políticAética

Notícias da Corrupção, Desvios, Anomalias, Eleições e Meio Ambiente

  • Sobre o blog

    Uma coletânea das notícias da corrupção, desvios, anomalias, eleições e meio ambiente que aparecem na mídia todos os dias a partir de agosto de 2008.
  • Categorias

  • Arquivos

  • Páginas

  • Meta

OAB quer afastar Arruda

Posted by Pax em 05/02/2010

Segundo o presidente da OAB, Ophir Cavalcante, o bilhete apreendido agrava a situação do governador.

Brasília -  O novo  presidente nacional da OAB, Ophir Cavalcante Júnior,  durante entrevista  coletiva sobre as denúncias de corrupção no governo do Distrito  Federal Foto: Antônio Cruz/ABr – Brasília – O novo presidente nacional da OAB, Ophir Cavalcante Júnior, durante entrevista coletiva sobre as denúncias de corrupção no governo do Distrito Federal

OAB avalia medidas para pedir afastamento de Arruda

Lísia Gusmão – Repórter da Agência Brasil

Brasília – A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) avalia uma medida judicial para pedir o afastamento do governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda (sem partido), se ficar comprovado seu envolvimento com a tentativa de suborno do jornalista Edson Sombra, testemunha do suposto esquema de pagamento de propina denunciado pelo ex-secretário de Relações Institucionais do governo do DF Durval Barbosa.

Com a colaboração de Sombra, a Polícia Federal (PF) flagrou ontem (4) o encontro do jornalista com Antonio Bento para o recebimento de R$ 200 mil em espécie para alterar seu depoimento sobre o caso.

Com Bento, que trabalha em um jornal de propriedade de Sombra e integra o Conselho Fiscal do Metrô desde 2007, a PF encontrou um bilhete que teria sido escrito pelo governador Arruda.

Segundo o presidente da OAB, Ophir Cavalcante, o bilhete apreendido agrava a situação do governador. “A Ordem já está estudando uma nova medida judicial para pleitear o afastamento do governador. Dependerá, obviamente, dos elementos probatórios. Já há um link maior que pode atribuir ao governador a condição de estar obstruindo as investigações. Isso pode ser feito”, disse o presidente da OAB.

Ophir Cavalcante pediu o afastamento do governador Arruda do cargo para garantir a celeridade das investigações e não descartou a hipótese de pedir sua prisão temporária, por meio de uma ação civil pública, por tentativa de obstrução. “Esperamos que o governador se afaste voluntariamente ou que a Justiça determine seu afastamento”, afirmou.

A OAB entrou hoje (5) com uma ação civil pública na Justiça Federal de Brasília pedindo a indisponibilidade dos bens de Arruda e dos deputados distritais investigados pela PF por participação no suposto esquema de pagamento de propina.

“Não se está aqui julgando, até porque não é nosso papel, mas exercendo um papel de controle social de zelar neste momento, em havendo desvio de recursos, para que seja devolvido à sociedade aquilo que dela foi retirado”, justificou Cavalcante, fazendo um apelo ao Superior Tribunal de Justiça, onde tramita o inquérito. “Esperamos que o STJ seja rigoroso e tome este caso como paradigma do combate à corrupção.”

Atualização: Leia também no Congresso em Foco

“Quero ajuda”, pede Arruda a testemunha do mensalão

Anúncios

4 Respostas to “OAB quer afastar Arruda”

  1. José Antonio Lahud Neto said

    Pax,
    Antes tarde do que nunca. Repetindo o que perguntei outra dia : Ainda não vi nenhum deputado ou senador fazer um depoimento contundente contra Arruda e seus larápios. Nem o Gilmar Mendes!

    Não é possivel, tem uma quadrilha no comando da capital do país e parece a coisa mais normal do mundo.Desculpe, esqueci que a dita capital é Brasília. Acho que os galinheiros de lá não têm mais galinhas. Só raposas…

  2. Pax said

    Impressionante, José Antonio.

    O corporativismo até já era esperado, mas o silêncio do STF na questão me parece um absurdo. Está na pauta da sociedade e parece que os digníssimos ministros não estão nem aí. Nem ao menos para uma explicação sobre porque o julgamento da constitucionalidade da lei orgânica do DF entra ou não na pauta.

  3. José Antonio Lahud Neto said

    Pax,
    É só desgraça,sabe o que descobri?
    O Arruda e o Renan,é o Calheiros, torcem pro Botafogo. Além dos seis do Vasco, sou obrigado a suportar mais essa. Pobre Botafogo!!!

  4. Pax said

    Muito bom este texto do Milton Hatoum no Terra Magazine:

    Imunidade rima com impunidade

    http://terramagazine.terra.com.br/interna/0,,OI4250378-EI6619,00-Imunidade+rima+com+impunidade.html

Faça seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: