políticAética

Notícias da Corrupção, Desvios, Anomalias, Eleições e Meio Ambiente

  • Sobre o blog

    Uma coletânea das notícias da corrupção, desvios, anomalias, eleições e meio ambiente que aparecem na mídia todos os dias a partir de agosto de 2008.
  • Categorias

  • Arquivos

  • Páginas

  • Meta

Ciro e Temer: o falastrão e o mudo no reino do pandemônio

Posted by Pax em 14/12/2010

Pandemônio pode significar lugar onde reina a confusão ou reunião de indivíduos para a prática do mal e de desordens. Michel Temer e Ciro Gomes juntos no governo Dilma podem cunhar um novo significado para o verbete: explosão.

Em abril de 2010 o cogitado novo ministro da pasta da Integração Nacional, o falastrão Ciro Gomes, soltou seu repertório contra o PMDB que chamou de “ajuntamento de assaltantes“. E acusou o novo vice-presidente, Michel Temer, de ser o “chefe dessa turma de pouco escrúpulos”.

Hoje Michel Temer, subindo às tamancas do custo PMDB que o PT paga sem maiores questionamentos, mandou seu recado ao eventual novo ministro: “Porque não te calas, Ciro Gomes?“. Bem ao estilo do rei. Ou do semi-rei.

Anúncios

12 Respostas to “Ciro e Temer: o falastrão e o mudo no reino do pandemônio”

  1. Patriarca da Paciência said

    Ciro Gomes é realmente cheio de rompantes e destemperado, mas também tem muitas qualidades.

    Foi um ótimo prefeito e um bom governador. Foi também um ministro de boas qualidades.

    Acho que todo mundo tem direito a cometer as suas gafes. O FHC não chamou os aposentados de vagabundos?

    Não concordo nem nunca concordarei com “condenações eternas”.

    “É errando que se aprende. É perdoando que se é perdoado”. (Desde que o crime não tenha sido realmente horrendo).

    Acho que o Ciro poderá oferecer uma boa contribuição ao governo da Dilma.

  2. Chesterton said

    O PROBLEMA NEM É FALAR DEMAIS, MAS DIZER A VERDADE E TER QUE DESMENTI-LA.

  3. Pax said

    Melhor ter o PMDB que o DEM como parceiro? (caso do PT e do PSDB, respectivamente)

    Sim, acho que sim, o DEM é ainda pior que o PMDB. Não só pior como cada vez menor, de tão ruim que é.

    Mas daí a achar que o PMDB seja algo palatável já é um pulo à além do que meu fígado suporta. É só nos lembrarmos do Sarney, do Renan etc.

    Ciro Gomes? Bem, dispenso com tranquilidade. Lula deu uma volta bem dada no cara, o fez desistir da candidatura, transferir seu título para São Paulo e anular qualquer iniciativa do cearense nas eleições passadas. Mas foi uma volta que tem re-volta (com trocadilho).

    Ciro e Temer podem até se entender e não atrapalhar demais o novo governo. Mas qual será o custo deste entendimento? No fundo é isto que interessa, ou seja, mitigar este custo para quem de direito, o povo.

    E fica uma pergunta boa: quanto Michel Temer vai apitar no governo Dilma? E como corolário desta pergunta vem outra: os apitos de Michel Temer serão bons para o Brasil?

  4. Patriarca da Paciência said

    Como diz o Lula, “em política não há irmãs de caridade”.

    Também não acredito que exista qualquer povo que seja “moralmente superior” a outro.

    A Alemanha, que já tinha oferecido ao mundo pessoas da estatura de Beethoven, Kant, Goethe e tantos outros. Um país que representava (e que hoje em dia novamente representa) o topo da civilização, foi capaz de praticar as maiores selvagerias que a história humana registra.

    E digo mais, qualquer outro país, nas mesmas condições em que passou a Alemanha, teria feito igual.

    Como disse o próprio Ciro em entrevista, ” o político é o homem e suas circunstâncias”.

    Se uma pessoa não faz determinadas coisas, é porque conhece as consequências e mede que as consequências negativas são superiores às vantagens. Honestidade genética é pura utopia.

    Os Estados Unidos defendem a “total liberdade de expressão”, desde que seus interesses não sejam prejudicados.

    O caso do WikiLeaks do Julian Assange é bem exemplar.

    Todo mundo sabe que o tal “crime do caralho”, como diria o Ciro, é balela.

    Transar sem camisinha? Isso no Brasil rende sequer cestas básicas?

    Até a Sra. Leitão já falou que o caso do Assange é mesmo com os Estados Unidos. O tal crime é pura bobagem!

    Eu, particularmente, considero o Temer uma pessoa muita culta, elegante e muitíssimo ponderado!

    É um cara “top” em elegância!

  5. Zbigniew said

    No centro de tudo está a “hipocrisia nossa de cada dia”.

    O Ciro vai se aliar ao PMDB, mas “com reservas”. Será que ele vai declinar de um convite para uma pasta imporatante no governo Dilma? Politicamente seria inteligente?

    O Wikileaks desvelou mais ou menos o que todos sabíamos, mas o cerne da questão é ter desvelado o que o governo dos EUA sabiam às escuras. Ou seja, quem é o big brother agora? Isto foi um tiro no poder tradicional. E como todo poder ferido, tinha-se que dar um jeito nas coisas pra não se desmoralizar por completo. Bota o Assange na cadeia!

    Meio off topic, meio dentro do assunto, já repararam, como diria o Alê no seu blog, que toda obra de infra-estrutura deixa de ser importante toda vez que inaugurada pelo Lula? Pelo menos para nossa grande mídia? Vocês viram algum destaque a esta notítica?

    “(…)Mas o que fazem os especialistas e políticos de oposição no dia em que o presidente Lula inaugura essa obra que na prática viabiliza um corredor hidroviário de 2.000 km, tirando milhares de caminhões de nossas rodovias, diminuindo o preço do frete para produtos minerais e agropecuários, economizando óleo diesel e diminuindo a emissão de carbono?

    Bingo. Ignoram solenemente. Fora algumas poucas notas, a inauguração das Eclusas do Tucuruí – uma espécie de elevador de navios -, uma das maiores do mundo, obra esperada desde 1984, não teve de parte da grande mídia nenhuma repercussão. Após décadas repentinamente ela perde importância apenas pela mesquinha razão de ter sido construída pelo presidente Lula? (…)”

    http://www.aleporto.com.br/

  6. Anrafel said

    Michel Temer vai ser o operador dos interesses do PMDB em sua insaciabilidade por cargos e sinecuras. Substituirá Dilma com aquela discrição a disfarçar o fogo de monturo que atua por baixo.

    Ciro Gomes pode ser um bom nome para o Ministério da Integração Nacional. Duas mil vezes melhor que o antecessor Geddel Vieira Lima, por suas qualidades e pelo defeitos daquele.

  7. Luiz said

    Anrafel,

    Apesar de conhecer bem as “práticas políticas” do Ciro e de sua família (se bobear vira uma nova oligarquia…), e que essas práticas quase sempre me colocaram no campo oposto ao deles na política local, não tenho como discordar: ele é anos-luz melhor que o Geddel.

    Diria mais: ele é melhor para os interesses nacionais do que a maior parte do ministério já anunciado ou em vias de ser.

  8. neocangaceiro said

    Nada disso vai ser problema. Quem manda é o PT.

  9. JM HRP RELOADED! said

    O que eu acho incrivel é que por mais que se sucedam governos sempre reclamamos das composições ministeriais deles.
    Claro que por termos governantes que tem que fazer maioria no congresso para governar é com ministérios que se paga o preço das composições.
    Mas como bem diz o Neocangaceiro, quem manda é a Dilma e o PT…..

  10. Monex said

    Questionado sobre reclamaes de alas do PMDB sobre a participao da legenda no novo governo o Temer reforou que o clima entre os dois partidos harmnico. Naturalmente a base do novo governo a mesma base do governo Lula de modo que no teremos muita dificuldade afirmou Temer. Dutra afirmou ainda que a expectativa apresentar um panorama geral das demandas dos partidos aliados sobre a composio do novo governo.

  11. Olá!

    Isso aqui vale um comentário:

    “Melhor ter o PMDB que o DEM como parceiro? (caso do PT e do PSDB, respectivamente)

    Sim, acho que sim, o DEM é ainda pior que o PMDB. Não só pior como cada vez menor, de tão ruim que é.”

    Sei lá, mas parece que o Pax está em uma cruzada contra o DEM e não é de hoje que percebo isso. Logicamente que não desconsidero a possibilidade de ser uma percepção equivocada da minha parte.

    Pax, o partido mais corrupto da nossa democracia recente é o PT. Digam aí se existe algum outro partido que deu o golpe institucional que o PT deu no Brasil ao elaborar e aplicar o esquema de corrupção e suborno do Poder Legislativo (Congresso), esquema esse que ficou conhecido como Mensalão. Existe algum outro partido que tenha feito isso?

    O Mensalão foi o esquema mais fulminante de corrupção da história recente do Brasil por ter minado as bases dos princípios fundamentais que regem uma democracia republicana: A separação dos poderes. Quando o Poder Executivo suborna o Legislativo para que este aja de acordo com a vontade daquele, o próprio voto do cidadão é jogado na lata do lixo, pois o congressista não irá votar de acordo com a base eleitoral que o pôs no poder, mas, sim, de acordo com os caprichos dos seus corruptores no Executivo. Em uma situação como essa, deveriam até mesmo se perguntar qual a utilidade do voto obrigatório, já que o Poder Executivo tratou de destruir a força democrática que isso representa.

    Minar um princípio tão fundamental quanto a separação entre os poderes é dar um passo em direção ao regime de exceção.

    Um partido que elabora e executa um esquema de corrupção como o Mensalão no sentido de solapar um dos princípios fundamentais de uma república — a separação entre os poderes — , é tudo, menos santo.

    Tenho enormes reservas em relação ao DEM e ao PSDB. Não me sinto representado por nenhum deles. No entanto, é inegável que a parceria DEM e PSDB ajudou a garantir o Plano Real e outros processos auxiliares das reformas feitas pelo FHC. Podem criticar e odiar esses dois partidos o quanto quiserem, mas pelo menos uma reforma estrutural saiu dessa parceria.

    Qual reforma estrutural saiu da parceira PT-PMDB?

    Digam aí. . .

    Até!

    Marcelo

  12. O PROBLEMA NEM É FALAR DEMAIS, MAS DIZER A VERDADE E TER QUE DESMENTI-LA.

Faça seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: