políticAética

Notícias da Corrupção, Desvios, Anomalias, Eleições e Meio Ambiente

  • Sobre o blog

    Uma coletânea das notícias da corrupção, desvios, anomalias, eleições e meio ambiente que aparecem na mídia todos os dias a partir de agosto de 2008.
  • Categorias

  • Arquivos

  • Páginas

  • Meta

Arruda e os cassetetes nos estudantes

Posted by Pax em 09/12/2009

No Dia Mundial de Combate à Corrupção o governador José Roberto Arruda, DEM – DF, mandou sua polícia surrar com cavalos e cassetetes os estudantes que protestavam contra seus eventuais desvios de conduta na administração do Distrito Federal.

Eventuais é uma forma marota de falar que as imagens do governador embolsando gordos maços de dinheiro vivo, fruto, ao que tudo leva a crer, de desvios absurdos de sua administração, sugerem que a atuação é para lá de questionável em todos os sentidos, mas que seja julgada nos órgãos competentes da Justiça, sem esquecer da política, pois Arruda representa, sim, um partido político nacional. Aliás, o único governador da legenda.

De duas uma, ou o DEM consegue tirar esse governador de seus quadros, permitindo que ele se defenda em outra condição, ou saberemos que o DEM entende que debaixo de cassetete o povo deve se calar e aceitar todo tipo de política como a que vimos em todos os vídeos divulgados da atual administração do Distrito Federal.

Supondo que haja alguma explicação para os absurdos mostrados, com dinheiro em espécie enfiados em cuecas, meias, paletós, envelopes e bolsas de agentes envolvidos com o governo do Distrito Federal, sejam eles fornecedores como políticos e funcionários públicos, que os suspeitos de tantas evidências defendam suas posições longe do alcance de qualquer cofre público.

Ainda na escada da notícia, vale ressaltar que Michel Temer hoje declarou que dificilmente o Projeto de Lei Ficha Limpa será encaminhado para votação em 2009. Cabe sublinhar que nem Michel Temer nem a maioria dos líderes de legendas da Câmara foram simpáticos ao projeto, segundo todo o noticiário veiculado até hoje. Reflete a realidade que uma profunda renovação do Congresso se faz necessária. E também vale o alerta ao PT para reavaliar se Michel Temer é realmente o melhor nome para vice da pré-candidata Dilma Roussef. Tão simples quanto isso, pois vai de encontro com a afirmação do presidente Lula de hoje sobre o assunto, confirmada com o envio do projeto de lei que tornará crimes de corrupção hediondos e inafiançáveis. Se é uma jogada de momento é uma outra questão, mas que a afirmação de Lula e o projeto de lei são reais, são.

O assunto é além de complexo, mas refletido nas pesquisas, onde a sociedade começa a mostrar fortes sinais de insatisfação com o problema dos verdadeiros assaltos aos cofres públicos. Dentre as principais preocupações para 2009, a última pesquisa CNI/Ibope revela que corrupção está entre as três maiores preocupações do povo.

Um dos vídeos da pancadaria da polícia de Arruda já está disponível no Youtube. É da Rede Record.

Atualização: dois jornalistas falam sobre o assunto. Vale a leitura:

Arruda já lembra o passado – Paulo Moreira Leite
DEM decide destino de Arruda por voto secreto – Cristiana Lobo

Atualização 2: mesma notícia no Jornal Nacional de hoje, dica do twitter do Tulio Vianna que acompanho.

Anúncios

3 Respostas to “Arruda e os cassetetes nos estudantes”

  1. José Antonio Lahud Neto said

    Alvíssaras! Enfim o país começa a se mobilizar contra a canallhice desenfreada que tomou conta de boa parte do Estado. Só espero que os protestos não sejam seletivos e alcancem todos os corruptos.

    Ontem mesmo, a Dilma, estava de beijos e abraços com Zé Dirceu e seus asseclas numa reunião do PT.
    E se disse estarrecida com as imagens de corrupção no governo de Brasília.

    Corruptos, os temos de todos os matizes ideológicos! Inclusives vermelho!

  2. Anrafel said

    Já se falou em Geddel para vice de Dilma, agora fala-se em Temer. Não mudou quase nada, inclusive pelo fato de que o pai de Geddel, Afrísio Vieira Lima, comandou durante muito tempo as Docas da Bahia e Michel Temer comanda as de São Paulo.

    (Sei não, já pensaram numa chapa Dilma/Ciro?)

  3. Zbigniew said

    A costura de aliancas e um exercicio legitimo num regime democratico. Se a qualidade deste jogo e maculada por esquemas de corrupcao, e neste ponto que a sociedade brasileira deve se movimentar. Pressionar por uma reforma politica seria, que reveja valores como o foro privilegiado, os processos de escolha dos membros dos tribunais superiores e regionais e dos tribunais de contas (Uniao, Estados e Municipios), a questao dos fichas-sujas, do financiamento de campanha, do caixa 2, entre outros aspectos.
    Se assim nao for, continaremos neste sistema de indignacoes seletivas, como se mensaloes e esquemas de caixa 2 fosse privilegio deste ou daquele partido, deste ou daquele politico. A verdade e que faz parte de nossa cultura politica, e assim permanece porque serve a interesses velados, de grupos poderosos que sabem muito bem como manipular a opiniao publica.
    Precisamos avancar para debates mais profundos, a fim de esclarecer e mudar a nossa realidade politica e melhorar a nossa sociedade.

Faça seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: