvi fazê-lo para experimentar a ferramenta, entender como funcionava. Foi exatamente assim. Como não sou jornalista nem escrevo bem, achei que colecionar notícias de boas fontes em cima de um tema central poderia dar um conteúdo interessante. E assim andou.

    Acontece que o noticiário sobre corrupção, desvios e anomalias é farto no Brasil e no mundo. Aqui, em especial e na opinião deste blogueiro, um dos maiores problemas nacionais.

    Não há menor dúvida que temos um país enorme com o capital humano descuidado com relação à Educação. Não temos um povo preparado e o futuro promissor não acontecerá se esta questão não for colocada como prioridade. Saúde e Segurança Pública são outros dois pontos básicos, estruturais, para que tenhamos um futuro realmente bom.

    Lógico que temos infraestrutura e outros temas importantíssimos, como reforma tributária e política, além de vários outros. Mas Educação é a base de tudo. O capital humano.

    E a corrupção desvia o país desse rumo, as oportunidades deixam de acontecer.

    Com certeza é utópico achar que acabaremos com ela, mas permitir que continue nos níveis atuais é um absurdo sem tamanho. É um fardo que sobrecarrega a sociedade e não pavimenta sua estrada.

    Trocar o assunto da pauta do blog para as discussões infantilizadas em que uns acusam outros de nazismo, fascismo ou conversas dessa natureza não servem para nada. São assuntos que jamais devem ser esquecidos para que não sejam repetidos, mas não são o tema do blog. E desconheço onde esse tema tenha sido tratado sem que tenha atraído uma enorme turma de trolls que são, no mínimo, desnecessários de todo.

    Aqui há meia dúzia de comentaristas interessantes. Todos os habitués trazem contribuições. E há um número considerável de leitores não comentaristas, haja vista as estatísticas que sempre dou uma olhada. Não é um blog de enorme sucesso, mas não é um de pouca audiência também.

    Peço, então, que a gente se mantenha no tema do blog. Ele interessa a todos, acredito.

    obrigado.

  24. Patriarca da Paciência said

    Pax,

    eu acho que você tem toda a razão.

    Os gregos já provaram que com jogo de palavras, alguém pode até provar que o dono do cachorro seja filho do seu cachorro.

    É uma tremenda bobagem mesmo.

    Mas tem gente que se apega a isso, quando fica sem argumentos.

  25. Elias said

    Pax,

    A única incorreção no artigo do Ronaldo Brasiliense, salvo engano meu, é a referência à ADA. Essa já funerou. A SUDAM foi recriada.

    O problema não é esse.

    O problema é que o pessoal a quem Ronaldo Brasiliense serviu — e, pelas evidências, serve até hoje — está tão ou mais enrolado que Jader, nas coisas da SUDAM.

    Só que desses o Ronaldo Brasiliense não fala.

    Não há de ser nada. Os órgãos de comunicação do Barão de Barbalhão (aqui no Pará ele é conhecido como Anhanga), mandam ver nas travessuras do pessoal obsequiado pelo silêncio obediente do Brasiliense.

    E, evidentemente, silenciam sobre as próprias travessuras.

    É a velha história, Pax: essa gente tem toda a razão quando se ataca. E nenhuma quando se defende.

  26. Pax said

    Bem, Elias, então, tirando o problema da fonte que segundo tua interpretação – que respeito muito – é, digamos, comprometida, temos a questão central do post:

    – O PT está fazendo alianças que não poderíamos chamar de “alianças de salão”.

    Evidente que o PSDB ou qualquer outro partido não são diferentes. Coloquei o artigo porque:

    1 – O PT saiu na frente, declarou candidato e iniciou a campanha “extra-oficial”.

    2 – Quem sai na frente tem vantagens e desvantagens.

    3 – A vantagem principal é que forja a imagem do (no cado “da”) candidato (a) no povo. Principalmente se não é um candidato já estabelecido, que já tenha corrido outros páreos.

    4 – A desvantagem principal é que se torna o telhado de vidro da vez, já que os outros ainda estão na proteção da indefinição.

    5 – Há uma turma – que deve ser considerada – que não vota no PSDB com DEM em qualquer hipótese.

    6 – Parte dessa turma pode – há fortes indícios que sim – também não aceitar o jogo do vale tudo, como por exemplo essa aliança com Jader Barbalho. Esse exemplo é que foi pinçado para tocar no ponto. O tal do mal estar.

    7 – Qual o tamanho dessa turma? E para onde ela irá?

    8 – Quais seriam as alternativas para o PT que evitassem as alianças com o pior da política passada?

    São perguntas que me faço todo dia e que não sei as respostas.

    Por isso que estimulo a discussão, para ouvir outras opiniões, no mínimo.

  27. Chesterton said

    Pax, uma coisa é a corrupção, outra coisa é o noticiário. Ficar só com o noticiário, sem tentar separar o joio do trigo, sempre resultará em comentários parciais.
    Aliás, e o PT, que não consegue ferrar com a governadora do RS? Cadê aquele poder de fogo todo?

  28. Chesterton said

    Alex, a questão é que esses movimentos tem em comum o coletivismo. Um dos pilares do Subjetivismo Epistemológico.

  29. Elias said

    Pax,

    Com relação a “fontes”, o problema é de simples solução.

    Cito o jornalista Lúcio Flávio Pinto, paraense de Santarém, premiadíssimo e respeitadíssimo, no exterior principalmente.

    LFP já esmiuçou, pedaço por pedaço, a questão da cessão das instalações da Funtelpa pela gestão peessedebista ao Grupo Liberal. Esmiuçou, também, as pendências do mesmo Grupo Liberal junto à SUDAM. Idem com relação a Jader. Isso além de outros assuntos muito mais sérios e mais significantes para a problemática amazônica.

    Ah, sim! Lúcio Flávio Pinto jamais se vinculou a partidos ou grupos políticos. E, com ele, o pau que bate em Chico bate em Francisco.

    O trabalho do Lúcio Flávio Pinto pode ser facilmente acessado na Internet. Ele coloca na rede os textos que publica em seu “Jornal Pessoal”, o mais longevo órgão da imprensa alternativa brasileira. Inspirado no jornal do I. F. Stone, que fez história no jornalismo mundial, o JP já conseguiu superar o próprio original, em termos de longevidade.

    Por conta de suas opiniões, LFP é marginalizado, já foi agredido em público e teve que responder a dezenas de processos, sem jamais ter sido condenado (exceto em primeira instância, que, no Brasil, muitas vezes se presta mais a material para anedotas). Para o Grupo Liberal, Lúcio Flávio Pinto é uma “impessoa”. O jornal, as rádios e as estações de tevê do grupo estão proibidos de mencionar o nome dele.

    Mas não há um único trabalho sério sobre a Amazônia, feito nos últimos 20 anos, que não utilize os escritos de Lúcio Flávio Pinto como fonte. Isto se aplica, inclusive — talvez principalmente –, a trabalhos de cientistas estrangeiros. Com freqüência, LFP é convidado a ministrar aulas em Harvard. O convite mais recente, tinha por objetivo fazer com LFP se transferisse em definitivo para os EUA. Lúcio recusou.

    Quando se trata de Amazônia em geral, e do Pará em particular, não conheço melhor fonte que Lúcio Flávio Pinto, a quem tenho a honra e o privilégio de incluir entre meus amigos.

    E foi com base nos textos de LFP que escrevi meu primeiro comentário nesta lista. Tudo o que eu disse — ironizando — pode ser checado, fato por fato, no “Jornal Pessoal”.

    Espero que você tenha tempo para fazer a checagem. Estou certo de que você concordará comigo.

    Um abraço, e até qualquer dia.

  30. fk said

    Obviamente, eu tive que checar quem é o tal Lúcio Flávio Pinto. Conversei com uma amiga minha jornalista, especializada em meio ambiente, e que já andou lá pelas bandas do Pará. Segundo as palavras dela, “Lúcio Flávio é um velho combatente”, e já foi tão processado que por vezes não podia sair de Belém pra poder comparecer a todas as audiências marcadas.
    Ufa, feliz de saber que o cara não é mais um Mainardi polemista! Espero que ela não seja “suicidado” em algum momento…

  31. Elias said

    FK

    Na realidade, quando a Universidade Harvard convidou Lúcio Flávio Pinto a se transferir em definitivo para os EUA, foi por temer que ele fosse assassinado.

    Bem ao seu estilo, LFP recusou o convite. Não foi aos EUA nem mesmo para receber um prêmio que lhe fora outorgado à mesma época. Pediu à filha que o representasse na cerimônia.

    É um cara e tanto. E escreve bem pra caramba! Vale a pena ler — e ouvir — o que Lúcio Flávio diz. Poucos jornalistas brasileiros se aprofundaram tanto no estudo da questão mineral, da questão energética e outros temas de igual interesse para a Amazônia e para o Brasil.

  32. RAI said

    JARDE “CONHECI ESSA TERRA E SABI TUDO QUE ELA QUE” .JARDE E MAIS CARINHO E MAIS FUNÇÃO E A FORÇA DO POVÃO
    NA MINHA OPINIÃO ELE PODE SER CANDIDATO SIM

Faça seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: