políticAética

Notícias da Corrupção, Desvios, Anomalias, Eleições e Meio Ambiente

  • Sobre o blog

    Uma coletânea das notícias da corrupção, desvios, anomalias, eleições e meio ambiente que aparecem na mídia todos os dias a partir de agosto de 2008.
  • Categorias

  • Arquivos

  • Páginas

  • Meta

Temer não merece ser vice

Posted by Pax em 02/03/2010

Michel Temer poderia dar uma enorme contribuição ao país se fizesse o Projeto de Lei Ficha Limpa andar na Câmara dos Deputados. Como não faz o menor esforço, fica a dúvida se o deputado merece o cargo de vice na chapa do PT com Dilma Rousseff.

Michel Temer - foto da Wikipédia

Temer é conhecido por bajular o baixo clero do Congresso, aqueles que decidem no vai-da-valsa de favores palacianos. Após os escândalos da farra das passagens aéreas, o ParlamenTurismo, e o das Verbas Indenizatórias, ano passado, o deputado foi mestre em manobrar a casa de forma que praticamente nenhum dos acusados sofresse maiores danos em suas legislaturas. Uma verdadeira farra que não gerou nenhum efeito prático em limpar o Congresso do seu lixo parlamentar.

O Projeto de Lei Ficha Limpa é um movimento de iniciativa popular, conta com bem mais de 1,3 milhão de assinaturas e significa uma reação da sociedade civil sobre uma de suas maiores angústias, que é a corrupção em todas as esferas políticas nacionais. E qual a postura de Michel Temer? Ao que tudo indica não faz o menor esforço para que o projeto ande.

Caso fosse aprovado na Câmara e no Senado até Junho de 2010, poderia impedir as candidaturas de políticos envolvidos em crimes graves já nas próximas eleições. Vale lembrar o objetivo da Campanha Ficha Limpa:

Propõe a proibição de registros de candidaturas de condenados em primeira instância por crimes como racismo, homicídio, estupro, tráfico de drogas e desvio de verbas públicas, por compra de votos ou uso eleitoral da máquina administrativa e políticos que renunciam para se livrar de cassações.

Vale ressaltar, também, que alguns importantes nomes da cúpula do PT são contrários à aprovação deste projeto, como Cândido Vaccarezza, líder do PT na Câmara e José Genoíno (PT-SP), que responde no Supremo Tribunal Federal (STF) a ação penal relacionada ao caso do Mensalão.

Aos que contestam o projeto Ficha Limpa, reproduzo aqui trecho de um artigo do vice-procurador da República, Edinaldo de Holanda Borges. (texto completo aqui – Por que candidato precisa ter ficha limpa – que sugiro veementemente sua leitura)

Duas posições ou correntes de opinião foram criadas, a do povo e a dos contestadores. Os que se opõem à proposição, como apresentada, argúem a falta de certeza da responsabilidade do acusado, quando a condenação emanou do magistrado singular, em primeira instância. O juiz, afirmam, está sujeito como qualquer mortal à possibilidade do erro. Em razão, só o julgamento colegiado, de segunda instância, traduziria a certeza inquestionável da culpa, para impossibilitar o registro da candidatura.

A posição do povo é diferente. A relevância do serviço público, de administração ou de representação popular, exige, para a sua composição, a certeza da honestidade de seus agentes. Inverte-se o raciocínio a favor da sociedade. Não só a certeza da culpa é necessária para limpeza do serviço público. Basta que haja VEEMENTES INDÍCIOS para que a opinião pública, o senso comum, rejeite o candidato. Isso porque os indícios já são qualificados pelo requisito da evidência, para que a preservação da sociedade prevaleça sobre o pleito individual da candidatura.

Restam algumas perguntas finais: José Roberto Arruda está preso. Ou renuncia ou será cassado, ao que tudo indica. Existe uma enorme possibilidade de Joaquim Roriz voltar como governador do Distrito Federal, e há fortíssimos indícios que todo o esquema que Arruda usou foi montado por Roriz. Vale a pena continuarmos com tamanha impunidade no Brasil? É por este caminho que imaginamos construir o Brasil de amanhã?

O Brasil da impunidade é o Brasil de ontem, o Brasil do atraso. Há que se pular este obstáculo da corrupção, ou, ao menos, darmos um salto positivo neste sentido e direção.

Enquanto o PSDB, o DEM e o PPS fazem romaria a Belo Horizonte para convencer Aécio a sair como vice de Serra, o PMDB prepara Michel Temer para a posição de vice na chapa do PT. Mas ele não merece esta posição. O atual encaminhamento do Projeto Ficha Limpa na Câmara dos Deputados permite esta opinião.

Anúncios

7 Respostas to “Temer não merece ser vice”

  1. Chesterton said

    Me diz aí algum político que “mereça” alguma coisa.

  2. Chesterton said

    cortado…. fora do tema.

  3. Chesterton said

    cortado… fora do tema

  4. Michel Temer ta doido pra ser o vice de Dilma, mais ele esta com um abacaxi nas mãos pra ser destacado, a PEC 300 esta na pauta pra ser votada hoje, a frente parlamentar a favor da PEC 300, so vai votar o projeto do pré-sal, se a 300 for votada hoje, ele insiste na votação do pré-sal para angariar simpatia para sua candidatura a vice na chapa do PT. O Distrito Federal será invadido por mais de 8 mil policiais PMs e PCs, os beneficiados com a PEC 300

  5. Pax said

    Obrigado, João Souza pela contribuição ao post.

    Fui buscar notícias sobre a PEC 300 e você tem toda razão.

    Achei boas informações aqui, no site do Congresso em Foco

    Líder do governo discutirá PEC 300 com Lula
    http://congressoemfoco.ig.com.br/noticia.asp?cod_canal=1&cod_publicacao=32011

    Mas, apesar da sua valiosa contribuição, continuo com a opinião que Michel Temer sentou em cima do Projeto Ficha Limpa que acho bem mais importante que a PEC 300 (que ainda não tenho maior informação e, portanto opinião) e mesmo do pré-Sal.

  6. emerson57 said

    pax,
    sentar em cima do ficha limpa é defender o próprio interesse do temer.
    será que o maior partido do brasil só consegue produzir esse nome?
    deus me livre………..

  7. Pax said

    Pois é, Emerson57,

    Mas as últimas eleições para presidência do partido, mostraram que ele tem poder grande no PMDB.

    Então…

Faça seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: