políticAética

Notícias da Corrupção, Desvios, Anomalias, Eleições e Meio Ambiente

  • Sobre o blog

    Uma coletânea das notícias da corrupção, desvios, anomalias, eleições e meio ambiente que aparecem na mídia todos os dias a partir de agosto de 2008.
  • Categorias

  • Arquivos

  • Páginas

  • Meta

Segundo turno?

Posted by Pax em 03/10/2010

Ontem foram divulgadas as últimas pesquisas de intenção de votos. Pelo Ibope Dilma Rousseff tem 51% dos votos válidos. Pelo Datafolha, 50%. O segundo turno, que parecia improvável até dois dias atrás, hoje se torna uma possibilidade concreta.

Teremos um domingo democraticamente emocionante. Um bom voto a todos.

Ibope e Datafolha divulgam última pesquisa presidencial do 1º turno
Pelos dados dos institutos, não é possível saber se haverá 2º turno. No Ibope, Dilma obtém 51% dos votos válidos; no Datafolha, 50%. – do G1

Os institutos Ibope e Datafolha divulgaram neste sábado (2) as últimas pesquisas de intenção de voto para a disputa presidencial antes da votação deste domingo (3).
O Ibope aponta a candidata do PT Dilma Rousseff com 51% dos votos válidos (sem considerar brancos, nulos e indecisos). O Datafolha mostra a petista com 50% dos votos válidos. Como a margem de erro nas duas pesquisas é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, não é possível afirmar se a disputa vai para o segundo turno.
Para vencer no primeiro turno, é preciso ter a maioria absoluta dos votos válidos. Confira abaixo os dados dos dois institutos.

Ibope
Foram realizadas 3.010 entrevistas entre sexta-feira (1º/10) e sábado (2/10). O número de registro no TSE é 33.252/2010. O levantamento foi encomendado pela TV Globo e pelo jornal “O Estado de S. Paulo” – veja mais detalhes da pesquisa Ibope.
VOTOS VÁLIDOS (excluindo brancos, nulos e indecisos)
Dilma Rousseff (PT): 51%
José Serra (PSDB): 31%
Marina Silva (PV): 17%
Outros candidatos: 1%

Datafolha
Foram realizadas 20.960 entrevistas entre sexta-feira (1º/10) e sábado (2/10). O número de registro no TSE é 33.480/2010. O levantamento foi encomendado pela TV Globo e pelo jornal “Folha de S.Paulo” – veja mais detalhes da pesquisa Datafolha.
VOTOS VÁLIDOS (excluindo brancos, nulos e indecisos)
Dilma Rousseff (PT): 50%
José Serra (PSDB): 31%
Marina Silva (PV): 17%
Plínio de Arruda Sampaio (PSOL): 1%
Zé Maria (PSTU), Eymael (PSDC), Rui Costa Pimenta (PCO), Ivan Pinheiro (PCB) e Levy Fidelix (PRTB) não atingiram 1% dos votos válidos.

Continua no G1

Pelo Estadão: Dilma cai a 51% dos válidos e decisão pode ir a 2º turnoPesquisa Ibope mostra queda de 4 pontos porcentuais da petista e o crescimento de 3 pontos de Marina Silva (PV), o que pode levar José Serra (PSDB) a uma nova disputa no dia 31

Pelo iG: Tracking Vox Populi/Band/iG: Dilma tem 53% dos votos válidosSegundo o último tracking antes da votação, diferença entre petista e adversários caiu. Serra tem 30% e Marina, 16% dos válidos

Anúncios

50 Respostas to “Segundo turno?”

  1. Patriarca da Paciência said

    Pax,
    mas tem ainda o Tracking IG/Band

    Dilma 47%

    Serra 26%

    Marina 14%

    O que ainda daria um percentual de 5% de vantaagem para a Dilma, lenvando-se em consideração os votos do Plínio e dos demais.

    Bom, vamos ver se o Serra vai querer “ganhar” de 39% a 61%, como aconteceu com o Alckmin.

  2. Pax said

    Caro Patriarca,

    Vou procurar no iG e atualizar o post. Um minuto. E tenha um bom dia cívico por aí.

  3. Luiz said

    Pax,

    Sinceramente, a eleição que está chamando mais a minha atenção é para Senador aqui no Ceará.

    Datafolha de ontem: Eunício Oliveira(PMDB) 33%, Tasso Jereissati(PSDB) 31%, José Pimentel(PT) 29%. (votos válidos)

    Torcida imensa para derrota do “coronézim dos zói azul”.

  4. Pax said

    Bem, cá, então, confesso, a que mais está chamando minha atenção, além da presidencial, é o eventual segundo turno em SP.

    Dei uma lida geral, pra todo lado. Realmente há um evento importante nestes últimos dias que merece reflexão: a significativa caída de Dilma e as subidas de Serra e Marina.

    Algumas das “acusações”:

    – O caso Erenice, onde a “culpa” seria de Dilma, numa visão palaciana.
    – As últimas intervenções mais desmedidas de Lula, onde a “culpa” seria do presidente, numa visão da campanha de Dilma.
    – A turma mais radical, a que berra pra todo lado sobre a imprensa golpista etc etc. Ouvi de gente competente que acham “uma tremenda burrice” dessa turma que acaba assustando uma parcela significativa da população que hoje quer normalidade, muito acima de qualquer ruptura, onde a histeria petista chega a apontar.

    Mas, vamos lá, ainda não sabemos no que vai dar. Estarei em voo durante a divulgação dos resultados, mas até às 19h30 devo entrar na internet para acompanhar.

    Muito legal esta reta final da campanha, em todas as esquinas, em farmácias, supermercados, bares, pra todo lado, o povo falando em eleição, defendendo suas escolhas etc.

    Democracia é difícil, mas gostoso demais da conta.

  5. Chesterton said

    Pax, não há subida de Serra porque simplesmente ele nunca caiu. As pesquisas tendem aos governistas aqui no Brasil sem explicação hopnesta.

  6. Pax said

    Caro Chesterton,

    Como não caiu? Despencou. Agora recuperou um pouco.

  7. William said

    Serra é tao fracassado que só irá pra um eventual segundo turno por causa da rainha do embromation Marina.

  8. Pax said

    Caro William,

    Se eu estivesse nos sapatos da coordenação da campanha de Dilma, neste exato momento, pediria para toda a militância pegar bem leve com a Marina. Por dois motivos:

    1 – atirar na vidraça da Marina quando se tem uma de tamanho igual ou maior pode ser complicado, no mínimo fácil de rebater pela campanha de oposição

    2 – melhor tentar abocanhar o maior número possível da tal onda verde (que passou de desconsiderável, na primeira opinião de muita gente para um número expressivo (quase 20%) neste final de campanha) que chutar o pau da barraca e deixar mais fácil para a oposição cativar este público.

    Enfim, como não estou no sapato de campanha alguma, fico imaginando o que “acho” que os estrategistas estão pensando neste momento, antes das 22h, quando ninguém sabe exatamente o que vai dar.

    Aqui já cumpri meu papel, voto dado, jogo jogado. Neste momento em especial estou realmente preocupado com a feijoada que vou traçar dentro em breve. E depois colar na TV e internet para ver como vão as coisas.

    Maravilhoso domingo cívico e democrático, com uma pausa para a melhor gastronomia.

  9. Chesterton said

    http://www.olavodecarvalho.org/semana/101001dc.html

    Olavão, de novo, acerta.

  10. Chesterton said

    Serra nunca caiu, as instituições de pesquisa faturaram em cima dessa suposta queda.

  11. Pax said

    Caro Chesterton,

    Duas observações:

    1 – supondo um segundo turno e supondo que Serra adote um discurso minimamente parecido com Olavo, Reinaldo, Mainardi e esta linha histérica, provavelmente eu saio desta posição de isolamento partidário. Esta turma nem pensar. É o que de pior eu poderia esperar para o Brasil. É realmente voltar para tras. Idem ibidem para os histéricos do outro lado. Fico feliz ao perceber que, segundo minha avaliação, a sociedade de forma geral já encheu o saco destes babacoaras de todos os lados. Todo mundo quer mais é estabilidade, tranquilidade e compromissos. E, melhor ainda, com pouquíssima parcimônia com a corrupção. O melhor dos mundos, cá no meu entender. Em síntese acho que nossa Democracia está num ótimo caminho onde extremos e histéricos tem cada vez menos importância.

    2 – tremenda viagem sideral esta tua de achar que os institutos isto ou aquilo e que Serra não caiu. De onde você tirou esta lisergia? É destes imbecilizados pseudo jornalistas e filósofos sub do sub do sub?

  12. Chesterton said

    supondo que Serra adote um discurso minimamente parecido com Olavo, Reinaldo, Mainardi

    chest- supondo porque? Serra é de esquerda, faz parte do problema. Você pe Serra desde criancinha e não sabe.

    a sociedade de forma geral já encheu o saco destes babacoaras de todos os lados.

    chest- agora que o estado está aparelhado de petistas?

    Em síntese acho que nossa Democracia está num ótimo caminho onde extremos e histéricos tem cada vez menos importância.

    chest- nos estamos da centro-esquerda para a esquerda. Não há centro, cenro-direita, muito menos extrema direita no país.

    tremenda viagem sideral esta tua de achar que os institutos isto ou aquilo e que Serra não caiu.

    chest- porteiros de prédio e motoristas de taxi são meu termômetro.

  13. Carlão said

    RIO PAX

    TIRO NO PÉ.
    Deram um tiro no pé de tão incompetentes que são.
    Em Planaltina, cidade satélite de Brasília, em um colégio em que se realiza a votação, mais de vinte eleitores voltaram para casa sem votar.
    Aconteceu o óbvio, pela regra atual basta um documento oficial com foto, não sendo obrigatório levar o título de eleitor. Muitos eleitores foram votar sem o título e ao chegar no local não sabiam em qual seção votariam. Não há como verificar,pois o grande TSE não disponibiliza terminal com acesso a internet nos locais de votação.
    A população desiste de votar, pois não tem como ir em casa e voltar. Muitos indignados disserem que vão justificar a ausência.
    Mais uma vez parabéns ao lider Lula e seus carneirinhos do STF e TSE, bando de incompetentes, nem sabem a ajuda que estão dando para a democracia.
    O mesmo deve acontecer por todo o Brasil, principalmente no Norte e Nordeste. A preocupação do marqueteiro brilhante não desconfiou se quem não tem condições de levar dois documentos (ID + título eleitoral) vai saber qual a sua seção, a zona ainda sabem pois sempre votaram nos mesmos locais. Em Planaltina não há como achar a seção, ninguém vai de sala em sala ver se o nome consta da lista. Uma piada de bom gosto.
    Portugal deve estar rindo da inteligencia dos brasileiros, que montam uma estrutura monstruosa com o TSE e TRE`s, que dentre suas funções é cadastrar o eleitor com título e antes das eleições fazem campanha para orientar o povo de que este mesmo título não serve para nada.
    Parabéns ao Sr. Ministro Lewandowisk, mente brilhante de nosso judiciário tupiniquim.”

    exatamente como eu previ na quinta-feira:o número de abstenções será surpreendente.
    :)

  14. Iconoclastas said

    “exatamente como eu previ na quinta-feira:o número de abstenções será surpreendente.”

    é vero, cheguei para votar faltando 5 minutos para o fim, a mesaria disse que tinha lote de gente q não apareceu, e enquanto isso uma galera ainda procurava a seção (na fila que eu tava só tinha uma pessoa com o título) e um sujeito que estava 2 posições depois de mim, só com o RG na mão, e era o antepenúltimo da fila – diga-se de passagem, um porteiro – ficou sem votar porque tinha errado de seção e o tempo regulamentar se esgotava.

    lambança…

    ;^/

  15. Chesterton said

    Notei a mesma coisa, cheguei tarde e o livrinho ainda estava cheio de genete que não tinha aparecido, e não tinha filas. E eu voto na Zona sul do Rio de Janeiro, imagine nos grotões. Agora, aí a fraude fica fácil.
    Falei isso na sexta-feira, a decisão de portar documento com foto não muda nada.

    Na apuração o NE está atrás das demais regiões, o que favorece a imbecil da Dilma.

  16. Pax said

    Pela boca de urna deu 51% para Dilma.

    Só saberei depois de todos, quando aterrisar. Faz parte, meu voo é às 21h30.

  17. Pax said

    Interessante constatar algumas das opiniões anteriormente emitidas. Uma delas: Indio da Costa só serviu para atrapalhar. Pensando um pouco. Nem no Rio o cara funcionou. Serra chega a perder para Marina no estado do aloprado. Outra: Serra cresce agora, descartando, ao final e segundo opinião do seu marketeiro e contrário a vários caciques, a histeria. No final da campanha resolveu se mostrar, mostrar a família, de forma mais calma, mais equilibrada e a coisa parece que funcionou bem mais. Nem tocou em assunto Erenice, assunto Receita etc.

    Ou seja, Índio, que reproduziu como papagaio de pirata as histerias de pseudoanalistas políticos, subs dos subs, só atrapalharam este tempo todo.

    Pois é.

    E, vejam só, do outro lado foi igual. As histerias do lado da situção, pelo que dá para inferir, só atrapalharam. (e, claro, a parentaiada da Erenice, com certeza).

    Mas vamos aguardar o NE. Ainda há, sim, uma indefinição se teremos ou não 2o turno.

  18. Carlão said

    Rio Pax

    Dilma 45 …a Globo vai comemorar o aniversário ainda este ano.
    A maioria votou em Serra e Marina.
    Lula vai pedir licença do governo?
    não dá!
    José alencar está doente.
    Sarney está doente.
    Temer é candidato.
    Pelluzo presidente?
    sei lá.

    31 de outubro é dia das “bruxas” serem queimadas por “todos os santos” do dia seguinte.
    Vitoriosos…
    :)

  19. Chesterton said

    Pax, interessante é constatar que o Instituo Coronel de pesquisa está acertando na mosca, de modo que os indices de popularidade medidos pelos tradicionais não sã nem um pouco confiáveis.
    Ainda pode mudar, mas com 90% dos votos apurados, Dilma dem 45%, exatamente o que ele publica há 1 semana.

    http://divulgacao.tse.gov.br/#

    1 13 DILMA PT – PRB / PDT / PT / / PC do B 42.574.353 (45,85%)
    2 45 JOSÉ SERRA PSDB – PTB / / DEM / PM 30.764.733 (33,13%)
    3 43 MARINA SILVA PV 18.492.972 (19,92%)
    4 50 PLÍNIO PSOL 841.983 (0,91%)
    5 27 EYMAEL PSDC 83.595 (0,09%)
    6 16 ZÉ MARIA PSTU 78.973 (0,09%)
    7 28 LEVY FIDELIX PRTB 53.637 (0,06%)
    8 21 IVAN PINHEIRO PCB 35.630 (0,04%)
    9 29 RUI COSTA PIMENTA PCO 11.340 (0,01%)

  20. William said

    O Serra nao chegou ao segundo turno por merito proprio. Foi empurrado pela Marina e pelos boatos falsos no eleitorado religioso. A tendencia é continuar nestes 30-40 % até final.

  21. Jorge said

    Que maravilha a democracia brasileira! Estou muito feliz com tudo o que vi hoje.
    E mais ainda em saber que a esquerda brasileira obteve mais 65% dos votos – e em duas mulheres!

    Viva o povo brasileiro!

  22. Chesterton said

    a esquerda obteve 98% dos votos, não tem candidato conservador (ou de direita)

  23. Chesterton said

    7 16 MANCHA PSTU 0 (0,00%)
    8 21 IGOR GRABOIS PCB 0 (0,00%)
    9 50 PAULO BUFALO PSOL 0 (0,00%)

    ducaralho essa eleição para governador em SP (93% dos votos contados)

  24. Iconoclastas said

    e as pesquisas, hem?!

    ;^(

  25. Patriarca da Paciência said

    A grande glória do Serra – perder por “apenas” 12%!

    Mas ou menos repete-se o que aconteceu com o Lula.

    Para vencer o segundo turno, o Serra precisaria obter todos os votos dados para a Marina.

    Vamos ver se isso acontece!

  26. Patriarca da Paciência said

    Mas essa eleição já trouxe grandes resultados. O Luis deve estar rindo à toa. O Coronezinho Tasso foi para as cucuias, como ele estava torcendo.

    Além dele, vários outros caciques tiveram derrotas acachapantes.

    Jarbas Vasconcelos não chegou a 15%!

    Marcos Maciel não chegou lá.

    César Maia, outro que foi expelido.

    O Senado terá maioria da esquerda.

    A Câmara, ficou mais estranha ainda.

    O PT foi o grande vencedor geral das eleições. Junto com o PMDB, cresceram bastante.

    É só ter um pouco mais de paciência.

    Todos agora terão mais tempo para dedicar à campanha da Dilma.

  27. Chesterton said

    Segundo turno é outra eleição, começa do zero. Aécio, entra, FHC entra e Marina (será que ela vai querer ser do PT de novo) pode compor com Serra.

    “DOMINGO, OUTUBRO 03, 2010
    O fim dos institutos de pesquisa.
    É preciso mandar alguns diretores de institutos de volta para escola, para estudar estatística. Outros para ter aulas de ética. Outros, é preciso mandar para a cadeia, como o Marquito Dilmaboy, da Xov Ilupop, desmascarado aqui neste Blog desde a primeira pesquisa. Aos blogueiros mal-intencionados que ficaram fazendo média, com as pesquisas e com o governo, um conselho: sejam homens, sejam honrados, sejam decentes e aceitem que erraram, erraram feio. Não foi por falta de aviso. Não foi por falta de provas. Este Blog e seus leitores e comentaristas estão de alma lavada. Vencemos contra tudo e contra todos.
    POSTADO POR coronel”

  28. William said

    Só no sonho de alguns lunaticos que a eleiçao começa do zero. E a chance da Marina apoiar o Serra é minima.

  29. Patriarca da Paciência said

    Mesmo que a Marina viesse a apoiar o Serra, a capacidade da Marina de transferir votos é mínima.

    FHC entrar na campanha do Serra? Seria grotesco!

    Em Minas Dilma obteve grande maioria, o que mostra claramente que eleitor não faz o que Aécio manda, ou melhor “não manda”.

  30. Patriarca da Paciência said

    E o Piauí também se livrou do Heráclito.

    O DEM praticamente acabou!

  31. Chesterton said

    vão festejando….

  32. Carlão said

    Rio Pax
    Dilma engordurou 46
    54%+1 não gostou(o lula não gostou).
    e a imprensa continua apurando…a apuração dos “causos” ereni6% e outros
    entre outros a surgir todo dia.
    EM JAVANÊS
    Allez enfants de la patrie, le jour de gloire est arrivé!
    Oxycodone da 51 vai dormir de porre letárgico.
    os institutos de pesquisa todos estão desacreditados e o Tracking Vox Populi/Band/iG: Dilma tem ~ 53% dos votos válidos “ – faltou dizer que eram contra ela.
    Que vexame.

    rio Pax …novo post?
    SERRA NO SEGUNDO TURNO!

  33. Eduardo said

    Em Sta Catarina Lula colocou que o DEM deveria ser ‘extinto’ e …

    Além de não render polêmica no Oi, Pe, etc, ainda foi vã a declaração do ex-presidente, afinal a defensora do mensalão Ideli Salvati ficou em terceiro e merecido lugar.

  34. Chesterton said

    Abram a 51, Mais uma Derrota do Sapo Barbudo
    Mesmo usando a máquina pública, humilhando a justiça, vomitando nos adversários, quebrando todas as leis eleitorais e regras de educação e civilismo, jogando sujo como fez a vida inteira, o pinguço calhorda perde mais uma eleição. Apesar de ter disputado diretamente, hoje através de um fantoche laranja, todas as eleições presidenciais, ele nunca venceu no primeiro turno. Para piorar ainda teve que engolir as vitórias consecutivas de FHC… essa derrota vai custar caro pro paraíba mau-caráter, remetendo-o ao inferno de sua alma podre e corrompida onde o senso absoluto e correto de inferioridade cala fundo, muito fundo. Vai voltar a chorar as mágoas na marvada.
    POSTED BY SELVA BRASILIS

  35. iconoclastas said

    ué, e ai molambada, não vão falar das pesquisas?

    eu acreditei e, de novo, errei. uau, to muito triste, e vcs?

    mas de fato não vai ter segundor turno…em SÃO PAUUUUUULO!

    ;^)))

  36. Chesterton said

    Vai ver não foram as pesquisas que erraram, mas os petistas que votaram no Serra (de nojo).

  37. iconoclastas said

    #36 Chesterton, talvez na Marina.

    caros, aquele cretino do voxpopulus tem que pedir o piquininho e se juntar a essa escória remunerada dos blogs.

    ;^)

  38. Eduardo said

    O PT tem de ficar muito feliz, afinal não se falou ainda em milhões de reais de dívida do partido dos trabalhadores após as eleições, possivelmente com o aparelhamento do Estado tenhamos liquidado (com nossos impostos) as mesmas através do dízimo destes mesmos trabalhadores.

    Os milhões bem gastos nesta campanha garantiram seu candidato a presidente no segundo turno e já elegeram dois governadores, no Sergipe e Rio G do Sul.

    Como se vê o partido do emprego para todos (petistas) tá arrasando.

  39. Eduardo said

    Os bahianos também elegeram um petista com quase o dobro de votos do Tiririca.

  40. Carlão said

    RIO PAX
    Mercadante foi revogado!
    Em MG, SC e PR ( entre outros) o PT foi extirpado.
    Pra quem conhece a piada…vamos rir de novo –
    lula já chiou…emputecido e pediu pra acender a luz na “suruba”.
    – Porra! já chupei e já tomei pau no cú varias vezes e ainda não comi ninguém!!!

    hehehe
    :)

  41. Carlão said

    putz…graças a Deus Efraim de Moraes “praspicou-se”.
    outra piada pronta:
    lula olhou as fotos dos candidatos na urna eleitoral e não se reconheceu.
    Não se viu. Narciso acha feio tudo o que não é espelho.
    …a gente já sabia!
    ;)

  42. Pax said

    Prezados,

    Viva a Democracia.

    Vamos com calma, acabo de pousar + estrada e não quero fazer um post na correria. Fica para amanhã. Ou um título com a linha aberta.

    Mas…

    Serra vai ao segundo turno. Mas vai apertado, por pouco nem isso. Se olhar o prisma por um lado pode-se chegar a várias conclusões, por outro, outras várias. Mas não podemos dizer que foi uma boa campanha. Muito ao contrário. Foi errática, confusa, perdeu um bocado. Se quisermos carregar nas tintas, quase Marina o tira, sem nenhuma aliança, com 1 min de televisão, foi o fenômeno destas eleições, sim. Conseguiu emplacar quase 20%. Discuti muitas vezes com o caro Elias que ela seria o fiel da balança se houvesse segundo turno, Elias dizia que não, mas eu não acertei. Na verdade foi o fiel da balança no primeiro turno.

    Existirá um segundo turno muito mais por conta de: a) este sucesso da Marina e b) os problemas do PT na reta final, mais específicamente o caso Erenice e um outro tanto pelo tom um pouco à além que Lula teve nos últimos dias, amenizando na última semana, mas que causou reação grande, de norte a sul. Bem, acho eu. Cada um tem seu palpite e este é o meu.

    O que acontecerá no segundo turno? Sei lá, melhor dormir e começar a pensar amanhã.

    Há vários assuntos merecedores de destaque nos estados, mas não vou arriscar eleger um ou outro. Apenas confirmar o que o caro Patriarca disse acima, uma penca de caciques da oposição, jurássicos e simbólicos, caíram por terra. De Arthur Virgílio a Heráclito, de Tasso a Efraim e Marco Maciel, parece que a sociedade encheu o saco de uma parte desse modelão antigo.

    Do lado da situação houve perdas significativas. Em São Paulo acho que foi a maior, perderem em primeiro turno, raspando na trave, e para uma força pequena. Alckmin levou mas não acredito que seja competente para ser uma liderança do PSDB. Não mesmo. Ela está cada vez mais migrando para MG. Outro achismo meu e de muita gente. Mas é significativo o corredor de SC, PR, SP, MG etc que fica na mão da oposição. Uma parcela significativa do eleitorado e da economia nacional.

    Enfim, desculpem-me pela incompletude, pela falta de post novo, mas eu tive que pegar estrada, avião e o caramba para exercer meu direito e dever cívico.

    Eleição, meus caros, no Brasil, é um show de bola. Nem viramos o dia e já sabemos os resultados. Nisto damos aula com sobra para o resto do mundo.

    (peço, encarecidamente, que mantenhamos o bom nível, sem baixarmos o linguajar e o tom da boa discussão)

  43. Carlão said

    rio Pax
    pelo jeito baixar o nível da linguagem e da boa discussão é prerrogativa de lula…
    mas a piada da “suruba selvagem” é boa.
    Por enquanto lula foi derrotado…de novo.
    Lula perde eleição em São Paulo desde 2002.
    31 de Outubro está longe.
    Vai fazer sol e vai chover durante 4 longas semanas.
    hehe
    :)

  44. Patriarca da Paciência said

    Vejam só o tamanho da “derrota” do Lula:

    (Folha, 04/10/2010)

    Os partidos que dão apoio ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva ampliaram a presença no Senado nas eleições de 2010, que renovaram dois terços da casa, e passarão a controlar 49 das 81 cadeiras.

    O número representa 60% do senadores e configura a chamada “maioria qualificada”, que permite aprovar assuntos mais complexos, como as emendas à Constituição.

    O PT, partido de Lula e da candidata Dilma Rousseff, passou de nove para 14 senadores. O PMDB, sigla do vice de Dilma, Michel Temer, aumentou sua bancada no Senado de 15 para 19 parlamentares.

    PSB, PDT e PR ficaram com quatro senadores cada, enquanto o PC do B garantiu duas cadeiras. PRB e PSC ficaram com um senador cada.

    O PSDB, partido do presidenciável José Serra, perdeu cinco cadeiras, caindo de 16 para 11. Já o número de senadores do DEM, outro partido integrante da chapa de oposição, caiu de 14 para oito.

    O PTB ficou com seis cadeiras, enquanto o PP terminou com três, o PSOL com duas, e PPS e PMN com uma cada.

    Desta forma, caso Dilma seja eleita no segundo turno, ela encontrará um Senado mais favorável do que seus dois antecessores, quando eleitos. Se a vitória no segundo turno for de Serra (PSDB), o ex-governador de São Paulo poderá ter mais dificuldade para costurar uma maioria. Já a relação dos deputados federais eleitos será confirmada pela Justiça Federal somente na segunda-feira, devido à situação dos candidatos que enfrentaram pedidos de impugnação durante a corrida eleitoral.

    Embora ainda não estejam fechados os números da eleição, já é conhecido o nome do candidato mais votado para a Câmara Federal no Brasil: é Francisco Everardo Oliveira Silva, o Tiririca (PR), que levou mais de 1,35 milhão de votos em São Paulo. Já o senador mais votado no país foi Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), com 11,1 milhões.

    INDICADOR

    Pelos dados do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) e considerando a avaliação de cientistas políticos, nem Fernando Henrique Cardoso, nem Luiz Inácio Lula da Silva saíram das urnas com uma maioria tão forte no Senado.

    Nas eleições de 1994, por exemplo, os brasileiros elegeram 34 senadores da base de apoio a Fernando Henrique, número que aumentou para 41 senadores em sua reeleição, em 1998.

    Já a coligação de apoio ao presidente Lula elegeu 31 senadores para o Senado, em 2002, praticamente o mesmo número registrado na eleição de 2006.

    Na prática, não é possível garantir que um parlamentar da base governista votará sempre a favor do Executivo, assim como também pode haver dissidentes entre a oposição.

    No entanto, analistas concordam que o número que sai das urnas funciona como um “indicador significativo” do tamanho do apoio que o novo presidente terá nos próximos anos.

    “Não há dúvida que, quanto maior o apoio parlamentar que sai das urnas, maior a legitimidade do presidente eleito para discutir suas propostas”, diz o cientista político Fabiano Santos, da Uerj.

  45. Patriarca da Paciência said

    Bom, já houve uma grande perda para a fanfarra udenista.

    Arthur Virgílio, Hercáclito Fortes, Mão Santa, Tasso Jereissati, César Maia, Marco Maciel, etc.

    Para o segundo turno, basta comparar os vices. Não precisa fazer mais nada.

    Um segundo turno super-tranquilo.

  46. Patriarca da Paciência said

    Resultado final:

    Dilma 46,9%

    Serra 32,6%

    A diferença, a favor da Dilma, “apenas” 14,3%

  47. Elias said

    Bom Dilma a todos.

    Pax, cara, você esteve certo o tempo todo: 2º turno!

    Bem, já surramos o Serra 3 vezes. Será um prazer surrá-lo uma 4ª vez.

    Será a última surra que daremos no Serra. Depois desta ele vai pro limbo e dificilmente voltará à ribalta.

    A presidencial de 2010 colocou Marina numa encruzilhada que, imagino, não lhe será nada confortável.

    Marina fez sua carreira política pela esquerda e lançou sua candidatura supostamente pra levantar a bandeira do ambientalismo, mas acabou turbinando seus votos sob a égide do conservadorismo mais hipócrita da sociedade brasileira: anti-descriminalização do aborto, homofobia & afins.

    Insisto: não creio que Marina unificará o PV para o 2º turno.

    Tenho que admitir que subestimei Marina, não pelas qualidades dela, mas pelo que ela tem de pior. Realmente não imaginei que ela chegaria ao ponto em que chegou.

    As concepções desta ou daquela denominação religiosa, a respeito das normas disciplinadoras da vida civil, devem valer para os congregados da tal denominação.

    Quando as denominações religiosas tentam — e conseguem! — impor a toda a sociedade, sua próprias regras disciplinadoras da vida civil, as instituições democráticas se tornam mais frágeis, vulneráveis e suscetíveis de dissolução.

    Bobagem cobrar coerência de alguns setores, aqui no Brasil.

    Algumas figuras bradaram contra a suposta “ameaça” à liberdade de imprensa, só porque o Presidente da República a quem essas figuras se opõem, criticou alguns órgãos da imprensa. Agora, essas mesmas figuras vão aplaudir freneticamente a hipocrisia de algumas denominações religiosas, porque julgam que isso lhes trará benefícios eleitorais.

    Enquanto isto, Marina está à venda.

    Por coerência, ele deveria apoiar o Serra. Mas boa parte do PV não a acompanhará nessa.

    Eventualmente ela pode apoiar Dilma. Mas outra boa parte do PV também não a acompanhará.

    Como em política o negócio é jogar e não deixar jogar, o PT deverá fazer o possível pra obter o apoio de Marina.

    Mas os eleitores que turbinaram a votação dela nos últimos momentos, dificilmente virão pro PT. Esses irão pro Serra ou nulos.

    Já boa parte dos eleitores que apoiaram Marina desde os primeiros momentos da campanha dificilmente votarão no Serra. Irão pra Dilma ou nulos.

    De qualquer modo, pra Marina, apoiar Serra será uma jogada de alto risco.

    A hipótese mais provável é uma (mais uma) derrota do Serra. Isto acontecendo, o real tamanho de Marina vai ficar escancarado.

    Apoiando Dilma, lhe será mais facil posar de fiel da balança.

    Estou curioso pra ver o que os conservas vão falar nas próximas horas, sobre Marina.

    A maior parte vai ficar “boca de abiu”. Não vai falar nada, com medo de elogiá-la e Marina optar por Dilma, ou de criticá-la e ela optar por Serra…

  48. Pax said

    Caro Patriarca,

    Boa a lembrança do vice. Vai pesar. Vai não, já pesou. No Rio, estado do destemperado, Serra chegou em terceiro lugar. O cara é um tiro no pé de Serra.

    Elias,

    Calma, meu amigo, calma. Você entende muito mais de política que eu, mas como teu colega de anos de excelentes discussões diria uma só coisa: calma. Se é que você me permite e presunção de lhe dizer qualquer coisa num assunto que você é mestre e eu aprendiz.

    Quem sai na frente no primeiro turno, dificilmente perde o segundo. Só se perder os estribos, as rédeas e o bichão sair em disparada. Aí cai do cavalo lá na frente. Acho eu, que pouco sei.

  49. Patriarca da Paciência said

    E conforme tudo leva a crer, os dois terços do Senado estão garantidos.

    Os senadores que vão assumir, no lugar dos governadores que foram eleitos, são todos de apoio ao governo Lula.

  50. Patriarca da Paciência said

    Pax,

    Confesso que, até agora, não consigo entender a escolha do tal de ìndio para vice do Serra.

    Realmente um negócio inexplicável! A não ser que a convicção profunda do Serra seja de que “o povo é burro mesmo”.

Faça seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: