políticAética

Notícias da Corrupção, Desvios, Anomalias, Eleições e Meio Ambiente

  • Sobre o blog

    Uma coletânea das notícias da corrupção, desvios, anomalias, eleições e meio ambiente que aparecem na mídia todos os dias a partir de agosto de 2008.
  • Categorias

  • Arquivos

  • Páginas

  • Meta

Polêmica Belo Monte vai a leilão

Posted by Pax em 02/02/2010

O Ministério de Minas e Energia deve realizar o leilão da Hidrelétrica de Belo Monte (rio Xingu, PA) em abril. O edital será liberado pela ANEEL em breve. O valor  da obra  é de mais de R$ 20 bilhões, especula-se.

Mas não faltam controvérsias. O projeto original previa uma área de reservatório de 1.225 km2 e o atual foi reduzido para 442 km2. Mas a questão que se coloca é que esta liberação é apenas a ponta do iceberg, pois as megabarragens a montante deverão ser criados na sequência. O de Babaquara é um bom exemplo.

Outra questão que merece atenção é um parecer do Ibama contra Belo Monte que não foi publicado, segundo o Greenpeace.

E, por fim, a questão do Pará, “um estado colonial por causa da sua função extrativa, não consegue transformar seu crescimento em progresso”, segundo Lúcio Flávio Pinto, um jornalista de lá que mantém o Jornal Pessoal que conheci através do Elias, comentarista aqui do blog e conhecido virtual de uns anos, desde os tempos do falecido Weblog do Pedro Doria.

Este post é bastante incompleto, somente quer provocar a discussão e ouvir dos comentaristas suas opiniões. Qualquer complemento de informações é muito bem-vindo.

Imagem: Nasa, via Wikipédia


Leilão de Belo Monte deve ocorrer na primeira semana de abril

Luana Lourenço e Alana Gandra – Repórteres da Agência Brasil

Brasília e Rio de Janeiro – O Ministério de Minas e Energia deve realizar o leilão da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, no Rio Xingu (PA) nos primeiros dias de abril. O empreendimento teve a licença prévia concedida hoje (1º) pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

De acordo com a Eletrobras, que financiou os estudos de impacto ambiental do projeto e deve integrar os consórcios que concorrerão no certame, o edital deve ser divulgado em breve pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A obra está orçada em pelo menos R$ 20 bilhões.

O leilão chegou a ser marcado para dezembro, mas foi adiado por falta da licença ambiental.

O principal empreendimento energético do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), Belo Monte terá capacidade para gerar cerca de 11 mil megawatts e será a segunda maior hidrelétrica do país, atrás apenas de Itaipu. A previsão é que a usina comece a operar em 2015.

No Rio de Janeiro, a Eletrobrás não quis comentar a licença prévia para as obras de construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, no Rio Xingu (PA), embora considerasse o fato positivo.

Por meio da assessoria de imprensa, a empresa comunicou apenas que prefere se manifestar quando for participar do leilão de Belo Monte, previsto para o início de abril. De acordo com a estimativa do Ministério de Minas e Energia (MME).

Anúncios

2 Respostas to “Polêmica Belo Monte vai a leilão”

  1. Elias said

    Pax,

    O artigo do Lúcio Flávio Pinto que você linkou diz bastante.

    Exportar alumina e alumínio em lingote é o mesmo que exportar energia elétrica.

    Se a energia elétrica contida na alumina e no alumínio em lingote é subsidiada, então a exportação desses produtos implica exportar energia elétrica subsidiada.

    Subsídio é renda. Logo, exportar subsídio é exportar renda.

    Precisa dizer mais?

  2. Pax said

    Ôpa, Elias,

    Acabei de corrigir o nome do jornalista no post. Faltavam os acentos. Um erro da correria.

    Tentei entrar em contato com ele através do site, mas acabei sem resposta. Enfim, o cara merece mesmo ser lido.

Faça seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: