políticAética

Notícias da Corrupção, Desvios, Anomalias, Eleições e Meio Ambiente

  • Sobre o blog

    Uma coletânea das notícias da corrupção, desvios, anomalias, eleições e meio ambiente que aparecem na mídia todos os dias a partir de agosto de 2008.
  • Categorias

  • Arquivos

  • Páginas

  • Meta

Lula, Arruda e o exemplo

Posted by Pax em 12/02/2010

Há uma sequência de declarações infelizes de Lula no caso Arruda.

Dois meses atrás: “A imagem não fala por si. O que fala por si é todo o processo de apuração, é todo o processo de investigação. Quando tiver toda a apuração e investigação terminadas, a Polícia Federal vai ter que apresentar o resultado final do processo. Aí você pode fazer juízo de valor e mesmo assim quem vai fazer é a Justiça

Esta você pode conferir aqui, no site Congresso em Foco.

A segunda atribuída a Lula pela revista Época e pelo site do Uol, ontem, foi que o presidente teria lamentado a prisão do governador e que isto “não seria bom para o país nem para a política brasileira“.

A terceira está na Agência Brasil, numa declaração feita hoje de manhã em entrevista a rádios de Goiânia, onde Lula diz: “Obviamente que fico chocado quando vejo a denúncia de corrupção nesse país. Fico chocado quando vejo aquele vídeo do Arruda recebendo o dinheiro, é uma coisa absurda a gente imaginar que em pleno século XXI isso acontece no Brasil

Não dá para se fingir de santo e dizer que está chocado com o caso do Arruda ao mesmo tempo que se faz estranhos acordos com manjados caciques do PMDB. Nem dá para esconder que o episódio do mensalão do DEM lembra o mensalão do PSDB que lembra, e muito, o mensalão do PT.

Não é possível que se comemore que a Justiça tenha prendido Arruda de acordo com as leis e com aplauso quase unânime da sociedade, e esquecer que a mesma Justiça senta em cima de processos onde não só aliados como boa parte da cúpula do PT tem processos nas costas que se empurram no STF numa lentidão inaceitável.

Não existe meia gravidez.

Lula diz estar chocado com corrupção e espera que o caso Arruda sirva de exemplo para o país

Yara Aquino – Repórter da Agência Brasil

Brasília – Ao comentar hoje (12) a prisão do governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que está chocado com a corrupção e disse ser “uma coisa absurda” que casos como o do Distrito Federal ainda aconteçam no Brasil.

“Obviamente que fico chocado quando vejo a denúncia de corrupção nesse país. Fico chocado quando vejo aquele vídeo do Arruda recebendo o dinheiro, é uma coisa absurda a gente imaginar que em pleno século XXI isso acontece no Brasil”, disse em entrevista a rádios de Goiânia.

Lula disse também que espera que o caso de Arruda sirva de exemplo para evitar novos casos de corrupção no país. “Espero que o que aconteceu com o Arruda sirva de exemplo para que isso não possa mais se repetir em lugar nenhum. Por isso mandei para o Congresso projeto de lei transformando o crime de corrupção em crime hediondo por que precisamos ser mais duros com a corrupção e com os corruptos”.

Sobre o pedido de intervenção no Distrito Federal, Lula afirmou que espera a decisão da Justiça. “Se a Justiça Federal decidir que haja intervenção, vai haver intervenção. Se não houver nenhuma acusação contra o vice-governador de estado é de direto que ele possa assumir e governar”.

Anúncios

24 Respostas to “Lula, Arruda e o exemplo”

  1. iconoclasta said

    “Há uma sequência de declarações infelizes de Lula no caso Arruda.”

    uhuuu, voilà o estilo “senta o pau” do Pax…

    ae, Pax, tem vezes q eu tento entrar aqui e fica atualizando horas e nao consigo visualizar nda, ai tenho q tentar de novo, e de novo…

    ;^/

  2. Chesterton said

    Pax, deve ter doído no tio Lula….

  3. Pax said

    Acredito que tenha doído mais no Serra. Ele havia levantado a possibilidade, 2 anos atrás, de compor com Arruda para as eleições deste ano. Além do que, Arruda era do PSDB que se bandeou para o DEM, que é o grande aliado do PSDB. Não adianta tentar tapar o Sol com a peneira, o golpe no DEM é praticamente mortal, ou quase. Tende a se tornar um partido nanico ou até sumir.

    Aqui (“Vote num careca e leve dois“) – dica do blog do Zbigniew http://zbignieweapolitica.blogspot.com/

    Mas, de uma forma geral, a classe política está praticamente calada com o episódio. Os integrantes sabem que falar muito é arriscado porque entendem que seus nomes e/ou seus partidos têm vidraça fina.

    A corrupção no Brasil virou uma epidemia que infectou quase todos. Sem distinção ideológica ou partidária.

  4. 2% De 3 trilhões said

    Demopetistas
    Interessante analisar o ‘passado’ mais recente e observar que os sucessores superam seus mestres em escândalos e escárnio. Arruda seguidor de Roriz, assim como PT frente PSDB.
    Particular é a consequência de cada mensalão durante o reinado social-chovinista, por quanto a direita é encarcerada (corretamente) pela justiça e opinião pública, a ala governista saiu fagueira de escândalos que encheram cuecas, malas e contas bancárias do mais aguerrido socialista.
    Fica uma dúvida sobre a real função do judiciário brasileiro, ‘funcionaría’ como no caso dos democratas ou ‘funcionário’ como no caso dos petistas?

  5. Zeantonio Lahud said

    Pax,
    O mais importante é se punir à todos os envolvidos em corrupção. Todos sem olhar se é canhoto ou destro. Ladrão é ladrão, independente de ideologia. Creio que ainda esse ano a bomba do mensalão vai explodir. E o Zé Dirceu, agora consultor de empresas(???), já anda por aí,todo faceiro, costurando acordos com a Dilma. Lamentável!

  6. Pax said

    Zeantonio,

    A oposição atual não soube se reunir e montar um contra-ataque. Ao perder as eleições em 2002 perderam o rumo. Não tinham experiência em estar do outro lado do balcão. E até agora não demonstram muita capacidade de aprendizado.

    Essa constatação é bastante simples. Basta ver que voz tem hoje em assuntos da pauta nacional. Praticamente todas suas postulações no Congresso são atropeladas pelo Executivo que subjuga o Legislativo pela força que tem através do fisiologismo.

    Mas este não é um modelo de agora e também não é um problema unicamente brasileiro. É uma questão da democracia. Funciona assim, aqui, nos EUA etc. É o mesmo modelo que obrigou o FHC a fazer aliança com ACM, só para dar um exemplo.

    A grande questão me parece ser a corrupção e a impunidade, de todos os lados.

    Um dos bons exemplos que a oposição se perdeu é que grande parte dos seus porta-vozes ficam nessa de “petralhas”, “stalinistas” etc etc, em cima de um governo com mais de 80% de aprovação. Caem nesta histeria e não conseguem mobilização da sociedade, ainda mais porque o país anda para frente e anda melhor, fruto do processo todo. Nem os principais ganhos de FHC a oposição consegue capitalizar para si. Quer exemplo melhor que isso para provar que a oposição está fraca demais?

    Típico de quem ainda não se encontrou como força política.

    E essa fraqueza da oposição é péssima para o país. Quanto mais as forças tendem a se equilibrar (situação e oposição), maior a tendência de controle de uma com a outra, principalmente se partir do pressuposto que a corrupção esteja mitigada. Maior o equilíbrio das propostas, maior a participação na pauta nacional. Como não há, a situação nada de braçadas, livre e, em diversas situações, impune.

    Outra característica importante para a Democracia é a alternância. Ninguém se adona de nada. Em alguns momentos um está no poder, e em outros o outro assume. Mas, para tal, há que se ter, de novo, ambos os lados fortes.

  7. Jorge said

    ainda que por breve tempo, Maluf,e agora Arruda, foram parar no xilindró. O Brasil está mudando para melhor. Por que ninguém perguntou ao Serra o que ele acha do episódio? Afinal, eram tão próximos pouco tempo atrás. Também não entendi porque ninguém perguntou ao Alckmim o que ele achou do transbordamento do Tietê – se foi ele que mentiu quando disse que isso nunca mais ocorreria ou se foi o serra que não dragou mais o rio. Um dos dois precisa explicar. Somente não dá para os dois terem razão.

  8. Zeantonio Lahud said

    Pax,
    Pois é, e oposição frágil é um perigo. O governo acha que tudo pode e, embora ainda não tenham força no momento, a direita hidrófoba investe no golpismo de desde sempre. Há que se tomar cuidado. Cão que ladra morde sim! Nós sabemos…

  9. Chesterton said

    Golpe? Quem?

  10. Direita? Que direita?

  11. Esse caso do Arruda e o caso do Lula diferem um pouco do Azevedo.
    Os dois primeiros além do dinheiro visava o controle do legislativo. O do Azevedo era para pagar campanha.

    Existe uma pequena grande diferença.

    Os dois primeiros são punidos severamente pela Constituição. O caso do PT então em qualquer país civilizado do mundo seria caso não só de prisão, inclusive de Lula, mas caso de o PT acabar como legenda. Mas sabemos que isso seria impossível no Brasil de hoje. Até porque Lula é inimputável.

    E como a impunidade abunda, os casos vão se acumulando.

  12. Chesterton said

    Lula é um fenômeno. Negativo é claro, vai deixar de herança um estado gordo e cheio de compromissos. Será que vai haver debate FHCxLula?

  13. Chesterton said

    http://rightwingnews.com/2010/02/the-best-quotes-from-jonah-goldbergs-liberal-fascism/

  14. salette bocz said

    Eu acho um absurdo o que ouço e vejo em relação ao caso arruda,bom resumindo o Presidente LULA é complascente, uma vez que faz de conta que o governador é inocente,alias faz de conta que não está acontecendo nada ou seja fica em cima do muro (posição comoda)não?
    Do outro lado o governador faz de conta que não é nada disso,( a cena que vimos foi ilusão de ótica) enfim no País do FAZ DE CONTA eu quero ser o rei MIDAS já que neste governo a maioria tem esse famoso toque onde póe a mão vira ouro .
    Precisamos de um povo mais atento,e antenado para acabar com essa corja do assistencialismo barato.

  15. Jorge said

    Caraca, o Pablo queria que o PT acabasse – bem, agora sabemos aonde está a direita e o que ela pretende… Pablo, quando uma empresa privada dá dinheiro para parlamentares se elegerem ou defenderem seus interesses no parlamente de forma ilegal estão corrompendo a democracia. Às vezes, não há dinheiro em espécie, mas outras formas de transferir recursos. Voce acha que quem financia irregularmente a campanha não financia a atividade parlamentar do eleito? Faz me rir…

  16. george vidipo said

    Parece ou você tenta parecer que Lula foi ou é aliado de Arruda. Todos sabem, menos você, que Arruda era aliado, como seu partido, de José Serra. Por que você não tem nenhuma declaração de Serra de Arruda, seu possível vice.

  17. Clever Mendes de Oliveira said

    Pax,
    Nunca dei muita relevância para as declarações de Lula. Sei que elas são de dois tipos. Há as declarações espontâneas que expressam o pensamento dele. São opiniões parecidas com as de mais de 60% dos brasileiros, mas que para mim nada acrescentam. Se eu quiser conhecer essas idéias com mais profundidade e ditas com muito mais estilo e dentro de um plano mais amplo e bem desenhado eu leio Vila dos Confins ou Grande Sertão, Veredas. É claro que fico atento para o fato de Lula como Presidente da República fazer alguma declaração que deseduque o povo brasileiro. É preocupação que eu tenho mais com Lula do que com outros presidentes, mas a declaração mais deseducadora que eu já ouvir foi de FHC quando na campanha de 1994 falou que iria reduzir os impostos. Ora, a tendência no mundo é o aumento dos impostos e FHC sabia disso. E para acabar com processos hiperinflacionários há que se aumentarem as receitas públicas e FHC sabia disso, pelo menos sabia disso o mais importante auxiliar com que ele contou para acabar com a inflação: Gustavo Franco.
    E há as declarações de Lula que são obra de marketing. Elas para mim não tem a mínima importância. O difícil é saber se o que Lula diz foi dito espontaneamente ou fruto de marketing. Em relação a corrupção, penso que tudo que ele diz é fruto de marketing. Marketing que pode até ser educativo. Para mim, além de outras intenções é educativa a frase:
    “A imagem não fala por si. O que fala por si é todo o processo de apuração, é todo o processo de investigação. Quando tiver toda a apuração e investigação terminadas, a Polícia Federal vai ter que apresentar o resultado final do processo. Aí você pode fazer juízo de valor e mesmo assim quem vai fazer é a Justiça“.
    Na frase está-se ensinando o devido processo legal que infelizmente o brasileiro de conhecimento mediano ainda não aprendeu.
    Na segunda frase que ele teria dito à revista Época lamentando a prisão do governador e dizendo que isto “não seria bom para o país nem para a política brasileira“, penso também haver marketing. É claro que para a revista Época o interesse é divulgar a frase com outro sentido. Assim fará a oposição durante a campanha, buscando sempre dar um sentido que possa incriminar Lula por qualquer declaração que ele fizer. De modo semelhante deverá agir o PT só que em sentido contrário. Cada declaração de Lula será usada pelos marqueteiros do partido para mostrar como Lula estava à frente e mais preocupado com a inserção do Brasil no cenário mundial e o quanto um exemplo como a prisão de um governador desserve o país.
    A terceira também é puro marketing que você, torcedor de que PT e PSDB caminhassem juntos e que considera o PMDB um partido fisiológico, não aceita como uma frase válida. Para aqueles que como eu que consideram o fisiologismo da essência da democracia moderna e, portanto, não critica o comportamento político dos representantes do PMDB, a frase não tem a mínima relevância. É marketing que deverá atingir aqueles que ela pretende atingir, obviamente, nem a mim nem a você
    Clever Mendes de Oliveira
    BH, 17/02/2010

  18. Chesterton said

    Nunca dei muita relevância para as declarações de Lula.

    chest- pois é…..

  19. Chesterton said

    Lula tenta disfarçar que não sente a pressão do risco de uma quase certa intervenção do Executivo no governo de Brasília. Mas tal ato, pedido pelo Procurador Geral da República, Roberto Gurgel, ao Supremo Tribunal Federal, vai paralisar o governo Lula na véspera da eleição. Se tiver de nomear um interventor para o Detrito Federal, Lula ficará (como anda falando ultimamente) “na merda”.

    A regra é clara! A intervenção provoca a suspensão da promulgação de todas as propostas de emenda à Constituição (PECs) em análise no Legislativo. O artigo 60 da Carta Magna de Brasileira de 1988, em seu inciso terceiro, parágrafo único, deixa claro que a Constituição não poderá ser emendada na vigência de intervenção federal, de estado de defesa ou de estado de sítio. “Que merda” – diria $talinácio.

    Gilmar Mendes, capitão do time de 11 ministros do STF, está com a bola para marcar um dos maiores gols contra Lula. Para azar do ilustre corinthiano, nos bastidores da Inteligência Militar, comenta-se que a Águia está pronta para comer Lula pelo rabo, a partir da fritura de Arruda. A parada é indigesta para a turma do Foro de São Paulo, gerenciadora dos narcoterroristas descobertos pelo estrago do terremoto haitiano.
    A próxima vítima da Águia, depois do Arruda, pode ser aquele que é considerado o “maior rabo do Lula”: o assessor informal e seu alterego stalinista, o tal do Pedro Caroço que está de olho na futura butique da Severina Chique-chique.

    Jorge Serrão

  20. Pax said

    Chesterton e sua vocação de catador de lixo internético.

    Não vai comentar nada da tua revista preferida, no post acima?

  21. Chesterton said

    Reinaldo Azevedo é o melhor jornalista brasileiro em atividade, a melhor revista era a Primeira Leitura, dele mesmo. Quem disse que a Veja é a minha revista preferida? Quem disse que eu vou mover uma palha para defender quaisquer irregularidades que ela pratique, consciente ou inconscientemente? Agora, defendo que ela permaneça aberta. Querem fechá-la? Aí não.

    Vou ler o teu post agora.

  22. Chesterton said

    Por Jorge Serrão

    Na mais ousada e arriscada tentativa de se salvar de uma cadeia mais prolongada que o previsto, José Roberto Arruda deixou ontem seu amigo Luiz Inácio Lula da Silva, literalmente, na “maior merda”. A bela Flávia Arruda cumpriu a missão de entregar a um emissário do chefão-presidente um CD-Rom com arquivos de planilhas de pagamentos às empreiteiras que fazem obras em Brasília. Seria nada demais se no dossiê não aparecesse, como beneficiário de comissões do “Mensalão do Arruda”, o nome da maior eminência parda do companheiro $talinácio.

    A imprevista jogada de bastidores de Arruda, para “sensibilizar” Lula a socorrê-lo, já assusta o presidente. A cada lance de bastidor, fica mais distante a indesejável intervenção no governo do Detrito Federal. Além de Arruda, que não tem data para sair da cadeia, o maior desesperado é o governador em exercício Paulo Octávio – que pode ser detonado pelo DEM na terça-feira que vem. Octávio implora por um encontro de emergência com o chefão Lula. Talvez agora, depois do CD-Rom entregue mulher de Arruda, Lula marque logo a conversa.

    Como o Alerta Total já antecipou, José Roberto Arruda só espera o momento mais conveniente para renunciar ao Governo do Distrito Federal. Tudo indica que ele só fará isto quando for libertado. Ele deverá ficar pelo menos mais uma semana preso na superintendência da Polícia Federal (PF), em Brasília. Só deve ser julgado, semana que vem, no Supremo Tribunal Federal, o mérito do pedido de hábeas corpus feito pelo advogado Nélio Machado, defensor de Arruda.

  23. Chesterton said

    O ministro da Defesa, Nelson Jobim, gostou nada de ler na Folha de S. Paulo, durante o carnaval, que vai mal na água o submarino francês que a Marinha do Brasil está comprando.

    O governo da Malásia adverte que não consegue fazer o seu Scorpène submergir com segurança.

    O Brasil deve gastar uns R$ 17 bilhões comprando quatro submarinos e construindo uma base e estaleiro, em parceria da DCNS francesa com a empreiteira transbaiana Odebrecht.

  24. vilarnovo said

    “Jorge falou: Caraca, o Pablo queria que o PT acabasse – bem, agora sabemos aonde está a direita e o que ela pretende… Pablo, quando uma empresa privada dá dinheiro para parlamentares se elegerem ou defenderem seus interesses no parlamente de forma ilegal estão corrompendo a democracia. Às vezes, não há dinheiro em espécie, mas outras formas de transferir recursos. Voce acha que quem financia irregularmente a campanha não financia a atividade parlamentar do eleito? Faz me rir…”

    Primeiramente nunca falei que queria que o PT acabasse. Afirmei que as provas existentes na época contra o PT, incluindo aí depósitos em contas correntes no exterior para o marqueteiro oficial, cujo o próprio declarou, no Congresso, sob juramento, segundo a legislação fariam que o PT perdesse a legenda. Entendeu agora?

    “Pablo, quando uma empresa privada dá dinheiro para parlamentares se elegerem ou defenderem seus interesses no parlamente de forma ilegal estão corrompendo a democracia.”

    Concordo em gênero número e grau. Agora eu critico facilmente o PSDB e o DEM caso isso ocorra. Você tem coragem de criticar o PT? Pois pelo que sei o governo PT alterou leis e regras para que grandes empresas patrocinadoras de suas campanhas tivessem regalias? Preciso citar os exemplos?????????

    “Voce acha que quem financia irregularmente a campanha não financia a atividade parlamentar do eleito? Faz me rir…”

    Acho sim. Só não sei o que isso tem a ver com o subordo de deputados pelo governo atual. Se você conseguir explicar agradeço.

Faça seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: