políticAética

Notícias da Corrupção, Desvios, Anomalias, Eleições e Meio Ambiente

  • Sobre o blog

    Uma coletânea das notícias da corrupção, desvios, anomalias, eleições e meio ambiente que aparecem na mídia todos os dias a partir de agosto de 2008.
  • Categorias

  • Arquivos

  • Páginas

  • Meta

Quo vadis, Ciro Gomes?

Posted by Pax em 17/11/2009

Notícia no jornal Estadão diz que Ciro pode abrir mão da candidatura à presidência se Aécio Neves conseguir se viabilizar como candidato no lugar de José Serra, pelo PSDB.

A priori parecia que Ciro estava fazendo um jogo de cartas marcadas com o PT e agora aparece com essa guinada.

Então fica a pergunta, quo vadis, Ciro Gomes?

Leia no Estadão Online

Ciro Gomes pode abrir mão de candidatura por Aécio Neves

Para deputado, governador mineiro encerraria o ‘provincianismo’ da disputa entre o PT e o PSDB de São Paulo

Eduardo Kattah, da Agência Estado

BELO HORIZONTE – O deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE) reafirmou nesta terça-feira, 17, que poderá desistir de ser candidato à Presidência da República em 2010 caso o governador de Minas Gerais, Aécio Neves, consiga se viabilizar como presidenciável do PSDB. Aécio e Ciro participaram de um evento em Belo Horizonte e depois almoçaram reservadamente no Palácio das Mangabeiras.

“Se o governador Aécio Neves se viabilizar candidato a presidente da República, eu penso que a sua presença é tão importante para o Brasil que a minha candidatura não é necessária mais”, disse Ciro, após a solenidade de lançamento do portal da ONG Brasil Tem Jeito, idealizado pelo deputado federal Rodrigo de Castro (MG), secretário-geral do PSDB e um dos principais aliados do governador mineiro.

O deputado pelo Ceará voltou a observar que sua candidatura é uma decisão do partido, mas justificou sua disposição de abrir mão em favor de Aécio dizendo que o mineiro encerra o “provincianismo” da disputa entre o PT e o PSDB de São Paulo.

“A minha necessidade aguda de ser candidato não remanesce mais”, afirmou. “O Aécio pode convocar todos os brasileiros decentes de todos os partidos, que é como ele faz em Minas Gerais, e celebrar um projeto de País que dê avanço ao que o presidente Lula representou”.

Continua no Estadão…

 

Atualização: no Terra Magazine, notícia da Marcela Rocha diz que Berzoini, presidente do PT, minimiza o movimento de Ciro Gomes.

Leia abaixo:

Apoio de Ciro a Aécio é “dança pré-eleitoral”, diz Berzoini

Anúncios

3 Respostas to “Quo vadis, Ciro Gomes?”

  1. emerson57 said

    pax, esse ciro nunca me enganou,

    essa dupla caipira aécio e ciro não chega a disco de ouro,

    só vai servir para desestabilizar o zé pedágio,

    não podemos esquecer que ciro militou no psdb durante 8 anos.

    conforme wikpedia:

    Iniciou a carreira política no PDS, sucessor da Aliança Renovadora Nacional, a Arena, partido que dava sustentação à Ditadura Militar Brasileira. Em 1980 a agremiação passou a se chamar PDS, partido pelo qual disputou seu primeiro pleito, tendo se filiado ao partido poucos meses antes, elegendo-se deputado estadual em 1982.[1] Em 1983 trocou de partido, passando para o PMDB, partido pelo qual reelegeu-se deputado estadual em 1986. Em 1988 migrou ao PSDB e conseguiu ser eleito, neste mesmo ano, prefeito de Fortaleza. Na eleição presidencial de 1989, apoiou no primeiro turno Mário Covas, candidato de seu partido, e Lula, no segundo turno. Em 1990, foi eleito governador do Ceará. Foi o primeiro governador a ser eleito pelo PSDB. Ficou no posto entre 1991 e 1994.
    Deixou o cargo para assumir o Ministério da Fazenda em 6 de setembro de 1994 a convite do então presidente Itamar Franco.Foi membro do PSDB até 1996, quando filiou-se ao recém-criado PPS (do antigo Partido Comunista Brasileiro.

  2. Pax said

    Emerson57,

    O jogo que Ciro está fazendo pode acabar com suas pretensões políticas. Ou não. Vai saber.

    Mas o que realmente importa é saber que jogo é esse. Segundo dá para inferir do recado do Berzoini, é um jogo para abalar a candidatura de José Serra. Se Berzoini tem razão, e tudo não passa de “um balé para inglês ver”, o jogo é mais complicado, para não usar outra expressão, que o que parece. E, se sim, a imagem do Ciro onde fica? Seria como se “eu sou uma peça a ser usada” e não “eu sou uma opção política viável”. Aqui é onde vejo o perigo para Ciro.

    Como o PSDB é o PSDB e não se decide, abre essa possibilidade desse tipo de interferências externas.

    Diferente do PT onde Lula colocou a candidatura de Dilma e decretou um “obedeçam” a todos da coligação, com o aliança com o PMDB, com seu bônus, e também com seu grande ônus, também na imagem institucional.

    Lula é o líder máximo do PT. Existe algum do PSDB? Parece que não.

    obs.: Sem juízo de valor.

  3. Elias said

    Aécio deve estar cantando:

    “Se correr o bicho Serra, / se ficar, o Ciro come…”

Faça seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: