políticAética

Notícias da Corrupção, Desvios, Anomalias, Eleições e Meio Ambiente

  • Sobre o blog

    Uma coletânea das notícias da corrupção, desvios, anomalias, eleições e meio ambiente que aparecem na mídia todos os dias a partir de agosto de 2008.
  • Categorias

  • Arquivos

  • Páginas

  • Meta

Estadista Global

Posted by Pax em 27/01/2010

Na próxima sexta feira Lula receberá o prêmio de Estadista Global no Fórum Econômico Mundial, em Davos. Mais um reconhecimento internacional para o presidente que tem mais de 80% de aprovação nacional. Só que este no berço do neoliberalismo.

Os acadêmicos afirmam que o Fórum em Davos é essencial para coordenar as ações contra a crise.

No sábado Lula fará um discurso em que defenderá uma reforma do sistema financeiro internacional, cobrando uma regulamentação mais rígida para o setor, mesma linha do discurso de hoje do presidente francês Nicolas Sarkozy.

Lula vem da esquerda e Sarkozy, ao contrário, vem da direita. A crise financeira mundial de 2008-2009 produziu o encontro de ambas matizes.

Além da regulamentação do sistema financeiro, Lula defenderá a retomada das discussões em torno da conclusão da chamada Rodada Doha, da Organização Mundial do Comércio (OMC). As negociações relativas à rodada, com o objetivo de diminuir as barreiras comerciais e aumentar o livre comércio para países em desenvolvimento, tiveram início em 2001, no Catar, mas não se chegou, ainda, a um consenso sobre a abertura comercial.

Lula defenderá em Davos reforma do sistema financeiro internacional

Ivan Richard – Repórter da Agência Brasil

Brasília – Em seu discurso, durante o Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça, na próxima sexta-feira (29), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai voltar a defender a “urgência” de uma reforma do sistema financeiro internacional com o objetivo de democratizar a tomada de decisões econômicas mundiais.

Após sete anos do seu primeiro discurso no fórum, Lula vai cobrar a reformulação das instituições internacionais, entre elas as Nações Unidas (ONU), para “adequá-las à realidade atual, dar-lhes mais eficácia, representatividade e legitimidade”.

De acordo com o porta-voz da Presidência, Marcelo Baumbach, Lula denfederá em Davos a retomada das discussões em torno da conclusão da chamada Rodada Doha, da Organização Mundial do Comércio (OMC). As negociações relativas à rodada, com o objetivo de diminuir as barreiras comerciais e aumentar o livre comércio para países em desenvolvimento, tiveram início em 2001, no Catar, mas não se chegou, ainda, a um consenso sobre a abertura comercial.

O presidente brasileiro, que receberá o prêmio de Estadista do Ano no fórum, fará, em seu discurso, um balanço dos diversos programas sociais do governo. Lula falará, também, das políticas econômicas que fizeram com que o Brasil fosse “um dos últimos países a sentir os efeitos da crise econômica mundial e um dos primeiros a sair [dela]”.

Anúncios

9 Respostas to “Estadista Global”

  1. Chesterton said

    Fora do tema… cortado.

  2. Chesterton said

    Fora do tema… cortado.

  3. iconoclasta said

    imagina se o moluscao apresenta uma proposta, ai até eu vou achar q ele é “o cara”…

    assim, chega lá, e mostra p/ barak e sarko como se faz:

    – como se faz para evitar alavacancagem excessiva (ah, e o quanto é excessiva é ele tb q vai dizer…)
    – como se faz para evitar q uma instituição sejam grande demais para quebrar.
    – como se faz para haver uma coordenação global dessas regulações.
    – como se faz para que o dinheiro do contribuinte, não seja utilizado em operações de risco. ( e definir o que é risco, claro…)
    – como se faz para q instituições q tenham recebido ajuda governamental sejam impedidas de distribuirem lucros a seus acionaistas e funcionários em detrimento do contribuinte.

    pode tb ajudar a enterrar esse monte de bobagem:

    – discutir lucros e remunerações em instituições saudáveis (sem grana do estado).
    – condenar a existência de operações por serem de difícil( para quem?) compreensão.
    – se iludir sobre a obrigatoriedade de negociações em bolsas para todo o tipo de contrato.
    – a idéia de múltiplas pequenas intituições financeiras mitigam o risco para o sistema.

    e oq mais sua grande criatividade (q nós verificamos com o fome zero, o primeiro emprego, o pac, o proer, opa esse não é dele…) oferecer ao mundo…

    agora é o seguinte, o Pax, esse blog que se dispõe a ter como tema principal a corrupção não acha relevante o presidente da república ignorar decisão do TCU e mandar tocar as picaretices da petrobras?

    ;^/

  4. Chesterton said

    esse é um blog de corrupção não petista.

  5. Clever Mendes de Oliveira said

    Iconoclasta (28/01/2010 às 7:47),
    Você questiona o Pax se o blog dele “que se dispõe a ter como tema principal a corrupção não acha relevante o presidente da república ignorar decisão do TCU e mandar tocar as picaretices da petrobras?”
    Eu considero que fica com um campo reduzido de ação um blog ter como tema principal a corrupção. Acho que é relevante, mas um assunto repetitivo ou com número reduzido de interessados. É como um blog que tratasse de furto de automóveis. Haveria uns poucos interessados e eventualmente na busca de dados estatísticos, outros iriam acessá-lo. Ter a corrupção como tema principal é, entretanto, uma questão que cabe ao blogueiro decidir.
    O que eu penso que é de interesse mais geral é você dizer na sua seqüência da frase que o Presidente da República ignora decisão do TCU e manda tocar as picaretices da Petrobras.
    Primeiro não sei bem o que você quer dizer com picaretices da Petrobras, mas não vou entrar no mérito. A questão é saber se o Presidente da República está agindo de acordo com a lei ou contra a lei.
    Se ele está agindo contra a lei, evidentemente que no sentido mais geral de corrupção, trata-se de corrupção. Entretanto, se ele estiver agindo dentro da lei, é o caso, para aqueles que consideram que no caso o Presidente da Republica não deveria agir como agiu, de se propor uma mudança na legislação. De todo modo, se o Presidente da República agiu dentro da lei, tanto a forma como você está questionando o Pax como a forma que me pareceu ter sido transmitido o noticiário ontem no Jornal Nacional configurariam também uma espécie de corrupção neste sentido mais amplo ao gosto da maioria. Disse que me pareceu ter sido transmitido, porque, no geral, não assisto televisão, mas ontem, enquanto configurava uma televisão nova, áudio e vídeo estavam no Jornal Nacional e a cada nova configuração havia uma alteração de áudio que me fez perder a maioria das afirmações feita pela reportagem, mas que no geral pareceu-me tendenciosa.
    Clever Mendes de Oliveira
    BH, 28/01/2010

  6. O Lula não vai propor nada, depois da hipertensão.

  7. Elias said

    Vai ver, esse tal de Fórum Econômico Mundial é dominado pelo pessoal do Foro São Paulo…

  8. fk said

    Hahahahaha
    Muito boa!
    Mas cuidado com a ironia: o Reinaldo vai dar um jeito de falar isso!

  9. Elias said

    Fato:
    O Sarkozy está defendendo mais regulamentação para o sistema financeiro.

    Hipótese 1:
    O Sarkozy foi seqüestrado por comunistas, que lhe fizeram uma lavagem cerebral. Ele se tornou um zumbi a serviço da destruição do capitalismo, juntamente com aquele malucão barbudo que criou o Fórum Social Mundial.

    Hipótese 2:
    Não é o Sarkozy que está dizendo essas coisas. É outro cara, com o mesmo nome, que elegeu presidente da França.

    Fato:
    O Carlos Eduardo de Freitas, anda dizendo coisas do tipo: “Com a crise, o moral do liberalismo econômico ficou certamente abalado…”

    Aí não tem hipótese. É certeza mesmo: esse cara é comunista, agente do Foro São Paulo e que, em tempos passados, andou se infiltrando na diretoria do BC.

Faça seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: