políticAética

Notícias da Corrupção, Desvios, Anomalias, Eleições e Meio Ambiente

  • Sobre o blog

    Uma coletânea das notícias da corrupção, desvios, anomalias, eleições e meio ambiente que aparecem na mídia todos os dias a partir de agosto de 2008.
  • Categorias

  • Arquivos

  • Páginas

  • Meta

Ibope: Dilma 39, Serra 34, Marina 8

Posted by Pax em 07/08/2010

Pesquisa realizada entre os dias 2 e 5 de agosto. No segundo turno, segundo este instituto, Dilma perde 2 pontos, passando de 46 para 44% das intenções de voto. Talvez o dado mais significativo tenha sido a subida de Marina de 7 para 8%, um ganho de mais de 10%.

Uma possível análise absolutamente simplificada:

PT – A melhor estratégia de campanha até agora que é colar Dilma em Lula. A candidata não é uma Brastemp, mas o PT conseguiu mobilizar o partido que sai bastante unido na campanha. Outro ponto positivo é que os nomes mais rejeitados como Dirceu e Genoino não estão aparecendo muito, um acerto tático.

PSDB – A pior estratégia, vacilante. Somado ao problema do PSDB que não consegue uma união interna e um apoio maior em torno de José Serra que também não é um campeão de audiência. Um bom exemplo é a falta de envolvimento de Aécio. Outra questão importante, segundo o noticiário, é a falta de organização e dinheiro, um sinal bastante negativo para as bases eleitorais. A ponta está reclamando um bocado. Não chegam os apoios esperados nos locais de combate corpo-a-corpo.

PV – A campanha até agora morna. Há muito voto insatisfeito tanto com o PT quanto com o PSDB mas a campanha de Marina ainda não se firmou como a opção alternativa. Não há uma definição clara de suas principais bandeiras o que acaba por não carrear os insatisfeitos com o entusiasmo esperado.

PSOL – No debate o candidato Plínio foi o grande vencedor. A questão é que o discurso socialista já entra derrotado, apesar de agradar uma boa parcela do eleitorado, incluindo aqui uma parte relevante do PT. O PSOL também apresenta o mesmo problema de rachadura interna do PSDB, pois tudo indica que Heloísa Helena apoia Marina Silva.

O cenário deste momento aponta para um segundo turno muito disputado.

Anúncios

23 Respostas to “Ibope: Dilma 39, Serra 34, Marina 8”

  1. Patriarca da Paciência said

    Assim não dá, assim não pode… tudo acontece com o Serra!

    http://www.ailtonmedeiros.com.br/potiguar-desaparece-com-dinheiro-tucano/2010/08/06/

  2. Fabio said

    Olá,
    se quiser colocar um banner do Plínio de Arruda Sampaio no seu blog, segue uma opção:

  3. Jorge said

    Caraca Patriarca, que negócio maravilhoso esse de ficar arrecadando dinheiro para a campanha… por isso essa empolgação toda de alguns “militantes”…

  4. Jorge said

    Comédia total, hahahahahahaha

    O dia em que a ‘Veja’ sumiu
    Posted by eduguim on 07/08/10 •

    Sábado, 7 de agosto de 2010, 8h30m.

    Desjejuo e vou à banca de jornal da esquina para começar a cumprir promessa que fiz aos meus leitores de reproduzir para eles o direito de resposta que o PT conseguiu na Justiça Eleitoral contra a revista “Veja” por esta ter endossado acusação sem provas de Índio da Costa, candidato a vice-presidente na chapa de José Serra. Índio afirmou que o partido adversário é ligado ao “narcotráfico”.

    Às nove horas da manhã, a Veja ainda não havia chegado à banca de jornal da “loja de conveniência” do posto de gasolina da esquina da rua em que resido. Vale anotar que resido na região urbana do país que concentra o maior coeficiente de leitores da Veja por quilômetro quadrado, pois minha residência fica a três quadras da avenida Paulista.

    Como a bancada de jornais e revistas que fica na tal “loja de conveniência” não é exatamente uma banca de jornal decidi andar uma quadra mais, até a banca de fato na próxima esquina. “A Veja ainda não chegou; está atrasada”, disse-me a senhora oriental de óculos.

    Aqui embaixo, a algumas quadras da avenida Paulista, as revistas e jornais chegam mesmo mais tarde, mas na Avenida deveria conseguir um exemplar da Veja porque a região em que resido é onde as distribuidoras de jornais e revistas primeiro despejam publicações do mundo inteiro. Decido radicalizar, portanto. Irei a uma das bancas mais sortidas do país.

    Fica na esquina da Alameda Santos com a Doutor Rafael de Barros, no bairro do Paraíso, onde resido. Pode-se comprar jornais e revistas do mundo inteiro, ali. Das publicações nacionais, então, nem se fala. Há de tudo. É uma particularidade desta região devido a ela receber intenso turismo de negócios oriundo dos quatro cantos da Terra. Trata-se da região mais cosmopolita do Brasil.

    Já eram 10h45m de sábado e nada da Veja nas bancas. Já percorrera umas 14 bancas de jornal. Aquela mais sortida, que mencionei acima, informou-me que a revista costuma chegar às 9 horas, mas, neste sábado, recebera a visita de um motoqueiro dizendo que a entrega da revista iria “atrasar”.

    Volto para casa porque a minha senhora me comunicara que desejava ir fazer compras comigo, para variar, de forma que decidi esperar um pouco mais para relatar a caça à Veja, que só acabou aportando a uma banca ao lado da estação Paraíso do metrô por volta das 12h17m. O vendedor da banca me informou que chegara havia “meia hora”, mas que não recebera visita nenhuma avisando do atraso.

    Segundo informações do Portal Vermelho, “Por unanimidade, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) rejeitou, na noite desta quinta-feira (5), o recurso da revista Veja contra decisão do próprio TSE que, na segunda-feira (2), assegurou direito de resposta para o PT e sua candidata a presidente da República, Dilma Rousseff. O TSE entendeu que a publicação extrapolou o limite da informação ao publicar a matéria “Indio acertou o alvo”.

    Folheei avidamente a revista em busca do direito de resposta do PT e do que a revista diria sobre o fato. Após uma avalanche de publicidade, fui encontrar a nota na página 80, duas páginas depois do centro da revista.

    A redação da nota do PT que encontrei foi a aprovada pelo plenário do Tribunal Superior Eleitoral depois de este ter rejeitado redação inicial. Foi publicada no centro de uma página em branco, contendo uma margem delineada em traço preto e, no canto inferior esquerdo, a seguinte legenda:

    80 / 11 de agosto, 2010 / VEJA

    Abaixo, o teor da nota “Direito de Resposta” que o PT obrigou a Veja na Justiça a publicar em sua edição impressa de número 2177, duas semanas após a divulgação ilegal de acusação ao PT de ser um partido de traficantes.

    Ao reproduzir declarações de candidato a vice-presidente, a revista endossa e amplifica ofensas ao PT que foram objeto de sanção da Justiça Eleitoral ao PSDB.

    Em defesa de sua honra, de seus dirigentes, filiados e militantes, e em respeito à população brasileira, que tem o direito de ser corretamente informada, o Partido dos Trabalhadores vem desfazer inverdades publicadas pela revista Veja, na Edição 2.175.

    O PT é um partido político democrático, registrado desde 1980 no Tribunal Superior Eleitoral, que defende a Constituição e cumpre rigorosamente a lei.

    O PT condena o terrorismo, repudia a violência, pratica e defende a via democrática para a solução de conflitos.

    As relações do PT com partidos políticos de diversos outros países são pautadas pela busca da cooperação entre os povos e pela construção da paz mundial.

    O repúdio ao narcotráfico, que corrói a juventude, atemoriza a população e corrompe a sociedade, é parte constitutiva do ideário e da prática do PT desde a fundação do partido.

    O PT combate com firmeza o narcotráfico e o crime organizado, por meio de sua representação no Poder Legislativo, de suas administrações municipais, estaduais e, especialmente, na Presidência da República.

    Ao longo de sua existência, o PT demonstrou que não transige com o crime nem se relaciona com o narcotráfico. Afirmar o contrário, como fez a revista Veja, é transigir com a verdade.

    Veja comenta a nota na página ao lado, de número 81, com foto do plenário do Tribunal Superior Eleitoral. A matéria vai até a página 82. O título é “A resposta do direito”. No texto, a revista tenta atribuir alguma inconstitucionalidade à decisão da Justiça Eleitoral, previsivelmente tentando caracterizar como censura o direito que o PT exerceu de dar a sua versão sobre uma acusação sem provas que lhe foi feita.

    Em seguida, Veja enumera os membros do TSE que votaram desta ou daquela forma e reproduz o que chama de “repercussão”, que nada mais é do que uma seleção de juristas e advogados amigos escalados para sustentar o ponto de vista que a Justiça Eleitoral rejeitou ao dar razão à queixa do PT, como não poderia deixar de ser diante de ataque tão baixo.

    O que resta dos fatos que relatei é que julgo que a Justiça Eleitoral deveria auditar a distribuição da edição de número 2.177 da revista Veja, datada previamente, na capa da publicação, como sendo de 11 de agosto, apesar de ter chegado às bancas quatro dias antes, o que é uma estratégia para tornar a revista “atual” fraudulentamente, pois as informações ali contidas já terão envelhecido na data anunciada.

    Não deveria haver motivo para a distribuição da revista se atrasar, haja vista que a decisão do TSE sobre o recurso da Veja aconteceu na quinta-feira. Os vendedores das bancas de jornal com os quais conversei durante a via crúcis que fiz para encontrar publicação pela qual despendi exorbitantes R$ 8,90, disseram-me que não se lembravam de a entrega dessa revista ter se atrasado assim anteriormente…

    http://www.blogcidadania.com.br/2010/08/o-dia-em-que-a-veja-sumiu/

  5. Carlão said

    Jorge
    sugiro alterar o título “O dia em que a ‘Veja’ sumiu” para
    “O DIA EM QUE O PT GOSTARIA QUE A VEJA TIVESSE SUMIDO”

    Uma confissão desconcertante
    Ex-diretor e ex-assessor da presidência da Previ (fundo de pensão dos funcionários do Banco do Brasil), Gerardo Xavier Santiago diz que o fundo funciona como “fábrica de dossiês” contra a oposição do governo Lula e máquina de arrecadação para o PT.

    Gerardo foi gerente-executivo da Previ entre 2003 e 2007, sendo ligado diretamente (cargo de confiança) ao ex-presidente do fundo Sérgio Rosa, que deixou o cargo em junho de 2010. Gerardo saiu da Previ após brigar com Rosa em 2007, quando deixou o PT. Gerardo foi assessor direto de Rosa, durante 7 anos.

    http://arquivoetc.blogspot.com/2010/08/uma-confissao-desconcertante-revista.html

    Pax se você não estiver muito assoberbado sugiro postar o assunto aqui no blog.
    É muito sério.
    Desconcertante.

  6. emerson57 said

    tem razão, carlão
    esse lula é fogo.
    pricipalmente coma previ,
    leia:

    Conversas gravadas de forma ilegal foram um capítulo à parte no governo FHC. Durante a privatização do sistema Telebrás, grampos no BNDES flagraram conversas de Luiz Carlos Mendonça de Barros, então ministro das Comunicações, e André Lara Resende, então presidente do BNDES, articulando o apoio da Previ para beneficiar o consórcio do banco Opportunity, que tinha como um dos donos o economista Pérsio Arida, amigo de Mendonça de Barros e de Lara Resende. Até FHC entrou na história, autorizando o uso de seu nome para pressionar o fundo de pensão dos funcionários do Banco do Brasil.
    http://www.consciencia.net/corrupcao/documentos/fhc-45escandalos.html

    Caiu a casa da Editora Abril:suntuoso edíficio sede é da PREVI
    http://exbancario.blog.br/2010/03/caiu-a-casa-da-editora-abrilsuntuoso-edificio-sede-e-da-previ/

    A corrupção planejada
    Os teóricos da moeda e os operadores das privatizações fecharam o círculo para o assalto ao Estado, com apoio decisivo do então presidente FHC, aquele que se definiu como “mais inteligente do que vaidoso”
    http://www.redebrasilatual.com.br/revistas/27/a-corrupcao-planejada

  7. emerson57 said

    carlão,
    se tiver tempo leia tambem o protogenes:
    http://protogenescontraacorrupcao.ning.com/forum/topics/20-questoes-de-daniel-dantas

  8. emerson57 said

    e tem tambem o nassif:
    http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/o-novo-lance-de-daniel-dantas

  9. Jorge said

    Carlão, a ôia tomou na cabeça! Ou a farc também comprou o judiciário brasileiro?
    É claro que para os profissionais como voce isso não importa, não importa a justiça deixar claro que a revista mentiu e foi punida. Aliás, voce devia pedir desculpa aqui em nosso blog por ter mentido também sobre o assunto. Mas voce não se importa com a verdade, quer apenas vencer a qualquer custo, mesmo que seja a custa da verdade e da democracia.
    Mas não vai dar, sorry, hehehehehehehe

  10. Carlão said

    Jorge
    Ordem da Justiça definitiva não se discute.
    Cumpre-se.
    Veja cumpriu e publicou a “bula de remédio” do PT.
    MAS…
    Em nenhum momento, na bula de remédio, o PT negou estar ligado às Farc, ao contrário afirmou apoiar partidos progressistas (na América Latina e no mundo).Em determinados casos de interesse, apoiar o “desrespeito” aos Direitos Humanos de partidos progressistas amigos…Cuba e Iran por exemplo.
    Em letras miúdas. Não avisou sobre efeitos colaterais.
    Petista, supostamente, tem preguiça de ler, concluiu o PT. Lula deu o exemplo.
    MAS…
    na mesma edição…publica uma CONFISSÃO DESCONCERTANTE, entrevistando o Gerardo Santiago…
    o fazedor de dossiês para a elite da tropa petista alojada na PREVI.Alguns aloprados.
    Ontem, alguns petistas subalternos que queriam comprar a revista para exibir o tal “Direito de Resposta”, reclamaram de um suposto atraso e levaram pela fuça um “novo escândalo” envolvendo petistas se estranhando na disputa pelo poder. Maldita Veja!
    Pat e Jorge fugiram do assunto.Eu já havia PREVI antes hehehe
    Se for assim eu quero que a Justiça ordene “direito de resposta” a cada nova edição.
    O PT vai amarelar de novo e até dizer que “nada sabia”.
    Que vai ficar “rouco” de tanto nada falar sobre…

    Emerson57
    Agora chegou sua vez…
    eu ia responder mas fiquei com muita preguiça…prefiro ouvir a Dilma (aquele animal político não trabalhado) fazendo e falando bobagens de novo no próximo debate.
    Um eterno “retorno ao nada” patrocinado por Lula, o bufão embusteiro.
    Sinto muito por estar, supostamente,sendo direto.
    E por sua tenra idade eu vou me abster,supostamente, um pouco.
    Pat e Jorge (animais políticos trabalhados) são meus companheiros de luta preferidos.
    Supostamente, quando você nasceu (em 57?) eu já mijava em pé sozinho e já sabia dizer não.
    Digo isso porque, supostamente, suas observações são meio sem graça, meio infantis demais.
    – Tipo: – “Não mijo, nem digo não. Apenas cito blogs companheiros para falar “minhas” bobagens”.

    Desculpe pela sinceridade.Você,supostamente, é um cara chato.

    Pat e Jorge são,supostamente,meus preferidos.
    Eles supostamente adoram me odiar (Jorge até diz sou um “todo poderoso”) …hehe e sempre entregam, supostamente, o “ouro pro bandido” rapidinho.
    Eles, supostamente,adoram um “todo poderoso”.

    “Porque nada que é humano me é estranho e não há nada de novo sob o Sol” …(como já “confessou” Pat em post anterior, citando uma das frases preferidas de Marx, extraída dos Vedas,supostamente com certeza).

    Por favor pare de tentar me chatear com essas,supostamente,bobagens.
    Nada de baixarias. Somos, supostamente,a elite.

  11. Patriarca da Paciência said

    “Pat e Jorge são,supostamente,meus preferidos.
    Eles supostamente adoram me odiar”.

    Caro Carlão,

    “perca as esperanças” (Dante disse que essas palavras estão escritas no portão de entrada do Inferno, mais precisamente, “Deixe aqui suas esperanças”). Mas como eu acho que o homem seria capaz de se adaptar até com o Inferno e, terminar por tirar algum proveito por lá, não levo isso muito a sério.

    Mas, saindo da adolescência, e isso já faz um bom tempo, descobri que odiar faz muito mais mal a quem carrega o ódio do que a quem o ódio é dirigido, por isso nunca perdi tempo com ódio ou rancores.

    Agora, eu considero isso como ódio profundo, ou ressentimento ou então rancor:

    “prefiro ouvir a Dilma (aquele animal político não trabalhado) fazendo e falando bobagens de novo no próximo debate.
    Um eterno “retorno ao nada” patrocinado por Lula, o bufão embusteiro.”

    Simples xingamentos vazios, de quem não dispõe de argumentos válidos, por isso apela para baixarias.

    Mas pode continuar.

    Quanto mais você falam essas coisas, mais a Dilma e o Lula se consolidam no respeito e estima da maiori dos brasileiros.

  12. Patriarca da Paciência said

    Quanto mais vocês apelam para xingamentos e baixarias, dossiês, bobagens de todos os tipos e tamanhos, mais a Dilma e o Lula se consolidam no respeito e estima da maioria dos Brasileiros.

  13. Jorge said

    Carlão, eu não te odeio, nem mesmo te conheço. Também não disse que voce é todo poderoso, mas sim, que se pensa todo poderoso. É diferente. O Collor também se achava todo poderoso, o Serra, o FHC, mas, pelo visto, todo poderoso é o Lula para voce. Eu realmente gosto do Lula, como 80% dos brasileiros.

    Neste blog sempre procurei fazer debate racional, sem radicalismos. Mas voce vem com esse trololó da guerra fria, neocon, que o PT é narcotraficante etc, sinceramente, algo patético, qualquer pessoas séria sabe que é patético. Então, não há como não radicalizar também, senão o blog se transforma em um blog fora da lei, que repete as mentiras da veja, condenadas pela justiça. Como voce é um cara aparentemente bem informado, somente posso explicar esse seu discurso por má fé ou profissionalismo – militância virtual.

    Faça o bom debate, rapaz. Debata os problemas brasileiros, o que o Psdb quer para o Brasil. Mas a impressão que tenho é que voces não tem argumentos contra o governo Lula, então, é esse trololó dos blogs do esgoto.

    Vão perder novamente, não aprenderam nada em 2002 e 2006. E com tantas mentiras, vão perder a vergonha também.

  14. Patriarca da Paciência said

    Sobre essa última reportagem da “Óia”, minha opinião sincera é que a revista demonstrou de maneira definitiva e insofismável que está contra o presidente Lula.

    Também deu uma espécie de “troco” ao TSE, é como se dissesse: tá, nós vamos publicar a resposta do PT, mas vamos também empurara mais esse bode para a sala dele.

    Eu considero quase um afronta ao TSE, publicar, no mesmo número, ao resposta do PT e a indecorosa “reportagem”.

    Vamos ver no que tudo isso dar.

  15. emerson57 said

    carlão,
    voce acertou uma:
    “Você,supostamente, é um cara chato.”
    aqui voce esta coberto de razão.

    o resto não comento.
    não entendi
    (aquele animal político não trabalhado)
    “retorno ao nada”
    “Digo isso porque, supostamente, suas observações são meio sem graça, meio infantis demais.”
    – Tipo: – “Não mijo, nem digo não. Apenas cito blogs companheiros para falar “minhas” bobagens”.

    desculpe, não entendi mesmo.

    minha idade 58 anos,

    venho neste blog pela qualidade e responsabilidade do autor.
    leio os comentários para conhecer opiniões concordantes e principalmente as discordantes. respeito todas.
    gosto de politica e
    gosto do debate de ideias, sempre com urbanidade.

    carlão, se eu tenho, neste momento, uma interpretação diferente da sua sobre o momento politico, isso não quer dizer que eu te odeio.

    carlão, estou tentando formar uma imagem da sua pessoa. seria voce um engenheiro, de direita, com a mesma idade de Mick Jagger?

    abraço e me queira bem.

  16. Chesterton said

    RIO – Em entrevista nesta segunda-feira ao “Jornal Nacional”, da Rede Globo, a candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, acusou o governo do presidente Fernando Henrique Cardoso, antecessor de Luiz Inácio Lula da Silva, pelo baixo crescimento do país quando confrontado com algumas nações da América Latina e com as que integram o chamado Brics (Rússia, Índia e China, além do Brasil.

    Na Fiesp, Lula diz que ‘agradece a Deus’ pelos lucros dos bancos

    SÃO PAULO – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu os lucros dos bancos nesta segunda-feira, em encontro com empresários brasileiros e salvadorenhos na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). Ao lado do presidente de El Salvador, Mauricio Funes, um “companheiro” de esquerda de longa data e casado com a petista brasileira Vanda Pignato, Lula disse agradecer a Deus pelos lucros dos bancos.

    chest- isso é esquerda?

  17. emerson57 said

    Chesterton,
    “chest- isso é esquerda?”
    em relação ao psdb e ao seu proer,
    é

  18. Chesterton said

    sem proer, lula nãp poderia se dizer tão satisfeito. aliás, proer salvou correntistas, não banqueiros.

  19. Elias said

    Pax,

    Em várias capitais brasileiras, os candidatos locais estão se descolando do Serra. Nos cartazes, panfletos, cavaletes, etc., o Serra aparece bem pequenininho. Quase não dá pra ver.

    É o voto camarão a caminho.

  20. Elias said

    Destaco de editorial da Veja sobre o início da campanha presidencial:

    1 – Quem quer que vença as eleições presidenciais de 2010, assumirá o país em condições mais favoráveis do que qualquer de seus antecessores.

    2 – O sistema financeiro, hoje, está voltado mais para o financiamento da produção e menos para a especulação.

    Isso dito pela Veja!

    Obviamente, a revista não reconhece mérito em quem governou o país nos últimos 8 anos.

    E ela tem razão. Todo mundo sabe que o país foi pessimamente governado ao longo desses 8 anos. O governo não fez nada direito. Só roubou, propagandeou projetos que nunca saíram do papel e promoveu o Foro São Paulo.

    Por obra e graça da pomba do Divino Espírito Santo, apesar de tudo, surgiram novas universidades públicas, o nível de emprego aumentou, milhões de pessoas saíram da linha da miséria, a dívida externa passou de negativa a positiva, o “risco Brasil” despencou e, já por fim, o país encarou uma baita crise econômica mundial sem se desmantelar.

    Claro que o governo Lula nada tem a ver com isso. Foi um só milagre… Todo mundo sabe que esse tipo de coisa acontece diariamente em qualquer parte do mundo… Milagre, sabe?

    Ah, sim. No máximo, deve ter sido o Meirelles, entende?

    Agora todos já sabem: quer se dar bem no governo? Quer governar com sucesso; terminar um segundo mandato com 80% de aprovação? Simples! É só nomear um bom presidente de BC, entende? Governar é isso. Governar é nomear um bom presidente de BC, entende?

    E ainda tem gente quem se espanta ao ver que a oposição tá levando farelo…

    Só me resta desejar que a pomba do Divino Espírito Santo encha esse pessoal de gozo e felicidade.

    Entende?

  21. Chesterton said

    Obviamente, a revista não reconhece mérito em quem governou o país nos últimos 8 anos.

    chest- ela acabou de reconhecer o mérito. Ou você não entende a lingua portuguesa? Lula acertou pela direita, fazendo o oposto daquilo que dizia que faria se fosse presidente, quando estava na oposição. Mais honestidade intelectual aqui por favor.

  22. Elias said

    Chester,

    Obviamente você leu o editorial. Do contrário, você não teria escrito o que escreveu.

  23. Pax said

    O problema é maior que imaginava

    http://clippingmp.planejamento.gov.br/cadastros/noticias/2010/8/11/muito-alem-de-um-ti-ti-ti

Faça seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: