políticAética

Notícias da Corrupção, Desvios, Anomalias, Eleições e Meio Ambiente

  • Sobre o blog

    Uma coletânea das notícias da corrupção, desvios, anomalias, eleições e meio ambiente que aparecem na mídia todos os dias a partir de agosto de 2008.
  • Categorias

  • Arquivos

  • Páginas

  • Meta

A escolha de Sofia: José Serra e Marta Suplicy

Posted by Pax em 29/06/2010

José Serra precisa ratificar seu vice, Álvaro Dias, e dizer não ao DEM. Marta Suplicy precisa cuidar do seu suplente ou da sua imagem.

Este post é uma miscelânea, um caso nada tem com o outro. Mas é a tentativa de matar dois coelhos com uma cajadada, ou não deixar em branco duas informações que passaram pelos bits da web e fazem pensar.

Começo pelo mais simples, como apregoava o Discurso Sobre o Método, do Descartes.

Marta Suplicy, segundo o twitter do Fabiano Angélico, coordenador de projetos da Transparência Brasil, especialista em Transparência e Combate à Corrupção, que evidentemente este blog acompanha, anunciou que seu suplente será Antonio Carlos Rodrigues (PR). Veja os dois microposts que Fabiano colocou ontem e chamaram a atenção:

1 – E a peemedebização do PT não tem mais fim: “Disputada, suplência de Marta Suplicy fica com presidente da Câmara de SP” http://bit.ly/cTscrw

2 – Eis a ficha corrida do suplente de Marta Suplicy http://migre.me/SP1K Vote Marta e leve ao Senado um político com várias ocorrências

Intrigantes, não? Sim, claro que sim se analisarmos a notícia do portal SigaMPost indicada na notícia (1). E lá afirma que esta vaga de suplente de Marta era disputada a tapas porque Marta já havia anunciado que não pretende ficar os 8 anos do mandato de senadora, caso venha a ser eleita e Dilma vença as eleições. Ou seja, Marta, eventualmente irá para um posto no governo de Dilma. E o suplente assume. Mas que é este suplente? Palocci declinou, e na briga de foice pela boca no senado quem venceu foi Antônio Carlos Rodrigues, atual presidente da Câmara de Vereadores da cidade de São Paulo. E qual o problema?

Bem, sua ficha. Não é nada que podemos chamar de tranquila. Como indica o post (2) do Fabiano. E que pode ser analisada neste link aqui.

Sinto muito, mas não consigo ajudar a colocar alguém com estes indicativos no Senado brasileiro. Aliás, nem mesmo acho que o Senado tenha lá grandes razões para existir, como já discutimos anteriormente, ainda mais povoado da forma que está e que pode vir a estar. Como diria Madre Tereza de Calcutá: “Me inclua fora dessa”.

Agora o caso de desamor entre o DEM e a escolha do vice de Serra, senador Álvaro Dias, do PSDB do PR, numa chapa puro sangue.

Ao acompanhar online, realtime (uma lista no twitter que monto e desmonto, dependendo de qual galo esteja cantando no momento) os presidenciáveis e as vozes dos principais atores dos partidos envolvidos nas alianças, que os jornais depois analisam, a crise com o DEM se desenhou. Sérgio Guerra bateu para o Roberto Jefferson quem seria o vice e o Bob bateu para o mundo. O blog viu o anúncio na hora, no momento do pênalti (ok, estamos no espírito da copa, então…). Quem resolveu tomar as dores foi o Ronaldo Caiado, também via twitter. E o quiprocó se tornou público. E notório. A jurupoca piou.

A partir daí todo mundo ficou sabendo que a aliança do PSDB com o DEM está em situação complicada, apesar de vários bombeiros aparecerem para apagar o incêndio.

Acontece que enquanto uns apagam, outros jogam gasolina no fogo. E essa briga pode, sim, afetar sobremaneira a campanha do Serra. No mínimo perder um espaço enorme na televisão. Mas é muito mais que isso.

Amanhã haverá a convenção do DEM, em um hotel em Brasília. Nem encomendaram fotos de José Serra para o evento, segundo a Folha de São Paulo, alertando sobre a questão.

Agora é acompanhar, um olho no gato e outro no peixe, um nos jogos da copa de amanhã e outro na convenção do DEM, um no TweetDeck e outro nas análises de jornalistas que valham a pena ler.

Atualização: enquanto escrevia o post, o colega Elias fazia um comentário sobre a celeuma do vice do Serra, que pode ser lida aqui, neste link. Sugiro com veemência sua leitura. Opinião importante.

Atualização 2: do blog do Noblat, do blog do Ilimar, via tweetdeck: “Alô, Rodrigo, é o Álvaro!” – Presidente do DEM descredita o vice do Serra.

Atualização 3 No Estadão: PSDB e DEM se reúnem novamente para tentar selar acordo sobre vice

Anúncios

5 Respostas to “A escolha de Sofia: José Serra e Marta Suplicy”

  1. Jorge said

    é preciso nova lei de iniciativa popular dizendo que, se um político abandonar o cargo para o qual foi eleito, o partido perde a vaga e o político fica inelegível. o serra se elegeu prefeito, ficou ano e meio e saiu candidato – tinha, inclusive, assinado termo de compromisso afirmando que ficaria até o fim do mandato. a marta nem se elegeu já quer sair. vereadores, ano e meio depois de eleitos tentam o posto de deputado. é uma afronta aos eleitores e um rebaixamento da qualidade dos representantes. Pax, inicie o movimento junto com outros blogs, o blog da cidadania, por exemplo.

  2. Anrafel said

    Ronaldo Caiado certamente queria dona Kátia Abreu. Serra está lenhado. O DEM não acrescenta nada, Álvaro Dias também não. Aqui na Bahia, o carlismo estilhaçou-se: tem gente com Jacques Wágner, outros com Geddel Vieira Lima. Um terceiro grupo está de bituca, esperando para onde o vento vai soprar. Para quem já foi o maior partido do Ocidente …

  3. Pax said

    Caro Jorge,

    O ponto que você coloca, sobre a suplência, é muito bom. Basta você fazer um levantamento, por exemplo no mesmo Senado em questão no post, e perceber quantos suplentes assumiram. Mais que isso, ver quem são esses suplentes. É assuntador.

    Só não sei se vale um movimento e explico. O Ficha Limpa pegou, segundo um comentarista de Pandorama, o El Torero de SC, porque a ideia era clara, de fácil compreensão, sobre um incômodo geral da sociedade. Neste caso confesso que tenho enormes dúvidas se pegaria “momentum”. De outro lado, este blog aqui é um nadica. O que vale é a comunidade de comentaristas e o nível dos debates. Os posts são só pretextos para as discussões.

    Caro Anrafel,

    Não tenho certeza que caiado queria a Kátia Abreu. Ambos são ruralistas, sim, mas neste cado a Kátia tenta apagar o incêndio e Caiado é um dos que está com balde de gasolina na questão.

    A opção tucana pela chapa puro sangue, com Álvaro Dias, parece se enfraquecer agora com a decisão do irmão, Osmar Dias, de sair candidato pelo PDT aliado com o PT no PR. Hoje é um dia para acompanhar… pena que tenho estrada pela frente.

    O relato sobre a Bahia que você traz é muito bom. Um coronel morre e sua base se espalha. Cá do meu canto confesso que não iria para o lado do Geddel… quem dera o tempo passasse rápido para outros conhecidos coronéis e que este tipo de figura acabe por desaparecer do cenário político brasileiro. Quando visto otimismo acredito nisso. No médio/longo prazo é o que se desenha. Tomara.

  4. Anrafel said

    E prosseguindo, dos herdeiros naturais do carlismo, Otto Alencar é o vice de Wágner e César Borges sai como senador na chapa de Geddel.

    Paulo Souto ficou. Disputa com ACM Neto (ACM Júnior, apesar de senador, é avesso ao jogo político) a controle do espólio. É o candidato a governador, mas deve estar de olho em um cargo federal, caso Serra seja eleito. José Carlos Aleluia, outro ponta-de-lança do carlismo, também mira esse objetivo.

    (Pra ilustrar a bagunça que ficou a trupe carlista: César Borges – de quem se dizia aquela frase “se der um tiro nas partes genitais de ACM PaieAvô, pega na mão dele – aderiu a Wágner buscando uma legenda para o Senado; como não logrou êxito, rompeu e caiu nos braços de Geddel, que garantiu a vaga).

    Acordem, maranhenses!

  5. Pax said

    Caro Anrafel,

    Agradeço e muito as aulas sobre a política baiana que você nos brinda.

Faça seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: