políticAética

Notícias da Corrupção, Desvios, Anomalias, Eleições e Meio Ambiente

  • Sobre o blog

    Uma coletânea das notícias da corrupção, desvios, anomalias, eleições e meio ambiente que aparecem na mídia todos os dias a partir de agosto de 2008.
  • Categorias

  • Arquivos

  • Páginas

  • Meta

Ibope: Dilma vence em primeiro turno

Posted by Pax em 28/08/2010

Pesquisa Ibope de ontem aponta que Dilma abriu 24 pontos sobre Serra. Pelo quadro atual e as tendências das curvas, a vitória será com folga e no primeiro turno. É possível reverter, mas muito pouco provável.

Quem acompanha política já passa a se preocupar com o preço que o PMDB cobrará em ministérios e estatais. A torcida é que não seja nas áreas estratégicas onde Dilma promete avançar o país, como infraestrutura e, principalmente, na Educação e Saúde.

A lembrança do estrago que o PMDB fez nos Correios é muito recente e este fio puxa um novelo muito maior. Entregar áreas importantes ao incompetente PMDB de Sarney e Renan assusta qualquer cidadão que observa política amiúde. Ambos presidiram o Senado e sabemos no que esta casa se transformou. Ao ponto de discutirmos sua necessidade versus a alternativa do unicameralismo.

De outro lado a preocupação necessária sobre o futuro da oposição. O PSDB sai desmoralizado das eleições. Mais que desmoralizado, sai rachado. Serra e Alckmin não se entendem e tudo indica que Alckmin será eleito em São Paulo, o que lhe dará força no partido. Mas é um nome bem mais fraco que Aécio Neves. O PSDB paulista aceitará Aécio como o grande nome para 2014?

O DEM já era um partido com problemas existenciais antes da crise do Distrito Federal e dificilmente sairá destas eleições com momentum para crescer.

Resta saber o que acontecerá com o PV de Marina. Será um novo PV prometido ou manterá em seus quadros todos que entraram na legenda somente por ela estar disponível na prateleira?

Veja os números da última pesquisa Ibope no Estadão, abaixo.

Dilma abre 24 pontos à frente de Serra, mostra Ibope

AE – Agência Estado
Após dez dias de exposição dos candidatos à Presidência no horário eleitoral, a petista Dilma Rousseff abriu 24 pontos de vantagem sobre o tucano José Serra. Se a eleição fosse hoje, ela venceria no primeiro turno, com 59% dos votos válidos.

Segundo pesquisa Ibope/Estado/TV Globo, divulgada na noite de ontem, a candidata do PT chegou a 51% das intenções de voto, um crescimento de oito pontos porcentuais em relação ao levantamento anterior do mesmo instituto, feito às vésperas do início da propaganda eleitoral.

Desde então, Serra passou de 32% para 27%. Marina Silva, do PV, oscilou de 8% para 7%. Somados, os adversários da petista têm 35 pontos, 16 a menos do que ela.

O desempenho de Dilma já se equipara à de Luiz Inácio Lula da Silva na campanha de 2006. Na época, no primeiro turno, o então candidato do PT teve 59% dos votos válidos como teto nas pesquisas.

Continua no Estadão

Anúncios

27 Respostas to “Ibope: Dilma vence em primeiro turno”

  1. Pax, se o PMDB indicar o Temporão como ministro eu topo.

  2. Pax said

    Caro Tiago,

    Ok, pode até ser. Nem todo o PMDB está inserido na minha preocupação que talvez não tenha deixado tão esclarecido no post escrito às pressas, mas que repito aqui:

    Entregar áreas importantes ao incompetente PMDB de Sarney e Renan assusta qualquer cidadão que observa política amiúde.

    A frase acima diz o suficiente?

  3. Pax said

    Alias, caro Tiago, que tal outro almoço?

  4. Chesterton said

    as eleições acabarão canceladas pelas pesquisas de opinião….

  5. Jorge said

    Mercadante subiu nove pontos desde que começou o horário eleitoral gratuito. Mais nove, ele alcança o Alckmin. Dilma passou o Serra em SP. Os dois candidatos ao senado por SP são do PT e do PCdo B. Caso vençam, São Paulo terá três senadores de esquerda -dois do PT.
    A onda vermelha empolga o Brasil!

  6. Pax said

    O que me empolga, Jorge, além do reconhecimento que governar para o povo é mais bem sucedido que governar para as elites, é o fato que alguns parecem que vão apear…

    Efraim é minha maior torcida. Até pelo bem da própria oposição que é necessária existir.

  7. Zbigniew said

    E se Mercadante conseguir levar São Paulo pro segundo turno? E se ganhar?! De que tamanho ficará a oposição?

  8. Chesterton said

    O que me empolga, Jorge, além do reconhecimento que governar para o povo é mais bem sucedido que governar para as elites, é o fato que alguns parecem que vão apear…

    chest- e você não é petista? (rs)

  9. Pax said

    Caro Chesterton,

    Teus Demiurgos te doutrinaram a pensar assim, mas esta verdade absoluta é deles, não minha. No fundo não gosto de nenhuma verdade que queira ser absoluta.

    Governar para o povo não é uma prerrogativa de marxistas stalinistas assassinos, comedores de criancinhas, como te ensinam a pensar.

    Leia, um dia, Cortázar. Liberte-se desta histeria de tio Rei, Olavo e Mainardi. Esta turma é mais ancrônica e improdutiva que até José Serra deve ter se arrependido de permitir que sua imagem tivesse colada ao tio, por exemplo.

    “En suma, desde pequeño, mi relación con las palabras, con la escritura, no se diferencia de mi relación con el mundo en general. Yo parezco haber nacido para no aceptar las cosas tal como me son dadas.”

    E não, não sou petista. Agora mesmo estou encafifado com esta notícia aqui, do Estadão:

    Dirceu tenta barrar avanço de Paloccihttp://www.estadao.com.br/noticias/nacional,dirceu-tenta-barrar-avanco-de-palocci,601795,0.htm

    Pra que lado Dilma vai pender? Segundo o escrito aí, Lula quer Palocci na casa Civil. Mas Dirceu não quer, sabe que perderá o lugar no poder interno no provável próximo governo de Dilma.

    (cá, entre nós, a imagem do Waldomiro Diniz no Palácio do Planalto, colocado pelo Dirceu segundo o noticiário que ele mesmo não nega, não me traz boa lembrança alguma).

  10. Pax said

    Caro Chesterton,

    Comente, por favor, esta notícia:

    Sem funcionários, escola de Guarulhos (SP) usa alunos na faxina
    “Alunos e funcionários que trabalhavam apenas com a merenda na Escola Estadual Maria Helena Barbosa Martins, em Guarulhos (Grande São Paulo), precisam tirar o lixo da sala de aula todos os dias. Como outras unidades da rede estadual, a escola sofre com o atraso na contratação de empresas terceirizadas para o serviço, causado por mudança administrativa do governo -que obrigou à reabertura dos pregões para escolha de novas prestadoras.”

    http://www1.folha.uol.com.br/saber/790462-sem-funcionarios-escola-de-guarulhos-sp-usa-alunos-na-faxina.shtml

    (pois, então, dá para gostar de governos que fazem isto com a Educação?)

  11. Jorge said

    Pax, o Palloci é demasiadamente liberal. A política econômica melhorou muito desde que ele saiu na minha opinião. O Mantega se saiu bem. Esse Zé Dirceu do Estadão é apenas mais um espantalho que pretendem criar. Grande parte do PT é contrária a volta de Pallocci.

  12. Zbigniew said

    Sobre tiros no pé, erros de estratégia, erros de campanha, papel de bobo, censura à imprensa, e outras cositas “sem noção” dos atos de campanha do Serra. Desta vez no Clube da Aeronáutica no Rio de Janeiro. A imprensa ficou de fora (se fosse a Dilma, hein?!). Essa versão é contada no sítio Metal Cadente (http://metalcadente.blogspot.com/2010/08/serra-e-o-fx-2.html). Não sei o grau de credibilidade, mas fica como tese provável:

    “Serra fez, mais uma vez, papel de bobo.
    Não é precisso muita esperteza para imaginar qual foi o tema de seu discurso no Clube da Aeronáutica, no Rio de Janeiro, onde ele impediu o acesso dos jornalistas: FX-2.
    Serra deixou o serviço de jagunço a cargo do índio e, mais recentemente, de sua esposa Mônica Serra.
    Para o grande público ele se mostra como amigo de Lula, como parte de uma estratégia desesperada e patética para, ao menos, não perder sua posição para Marina Silva.
    Falar para o clube da Aeronáutica seria um serviço adulto demais para o indiozinho e impróprio para sua mulher. Ele teve que ir pessoalmente.
    O que Serra não queria eram gravações de seu discurso, descendo o pau no governo Lula e em Dilma. Estas gravações poderiam (e deveriam!) ser utilizadas pela campanha do PT.
    A questão dos caças ainda divide os militares. A escolha envolve argumentos técnicos, econômicos e, principalmente, políticos. A escolha de nenhuma das três opções contentaria todos os militares, é óbvio.
    A escolha de Lula, qualquer que ela fosse, seria sistematicamente e automaticamente criticada pela oposição.
    Entre os oficiais da aeronáutica as opiniões se dividiam, porém o Rafale sempre se mostrou mais “próximo” das pretensões dos oficiais técnicos.
    O alto escalão nunca se iludiu; o F-18 seria uma escolha difícil, atolada em problemas com transferência de tecnologia e amarrada pelos embargos dos EUA.
    O Grippen?, este nunca passou de uma terceira opção, sem chances reais de ser escolhido.
    A escolha, portanto, era esperada pelos militares, não assustou ninguém. A questão mais contundente entre os militares era outra: Lula comprará os caças ! Isso foi relevante e foi visto com bons olhos por todos os níveis da hierarquia militar. Enfim o projeto FX-2 sairia do papel.
    Até mesmo Mário Gandra, que foi ministro da Aeronáutica do governo Fernando Henrique Cardoso, se mostrou a favor da compra dos Rafale.
    Neste ponto da história entra Serra, atacando o governo Lula e a futura presidente Dilma, tentando jogar os militares contra a escolha do Rafale.
    É claro, mais uma vez ele fez papel de bobo.
    Os militares, a seu modo, estão ao lado de Lula.
    Lula poderia ter empurrado o projeto para o próximo governo, teria desculpas aos montes para isso. Mas não o fez.
    A conversinha de Serra, com ares de fofoca de comadre, irritou os ouvintes.
    Como sempre acontece, ficou a pergunta: Serra, e se fosse você, teria feito (teria feito?) de que maneira?

    Isso, o representante dos “sem projeto” nunca diz ! “

  13. Jorge said

    Zbigniew, eu acho que poucas vezes eu vi um candidato surtar como o Serra. Ele está completamente perdido, sem qualquer plano ou noção. Cada dia que passa destroi ainda mais sua biografia, faz papel do bobo como voce diz. Felizmente uma pessoa assim, despreparada não irá governar o país. É um incapaz.

  14. Zbigniew said

    Pois é, Jorge. Pululam teses as mais diversas sobre este ponto a que chegou a oposição. Mas uma coisa é certa: pior não pode ficar.

    Certamente a oposição vai se renovar. Estes que hoje tomaram a frente, amparados pelos blogs histriônicos e pela mídia partidária; estes que, calcados no “orgulho e preconceito”, base para o auto-engano de que a Dilma era um mero poste, como se nunca tivesse participado do Governo, tampouco tivesse um padrinho tão bem sucedido como é o Lula, achando que o povo acreditaria que o sucesso do governo era única e exclusivamente obra das “reformas” do período FHC; são exatamente estes que serão lançados para o âmbito da irrelevância.

    Nunca mais terão a força que já tiveram. Não só por terem embarcado numa canoa furada, mas principalmente porque desdenharam dos novos atores sociais – e não mais a velha e preconceituosa classe média de conotação udenista, partidária da ditabranda, capaz de elogiar este período pelo número de pessoas assassinadas (afinal foram muito menos pessoas do que outras ditaduras aqui da América Latina, e tratavam-se de comunista e guerrilheiros!) – estes atores melhoraram de vida neste governo, e, mais numerosos, não são sensíveis a apelos de ocasião baseado em factóides e supostos dossiês.

    Não, não devemos bradar ou mesmo nos orgulhar da inexistência de oposição. Jamais! Mas esta oposição – até agora incapaz de aprender com os próprios erros – não deixará saudades. Que venha outra, mais madura e propositiva. Que saiba cobrar do governo e fiscalizá-lo; saiba apontar erros e buscar soluções e, quem sabe, ser novamente digna de voltar ao poder. É o que espero.

  15. Chesterton said

    Franklin Martins e a Destruição da Liberdade
    Desde 2007. Martins passou a despejar dezenas de milhões de reais em cerca de 3000 pequenas emissoras de rádio no interior do Brasil. Cada uma delas recebe de 5.000 a 10.000 reais por mês. O preço que cobram para divulgar apenas notícias de interesse do partido e do governo. “Nós, por convicção ou necessidade, já tendemos a ser governistas. Ainda mais agora, recebendo verbas para financiar nosso funcionamento, a adesão ao governo Lula é total. Não há rádio ou TV no interior do país que fale mal do governo”, diz um deputado da base aliada, dono de uma emissora de rádio em um pequeno estado do norte.

    chest- se isso não é corrupção, nada mais é corrupção,a gora é um vale-tudo.

    10. não entendi onde você quer chegar. Comentar o que?

  16. Chesterton said

    De acordo com o filósofo Bezerra da Silva “Malandro demais vira bicho”. Acredito que mais cedo do que pensa, Lula irá entender essa frase. Lula se acha gênio: escolheu para substituí-lo alguém completamente desconhecido e despreparado. Na cabeça de Lula a lógica é simples: escolhendo alguém desconhecido para substituí-lo ele teria duas vantagens: 1) manteria o poder nos bastidores; e 2) voltaria para a presidência na eleição seguinte.

    Não sou fã do PT, mas mesmo o PT tem quadros mais capacitados que Dilma. Então Lula elaborou a trama, escolheu alguém que acredita que poderá manipular, alguém totalmente dependente do carisma dele, e mais importante, alguém que lhe apoiará para voltar a presidência. A conta de Lula é simples: 4 anos de Dilma e depois mais 8 anos de Lula.

    Mas malandro demais vira bicho. Lula realmente acredita que irá manipular uma terrorista? Ele é que está sendo manipulado. Tão logo Dilma assuma o poder, ela e o grupo que a apóia irão dar um jeito de colocar Lula de lado. Em menos de 1 ano o ex-presidente irá descobrir que o poder tem memória curta. Mas o pesadelo para Lula irá até a tragédia. Ele realmente acredita que um grupo terrorista irá permitir a existência de um concorrente tão popular? Dilma e seu grupo irão se deparar com a difícil escolha entre matar Lula ou prendê-lo. Poderão matá-lo e acusar a “direita”. Arrumando assim o motivo para um golpe de Estado, e prendendo os adversários. Nesse caso, Lula seria glorificado como o grande líder assassinado pelas elites. Nada mais justo então do que encarcerar essa elite.

    Mas matar Lula não é a única opção para o grupo de Dilma: pode-se também acusar Lula de traidor do movimento. Afinal, todo regime ditatorial necessita culpar alguém por seus fracassos. Vocês já viram quantos esquerdistas dizem que Lula os traiu? Pois é, não será difícil aos terroristas incriminar Lula por alta traição, colocá-lo numa cadeia e, é claro, aproveitar para fazer um expurgo. Se isso parece absurdo para você, então leia um pouco mais sobre o destino dos líderes comunistas que perderam a briga pelo poder. O exemplo mais óbvio é Trotsky.

    Lula, você acha que vai se dar bem com Dilma. Engano seu: ela irá te trair. A única dúvida caro Presidente é se você será assassinado ou preso. Dilma e seu grupo não mudaram: continuam se orgulhando de terem combatido, de terem assassinado, sequestrado, e roubado em favor da implantação de uma ditadura de esquerda. Lula, não se cria um monstro acreditando que pode-se controlá-lo. Dilma é o começo das trevas sobre nosso país.

    http://bdadolfo.blogspot.com/

    chest- é…., será?

  17. Patriarca da Paciência said

    Continuam os enredozinhos de filmes de 5ª categoria.

    As pessoas julgam os outros por si.

    Como a direita só pensa em manobrar e manipular os outros, pensa que todos são assim.

    Nada a ver! Nada a ver mesmo Chesterton.

  18. Zbigniew said

    Sobre a questão da oposição e da situação,interessante análise do blog do Nassif no que se refere ao fator corrupção, que trás à tona os caminhos por que se enveredaram lideranças e simpatizantes outrora moderados…(http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/o-risco-do-pensamento-unico#more).

    “(…)
    Muitos desses simpatizantes do PSDB, outrora conhecidos pela temperança e capacidade de diálogo, hoje se converteram no que há de pior em matéria política, sendo incapazes de enxergar absolutamente nada no governo Lula a não ser o que os slogans tão propalados pela direita acéfala afirmam – aparelhamento, totalitarismo, corrupção “genética”, etc. Temo seriamente que muitos dos simpatizantes do PT caminhem para o mesmo lado. A forma como alguns deles tratam a candidatura de Marina e antes a de Ciro Gomes já é um sintoma dos males desse pensamento único. Transformam um fato a posteriori, aliás corretamente antecipado por Lula – que essas candidaturas subtraem votos de Dilma e portanto poderiam levar a disputa a um 2º turno que interessa a Serra – em causa a priori, concluindo daí que Ciro e Marina só podem estar a serviço de Serra.

    Confundir uma conseqüência do jogo democrático com uma condição deste é o pior dos equívocos: foi esse erro que levou primeiro tucanos, depois petistas, a achar que “mensalão”, “caixa-dois” e outras práticas semelhantes são o “normal” na democracia, aceitando assim a idéia de que o PMDB tem direito de pedir o que quiser sempre, afinal a política é e sempre será uma coisa suja e só líderes maquiavélicos (para parafrasear um saudoso ex-sociológo) tem capacidade de geri-la. Esse erro poderá custar caro ao PT, da mesma forma como custou ao PSDB antes. Lula não viverá nem fará política para sempre, assim como FHc, que se permitiu cair no esquecimento muito mais cedo do que previam seus acólitos mais esperançosos. O que virá depois deles? Os otimistas acham que será o melhor dos mundos; eu, que sempre fui um otimista, gostaria de pensar o mesmo, mas me recuso a compartilhar do otimismo de quem acha que mídia e oposição são acessórios dispensáveis numa democracia, e toma toda crítica como ofensa pessoal. Não foi o PT que venceu esta eleição, foi Lula – quisera o restante de seu partido tivesse a mesma visão democrática de seu líder e compreendesse esse fato. “

  19. Carlão said

    sem comentários…Dilma sem ponto eletrônico

    confusa?
    Não..ela está apemas acima do seu nível de competência !

  20. Zbigniew said

    Há momentos e momentos…

  21. Elias said

    É…

    Dilma vai mandar prender o Lula. Depois vai capar, rasgar a carcaça, descer a ripa, comer os ôvo…

    Essa é mais uma obra-prima política da oposição. Tem doido achando que, com uma m… dessa, consegue mais voto pro Serra.

    Coitado do Serra…

  22. Chesterton said

    Lula que se cuide com ela…..

  23. Chesterton said

    Indio fajuto e falsificado e ainda por cima vendido…

    http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/efe/2010/08/30/morales-ataca-israel-ao-receber-emprestimo-de-200-mi-de-euros-do-ira.jhtm

  24. Patriarca da Paciência said

    Só o Chesterton não sabe que Israel possui arsenal nuclear… e grande!

    Por acaso o Evo está dizendo algo inédito?

    Aliás, o Irã não tem invadido nem matado vizinhos!

  25. Chesterton said

    ai, meu Deus, vai começar o nazismo anti-judeu , Patriarca.

  26. Chesterton said

    http://www.icjs-online.org/index.php?eid=9119&ICJS=6252&article=2612

    Israel avisa o Líbano.

  27. Patriarca da Paciência said

    Chesterton, é exatamente isso que Israel precisa enxergar.

    O princípio cristão de que aquele que prega o olho por olho, dente por dente, se torna igual ao adversário. Pior ainda, é comandado pelo adversário!

    Israel tem agido com os palestinos com métodos nazistas!

Faça seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: