políticAética

Notícias da Corrupção, Desvios, Anomalias, Eleições e Meio Ambiente

  • Sobre o blog

    Uma coletânea das notícias da corrupção, desvios, anomalias, eleições e meio ambiente que aparecem na mídia todos os dias a partir de agosto de 2008.
  • Categorias

  • Arquivos

  • Páginas

  • Meta

Portal Ficha Limpa

Posted by Pax em 29/07/2010

Hoje acontece o lançamento do Portal Ficha Limpa. A ideia é bastante simples, o candidato voluntariamente se inscreve no portal onde também faz sua prestação de contas de campanha antecipadamente. O site manterá a lista e a sociedade poderá questionar as inscrições e participar com informações.

O movimento Ficha Limpa começou devagar e tomou vulto, mobilizou a sociedade. Inicialmente vários partidos foram contrários ao projeto. Entre outras declarações houve algumas como “a quem interessa esta nova lei?”. A resposta é bastante simples: a sociedade brasileira, ao futuro do país.

Entidades que combatem corrupção lançam site com candidatos ficha limpa

Alex Rodrigues – Repórter Agência Brasil

São Paulo – A partir de amanhã (29), os eleitores de todo o país poderão consultar na internet a relação dos políticos, cujas candidaturas estão enquadradas nas exigências da chamada Lei da Ficha Limpa, que impede a disputa de cargos eletivos a quem tenha sido condenado em decisão colegiada (por mais de um juiz).

Disponível no endereço eletrônico http://www.fichalimpa.org.br, o site é uma iniciativa da Articulação Brasileira Contra a Corrupção e a Impunidade (Abracci), o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) e o Instituto Ethos.

As informações e os documentos que comprovem que o candidato se inclui entre os fichas limpas deverão ser apresentados voluntariamente pelo próprio político. Os eleitores interessados, contudo, poderão questionar o teor dos dados apresentados, denunciando eventuais contradições no próprio site.

A nova ferramenta também permitirá aos políticos darem maior transparência às doações recebidas, informando semanalmente a origem e o montante dos recursos obtidos e os gastos feitos no período. Pela legislação eleitoral em vigor, o candidato só precisa prestar contas aos tribunais eleitorais 30 dias após o término da eleição.

De acordo com o presidente do Instituto Ethos, Oded Grajew, a iniciativa pode ajudar a coibir a prática do chamado caixa 2 nas campanhas. Já para o vice-presidente do instituto, Paulo Itacarambi, a divulgação das doações alimentará também o debate sobre o papel desempenhado pelas empresas doadoras e seu apoio a candidatos que respeitem ou não valores éticos.

“As empresas, com o financiamento, têm uma forte influência nos resultados. E assim [com o site] a sociedade terá a oportunidade de saber e questionar a empresa que, porventura, financiar um determinado candidato, que esteja sendo denunciado. Passará a haver um debate envolvendo um outro importante ator das eleições, as empresas”, disse Itacarambi, durante a apresentação do site à imprensa, em São Paulo.

Mais notícias relacionadas:

TerraMagazine: Site propõe que candidatos prestem contas semanalmente

O Dia Online: Portal para exposição de fichas-limpas

Anúncios

5 Respostas to “Portal Ficha Limpa”

  1. Patriarca da Paciência said

    Pois é,

    finalmente o povo brasileiro (digo povo, abrangendo a todos aqueles que habitam o Brasil) está aprendendo a pescar.

    Se nós não fizermos, ninguém fará por nós.

    É o gigante adormecido acordando.

  2. Chesterton said

    parece que nenhum candidato está apto a entrar nesse site.

  3. Patriarca da Paciência said

    O problema do Serra e, que ele parece ser incapaz de perceber, é o desrespeito para com os brasileiros.

    Serra pensa no povo apenas como algo “manipulável”, que se deixa levar por isso ou aquilo. O “medo” da Regina Duarte é a prova incontestável disso.

    Acho que o principal para o Serra é aprender a ter respeito pelo povo, mas já é muito tarde para isso.

  4. Chesterton said

    QUANTOS PETISTAS SÃO NECESSÁRIOS PARA TROCAR UMA LÂMPADA NO PALÁCIO DO PLANALTO?

    Resposta: Uns quatrocentos e oitenta e, isso, chutando por baixo.

    Primeiro, eles vão nomear uma comissão para saber qual o companheiro vai subir na escada.

    Depois, vão nomear uma sub-comissão que vai avaliar a necessidade da troca da lâmpada.

    Em seguida, deverão convocar os movimentos sociais e perguntar ao Frei Betto, ao Stédile e ao Evo Morales se a lâmpada pode ser trocada sem que se macule a soberania nacional.

    Hugo Chávez dirá que a questão da lâmpada é secundária, porque ele é a verdadeira luz do continente bolivariano e iluminará a redenção dos oprimidos.

    Depois, uns cem companheiros farão discurso a favor da Escadobrás, empresa que deverá monopolizar a fabricação de escadas de alumínio sem a interferência das empresas neoliberais.

    A Petrobras financiará a “capacitação de mão-de-obra” (tão em voga atualmente) injetando 200 milhões de reais na ONG Viva Lâmpada, pertencente a um deputado petista.

    Enquanto isso, um grupo de cinqüenta militantes do PT, muitos pagos pelos cofres públicos (embora justiça seja feita, o partido não saiba a diferença entre o público e o privado), estará de prontidão para porrar qualquer jornalista da Veja, da Globo e da Folha, que desejar noticiar a lentidão da troca de uma simples lâmpada do gabinete do presidente.

    A Carta Capital publicará uma reportagem afirmando que a queima da lâmpada é um complô da mídia e do PSDB para sabotar o governo.

    Emir Sader escreverá um manifesto cheio de erros de português defendendo a lâmpada socialista, no que será seguido por Chico Buarque e Veríssimo que afirmarão que lâmpada boa mesmo é a cubana, apesar de nunca terem usado uma.

    Helio Fernandes defenderá uma auditoria para se verificar quantas lâmpadas americanas foram compradas no Brasil desde a invenção da eletricidade, e colocará a culpa em George W. Bush.

    O presidente da República não estará muito preocupado, pois estará inaugurando uma pinguela em San Juan del Carajo, em algum departamento obscuro da Bolívia, concluída com dinheiro do BNDES, e continuará seu discurso dizendo que “nunca antes neste país, se viu tanta mobilização do povo para se trocar uma simples lâmpada”.

    Concluirá dizendo que as elites o criticam por causa de uma lâmpada porque nunca sentiram na pele o que é viver numa casa de pau-a-pique sem energia elétrica, como foi o caso de nosso Grande Timoneiro.

    Tarso Genro dirá que o país precisa garantir a governabilidade e a luminosidade da lâmpada. Marco Aurélio Garcia, depois de voltar pela sexta vez de Paris, onde estava descansando dos desatinos da elite brasileira, dirá que a “imprensa que cuide da imprensa, pois o PT trocará a lâmpada antes do fim do segundo mandato”.

    Para concluir, o presidente inaugurará uma agência de aluguel de carroças em Bela Cruz do Cariré, no alto Pindaíba, num distante estado brasileiro, e dirá que o país crescerá 118%.

    Setores do Governo farão de tudo para essa previsão se concretizar. Afinal, com um crescimento desse tamanho haverá outro apagão e a questão da lâmpada não vai virar outra CPI no Congresso.
    Detonado por Felipe Flexa

  5. Pax said

    Impressionante caro Chesterton,

    realmente impressionante este texto.

    Uma capacidade de ser tão bobo que me impressiona. Juro que sim.

    Agora diga-me: é com esse besteirol que a oposição quer tomar o lugar da situação? Minha tese só se reforça…

    Ontem assisti uns pedaços do GloboNews Painel com o Willam Waak entrevistando uma mulher do IBOPE, uma outra analista de pesquisas e um cientista social (algo assim). Em determinado momento eles foram muito claros: Enquanto a oposição coloca em pauta a baixaria, a população chega a conclusão que não há proposta para ser discutida e prefere, então, ficar com o que já ganhou nos últimos anos, sem identificar exatamente que houve uma grande melhoria devida ao plano Real e atribuindo todas as conquistas ao governo atual. (aliás, o nosso colega Elias já havia cantado esta pedra).

    Em síntese: o que a campanha de Dilma mais quer é que a oposição continue com seu besteirol. Cada vez mais.

Faça seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: