políticAética

Notícias da Corrupção, Desvios, Anomalias, Eleições e Meio Ambiente

  • Sobre o blog

    Uma coletânea das notícias da corrupção, desvios, anomalias, eleições e meio ambiente que aparecem na mídia todos os dias a partir de agosto de 2008.
  • Categorias

  • Arquivos

  • Páginas

  • Meta

Bancoop: Vaccari negou irregularidades

Posted by Pax em 31/03/2010

João Vaccari Neto, tesoureiro do PT e ex-presidente da Cooperativa Habitacional dos Bancários de São Paulo, negou irregularidades  na entidade. Assumiu apenas que 8,9% dos imóveis ainda não foram entregues mas estão em negociação.

João Vaccari Neto - Foto Agência Brasil (*)

Alguns fatos envolvendo o caso merecem observação:

1 – Recentemente o escândalo foi realçado na pauta da imprensa com grande estardalhaço. Hoje, até este momento, não há um único post dos jornalistas blogueiros que reelegeram o tema na pauta nacional.

2 – Segundo o advogado da Bancoop até agora não houve qualquer formalização de denúncia por parte do Ministério Público e nenhum dos seus dirigentes foi chamado a prestar depoimento.

3 – Os senadores da oposição não compareceram em massa ontem no depoimento de Vaccari. Segundo reportagem do Jornal Nacional apenas Tasso Jereissati e Arthur Virgílio apareceram na primeira fila do depoimento, mas com atuação muito suave no interrogatório de Vaccari.

Este blog continua acompanhando o caso. Leia notícia abaixo na Agência Brasil (*)

Ex-presidente e advogado da Bancoop negam irregularidades em depoimento no Senado

Pedro Peduzzi – Repórter da Agência Brasil

Brasília – O tesoureiro do PT e ex-presidente da Cooperativa Habitacional dos Bancários de São Paulo (Bancoop), João Vaccari Neto, e o advogado da cooperativa, Pedro de Abreu Dallari, negaram hoje (30) que tenha havido irregularidades na entidade e afirmaram que apenas 8,9% dos compromissos firmados entre a cooperativa e seus filiados não foram honrados.

“Tínhamos 6.630 imóveis e foram entregues 5.609. Outros 592 estão em construção e 429 estão [sendo construídas] com permutas. Ainda falta entregarmos 592 imóveis, o que corresponde a apenas 8,9% dos imóveis. Mas a maioria deles está sendo negociada ”, disse Vaccari, em depoimento nas comissões de Meio Ambiente, Fiscalização e Controle e de Direitos Humanos do Senado .

Vaccari presidiu a Bancoop – instituição investigada por um provável esquema de desvio de dinheiro para o caixa dois de campanhas do Partido dos Trabalhadores (PT) – de 2005 a fevereiro de 2010.

Segundo o promotor José Carlos Blat, a Bancoop havia recebido socorro financeiro de R$ 26 milhões, garantido por três fundos de pensão de empresas estatais – Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil (Previ ), Fundação Petrobras de Seguridade Social (Petros) e a Fundação dos Economiários Federais (Funcef), dos servidores da Caixa Econômica.

“Entre 2008 a 2010, nenhuma medida foi impetrada por este promotor [José Carlos Blat]. Não houve formalização de denúncia e nenhum dirigente da cooperativa foi chamado para prestar depoimento”, informou Dallari. Na avaliação do advogado, Blat não conduz corretamente as investigações, já que leva o caso à imprensa e não às esferas judiciais.

“Ele apresentou essas denúncias à imprensa para criar um fato jornalístico para dar oxigênio ao inquérito que tramita no Ministério Público”, disse Dallari.

(*) – A fonte da foto é na Agência Brasil, mas não foi possível identificar o fotógrafo por um erro no site. Fica a observação que o veículo governamental está em manutenção faz muito tempo e com constantes erros. Uma vergonha para o governo. Aqui a mensagem de erro recebida “Error loading image: agenciabrasil.ebc.com.br/images/fotos/2291/normal?1”.

Anúncios

Faça seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: