políticAética

Notícias da Corrupção, Desvios, Anomalias, Eleições e Meio Ambiente

  • Sobre o blog

    Uma coletânea das notícias da corrupção, desvios, anomalias, eleições e meio ambiente que aparecem na mídia todos os dias a partir de agosto de 2008.
  • Categorias

  • Arquivos

  • Páginas

  • Meta

PT e PMDB pisam na vontade popular

Posted by Pax em 08/04/2010

Ontem o PT e PMDB, juntos também com PR, PTB e PP, conseguiram pisar em cima da vontade popular de mudar o quadro de corrupção generalizada na política brasileira.

Conseguiram num só dia boicotar o pedido de urgência do Projeto de Lei Ficha Limpa, que conta com quase 2 milhões de assinaturas, e aprovar o projeto do Maluf para amordaçar promotores públicos. Num só dia, dois tiros no pé. Maluf parece ter se tornado o mentor dessa turma.

Impressionante também as desculpas esfarrapadas das lideranças que subiram ao plenário para justificar o injustificável. O ícone desta burrice toda foi o deputado Genoino afirmando que o projeto se assemelha as leis de exceção dos estados ditatoriais.

Talvez Genoino não se aperceba que estado ditatorial é o que vivemos neste momento, a tal Ditadura da Corrupção. Sabe-se lá que cuecas sujas o levaram a tomar tal atitude e fazer um discurso tão impróprio. Ou, talvez, saibamos sim. Vale lembrar que é um dos réus do processo do Mensalão do PT que corre a passos de tartaruga manca no STJ, no nosso preguiçoso e pouco valente judiciário que tem a imensa capacidade de não colocar nenhum político atrás das grades por desvio de verbas públicas. Ao menos o blog desconhece qualquer caso. O único famoso que tira um período de descanso não está no xilindró pelos roubos fartamente documentados, mas sim por tentar comprar uma testemunha.

O Projeto de Lei Ficha Limpa pode se tornar um novo movimento Cara Pintada. Tomar vulto. De ontem para hoje, em 24 horas, houve adesão de mais 200 mil assinaturas. Eram 1,6 e passaram para 1,8 milhão.

Oxalá o projeto tome vulto mesmo. E o PT sentirá na pele sua triste atitude com relação a essa iniciativa popular.

A oposição, também enlameada, hoje se farta. Ganhou munição grossa para atirar.

p.s.: Cabe ressaltar a valentia do Deputado Vicentinho, PT-SP, que subiu na tribuna e peitou sua bancada. Afirmou em alto e bom tom ser favorável ao Ficha Limpa e ainda lembrou que o PT tem compromisso com a ética política. Pena tenha sido uma voz distoante, um grito único de todo um partido.  Pena também que seus pares não lhe tenham dado a menor bola.

Anúncios

9 Respostas to “PT e PMDB pisam na vontade popular”

  1. Zatonio Lahud said

    Pax, o PT perdeu a classe média e vai pagar por isso.Sinceramente: acho Dilma uma candidata difícil de carregar, ainda que levada pela imensa popularidade de Lula. Não sinto entusiasmo do PT para com ela. Creio que um bom espaço ainda está reservado à candidatura de Marina Silva. O que dá vitória ao Serra.

    Quanto ao ficha limpa, o esperado: bandidos não viram mocinhos…

  2. Jorge said

    é mesmo lamentável. o pior, é a “naturalização” desse padrão nocivo. infelizmente eu não acredito na capacidade do legislativo se autoreformar. desde a redemocratização foram escândalos e mais escândalos e as mudanças são poucas. basta ver o presidente do congresso, sarney e o que é pior, os rivais da oposição que queriam disputar com sarney a liderança. somente uma mobilização popular muito forte, com milhões nas ruas pode fazer esse gente mudar. contudo, manifestações populares são estigmatizadas no Brasil como obra de baderneiros, prejudicam o trânsito, etc. e a polícia desce a borduna. Então, o povo foi sendo deseducado em particar de atos públicos, essência da democracia. Mas ainda acho que o judiciário é muito poupado no Brasil. Um pouco de ação dos juízes teria efeito benéfico.

  3. Jorge said

    não há vírgula depois de “o pior”, me parece.

  4. Zatonio Lahud said

    Jorge, a principal arma deles é a despolitização de nosso povo. Em qualquer país mais ou menos sério gente como Sarney, Renan, Arruda, Maluf, Zé Dirceu, Jáder Barbalho, Joaquim Roriz e que tais, estaria em cana, ou fuzilada…você choraria por eles?

  5. emerson57 said

    “valentia do Deputado Vicentinho, PT-SP,”

    é,

    tinha que ser um metalúrgico.

    parabéns ao vicentinho que está representando seus eleitores.

  6. Pax said

    Vocês chegaram ao ponto, no meu entender. A maior causa disso tudo, dessa bandalheira, é a desmobilizaçao popular.

    Viramos cordeiros “dos deuses” que assumem os governos.

    Jorge,

    Entendo sua descrença na autoregulação do legislativo, ou sua capacidade de se reformar. É óbvio, basta olhar para o pior Congresso de todos os tempos, que é o que temos hoje.

    Porém continuo batendo na mesma tecla, é lá onde devemos atuar. Por mais que sejam o que são, uma parte apodrecida completamente, que não vale o que come, nem mesmo o que defeca, eles têm medo de urna, de eleição. Sabem que podem perder seus mandatos e, mais ainda, suas imunidades parlamentares.

    Essa despolitização que o Zatonio Lahud fala vem, segundo acredito, principalmente do período ditatorial. Vivi essa época sim, não podíamos nos reunir, não podíamos falar, não podíamos opinar. O cassetete comia solto, quando não chegava no choque elétrico ou nas covardes mortes dos porões dos DOI-CODI, quartéis e vários outros lugares que os valentões da ditadura usavam para suas sessões de “acalmamento” da população.

    Como disse, viramos cordeiros dos deuses. Pois é, mas o tio aqui é ateu de pedra, portanto cuspo em qualquer um que esteja no poder querendo calar o povo. Seja de que lado for.

    Emerson57,

    Agora vou abrir a brecha para as viúvas: Não é só o Vicentinho não. Há no PT muita gente boa. Como também acho que há no PSDB gente boa.

    A questão é que está ficando difícil achar os bons dentro desses partidos e suas cúpulas não são povoadas por estes que ainda sobraram. O tal do pragmatismo que fez FHC se aliar com ACM e Lula se aliar com Sarney está destruindo os partidos.

    E sim, Emerson57, o Vicentinho é um metelúrgico, sindicalista, que parece não ter virado um pelego, como os outros viraram. Tenho cá minhas dúvidas se não vai ser expurgado do partido e obrigado a procurar outra legenda por aí. Já vi acontecer antes.

  7. […] PT e PMDB pisam na vontade popular […]

  8. El Torero said

    De minha parte irei preparar uma lista de deputados aqui de SC com os nomes dos contrários a este projeto de lei e de ‘fichas sujas’.
    Vou carregar na carteira a tal lista, num repente ponho a listinha no balcão da farmácia…eles sempre querem por os seus santinhos por aqui. Este será o meu santinho nestas eleições.

  9. Pax said

    Boa, El Torero.

Faça seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: