políticAética

Notícias da Corrupção, Desvios, Anomalias, Eleições e Meio Ambiente

  • Sobre o blog

    Uma coletânea das notícias da corrupção, desvios, anomalias, eleições e meio ambiente que aparecem na mídia todos os dias a partir de agosto de 2008.
  • Categorias

  • Arquivos

  • Páginas

  • Meta

Satiagraha: negado habeas corpus a Dantas

Posted by Pax em 04/03/2010

Processar suspeitos poderosos de crime de colarinho branco no Brasil não é nada fácil. Que o diga o Juiz Federal Fausto de Sanctis. Tem sofrido todo tipo de pressão, incluindo aqui parte da imprensa.

Em 21 de dezembro do ano passado o ministro Arnaldo Esteves Lima, do Superior Tribunal de Justiça, concedeu liminar suspendendo os processos da operação Satiagraha da Polícia Federal.

A defesa de Daniel Dantas questionou a isenção de De Sanctis, da 6ª Vara Federal Criminal de São Paulo, responsável pelo caso. E foi mais longe, insinuando que estaríamos vivendo num regime ditatorial, com um Estado agindo sem limitações. De novo parte da imprensa caiu na jugular do juiz.

Há suspeitas que Daniel Dantas, já condenado há 10 anos de reclusão por tentar subornar um delegado federal através de seus prepostos, enquadrado no crime de corrupção ativa, coloca seus tentáculos em todas as esferas do poder, seja ele de que lado for.

Uma dessas notícias indica que

Enquanto a Brasil Telecom foi controlada pelo grupo Opportunity, no período entre 1999 e 2005, ela contratou as empresas do Marcos Valério, a DNA Propaganda e a SMPeB, pelo menos formalmente, para serviços de publicidade. Foram feitos dois contratos, cada qual no valor de R$ 25 milhões, e as provas do inquérito demonstraram que os serviços prestados foram de uma qualidade muito baixa.

Tudo indica que os valores repassados são muito superiores àqueles que seriam devidos, caracterizando uma forma de repasse a essas empresas. E a isso se soma a própria denúncia do procurador-geral da República (Antonio Fernando de Souza) no caso do mensalão, em que menciona que o Carlos Rodenburg (responsável pelo braço agropecuário do Opportunity), procurou o Delúbio Soares para tentar se aproximar do PT.

segundo o Promotor da República, Rodrigo de Grandis, que propôs ação penal contra o banqueiro Daniel Dantas e mais 13 pessoas por suposto envolvimento em diversos crimes financeiros.

A notícia de hoje parece confirmar um movimento da Justiça no sentido de mitigar um pouco a tolerância com os crimes do colarinho branco. Tomara que sim. Leia no Estadão:

STJ nega pedido de habeas corpus a Daniel Dantas

Defesa queria anular os atos da operação Satiagraha ou afastar o juiz Fausto de Sanctis das investigações

Felipe Recondo, de O Estado de S.Paulo

BRASÍLIA – Por quatro votos a um a Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou o habeas corpus pedido pela defesa do banqueiro Daniel Dantas para anular os atos da operação Satiagraha , ou, pelo menos afastar o juiz Fausto de Sanctis das investigações. A defesa alegava que o magistrado era parcial e se comportava praticamente como um “inimigo” de Daniel Dantas na condução do processo.

Os ministros Arnaldo Esteves Lima , que relatava o habeas corpus, Félix Fischer, Jorge Mussi e Laurita Vaz votaram contra o habeas corpus. Somente Napoleão Nunes Maia, presidente da Turma, votou pela suspeição de Fausto de Sanctis.

Continua no Estadão…

Anúncios

3 Respostas to “Satiagraha: negado habeas corpus a Dantas”

  1. Zéantonio Lahud said

    Pax,

    Eita aninho danado de bom…até agora. Aguardemos…

  2. Zéantonio Lahud said

    Pax,
    O supremo manteve a prisão do Arruda. Vale o dito no post acima…

  3. Pax said

    Pois é Zéantonio,

    Ontem assisti grande parte do julgamento do caso na TV Justiça.

    Acabo de fazer um post sobre o tema.

    Mas continuo procurando algum político preso por desvio de verbas públicas no Brasil e ainda não encontrei nenhum caso.

    Fico feliz de um lado, claro, mas ainda entendo que falta “alguma coisa”.

Faça seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: