políticAética

Notícias da Corrupção, Desvios, Anomalias, Eleições e Meio Ambiente

  • Sobre o blog

    Uma coletânea das notícias da corrupção, desvios, anomalias, eleições e meio ambiente que aparecem na mídia todos os dias a partir de agosto de 2008.
  • Categorias

  • Arquivos

  • Páginas

  • Meta

O difuso PSDB

Posted by Pax em 06/02/2010

Os comentaristas do blog estão de plantão. Alertam sobre dois importantes artigos publicados hoje sobre as eleições de 2010.

Um sobre Fernando Henrique que compra a briga com Lula e o discurso do PT, como que chamando para si uma arena que o próprio PSDB não tem coragem de assumir: Lula versus FHC. Leia na Zero Hora na dica do Blog do Josias de Souza:

Sem medo do passado, por Fernando Henrique Cardoso

Outro sobre a eterna luta fatricida do principal partido da oposição que, numa onda de pessimismo com as últimas pesquisas, pode reativar a campanha com uma chapa até agora não mencionada: Aécio com Ciro de vice. Leia no Blog de Fernando Rodrigues, do Uol:

Aécio vice de Serra? Tem outra articulação em curso

O termômetro político nacional parece não ter escala suficiente para medir tamanha temperatura, equivalente ao calor que o verão impõe, com sua tempestividade associada.

Agradeço imensamente aos leitores José Antonio Lahud e Jorge, pelas dicas mencionadas no post.

É por essa razão que acredito que o coletivo é mais antenado e inteligente que o indivíduo.

Anúncios

20 Respostas to “O difuso PSDB”

  1. Olá!

    Muito do que se alardeia no governo Lula tem, em essência, uma espessa camada de bravatas, mentiras e mitificações. Se FHC tivesse sido isso que os petistas e o Lula tanto dizem, ele não teria vencido o Lula em duas eleições consecutivas e, ainda por cima, no primeiro turno. Essas duas derrotas, o Lula nunca engoliu. E, acho eu, nunca engolirá.

    Em termos qualitativos, o governo Lula perde em relação ao seu antecessor, pois não foi capaz de legar à posteridade algum feito com a envergadura histórica que representou o Plano Real dos tucanos.

    Houve ganhos sociais e econômicos no governo Lula? Sim. Mas esses ganhos foram possíveis apenas quando o PT abandonou as suas diretrizes tradicionais (bravataria, moratória da dívida, reestatização de empresas e etc.) e passou a adotar o programa de governo do seu maior rival: O PSDB.

    E a Dilma Rousseff vem falar de Estado mais forte! Isso me cheira ao que os militares fizeram nos idos de 1964-1985. Vejam lá nos anos de 1980-1993 no que desembocou essa história de Estado mais forte: Hiperinflação; reserva de mercado; estatais cabides-de-emprego; corrosão salarial; baixa competitividade das empresas brasileiras; miséria generalizada; e etc.

    Eu defendo que o Estado fosse mais forte em áreas como: Educação; segurança pública; serviços de saúde; saneamento básico; auxílios sociais; e afins. Nessas áreas, o Estado brasileiro tem sido extremamente fraco, ainda que anualmente o brasileiro pague mais de 1 trilhão de reais em impostos.

    Ah, se fôssemos um pouco mais capitalistas!

    Até!

    Marcelo

  2. Chesterton said

    Dilma é tudo de ruim.

  3. Chesterton said

    Dilma é muito mais bisonha que Mercadante, bem mais desastrada que Marta e menos atraente que o filme. A cada improviso no palanque, a cada declaração em reuniões ou entrevistas, o país é reapresentado ao espetáculo aflitivo do orador sem rumo. O sujeito agride o predicado, o substantivo não cumprimenta o verbo, a concordância é chicoteada sem dó nem piedade, os gestos colidem com a garganta, a palavra volta na mesma linha sem ser chamada nem pedir licença, a voz vive inutilmente à procura do ponto seguro que não aparece. Lula trata o português com selvageria, mas é fácil entender o que está dizendo. Dilma é incompreensível.

    AN

  4. Chesterton said

    DILMA:
    “No PAC, esse segmento do gasodutos ele é muito importante (..) permite que hoje, com a temperatura que nós temos aqui, está previsto que mais ou menos se atinja algo como 36, 37, 38 graus, isso implica consumo de ar-condicionado, implica também o fato de que nós sabemos que houve, porque o presidente diminuiu a isenção do IPI, uma compra, né, de eletrodomésticos, a chamada linha branca, né, geladeira e outros eletrodomésticos, permitindo então que as pessoas também tivessem um nível melhor”.

    PESSOA ARTICULADA:
    “Gasodutos como este têm um papel muito importante no conjunto das obras do PAC, porque eles não transportam apenas energia, mas qualidade de vida. E qualidade de vida significa poder ter na sua casa, por exemplo, um aparelho de ar-condicionado para enfrentar um calorzão como o de hoje, aqui em Duque de Caxias. Uma obra como esta, além de gerar empregos, garante que mais brasileiros, beneficiados pelo aumento da renda, possam continuar indo às lojas para comprar seus eletrodomésticos, como vimos nos últimos meses, com a redução do IPI. Pois todos terão a certeza de que não faltará energia em suas casas”

    AN

    chest- imagina esse traste de presidente….

  5. Pax said

    Marcelo Augusto,

    Tento, em parte, responder algumas das tuas colocações no post acima “Estado Forte, Capitalismo e Comunismo”.

    Chesterton,

    Não posso responder a você, a não ser que uma hora você consiga ter ideias próprias.

  6. José Antonio Lahud Neto said

    Pax,
    foi um prazer poder colaborar! Mas vamos , rapidamente, fazer uns pequenos reparos ao artigo de FHC:
    O Plano Real foi implantado no governo Itamar Franco. FHC era ministro da Fazenda de Itamar. Os tucanos sempre omitem esse fato, inclusive FHC; faz o mesmo com Itamar do que acusa Lula- em parte com razão- de fazer com ele.

    Omite, deliberamente, a crise que provocou ao não mexer na taxa do dólar em 98, pouco antes da reeleição. Jurou que não ia desvalorizar a moeda americana e, reeleito, foi uma das primeiras coisas que fez. Um, dentre tantos, estelionatos eleitorais brasileiros, pelo qual pagamos muito caro.

    E a emenda da reeleição, “comprada” por ele, nunca saberemos, como desde sempre, quanto custou aos cofres, nada seguros, da nação.

    E a briga de comadres continua… espero que não se arrepedam do mal que fazem ao país. Os destros devem estar rindo de orelha a orelha! Como Hienas…

  7. José Antonio Lahud Neto said

    Pax,
    Desvalorizar o Real, não o dólar.Desculpe.

  8. Chesterton said

    5. Pax, você realmente acha que tem ideias próprias? Quero dizer, originais e inéditas?

  9. […] https://politicaetica.com/2010/02/06/o-difuso-psdb/… Mário Negromonte (2); Mário Quirino da Silveira (1); Mão Santa (3); Música (1); MC […]

  10. Pax said

    José Antonio,

    Acredito que seja mais um mise-en-scène essa briga do FHC com Lula. E, da parte do FHC, um hiato que o partido deixa.

    Apostaria que FHC tem mais simpatia por Lula que teve por ACM quando precisou se aliar com este. E que Lula tenha mais simpatia por FHC que tem por Sarney, que precisa agradar com nacos do governo para garantir apoio do PMDB.

    Chesterton,

    Se você não reparou ainda, o blog coleciona notícias, e emite opinião sobre algumas delas, tenta provocar o debate entre os leitores, que emitem as suas próprias opiniões.

    Você poucas vezes traz as tuas, mas sim fica via de regra colando a de outros, principalmente a do teu tio/líder, do Augusto Nunes ou outros destes que se dizem analistas políticos mas que na verdade formam um time de torcida da oposição. Confesso que enche o saco. Esses caras tem os textos disponíveis na Internet para quem quiser ver e considero um tanto desnecessário esse “trabalho” que você faz de trazer tudo que eles opinam.

    Aposto que você chega a ter tuas próprias opiniões. Às vezes chega ao ponto de achar que não, que você não é capaz de ter tuas próprias. Mas acho que estou enganado nestas horas, apesar da tua insistência em querer provar o contrário.

  11. Chesterton said

    ta chateado com o que, Pax?

  12. Zbigniew said

    O que falta e um pouco de isencao. Sao posicionados, apenas! Mas para falar de originalidade, fica dificil. O que poderia ser suprido pela isencao e honestidade. Quando vira torcida, como voce disse, ai o debate vai pras cucuias. E ha ainda o “pseudo-intelequitual”, que gosta dos textos longos, citacoes de autores, argumentos embasados em forma de dissertacao (na maioria das vezes numa decima geracao na cadeia do “copia-cola”). Esses acham que formam a elite, unica capaz de governar a massa ignara. Com esses pensamentos, Pax, vejo o porque de voce perder de vez em quando a paciencia. Mas e isso. Democracia tem seu preco. Continue firme porque honestidade e mercadoria rara, principalmente com o exemplo da nossa grande midia. Ainda que isto lhe custe alguma azia. Aproveito a oportunidade para apresentar meu blog (no nome). E simplizinho, mas um dia chego la. Abcs.

  13. Pax said

    Zbigniew,

    Parabéns pelo teu blog, cara. E obrigado pela concordância. Uma hora a gente consegue que as discussões fiquem menos acaloradas e mais produtivas.

    Aliás, cá entre nós, estão ficando. A turma é boa pacas.

    Uma hora ou outra dou uma interferida, mas há uma pluralidade muito interessante aqui, que gosto muito.

  14. Pax said

    Pena que não consegui comentar lá, Zbigniew. Tá travando meu usuário WordPress dizendo que não sou o proprietário do paxajax.

    Não entendi…

  15. Zbigniew said

    E um problema que nao consegui resolver ainda, Pax. Coisa de iniciante. Estou tentando resolver. Obrigado pelo elogio. Mas e isto: difusao de ideias pela internet. O debate e a discussao de alto nivel. Como aqui. Abcs.

  16. Pax said

    Caro Zbigniew,

    O teu último post, sobre os investimentos do Brasil na África, é muito bom.

    Bem, vamos ver se consigo te ajudar:

    1 – Entre no Blogspot.

    2 – Entre na aba “Configurações”

    3 – Aparecerão outras abas, entre na “Comentários”

    No campo Quem pode comentar?, clique na opção “Qualquer um”.

    Acho que resolve.

  17. Zbigniew said

    Hehehehehe! Nada como uma ajudazinha de um Mestre. Alguns colegas ja haviam me alertado para o problema, e eu nao me toquei, achando que a questao era do sistema. Vai ver que e por isto que tenho “tantos comentarios”. Valeu Pax. E se me der a honra, pode comentar… Muito obrigado.

  18. Zbigniew said

    Ha! Corrigi como voce sugeriu. Mais uma vez obrigado.

  19. Pax said

    E eu já consegui comentar!

    Uma outra alteração que pode ser boa, caso você não seja atacado por trolls, é, na mesma aba Comentários, num campo mais abaixo Exibir uma confirmação de palavras para os comentários?, é marcar com “NÂO”.

    Enfim, é só mais uma sugestão.

    E, caro, mestre foi o Pedro Doria. O resto é café pequeno.

  20. Zbigniew said

    Feito, Pax! Mais uma otima dica. Agradeco novamente. Comecei o blog a pouco mais de um mes, na ideia de nao ficar mandando os bons posts (seus e de outros bons blogueiros) apenas por email. Achei que seria mais produtivo e encheria menos o saco das pessoas, afinal, quem estiver a fim de ler alguma coisa, vai la e acessa, nao? Sei que para ter uma boa audiencia e necessario dedicacao e uma boa bagagem sobre diversos assuntos (alem de uma ajudinha a mais, rsrsrs). Nao sou jornalista, tampouco tenho toda esta bagagem, mas sempre que posso vou postar alguma coisa com “palavras proprias”. Vamos ver no que vai dar…

Faça seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: