políticAética

Notícias da Corrupção, Desvios, Anomalias, Eleições e Meio Ambiente

  • Sobre o blog

    Uma coletânea das notícias da corrupção, desvios, anomalias, eleições e meio ambiente que aparecem na mídia todos os dias a partir de agosto de 2008.
  • Categorias

  • Arquivos

  • Páginas

  • Meta

Todo poder emana do povo

Posted by Pax em 12/05/2010

O Projeto Ficha Limpa foi aprovado na Câmara nesta terça feira histórica com a derrubada de todos os destaques que pretendiam desconfigurar o escopo da lei que impedirá a candidatura de criminosos condenados.

O Parágrafo Único do Artigo Primeiro da Constituição Brasileira diz:

Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição

É esta palavra chave “diretamente” que permite que o povo proponha leis que jamais seriam propostas por um Congresso corporativista. E a expressão “todo poder emana do povo”, mais forte afirmação de um Estado Democrático, foi capaz de ultrapassar todos os obstáculos criados e derrotar os oposicionistas ao projeto no Congresso Nacional.

O projeto vai para o Senado nesta quarta. A luta pela nova lei continua e a pressão agora deve ser deslocada para os nobres (nem todos merecedores deste adjetivo) senadores.

A vitória do projeto Ficha Limpa já está estabelecida. É muito maior que sua própria aprovação e implementação.

A grande vitória é o renascimento da mobilização popular da sociedade brasileira. Depois da ditatura militar do golpe de 64 vivemos dois momentos anteriores similares, o Diretas Já e o Fora Collor com os caras-pintadas.

O Ficha Limpa não teve a mesma força que estes movimentos anteriores, mas ganha volume e músculo a cada dia.

Que sirva de mensagem para os canalhas públicos. O povo está de saco cheio de tanta corrupção e bandidagem na política nacional.

Veja a notícia no site da Agência Brasil abaixo:

Câmara conclui votação e projeto Ficha Limpa vai ao Senado

Iolando Lourenço – Repórter da Agência Brasil

Brasília – A Câmara dos Deputados conclui, na noite de hoje, a votação do projeto de lei que estabelece ficha limpa para todos os cidadãos que se candidatarem a cargo eletivo. Nas votações de hoje, todos os destaques que pretendiam alterar o texto, aprovado na semana passada pelo plenário da Casa, foram rejeitados pelos deputados e, com isso, foi mantido o texto apresentado pelo deputado José Eduardo Cardozo (PT-SP) na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

O projeto será agora analisado pelo Senado. Se for alterado retornará para nova votação na Câmara. A aplicabilidade do projeto nas eleições deste ano ainda não está definida. Alguns juristas e parlamentares argumentam que para valer nestas eleições a proposta teria que ter sido aprovada até setembro do ano passado, um ano antes do pleito. Mas a maioria dos deputados afirma que mesmo não valendo para este ano, o projeto já surtiu efeito, porque muitos partidos já decidiram adotar o Ficha Limpa como regra para este ano.

Continua na Agência Brasil…

Anúncios

11 Respostas to “Todo poder emana do povo”

  1. Jorge said

    A democracia brasileira avança. Parabéns ao Jose Eduardo Cardoso, do PT, que soube articular politicamente esse anseio popular!

  2. Pax said

    Jorge,

    Os primeiros e maiores parabéns devem ser dados ao povo, depois ao MCCE – Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral e, finalmente, é verdade, ao José Eduardo Cardoso, do PT, que realmente fez um bom trabalho na CCJ impedindo a desconfiguração total do projeto e até o aprimorando. Fez, sim, um bom trabaho não só na CCJ como no plenário da Câmara.

  3. fk said

    Ainda que eu discorde da ideia do ficha-limpa, como por sinal já discuti por aqui, não deixa de ser um movimento muito interessante da sociedade brasileira.

    Na verdade, acho que é até mais completo do que as Diretas e o Fora Collor, pois o tratamento do tema foi total, tanto na parte da pressão pública quanto na pressão legislativa, não apenas se contentanto em botar o debate, mas pautando o debate, o que é tão ou mais importante. Um sinal de maturidade política.

  4. Jorge said

    Pax, não tenho dúvida que os primeiros e maiores parabéns devem ser dados ao povo e ao MCCE. Para mim, isso,sempre. Mas, creio que seja importante valorizar políticos quando trabalham direito.

  5. Pax said

    Fk,

    Será que o Ficha Limpa tá com essa bola toda? Com certeza torço por este movimento já faz um bom tempo, mas “mais completo que as Diretas e Fora Collor”? Não sei dizer.

    Sei que a cada dia foi ganhando – e continua – volume e musculatura. E o que realmente interessa é essa mobilização popular.

    Jorge,

    Tanto concordo como disse o mesmo no comentário acima. O Cardoso mandou bem, sim.

  6. Pax said

    Aliás, Jorge,

    Não vamos esquecer do Vicentinho que foi lá no plenário da Câmara e largou o verbo contrariamente a posição de então da cúpula do PT. Outro que me lembro foi o Dr Rosinha do PT-PR.

    E provoco mesmo: cadê, agora, o Genoíno e o Dirceu que tanto malharam o projeto?

  7. fk said

    Digo mais completo porque não se resumiu a apenas fazer pressão popular.
    Se bem que os dois outros exemplos não funcionam bem, pois o Diretas Já aconteceu na ditadura, então não havia como influir nos rumos legislativos, e o Fora Collor foi apenas para tirar o Collor, ainda que se possa argumentar uma derrota na medida em que não conseguiu destituir o resto dos seus capangas, foi muito localizado. É, sobre o fora collor, o da ficha limpa é uma clara evolução.

  8. jorge said

    Pax, um partido é também um espaço de conflitos e disputas. Por isso acho ótimo a mídia fustigar os petistas errados. Lamento apenas, não fazerem o mesmo com outros partidos.

  9. Pax said

    Fk,

    Entendi teu ponto e concordo. Sob este aspecto concordo, sim. Abriu uma discussão interessante na sociedade que chegou ao Legislativo e, com certeza, também é notado pelo Judiciário e Executivo.

    Jorge,

    Na minha opinião a pressão popular dessa vez empurrou goela abaixo dos caciques do partido uma mudança de posição, uma saudável inversão digna de nota. Que aprendam com o “recado”. Conseguirão? E, entre nós, a mídia está aí, é o que é, assim como a política e tudo mais. A gente tem que viver com o que tem. Não entro em teorias conspiratórias.

  10. Olá!

    Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição

    Algo semelhante está nas primeiras constituições liberais do mundo.

    É estranho ler algo assim na constituição de um um país essencialmente patrimonialista e extremamente hostil ao liberalismo. Igualmente estranho é ver esquerdistas, que não perdem a chance de zombar do ideário liberal e festejar a sua parca representatividade na política brasileira, repetirem isso e depois reclamarem que o congresso é corporativista, corrupto e coisas tais. Esses são os resultados mais óbvios da construção de um país bem longe das bases do liberalismo.

    Quando um camarada afirma que não conseguiria imaginar o Brasil sem a Petrobrás, esquecendo que tal empresa (e demais cargos) é uma forte moeda de troca na jogatina política do congresso e que facilita a corrupção nesse sentido, e vocifera violentamente contra qualquer um que proponha a privatização dessa estatal, é estranho que depois essas mesmas pessoas venham choramingar por causa daquilo que elas mesmas, ainda que em parte, contribuíram para construir.

    Hehehehehe… Nós, o povo… Sei, sei…

    Até!

    Marcelo

  11. Chesterton said

    Estranho a lógica de combater os criminosos que pretendem se candidatar a cargos do legilativo e silenciar sobre os crimes eleitorais do PT – nas barbas de todo mundo, hoje.

Faça seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: