políticAética

Notícias da Corrupção, Desvios, Anomalias, Eleições e Meio Ambiente

  • Sobre o blog

    Uma coletânea das notícias da corrupção, desvios, anomalias, eleições e meio ambiente que aparecem na mídia todos os dias a partir de agosto de 2008.
  • Categorias

  • Arquivos

  • Páginas

  • Meta

Ficha Limpa: como pensam os deputados

Posted by Pax em 29/04/2010

O MCCE, Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral, fez uma pesquisa com todos os 513 deputados sobre suas posições com relação ao projeto Ficha Limpa.

Dos 73 deputados que responderam a pesquisa, 15% do total, a posição de apoio ao projeto dos três principais partidos que disputam as eleições presidenciais em 2010 é:

  • 16 deputados do PT
  • 13 deputados do PSDB
  • 4 deputados do PV

Como sabemos o projeto foi encaminhado à CCJ – Comissão de Constituição e Justiça, e forças da base aliada fizeram pedido de vistas para impedir sua votação por lá. Vale destacar os nobres deputados que manobram este impedimento: Régis de Oliveira (PSC-SP), Maurício Quintela Lessa (PR-AL), Eduardo Cunha (PMDB-RJ), Vicente Arruda (PR-CE) e Ernandes Amorim (PTB-RO), todos da base aliada.

Mas os líderes do PT e do PMDB cederam às pressões e assinaram requerimento de urgência, já assinado por outros líderes, para levar a proposta direto ao plenário.

O projeto deve ser apreciado na próxima terça, 4 de maio.

O deputado José Eduardo Cardozo (PT-SP) foi o relator na CCJ de um substitutivo que cria o “efeito suspensivo” e em síntese o projeto ficaria com a seguinte definição:

Torna inelegível por oito anos políticos condenados por decisão colegiada da Justiça – tomada por mais de um juiz – e cria o chamado “efeito suspensivo”.

O condenado poderá recorrer a instância superior, pedindo suspensão da inelegibilidade até a sentença final. “Isso só ocorrerá em casos em que existam evidências irrefutáveis de que os recursos possam vir a ser providos”, explicou Cardozo.

As fontes deste post foram:

Site MCCE – Pesquisa do MCCE mapeia parlamentares favoráveis à Ficha Limpa

Estadão – Câmara deve votar projeto que barra ”fichas-sujas” na terça-feira

Folha – Desfigurado, projeto contra ficha suja está pronto para ir a plenário

Jornal do Brasil – Ficha Limpa pronto para votação

Interessante notar a divisão das bancadas. Nem todos aceitam as determinações de suas lideranças contrárias ao projeto. Muitas destas lideranças legislando em causa própria por terem suas fichas sujas.

Anúncios

Uma resposta to “Ficha Limpa: como pensam os deputados”

  1. […] This post was mentioned on Twitter by Pax. Pax said: Ficha Limpa: como pensam os deputados http://bit.ly/97QpwL […]

Faça seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: