políticAética

Notícias da Corrupção, Desvios, Anomalias, Eleições e Meio Ambiente

  • Sobre o blog

    Uma coletânea das notícias da corrupção, desvios, anomalias, eleições e meio ambiente que aparecem na mídia todos os dias a partir de agosto de 2008.
  • Categorias

  • Arquivos

  • Páginas

  • Meta

FOCCO: fiscalização ao alcance de todos

Posted by Pax em 18/02/2010

Em maio de 2005 foi criado o primeiro FOCCO – Fórum Permanente de Combate à Corrupção, na Paraíba. Hoje já está presente em outros  estados como Ceará e Pernambuco. Uma iniciativa que merece divulgação.

Nasceu da necessidade de engajar órgãos públicos e da sociedade civil no combate à corrupção e conscientizar a população da importância de denunciar supostas irregularidades em relação à malversação de recursos públicos no âmbito do Estado da Paraíba.

Vale uma visita em seus sites: FOCCO-PB, FOCCO-PE

O dia em que a sociedade realmente se envolver com a questão cresce infinitamente a possibilidade do país achar um rumo melhor.

Um trecho do site FOCCO-PB em sua apresentação:

Logo nos primeiros dias de implantação do Fórum Paraibano de Combate à Corrupção o Ministério Público Federal da Paraíba recebeu 50 denúncias de irregularidades no Estado em 10 dias de funcionamento. E em apenas um mês de atuação do disque-denúncia, 82 denúncias foram acolhidas pelo MPF, através de meios como e-mail, telefone e correspondência.

Conforme levantamento dos integrantes do Fórum, a economia brasileira perde com a corrupção, todos os anos, algo em torno de 3 a 5% do Produto Interno Bruto (PIB).Isso eqüivale anualmente a cerca de R$ 72 bilhões, verba 60 vezes maior do que todo investimento do Governo Federal no setor de transporte para 2004.

Esse dinheiro seria suficiente para aumentar, em pelo menos 10 vezes, todos os recursos destinados ao Programa Bolsa Família, no ano passado. Esse dinheiro daria para aumentar em até três vezes todo o orçamento da União na área de saúde. A redução de apenas 10% no nível de corrupção no país aumentaria em 50% a renda per capita dos brasileiros, dentro de 25 anos.

Anúncios

Faça seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: