políticAética

Notícias da Corrupção, Desvios, Anomalias, Eleições e Meio Ambiente

  • Sobre o blog

    Uma coletânea das notícias da corrupção, desvios, anomalias, eleições e meio ambiente que aparecem na mídia todos os dias a partir de agosto de 2008.
  • Categorias

  • Arquivos

  • Páginas

  • Meta

Ciro atira em Lula, mas acerta Serra

Posted by Pax em 03/02/2010

Ciro Gomes afirma que mantém sua candidatura à presidência e critica a aliança do PT com o PMDB que tem “moral frouxa“. Atribui a Zé Dirceu a movimentação golpista nas alianças costuradas nos estados. O que se confirma no desconforto petista no Congresso, onde todos estão alinhados com a candidatura de Dilma, mas bastante desconfortáveis nas articulações estaduais, onde precisam preservar seus próprios mandatos.

Buritizeiro (MG) - O deputado Ciro Gomes, o presidente Lula, a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, e o governador de Minas Gerais, Aécio Neves, durante visita às obras de integração do São Francisco Foto: Ricardo Stuckert/PR
Buritizeiro (MG) – O deputado Ciro Gomes, o presidente Lula, a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, e o governador de Minas Gerais, Aécio Neves, durante visita às obras de integração do São Francisco Foto: Ricardo Stuckert/PR


E onde Ciro acerta em Serra?

Aécio continua fazendo um jogo ambíguo, apóia Serra sem entrar de cabeça na campanha, como que deixando seu nome ainda como opção. As últimas pesquisas Vox Populi e CNT/Sensus confirmam Dilma ganhando espaço e Serra ao contrário, e o jogo fatricida do PSDB continua. Some-se à isso os problemas de corrupção no DEM (Arruda e Kassab), as enchentes, o aumento da violência em SP, as declarações inapropriadas de Sérgio Guerra e outros contratempos da pré-campanha do PSDB.

Com Ciro na disputa, a parte do eleitorado que deixa o PT pela decepção com a postura ética e moral do partido, simbolizada na ojeriza ao modelo Zé Dirceu de fazer política, não migra para Serra. Esse eleitorado faz diferença.

As votos de Ciro e Marina hoje chegam a casa dos 17 a 18% do total.

(as opiniões acima são substanciadas num apanhado dos grandes jornais e blogueiros de hoje, cofirmadas nos links disponibilizados)

Anúncios

6 Respostas to “Ciro atira em Lula, mas acerta Serra”

  1. O empate

    Chegou cedo a esperada igualdade entre Dilma e Serra. Se ela mantiver essa curva ascendente e ele continuar a cair, a tendência é que antes de março o governador dê no pinote. Seu teto já era conhecido, mas o da ministra ainda é incógnito.
    O blablablá sobre a presença de Ciro ser interessante para Lula visa apenas convencer o deputado a ficar ali mesmo, compondo um segundo escalão com Marina Silva, inofensivo e longe da disputa paulista. Além disso, enquanto Ciro se ilude sobre suas chances, a composição governista com o PMDB demora mais a sair.
    O maior temor da grande imprensa é surgir uma candidatura oposicionista em São Paulo que já comece a causar estragos antes mesmo da definição tucana. Algo tipo Suplicy para governador e Ciro para vice, com este batendo e o outro assoprando.

  2. Elias said

    Se Dilma realmente ultrapassar Serra antes de abril, provavelmente ele vai pular fora. Vai tentar a reeleição.

    Uma razão a mais pro Serra não ter se comprometido abertamente com a cadidatura. Ele poderá dizer: “Eu nunca disse que era candidato…”.

    Quem pegar o bastão vai pro sacrifício. Terá pela proa a principal adversária em tendência ascendente e ainda vai ter que absorver o ônus político do candidato preferencial do PSDB dar uma de esperto e fujão. Provavelmente vai ser trabalhado pelo PT como “candidato estepe”.

    Somando isso tudo à ausência de um discurso eficaz, fazer a campanha do PSDB será uma tarefa e tanto…

    De qualquer modo, pior é começar do zero. E isso nenhum candidato fará. Quem quer que se oponha ao PT já entra no jogo com, no mínimo, 35% das preferências de voto.

    Não é pouco, né?

  3. emerson57 said

    pax,
    ciro está começando a mostrar ao que veio.
    a midia apavorada com a eleição de dilma deve apoia-lo.
    eles se agarram a qualquer coisa, inclusive a fio desencapado para barrar a dilma.
    e ciro tem “pedigree”,
    afinal ele “bateu cartão por quase dez anos no psdb ou não?

  4. Pax said

    Passei a tarde fora. Volto e vejo uma boa:

    Ciro: “Vou dizer com todas as letras: ‘Zé Dirceu, vai pastar!’ ”
    http://uolpolitica.blog.uol.com.br/arch2010-01-31_2010-02-06.html#2010_02-03_19_24_46-9961110-0

    O caldeirão está esquentando.

  5. Pax said

    Cá entre nós, se o Serra quisesse escolher um cabo eleitoral pior que o tal tio, acho que não conseguiria.

    Bom? Não, claro que não, com uma oposição tão risível, a situação nada de braçada. A aí até lama parece piscina. Tudo passa a valer.

    Democracia exige situação e oposição fortes.

  6. Pax said

    Hoje há um artigo do Alon que faz pensar. Este jornalista cresce a cada dia. Está lá em BSB, conhece o Congresso, enfim, bem melhor que uma grande parcela que escreve por aí.

    Vejam o artigo dele.

    Uma bela sociedade
    http://www.blogdoalon.com.br/2010/02/uma-bela-sociedade-0402.html

Faça seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: