políticAética

Notícias da Corrupção, Desvios, Anomalias, Eleições e Meio Ambiente

  • Sobre o blog

    Uma coletânea das notícias da corrupção, desvios, anomalias, eleições e meio ambiente que aparecem na mídia todos os dias a partir de agosto de 2008.
  • Categorias

  • Arquivos

  • Páginas

  • Meta

Mais uma baixa no DEM

Posted by Pax em 24/12/2009

Leonardo Prudente, o deputado distrital flagrado colocando maços de dinheiro nos bolsos do paletó e, por falta de espaço, ainda usou suas meias para levar uns trocados sabe-se lá para onde, deixou o partido dos Democratas.

Estranhamente nem o vice-governador, Paulo Octávio, presidente regional dos Democratas, estava na reunião que decidia o futuro do ex-colega.

Arruda de outro lado distribui bondades para todos os lados e articula uma forma de não sair do governo do Distrito Federal, apesar da intensa atuação da OAB-DF. Como tem maioria na Câmara – muitos deles também flagrados nos vídeos desde escândalo – e a lei orgânica a seu favor, há chances que, seguindo a tradição dos mensalões brasileiros, acabe se safando.

Deputado gravado guardando dinheiro na meia deixa o Democratas

Alex Rodrigues – Repórter da Agência Brasil

Brasília – Acusado de ser um dos beneficiários do esquema de cobrança de propinas investigado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) no Distrito Federal, o deputado distrital Leonardo Prudente pediu hoje (23) sua desfiliação do partido Democratas.

O pedido foi feito por fax e chegou ao diretório no momento em que oito dos 21 membros da executiva aguardavam o quórum para realizar a reunião em que o processo de expulsão do deputado seria analisado. Seriam necessários ao menos 11 presentes, número que não chegou a ser atingido. Nem mesmo o presidente local da legenda, o vice-governador Paulo Octávio, compareceu.

“Esta foi uma decisão de foro íntimo. Nós não temos o que examinar na reunião e, naturalmente, aceitando esta comunicação, eu acho que o assunto está encerrado”, disse o senador Adelmir Santana (DF), não descartando a possibilidade de o partido reclamar o mandato de Prudente. “Se tivermos que tratar desta questão, isso será feito em outra instância e em outro momento”.

Presidente licenciado da Câmara Legislativa do Distrito Federal, Prudente foi gravado pelo ex-secretário de Relações Institucionais, Durval Barbosa, quando escondia em suas roupas parte do dinheiro que, segundo Durval, era cobrado das empresas escolhidas para prestar serviços ao governo local.

De acordo com o advogado de Prudente, Herman Barbosa, o deputado decidiu se desligar do partido mesmo sabendo que não haveria quórum para realizar a reunião e que, portanto, seu julgamento ficaria para janeiro. Na mensagem lida pelo advogado, Prudente afirma que integrantes da executiva local teriam lhe garantido que as denúncias não acarretariam sua exclusão do DEM.

“Infelizmente, não houve quórum para confirmação destas manifestações. Mesmo assim, por questões de foro íntimo, solicito minha desfiliação do quadro do Democratas. Consequentemente, registro que não me candidatarei a qualquer cargo público eletivo nas próximas eleições. Além do mais, com a saúde já restabelecida, reassumo as minhas atribuições como deputado e presidente da Câmara Legislativa, agora sem interferência político-eleitoral”, escreveu Prudente, em um texto muito parecido ao que o próprio governador José Roberto Arruda apresentou ao também pedir sua desfiliação do partido.

Anúncios

Uma resposta to “Mais uma baixa no DEM”

  1. Noswaldino Antônio de Araújo said

    Sr. Prudente,

    Por que o impossível persiste em habitar o nosso imáginário? Confesso que estou atônito (culpa minha por ser ingênuo)diante da sua decisão de retornar à Câmara Legislativa como deputado e presidente. “…reassumo as minhas atribuições como deputado e presidente da Câmara Legislativa, agora sem interverêcia político-Eleitoral.” Agora pergunto: Reassumirá também sem interferência do constrangimento diante dos colegas que não receberam propinas? Também sem interferência da vergonha e do rubor na face diante do povo? Também sem o respaldo da ética, da justiça (que grita pela devolução da propina aos cofres públicos), da dignidade e do respeito a si mesmo?
    Meu caro, sonhei que em sequência a sua nobre, agora, questionável atitude de afastar-se do cargo(pelo que sei,a única entre os companheiros da caixa ou do barco), seguir-se-iam, num ato de extrema hombridade, a desistência definitiva dos cargos (deputado e presidente), a devolução do dinheiro aos cofres públicos – quase vazios à serventia dos nossos quase desemelhantes pobres, desempregados,doentes e moribundos – e, por final,o entregar-se exemplar ao julgamento da Justiça.
    O reverso do meu sonho está na raiz da minha atonicidade e na expulsão do impossível do meu imaginário!…

    Ainda esperançoso,sugiro-lhe uma reflexão madura e profunda sobre os valores que realmente podem trazer crescimento e dignidade ao ser humano.

    Noswaldino

Faça seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: