políticAética

Notícias da Corrupção, Desvios, Anomalias, Eleições e Meio Ambiente

  • Sobre o blog

    Uma coletânea das notícias da corrupção, desvios, anomalias, eleições e meio ambiente que aparecem na mídia todos os dias a partir de agosto de 2008.
  • Categorias

  • Arquivos

  • Páginas

  • Meta

Dia do fico no GDF

Posted by Pax em 19/02/2010

O Distrito Federal tem proporcionado um momento inédito nacional. Seu governador, José Roberto Arruda, está preso por corrupção e seu vice é acusado no mesmo processo. Mas Paulo Octávio diz que fica.

O Ministério Público insiste na intervenção federal pois considera que não há condições institucionais para a governabilidade na medida em que o Executivo e o Legislativo estão contaminados com envolvimento do empresariado que presta serviço ao Distrito Federal.

Paulo Octávio diz que carta de renúncia está pronta, mas fica no cargo

Mariana Jungmann – Repórter da Agência Brasil

Brasília – Contrariando as expectativas, o governador em exercício do Distrito Federal, Paulo Octávio, afirmou, há pouco, que não renuncia ao cargo. A renúncia era dada como certa pela imprensa, mas o governador disseque foi convencido por secretários, deputados e partidários do DEM a permanecer no cargo.

Segundo ele, o principal receio era o de uma possível a intervenção federal no DF.

“Já renunciei ao direito de me candidatar ao governo do Distrito Federal, mas não posso ainda renunciar da obrigação de servir a Brasília e a seu povo. Por isso, envidarei todos os esforços para buscar a governabilidade que permita voltar a tranquilidade à comunidade brasiliense”, disse Paulo Octávio.

Ele não descartou, contudo, a possibilidade de renunciar ao cargo após as decisões que o Supremo Tribunal Federal deve tomar na próxima semana.

“Na próxima semana, decisões importantes poderão mudar a vida de Brasília. Por isso, apesar de ter a carta [de renúncia] pronta, já entregue à líder do meu partido, [deputada] Eliana Pedrosa, aguardo mais alguns dias, conforme me aconselhou o presidente Lula”, disse o governador, referindo-se ao encontro mantido hoje (18) de manhã com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Ao fim do pronunciamento de Paulo Octávio, houve uma confusão entre estudantes e a representante do DEM Lú Freitas, com troca de agressões verbais entre eles. A representante teve que ser escoltada pela Polícia Militar.

“Soluções mágicas” não afastam possibilidade de intervenção no Distrito Federal, diz procurador

Lísia Gusmão – Repórter da Agência Brasil

Brasília – O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, afirmou hoje (18) que “soluções mágicas” não vão afastar a possibilidade de intervenção federal no Distrito Federal, palco de um escândalo político que envolve governo, Câmara Legislativa e empresários.

Para Gurgel, a eventual renúncia do governador em exercício Paulo Octávio (DEM) ou um acordo político para preservar deputados distritais investigados pela Polícia Federal na Operação Caixa de Pandora não impedirá a Procuradoria-Geral da República de defender a intervenção.

“Hoje, no Distrito Federal, temos os Poderes Legislativo e Executivo incapacitados para exercer suas funções. Soluções mágicas não vão afastar a hipótese de intervenção”, reforçou o procurador.

Gurgel é autor do pedido de intervenção federal no DF protocolado no Supremo Tribunal Federal (STF). Se o pedido for aprovado, será remetido ao presidente da República, que editará um decreto nomeando um interventor. Este decreto, segundo o procurador, deve ser submetido ao Congresso Nacional.

Em discurso no Palácio do Buriti, sede do governo do DF, Paulo Octávio anunciou que permanece à frente do governo, mas declarou que a carta de renúncia já está escrita, sinalizando que poderá abrir mão do cargo nos próximos dias.

Anúncios

4 Respostas to “Dia do fico no GDF”

  1. Zéantonio Lahud said

    Pax,
    E os bandidos da câmara distrital, seja lá o que for isso, agora, é , agora!, querem cassar o Arruda. E o Zé Mensalão Dirceu já está botando as manguinhas de fora, com a complacência da Dilma.
    Melhor parar por aqui…

  2. Pax said

    Agora os “ratos” parecem abandonar o navio. Estão numa correria danada com o processo de cassação do Arruda. No fundo sabem que o que está em jogo é a necessidade ou não desse modelo de governo no Distrito Federal, cheio de tetas gordas.

    Fazer do limão a limonada talvez seja acabar com esse modelo.

  3. Pax said

    Zéantonio,

    Uma boa crônica sobre Paulo Octávio, no Observatório da Imprensa, do Luciano Martins Costa

    À sombra do escândalo


    Paulo Octávio se mantém no cargo para tentar salvar seus negócios, totalmente vinculados ao governo do Distrito Federal.

    http://www.observatoriodaimprensa.com.br/artigos.asp?cod=577JDB009

    Dica do twitter do Fabiano Angélico, Coordenador de projetos da Transparência Brasil – http://twitter.com/fangelico

    Outra boa dica, dele mesmo:

    Em três anos, patrimônio de vice-governador do Distrito Federal cresce 60%

    http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2009/12/04/em+tres+anos+patrimonio+de+vice+governador+do+distrito+federal+cresce+60+9197046.html

    É por isso que os caciques do DEM querem a expulsão de Paulo Octávio o quanto antes. Sua situação parece indefensável. E o DEM que já está ferido grave pode passar a ferido mortal.

  4. Zéantonio Lahud said

    Pax,
    nossos “ratos” sempre tem um navio novo preparado para os acolher. O que me consola é que a Invencível Armada foi vencida. Continuemos pois…

    Por falar em navios, pescou muito no carnaval? Não ratos, peixes?

Faça seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: