políticAética

Notícias da Corrupção, Desvios, Anomalias, Eleições e Meio Ambiente

  • Sobre o blog

    Uma coletânea das notícias da corrupção, desvios, anomalias, eleições e meio ambiente que aparecem na mídia todos os dias a partir de agosto de 2008.
  • Categorias

  • Arquivos

  • Páginas

  • Meta

Crise entre DEM e PSDB

Posted by Pax em 02/12/2009

O DEM recentemente pressionou o PSDB a definir seu candidato à presidência. José Serra queria esperar. Talvez tivesse razões que nem ele mesmo supunha.

O PSDB abandonou o DEM em Brasília, mas o DEM não abandonou o PSDB no Rio Grande do Sul, no caso da governadora Yeda Crusius.

Yeda, Arruda e Azeredo fazem a festa da situação. Mas é uma festa que pode acabar em mais tristezas que alegrias. Os casos de corrupção da oposição acabam por lembrar dos casos de corrupção da situação. Não só na lembrança do povo, mas como arma de defesa.

Brasília - O governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda, fala com jornalistas sobre as denúncias de suposto esquema de corrupção no seu governo Foto: Valter Campanato/ABr Brasília – O governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda, fala com jornalistas sobre as denúncias de suposto esquema de corrupção no seu governo Foto: Valter Campanato/ABr

Tucanoduto para segundo mandato lembra Valerioduto do Azeredo, que lembra agora o Mensalão do DEM mas que acaba por lembrar do Mensalão do PT e assim as associações se fazem mais cedo ou mais tarde. E basta que um dos operadores ou envolvido resolva contar o que sabe, seja por delação premiada ou por qualquer outro motivo, que as bombas voltam a explodir.

As eleições de 2010 estão definitivamente fadadas ao “meu corrupto é melhor que o teu”.

Se nada mais acontecer até outubro de 2010, o que é praticamente impossível, hoje a situação, mesmo com calças curtas, pode comemorar.

Uma pena que tudo acaba em pizza e o projeto de Lei Ficha Limpa não sai do lugar. A tal apatia da sociedade não faz qualquer pressão significativa no Congresso. Basta ver que é pauta de rodapé nos principais meios de comunicação.

Denúncias contra Arruda desencadeiam crise entre DEM e PSDB

Ivan Richard – Repórter da Agência Brasil

Brasília – As denúncias contra o governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda (DEM), que segundo inquérito da Polícia Federal seria o chefe de um esquema de pagamento de mesada a deputados distritais e assessores, podem ter abalado a relação entre DEM e PSDB, os dois principais partidos de oposição ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Na tarde de hoje (1°), após reunião da direção nacional do PSDB, o presidente tucano, senador Sérgio Guerra (PE), classificou as acusações contra Arruda de gravíssimas e determinou o desligamento de todos os tucanos do governo do democrata.

Um pouco mais tarde, o presidente do DEM, deputado Rodrigo Maia (RJ), disse que se crises como a enfrentada atualmente pelo DEM fossem motivos para impedir candidaturas, o PSDB não poderia lançar candidato à Presidência da República no ano que vem.

Questionado se o escândalo envolvendo Arruda poderia prejudicar a aliança entre tucanos e democratas, Maia tentou minimizar eventuais desgastes. No entanto, comparou a crise no DF com a vivida pela governadora Yeda Crusius (PSDB) no Rio Grande do Sul.

Para Maia, falar em sucessão presidencial neste momento é “misturar assuntos”. “Não sei quem entrou nessa tese da discussão de chapa presidencial. Da mesma forma que a direção nacional do Democratas foi solidária com a crise que passa até hoje o PSDB no Rio Grande do Sul, não entendo porque alguns tentam misturar temas”, disse o presidente do DEM.

“Vamos julgar o governador Arruda nesse plenário, nessa executiva e não estamos tratando, nesse momento de eleição, até porque, se crises como essa fossem impeditivos de alguma coisa, talvez, o PSDB, se fosse o caso, não poderia ter candidato próprio para presidente. Crises, infelizmente, acontecem”, argumentou Maia.

Leia também – Agência Brasil:
Decisão sobre punição a Arruda provoca racha no DEM
Presidente da Câmara Legislativa do DF pediu afastamento do cargo

Leia também – Folha de São Paulo
Ah, se meu panetone falasse…

Atualização: Este assunto tende a nos deixar em looping, como numa lemniscata, e acabo de me lembrar: o PT não abandonou José Sarney nos escândalos do Senado com contratação e loteamento de cargos e favores para apaniguados. Mas o PMDB não é lá tão fiel assim nos estados. Basta ver o recente lançamento da pré-candidatura à presidência de Roberto Requião, governador do Paraná pelo PMDB.

Atualização2: Leia no R7
Chapa “puro-sangue” do PSDB ganha força com escândalo do DEM no Distrito Federal

Atualização3: Leia no Terra Magazine
“Isto aqui não é a Santa Inquisição”, diz ACM Neto

Atualização4: Veja a charge do Nani – dica do blog Pena de Morte Política para…
O meu mensalão é tão grande quanto o de vocês

Atualização5: Os nomes da Operação Caixa de Pandora na Agência Brasil
Saiba quem são as pessoas, partidos e empresas acusadas de participar de esquema no DF

Atualização6 em 03/12: PSDB discute chapa puro-sangue, no Estadão
No PSDB, aumenta pressão por ”chapa puro-sangue”

Anúncios

6 Respostas to “Crise entre DEM e PSDB”

  1. Heitor T. said

    HAHAHAHAHAH Twitter sempre pautando as ações de políticos brasileiros. Essa tecnologia pode ser considerada um ganho para novas denúncias… ainda há muito por vir, segura Arruda!

  2. Zbigniew said

    Quem diria, hein?! Agora quem esta em crise e o DEM e o PSDB, os seus vestais e catoes! Mas tambem e verdade que as “penas amestradas”, como diria o Ciro, sempre encontram um meio de tirar uma casquinha do Lula, e agora surfando na ideia do culto a personalidade e de que nao se pode fazer critica ao Presidente que ja se cai de pau na imprensa. Mas ha criticas e criticas. E a curra no menino do MESP, e a ideia de que “as imagens nao falam por si so” tao bem trabalhada no JN (como sempre).
    A verdade e que nosso sistema politico necessita de uma reforma seria para que questoes como o caixa 2 e as propinas sejam evitadas e a fiscalizacao seja efetiva. Temos leis mas nao temos cultura!
    Quanto aos desdobramentos na alianca DEM-PSDB? Por uma questao de sobrevivencia vai depender dos indices de aprovacao do Serra, dos do Presidente Lula, da economia no proximo ano, e da propria Dilma. E pra tal alianca eu prevejo um futuro bastante sombrio.

  3. Capivara gigante

    Os veículos de comunicação ganharam uma ótima oportunidade para provar aos céticos que as acusações de golpismo eram exageradas. Basta dedicar à oposição a mesma virulência investigativa (e amiúde caluniosa) que reservou aos petistas nos idos de 2005.
    O noticiário oferece três “mensalões” muito promissores, cheios de novidades inexploradas, que compartilham entre si, no mínimo, as tendências políticas de seus protagonistas: o de Eduardo Azeredo (PSDB), o da Camargo Corrêa e o do governador José Roberto Arruda.
    Somando todos os esqueletos, constrói-se um enorme ossário com as cúpulas do PSDB e do DEM (PFL), uns pedaços de peemedebistas e tutano dos governos FHC para salgar o caldo. Se os escandólatras da imprensa democrática usarem seu espírito investigativo para expor os Freuds Godoys do momento, operam a grande revolução moralizante que tanto defenderam em seus editoriais inflamados.

  4. Uriel Punk said

    Muito bom comentario do Guilherme Scalzilli!

    Meu parecer sobre uma parte dos fatos acima, que deu entender, que Durval fazia os videos para depois pedir mais dinheiro (chantagem), e algumas pessoas se negaram, pode ser que até alguns videos sejam forjados, nenhum video mostra um milhão, cade as provas? Isso que é fogo muitas pessoas sendo prejudicada com está situação, so mudo de pensamento quando ver as provas reais, claro que video deles resando foi pior de todos, mostra que muitos pede em suas resas apenas dinheiro e não paz do mundo, ou para si proprio.

    Agora como falaram tanto do Lula, meu parecer sobre governo do Lula: Em toda minha vida nunca vi Brasil bem como está hoje, nosso pais sendo bem representando no mundo, economia “minha” estavel, isto que eu sempre andei no fundo do poço e no alto, então deu para ver que estes altos e baixos com este governo, estou bem, e uma pessoa pobre bem em um pais quer dizer que coisas não estão ruins, os que muitos reclamam nunca vão parar de reclamar este mau que temos em alguns humanos na terra.

    Agora referente as empresas envolvidas, melhor os jornalistas, reportes e etc, prestar mais antenção em relação as empresas que tem funcionarios ativos, busquem somente a verdade, uma mentira ou fato negativo que não existe pode prejudicar os empregados da suposta empresa, pensem bem antes de emetir uma nota, materia e etc.

    Aproveitar espaço veja as escolas CEU, virou uma droga, quando digo droga droga mesmo, maiorias das escolas do CEU tem ponto de droga hoje em dia, suas portas ficam abertas a qualquer pessoa, e não se tem controle algum da situação, coitado de nossas crianças conviver com está situação, estragaram este projeto que no inicio ao meu ver achei demais com cinema, teatro, biblioteca e etc, hoje os policias que cuidam do lugar tem que ser CEGO devido nossas leis, ou ficam quieto ou morrem, da para ver que muitos aqui não conhece nada da REALIDADE, parece que conhecem apenas os Shop Center da vida e seus iates.

    QUERO LULA DE NOVO! QUERO DILMA 2010 MEU POVO!

  5. Araújo said

    É super importante ver a cara do Tarso e do Heraclito Fortes, tadinhos

  6. Pax said

    Não é um bom momento para o DEM, tende a ficar um nanico completamente sem expressão.

    E também não é um bom momento para o PSDB, que tem no DEM seu maior aliado.

    Arruda era a menina dos olhos e agora é a pedra no sapato de todos estes.

Faça seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: