políticAética

Notícias da Corrupção, Desvios, Anomalias, Eleições e Meio Ambiente

  • Sobre o blog

    Uma coletânea das notícias da corrupção, desvios, anomalias, eleições e meio ambiente que aparecem na mídia todos os dias a partir de agosto de 2008.
  • Categorias

  • Arquivos

  • Páginas

  • Meta

Caiado: DEM deveria abandonar Serra

Posted by Pax em 25/06/2010

O presidente do PTB, Roberto Jefferson, uma espécie de bobo da corte da política nacional, desarranjou a já decadente campanha da principal força de oposição. Anunciou a decisão do PSDB de lançar o senador tucano Álvaro Dias como vice na chapa de José Serra antes do DEM saber. Ronaldo Caiado anuncia em seu twitter que o DEM deveria lançar candidatura própria e abandonar a aliança com o PSDB.

A última pesquisa de intenções de votos anunciada antes de ontem e o quiprocó patrocinado por Jefferson deflagram a nova fase da campanha tucana que podemos definir como a crise dos “ratos abandonando o navio em naufrágio iminente”.

E esta crise toda se passa através do Twitter, o atual meio de comunicação predileto de vários políticos. Uns pela necessidade de comunicação com o público, outros por duvidosa e questionável intenção.

Alguns exemplos de posts no twitter que colaboram na elaboração do raciocínio acima:

Roberto Jefferson, no post que gerou a crise:

“Estou no Graal em Juiz de Fora. Falei agora com o Sérgio Guerra. O vice será o Álvaro Dias. Fui.. Abs”

A reação de Ronaldo Caiado, deputado federal e vice presidente do DEM, que expressa o sentimento do principal partido aliado do PSDB:

“Boa noite! Tenho alguma considerações a fazer sobre a tentativa inócua do PSDB colocar o senador @alvarodias_ na vice de @joseserra_”

“O PSDB bagunça um grande colégio eleitoral que é o Paraná, desestabiliza partidos aliados por um nome (@alvarodias_) que não vai acrescentar”

“O PSDB precisa jogar como um time. Declaramos apoio a @joseserra_, cumprimos com o nosso papel e agora é hora do PSDB fazer o mesmo.”

“Aliança com chapa puro sangue não é aliança é colocação em posição de subserviência”

“O PSDB precisa agir como parceiro, em busca da união. Respeitar acordos e aliados é primordial na política.”

“O Democratas não admite tal golpe. Conversei com o presidente Rodrigo Maia e o partido não abre mão da vice.”

“Como vice-presidente do Democratas, apoio a decisão de Rodrigo Maia de não abrir mão da vice.”

“Eu sempre defendi a tese da candidatura própria, mas firmamos um acordo e uma parceria com o PSDB pelo bem do País.”

“Tudo que os adversários queriam era isso, essa atitude inconsequente de tirar a vice do Democratas.”

“O Democratas soube da possível escolha de @alvarodias_ pela imprensa. Não tiveram coragem de nos comunicar.”

“Se na campanha nos tratam assim, imaginem se o PSDB ganhar a campanha?”

“O Democratas atuou muito para que Aécio fosse o vice de @joseserra_ Não deu, o partido tem que indicar a vice, temos nomes melhores.”

“Com um aliado desse, o Democratas não precisa de inimigo. Vou defender dentro da executiva o fim da aliança com o PSDB.”

“Senti liberdade para falar isso a vocês porque o PSDB desrepeitou o DEM. Tomaram uma decisão e deixaram a imprensa comunicar.”

“Em toda minha vida pública me pautei pela transparência, pela ética e pelo cumprimento de acordos e respeito a aliados e adversários.”

“Por isso fiz questão de fazer essas ponderações a todos vocês aqui pelo Twitter.”

“Muitos estados reclamavam dentro da executiva do Democratas da falta de reciprocidade por parte do PSDB. Essa foi a gota d’água.”

“Essa atitude do PSDB só comprovou que eu estava certo.”

Anúncios

8 Respostas to “Caiado: DEM deveria abandonar Serra”

  1. […] This post was mentioned on Twitter by Lauro Mesquita and Lauro Mesquita, Pax. Pax said: Caiado: DEM deveria abandonar Serra http://bit.ly/9nmkUq […]

  2. Jorge said

    começaram a desembarcar da canoa furada… E se o dem lançar candidato ? Tem alguma chance de levar ao segundo turno? Tem chance de chegar ao 2 turno?

  3. Pax said

    O segundo turno é o mais provável no momento, caro Jorge. Esta crise de agora parece séria, ou apagam logo o incêndio ou a candidatura do Serra deve realmente ficar inviável.

    Muito cedo para tentar prever, acho eu, a alteração no quadro das intenções de votos numa eventual candidatura do DEM abandonando a aliança com o PSDB, se é que isso venha a acontecer.

    O fato é que a campanha de Serra já vinha questionada mesmo dentro da aliança, no que se refere a estratégia e discurso. Agora a coisa parece que piorou com esta crise.

    E não parece café pequeno.

  4. Pax, sabia que eu acho que o Serra, com sua “habilidade’ para a articulação política, prefere estar certo, custe o que custar. Depois que o DEM pediu a vaga, que eles cederiam pro Aécio, aí ele resolveu engrossar. era como se dissesse: não vou dar, agora que querem mostrar que mandam, não vão mandar mais nada, quem manda sou eu. Estou esperando pelas conseqüências, mas acho que o Serra é mais auto-destrutivo do que eu imaginava.

  5. […] do deputado demo do cavalo branco, Ronaldo Caiado, no twitter. Segundo ele, o partido deveria abandonar o PSDB. precisa dizer alguma […]

  6. Pax said

    Caro Tiago,

    A persolalidade do Serra, na minha opinião, é um dos fatores. Há outros também importantes.

    – o fato de ter adotado um discurso mais agressivo contra o governo.
    – o fato da falta de harmonia dentro do PSDB
    – o fato da direita, opção da aliança do PSDB estar minguando e brigando desesperadamente por uma sobrevida “custe o que custar”

    Enfim, não ficaria só com o tema da persobalidade do Serra nesta análise. Contribui? Claro que sim, mas e o resto?

    A campanha da oposição não é fácil, principalmente por alguns motivos:

    1 – em oito anos não aprenderam a fazer oposição. Não será agora que aprenderão, de afobadilho, creio eu.
    2 – o governo está com altíssimo índice de aprovação.
    3 – a estratégia “Dilma sou eu” que Lula lançou, deu certo, ao que tudo indica.

  7. Jorge said

    mas eu acho que o Tiago tem razão. O Serra tem grande capacidade de transformar crises pequenas em grandes crises. Foi assim com a greve dos policiais em São Paulo. Ele realmente não está acostumado ao contraditório, parece querer mesmo ser obedecido sem questionamentos.

  8. Pax said

    Caro Jorge,

    Insisto na minha opinião. Que é:

    – Ok, o Serra não parece ser o maior “negociador” do mundo.
    – Mas sua legenda está longe de ser um “céu de brigadeiro”. Ao contrário, o “fogo amigo” é maior que imaginamos.
    – O mar de vaidades do PSDB, somado ao saco de gatos da direita que tenta desesperadamente não morrer de todo, criou um barril de pólvora num ambiente onde tem vários que gostam de acender fósforos.
    – Roberto Jefferson é só um deles. Há muitos outros só esperando para aprontarem seus shows pirotécnicos.
    – O resultado da última pesquisa, apontando que a estratégia da campanha do Serra não está achando um rumo positivo, deixou o ambiente em polvorosa.
    – Como alertou o Elias em comentário anterior, quando uma campanha começa a fazer água, os políticos querem mais é salvar suas peles, abandonam o grupo e passam somente a cuidar de suas próprias sobrevidas políticas.

    Junte todos estes ingredientes num caldeirão, fora toda uma lista que esqueço ou que não sei, ou que não tenho alcance nem capacidade de análise, e dá no que está dando, uma cagalhofança sem tamanho.

    Ou seja, se me fiz entender, acho simples demais atribuir somente à personalidade ou à sua capacidade política do Serra o motivo desta crise que é muito maior que podemos imaginar.

Faça seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: