políticAética

Notícias da Corrupção, Desvios, Anomalias, Eleições e Meio Ambiente

  • Sobre o blog

    Uma coletânea das notícias da corrupção, desvios, anomalias, eleições e meio ambiente que aparecem na mídia todos os dias a partir de agosto de 2008.
  • Categorias

  • Arquivos

  • Páginas

  • Meta

O mau cheiro brasiliense

Posted by Pax em 15/12/2009

De um lado a OAB encaminha à Câmara Legislativa do DF pedidos de cassação de três deputados flagrados nos vídeos do escândalo Caixa de Pandora. De outro, José Roberto Arruda, o governador que era do DEM e agora amargura o abandono de seus pares depois de ter virado o pato feio do partido, abre os cofres públicos e distribui R$ 248 milhões para os funcionários públicos não engrossarem o coro da sociedade que o quer fora do governo.

Para não deixar barato, a Câmara dos Deputados de Michel Temer, na calada da noite solta um pacote de bondades para os funcionários da casa. Segundo nota Temer realmente está na corda bamba em suas aspirações ao Planalto.

OAB-DF encaminha à Câmara Distrital pedidos de cassação de três deputados

Da Agência Brasil

Brasília – A presidente da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil no Distrito Federal (OAB-DF), Estafânia Viveiros, encaminhou hoje (14) à Câmara Legislativa três pedidos de cassação de deputados suspeitos de envolvimento no esquema de corrupção revelado pela Operação Caixa de Pandora, da Polícia Federal.

A OAB pede a cassação de Leonardo Prudente (DEM), presidente licenciado da Câmara Distrital, Eurides Brito (PMDB) e Júnior Brunelli (PSC), ex-corregedor da Casa.

De acordo com a OAB, até o fim da semana, deverão ser entregues pedidos de cassação de outros parlamentares distritais, que, somados chegam a dez. A OAB precisa fundamentar individualmente os pedidos e enviá-los para apreciação na Câmara Legislativa.

Com esses processos, além de pedir a cassação dos deputados suspeitos de corrupção, a OAB pretende fazer que eles sejam impedidos de votar o pedido de impeachment do governador José Roberto Arruda, acusado de comandar um suposto esquema de pagamento de propina a parlamentares em troca de apoio político..

Segundo Estefânia, os deputados envolvidos poderiam ferir um princípio ético, ao participar da votação processo de impeachment e, consequentemente, quebrar o princípio da imparcialidade nas votações, já que estão diretamente citados no esquema desvendado pela Polícia Federal. “O objetivo é registrar o impedimento ético dos parlamentares envolvidos no esquema de corrupção, impedindo-os de participar da votação do impeachment. O mais importante é que haja um quorum apto para julgar.”

O presidente do Conselho Federal da OAB, César Brito, que também foi à Câmara Distrital, disse acreditar que a pressão popular será fundamental para que os processos em análise não sofram desaceleração, já que o recesso parlamentar se aproxima.“É necessário que a população mantenha o alerta, pressionando a Casa do Povo para que cumpra seu papel. [É preciso] exigir dos representantes uma postura séria em meio à politicagem em que nossa cidade está envolvida”.

Ao receber os pedidos de cassação, o presidente interino da Câmara, deputado Cabo Patrício (PT), ressaltou que a Casa tem seguido o fluxo normal de suas atividades. Embora o período de recesso dos parlamentares se aproxime, Cabo Patrício disse esperar que os colegas não se afastem até que possa ser dada uma resposta coerente à população do Distrito Federal.

“A Câmara não deve entrar em recesso a fim de que a população tenha uma resposta a todos os pedidos de impeachment encaminhados. A maioria dos colegas tem-se mostrado favorável a continuar os trabalhos para que o ritmo da Casa siga, os acusados tenham direito de defesa e a população tenha uma resposta em meio a tudo o que aconteceu.”

Agora a tarde, os deputados distritais devem indicar os nomes que vão compor a comissão especial que julgará o processo de impeachment de Arruda. Está prevista ainda a realização de sessão extraordinária para aprovar os reajustes dos impostos Predial e Territorial Urbano (IPTU) e sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para o próximo ano e eleger os representantes da comissão especial.

Anúncios

2 Respostas to “O mau cheiro brasiliense”

  1. José Antonio Lahud Neto said

    Pax,
    você viu o Arruda dizer que vai lutar para reformar a política nacional; o Sarney indignadíssimo com a corrupção no seu artigo na Folha; o Lula(agora?!) dizer que corrupção é crime hediondo…viu, né; pois não acabou, o Botafogo está contratando Miracema e Mimica, do glorioso Sampaio Corrêa do Maranhão.

    Acho que você vai perder um leitor: Estou pensando em me suicidar, e perguntar pra Deus o que ele têm contra o Brasil e,principalmente, o Botafogo!

  2. Pax said

    José Antonio,

    Calma, uma hora Arruda murcha, Sarney se aposenta e o Fogão volta a ser um grande time.

Faça seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: