políticAética

Notícias da Corrupção, Desvios, Anomalias, Eleições e Meio Ambiente

  • Sobre o blog

    Uma coletânea das notícias da corrupção, desvios, anomalias, eleições e meio ambiente que aparecem na mídia todos os dias a partir de agosto de 2008.
  • Categorias

  • Arquivos

  • Páginas

  • Meta

Ibope: Dilma 50%, Serra 28%, Marina 12%

Posted by Pax em 24/09/2010

Pesquisa Ibope divulgada hoje mantém vitória de Dilma Rousseff no primeiro turno. Sua vantagem para a soma dos outros candidatos reduziu de 14 para 9 pontos na última semana.

Efeito Erenice somado ao efeito negativo de reações tempestivas contra parcialidade de certos veículos da imprensa? Talvez. Tanto que a campanha da candidata petista já pediu calma aos militantes mais afoitos.

Dilma tem 50%, e Serra, 28%, aponta pesquisa Ibope
Marina Silva (PV) aparece com 12% das intenções de voto.
Margem de erro é de 2 pontos para mais ou para menos.

Do G1, em Brasília

A candidata Dilma Rousseff (PT) lidera a disputa pela Presidência da República com 50% pontos percentuais. José Serra (PSDB) tem 28% das intenções de voto, segundo pesquisa Ibope de intenção de voto divulgada nesta sexta-feira (24) pela TV Globo. De acordo com a pesquisa, Marina Silva (PV) tem 12%.

O Ibope ouviu 3.010 eleitores em 202 municípios de 21 setembro a 23 de setembro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. Isso quer dizer que Dilma pode ter entre 48% e 52%; José Serra, entre 26% e 30%; e Marina Silva, entre 10% e 14%.

Segundo o Ibope, considerando apenas os votos válidos, Dilma seria eleita no primeiro turno, se a eleição fosse hoje. A vantagem de Dilma sobre os demais candidatos caiu de 14 para 9 pontos percentuais. No levantamento anterior do Ibope, divulgado no dia 17 de setembro, Dilma tinha 51%, e Serra, 25%.

Continua no G1

Anúncios

36 Respostas to “Ibope: Dilma 50%, Serra 28%, Marina 12%”

  1. Jorge said

    Vejam só o que escreve o Rodrigo Vianna.

    “O instituto da Folha traz Alckmin praticamente imbativel, com 51%, e Mercadante com 23%. O Vox Populi acaba de trazer números díspares: Alckmin 40% e Mercadante com 28%. Pelo Vox, poderíamos caminhar para segundo turno em São Paulo.

    O datafolha sempre “erra” contra o PT…

  2. Chesterton said

    Ou o Vox erra para o PT…não sei.

  3. Patriarca da Paciência said

    Geraldo Alckmin, o único cacique que teve a coragem de se solidarizar com o Serra, está se dando mal.

    Tudo indica que vai haver segundo turno em São Paulo.

    Beto Richa consegue a probição de pesquisas no Paraná.

    Eis aí um notável exemplo de democracia tucana!

  4. Patriarca da Paciência said

    Beto Richa apela para proibição de pesquisas, Serra sequestra fita de entrevista etc.

    É esse pessoal que são os campeões da democracia?

    Seria cômico se não fosse trágico.

  5. Chesterton said

    ‘Delicadeza’ de Dilma atormenta os assessores

    O “jeito Dilma” de comandar fez vítimas na Casa Civil da Presidência da República, onde seu ibope é baixo, e também no comitê eleitoral. São frequentes as “baixas” na equipe, por alegados motivos de saúde, e três colaboradores estão sob tratamento. Um deles não suportou um insulto dela ao telefone e, durante a ligação, sofreu um derrame. Hoje, está sob cuidados médicos para recuperar os movimentos da boca.

    ch

  6. Patriarca da Paciência said

    “O que a grande maioria almeja é manter a continuidade deste processo de melhora e de mudança. Ora, esta continuidade é perigosa para a mídia comercial que assiste, assustada, o fortalecimento da soberania popular que se torna crítica, não mais manipulável e com vontade de ser ator dessa nova história democrática do Brasil. Vai ser uma democracia cada vez mais participativa e não apenas delegatícia. Esta abria amplo espaço à corrupção das elites e dava preponderância aos interesses das classes opulentas e ao seu braço ideológico que é a mídia comercial. A democracia participativa escuta os movimentos sociais, faz do Movimento dos Sem Terra (MST), odiado especialmente pela VEJA faz questão de não ver, protagonista de mudanças sociais não somente com referência à terra mas também ao modelo econômico e às formas cooperativas de produção.

    O que está em jogo neste enfrentamento entre a midia comercial e Lula/Dilma é a questão: que Brasil queremos? Aquele injusto, neocolonial, neoglobalizado e no fundo, retrógrado e velhista ou o Brasil novo com sujeitos históricos novos, antes sempre mantidos à margem e agora despontando com energias novas para construir um Brasil que ainda nunca tínhamos visto antes.

    Esse Brasil é combatido na pessoa do Presidente Lula e da candidata Dilma. Mas estes representam o que deve ser. E o que deve ser tem força. Irão triunfar a despeito da má vontade deste setor endurecido da mídia comercial e empresarial. A vitória de Dilma dará solidez a este caminho novo ansiado e construindo com suor e sangue por tantas gerações de brasileiros.
    (Leonardo Boff)

  7. Pax said

    Caro Chesterton,

    Esta notícia que você traz, do suposto derrame de um dos assessores de Dilma, é do “ch” como você coloca. Seria o Claudio Humberto? Deixe claro, para sabermos a qualidade das suas fontes, por favor.

    Se possível, dá para confirmar esse tal de derrame com alguma outra fonte?

  8. Patriarca da Paciência said

    Além do mais, Pax, tá na cara que isso é pura ilação.

    Por esse mesmo raciocínio poderíamos dizer que o arrecador de fundos da campanha do Serra sumiu com os 4 milhões por orientação do próprio Serra.

    É o vale tudo dos vale tudo.

  9. Patriarca da Paciência said

    “O jornalismo, exercício da crítica, pode ser criticável? Nessa pergunta algo parece evidente: se é criticável e não crítica em atividade, significa que é outra coisa. Só não é jornalismo. ”

    Achei este raciocínio do Catatau simplesmente magistral.

    Acho que resolveu mesmo o “x” do problema.

  10. Pax said

    Catatau é muito bom.

  11. Patriarca da Paciência said

    A verdade é que o jornalismo da “grande imprensa” sofreu uma estranha metamorfose.

    Virou PIG?

    Sem a menor sombra de dúvidas, é um assunto muito sério a ser discutido.

  12. Patriarca da Paciência said

    Outro assunto que merece séria discussão.

    As ilações fantasiosas e em linguagem chula do Reinaldo Azevedo e Diogo Mainardi, podem ser classificadas como jornalismo?

  13. Anrafel said

    Essas discrepâncias nos números da eleição federal podem ser atribuídas à utilização da margem de erro, negativa ou positiva, desse ou daquele instituto. Mas na eleição de São Paulo o caso é preocupante, já que pode-se estar escamoteando números numa proporção assustadora, o que denota uma preferência clara por um nome e por tentar induzir o comportamento do eleitor.

    Na eleição estadual de 2006, na Bahia, tivemos a mais notável barbeiragem dos institutos de pesquisa da história recente (e como pesquisa eleitoral é coisa recente …): pelas amostragens, Paulo Souto (DEM) ganharia no primeiro turno. Urnas abertas, foi Jacques Wágner (PT) o vencedor de prima.

    Como todos os institutos apontavam mais ou menos a mesma coisa, ninguém foi crucificado.

  14. Pax said

    “Jornalismo histérico” ou “Histeria pseudojornalística” ou “Catequismo idiotizante”

    Acho que esta é uma boa discussão, sim, caro Patriarca.

    Quando percebo gente escrevendo assim: “Senta aí que o assunto é difícil, a aula é grande, mas o tio vai ensinar você como pensar sobre esta questão” e, logo depois, você vê este tal “pensamento” reverberando em tudo que é canto, a maioria das vezes sem tirar nem por, sem qualquer contestação, mesmo que o tal tio meta os pés pelas mãos, com afirmações do tipo: “é verdade porque meu tio me ensinou que é, sim”, bem, eu fico cá com meus botões achando que é mais um catequismo idiotizante. Se quiser levar ao extremo chego num Jim Jones político, alguém que, na analogia, chega como se fosse ao ponto de “olha, este caminho aqui é o suicídio político, mas vamos que lá chegaremos no paraíso”. E a galera vai.

    Essa galera hoje é um subconjunto de uns 4% da população. Se olharmos para o lado radical da oposição.

    Se você me pergunta se este tipo de jornalismo deve subsistir, se deve ser permitido ou algo do gênero, que não foi tua questão mais é pauta, eu diria: claro que sim. Qualquer tentativa de dizer que “isto pode” e “isto não pode” cairia no mesmo modelito de tutoriamento idiotizante. Só que do outro lado.

    E, caro Patriarca, sem deixar passar em branco, o outro lado tem tal e qual, super igual.

    Extremos sempre existiram, existem e existirão. Ainda bem que a humanidade avança, aprende, e dá cada vez menos bola para esses que querem ser líderes político-intelectuais de baixa categoria.

    E a Humanidade só avança por que há liberdade. No fim das contas o equilíbrio inteligente acaba vencendo. O dal do ser humano não é idiota e adora preservar a espécie.

  15. Pax said

    Anrafel,

    O último grande “equívoco” foi o Datafolha quem cometeu. Rapidamente corrigiu seus “métodos” de pesquisa.

    Então? Então é isso, acho eu.

  16. Chesterton said

  17. William said

    Como é patético a Datafalha e o Ibope manobrando dentro da margem de erro.golpistas.

  18. Chesterton said

    “O jornalismo, exercício da crítica, pode ser criticável? Nessa pergunta algo parece evidente: se é criticável e não crítica em atividade, significa que é outra coisa. Só não é jornalismo. ”

    chest- Jornalismo é criticável. Logo, é jornalismo.

    Que porra de “raciosímio” é esse do catatau? Mais uma falácia. O fato de ser exercício de crítica não elimina a possibildiade de ser criticável. Ora, esse tipo de falha lógica admite a hipótese de quem critica não ser criticável.
    CATATAU FEZ MESTRADO COM O PATRIARCA!!!!

  19. Chesterton said

    Pax, qual teu problema com o Claudio Humberto? Qual o defeito permanente que ele tem, que você duvida de tudo que ele escreve?

  20. Pax said

    Olha, caro Chesterton,

    Prefiro preservar minhas fontes sobre esta questão.

  21. Chesterton said

    Duro ser petista, olha a mensagem que recebi:

    Levanto-me da cama, descubro que a amnésia que tive após o acidente de carro passou e me olho no espelho e descubro que sou vesgo.
    Procuro frenéticamente nos bolsos, para ver minha foto na identidade,
    para ver se na foto sou realmente daquele jeito, acho um passaporte e
    descubro… que sou argentino…
    Não pode ser, meu Deus!!!
    Sento-me inconsolável em uma cadeira.
    Mas não é possível !!!
    É uma cadeira de rodas, o que significa que, além de ser vesgo e
    argentino, sou também deficiente físico!!!
    É impossível, digo para mim mesmo, que eu seja vesgo, argentino e
    deficiente físico…
    – Amoooooor.., grita uma voz atrás de mim. É o meu namorado…. Cacete! Sou também viado…
    – Foi você que pegou a minha seringa?
    Ó Deus! Vesgo, Argentino, deficiente físico, viado, viciado e soropositivo!!!
    Desesperado, começo a gritar, a chorar, a arrancar os cabelos e…Nãooo!!!!!
    Sou careca!!!
    Toca o telefone. É meu irmão, que diz:
    – Desde quando mamãe e papai morreram, você só faz se entupir de drogas, vagabundeando o dia inteiro! Procura um emprego, arranja algum trabalho!
    Que merda, descubro que também sou desempregado !!!
    Tento explicar ao meu irmão que é difícil encontrar trabalho quando se é vesgo, argentino, deficiente físico, viado, viciado, soropositivo, careca e órfão, mas não consigo, porque…..porque sou gago!!!!
    Transtornado, desligo o telefone, com a única mão que tenho, e, com lágrimas nos olhos, vou até a janela olhar a paisagem.
    Milhões de barracos ao meu redor… Sinto uma punhalada no marca-passo: além de vesgo, argentino, deficiente físico, viado, viciado, soropositivo, careca, órfão, gago, maneta e cardíaco, sou também favelado…Começo a passar mal e sentir um calafrio e dirijo-me ao guarda-roupa para pegar um agasalho, e para minha surpresa, quando abro a gaveta encontro uma camisa do……….(Fluminense)…
    Aí já é sacanagem…entro em surto pois além de vesgo, argentino, deficiente físico, viado, viciado, soropositivo, careca, órfão, gago, maneta, cardíaco, sou também favelado… e (Tricolorrrrrrrrrrrrr………………..) Puta que o pariu!!!!
    Nesse momento, volta o meu namorado e diz:
    – Amooor, vamos !!!
    Se não chegaremos atrasados à Convenção Nacional do PT…..
    NÃÃÃÃÃÃÃOOOOOOOOOO !!!!!

    Um Abraço

  22. Chesterton said

    Prefiro preservar minhas fontes sobre esta questão.

    chest- papo furado para esconder preconceito. Esqueça o carteiro e leia a carta. Simples. Se o Zé Dirceu, o abominável, disser uma verdade, tenho que reconhecer que é verdade. Não há nada de ausência de mérito nisso.

  23. Chesterton said

    Isso é verdade, Pax?

    DECRETO N 7.197, DE 2 DE JUNHO DE 2010

    Dispoe sobre a criacao da Embaixada do Brasil em Funafuti, em Tuvalu, cumulativa com a Embaixada em Wellington.

    O PRESIDENTE DA REPUBLICA , no uso da atribuicao que lhe confere o art. 84, inciso VI, alinea “a”, da Constituicao, e tendo em vista o disposto no art. 43 do Anexo I ao Decreto n 5.979, de 6 de dezembro de 2006,

    DECRETA:

    Art. 1º Fica criada a Embaixada do Brasil em Funafuti, em Tuvalu, cumulativa com a Embaixada em Wellington.

    Art. 2º O art. 1º do Decreto nº 5.073, de 10 de maio de 2004, passa a vigorar com a seguinte redacao:

    “LXXXVI – Funafuti (Tuvalu), com a Embaixada em Wellington.” (NR)

    Art. 3º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicacao.

    Brasilia, 2 de junho de 2010; 189º da Independencia e 122º da Republica.

    LUIZ INACIO LULA DA SILVA

  24. Patriarca da Paciência said

    Chesterton,

    eu teria muita honra, digo com todas as letras, em ter feito mestrado junto com o Catatau.

  25. Patriarca da Paciência said

    Linguagem chula, piadas sem graça, eis as grandes “armas” do pessoal do Reinaldão, Diogo Mainardi, Cláudio Humberto…

  26. Chesterton said

    Patriarca, o problema é que parece que foi ele que fez mestrado com você

    ;)

  27. Patriarca da Paciência said

    Sinto-me mais honrado ainda!

    Mas, sem dúvida, o Catatau é bem mais mestre que eu.

  28. Chesterton said

    você não entendeu, né? Confessa.

  29. Patriarca da Paciência said

    É isso aí, Chesterton,

    acho que pensamento do Catatau é muito complexo para a tua capacidadae mental.

  30. Patriarca da Paciência said

    O grande economista e matemático.

  31. Patriarca da Paciência said

    Lembro-me de um comentário do Pablo dizendo que as pessoas não “entendiam” o que era realmente o Tea Party e fez uma série de elogias para os “políticos” dessa ala do Partido Republicano.

    Vejam que artigo interessante:

    http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2010/09/100923_lucasmendes_tp.shtml

  32. Chesterton said

    29, Patriarca ri sempre 3 vezes de uma piada
    1. quando contam]2. quando explicam
    3. quando entende (algumas horas mais tarde.)

  33. Chesterton said

    Polícia Militar tenta impedir circulação da revista ‘Veja’

    A Polícia Federal teve de ser acionada na madrugada deste domingo para garantir a distribuição dos 8 mil exemplares da revista Veja no Tocantins.
    Para tentar impedir que a publicação chegasse às bancas, o governo do Estado mobilizou efetivo de 30 policiais militares. Armados de fuzis, os PMs ficaram de prontidão no Aeroporto de Palmas à espera do voo que levava a revista.

  34. Acosta said

    as pesquisas do IBOPE estão sempre erradas, não acerta nem considerando a margem de erro, errou feio. . .

  35. Acosta said

    o Serra e a Marina Silva deveria entar com um processo contra o IBOPE. Os erros de pesquisa desse instituto são frequentes. Quando o data folha divulgou a pesquisa no dia 24/09, apontando um possível 2° turno, no dia seguinte o IBOPE divulgou sua pesquisa com números completamente diferentes.
    Qual é o interesse em tudo isso, tentar confundir o eleitor, se for isso, fracassou o IBOPE, o resultado está nas urnas. . .

  36. Acosta said

    As pesquisas do IBOPE só interesam e agradam aos candidados do governo, até parece que são encomendadas por eles. . .

Faça seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: