políticAética

Notícias da Corrupção, Desvios, Anomalias, Eleições e Meio Ambiente

  • Sobre o blog

    Uma coletânea das notícias da corrupção, desvios, anomalias, eleições e meio ambiente que aparecem na mídia todos os dias a partir de agosto de 2008.
  • Categorias

  • Arquivos

  • Páginas

  • Meta

Ficha Limpa: vitória do povo

Posted by Pax em 19/05/2010

Um grande dia para o Brasil. O Projeto Ficha Limpa acaba de ser aprovado no Senado por 76 votos favoráveis e nenhum contrário. Agora vai para assinatura de Lula.

O povo se mobilizou e conseguiu mover montanhas. Dobrou Câmara e Senado.

Um enorme parabéns ao MCCE – Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral. Um enorme parabéns também ao deputado José Eduardo Cardozo que brilhantemente aprimorou o projeto na Câmara.

E um enorme parabéns ao Congresso como um todo que finalmente dá um passo para se reaproximar do povo e de sua própria credibilidade, essencial para a Democracia.

Mas o real mérito é da sociedade brasileira que volta a entender que sua participação é fundamental para que o país saia dessa situação calamitosa de criminosos em todos os poderes da república e em todas suas instâncias, seja na União como nos âmbitos estaduais e municipais.

A lei é perfeita? Claro que não. A Justiça é quem deve ditar as regras do Legislativo? Claro que não. Os partidos políticos brasileiros deveriam ser os primeiros a expurgar de seus quadros os criminosos que acobertam.

Mas a vitória possível foi conquistada e deve ser aprimorada. E indica que a reforma política brasileira deve entrar na pauta o quanto antes para viabilizar também a reforma tributária que tanto o país precisa para estimular não só o empreendedorismo nacional como uma justa distribuição de impostos para estados e municípios que implicará na reaproximação da sociedade com a política.

O olho do dono é que engorda o boi, segundo o inteligente dito popular.

Anúncios

5 Respostas to “Ficha Limpa: vitória do povo”

  1. Jorge said

    Viva o povo brasileiro! Mais uma grande vitória sobre as elites, agora, as políticas.

  2. […] Ficha Limpa: vitória do povo […]

  3. Patriarca da Paciência said

    Realmente uma nova etapa na história brasileira.

    Aos incrédulos, aqueles que insitem em dizer que o povo é apenas massa de manobra, eis aí uma inquestionável demonstração da força do povo.

    Ainda não é uma vitória completa? Desfiguraram o projeto original?

    Não importa. O original era tão bom que, mesmo desfigurado, o projeto ainda é ótimo.

  4. fk said

    Estava sentindo falta mesmo de alguem pra tutelar meu voto…

    Esse projeto é meio bizarro, pois é sim uma vitória inegável do povo, mas ao mesmo tempo diz exatamente isso que o Patriarca da Paciência nega: que o povo é apenas massa de manobra.

    Não fosse assim, não precisaríamos criar a tutela do voto. Bastaria a sabedoria na hora de votar.

  5. Pax said

    Uma belezura isto tudo, prova que o povo quando compra uma pauta, faz o Congresso, que em conceito é quem o representa, fazer valer sua voz.

    Melhor ainda é a sociedade se lembrar dessa força, que teve no Diretas Já e no Fora Collor.

    Ainda melhor que o melhor é que o TSE cumpra sua promessa noticiada em 2 de março passado, que irá divulgar na Internet as fichas dos candidatos. TSE vai divulgar na web a “ficha suja” de candidatos http://clipping.tse.gov.br/noticias/2010/Mar/4/r7-com-br-tse-vai-divulgar-na-web-a-201cficha

    Mas é sempre bom ficar atento. A Web é ótima, mas tem algumas peculiaridades não tão simples assim. Uma possibilidade é uma turma pouco honesta sair divulgando listas (já recebi umas 2 ou três cheias de furos).

    Então o melhor é que se divulguem fontes confiáveis para pesquisa das fichas dos candidatos. Uma será essa promessa do TSE que quero acompanhar. Outra fonte que uso é o site Excelências, da Transparência Brasil ( http://www.excelencias.org.br ) que não é oficial mas que respeito. Enfim, assunto que me preocupa um pouco.

    Mas a hora é de comemorar. A vitória da sociedade é sempre doce.

Faça seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: