políticAética

Notícias da Corrupção, Desvios, Anomalias, Eleições e Meio Ambiente

  • Sobre o blog

    Uma coletânea das notícias da corrupção, desvios, anomalias, eleições e meio ambiente que aparecem na mídia todos os dias a partir de agosto de 2008.
  • Categorias

  • Arquivos

  • Páginas

  • Meta

Congresso: posse de processados

Posted by Pax em 01/02/2011

O Brasil precisa do Congresso como nunca. Reformas são necessárias para que nosso futuro não fique ancorado em um país atrasado, onde a Educação seja uma prioridade secundária, os impostos exagerados drenem nossa energia para pagar contas que não trazem benefício algum para a maioria e a visão de um futuro sustentável seja relegada ao segundo plano.

Ano passado a sociedade brasileira mandou um recado claro ao conseguir aprovar o Projeto Ficha Limpa: “não suportamos mais tanta corrupção”. As sociedades cansam do que não gostam.

Até hoje a nova lei está sub judice no STF. Não é uma lei perfeita, mas é uma lei a ser perseguida, aprimorada. Não há solução mágica para tornar a classe política brasileira respeitável da noite para o dia. Há um enorme processo a ser realizado, cada passo mitigando as possibilidades de assaltos aos cofres públicos e inibindo a impunidade que desanima o povo brasileiro e estimula uma parcela da bandidagem a se acobertar em fóruns privilegiados.

Hoje o Congresso Nacional abre suas portas com novos deputados e senadores. Alguns devendo muitas explicações. Dentre eles velhos conhecidos que nunca pagam pelo que fazem, numa enorme desmoralização da nossa Justiça. Mas é o que temos para o momento, afinal. É com isto que temos que trabalhar. Leia notícia no portal G1, abaixo.

59 deputados federais que tomam posse são processados por crimes

Levantamento do G1 leva em conta ações penais em 61 tribunais. Acusações mais recorrentes estão relacionadas à administração pública.

Ao menos 59 dos 513 deputados federais que tomam posse nesta terça-feira (1º) chegam à Câmara na condição de réus em ações penais, ou seja, respondem a processos nos quais são acusados de crimes, de acordo com levantamento realizado pelo G1 em 61 tribunais, entre eles o Superior Tribunal de Justiça (STJ) e o Supremo Tribunal Federal (STF). (continua no G1…)

Obs.: este blog não julga. Quem responde a processo é inocente até prova em contrário. Que a Justiça faça seu papel.

Anúncios

7 Respostas to “Congresso: posse de processados”

  1. Pax said

    Há um editorial no O Globo de hoje que toca no assunto do post.

    Sob a sombra do ficha limpa
    http://clippingmp.planejamento.gov.br/cadastros/noticias/2011/2/2/sob-a-sombra-da-ficha-limpa

  2. Patriarca da Paciência said

    Um fato curioso é o candidato a presidente da Câmara, Sandro Mabel, um “liberal”, defender com vigor e fúria, unhas e dentes, as famigeradas emendas parlamentares.

    Essas mesmas “emendas” que são objeto de vergonhosos escândalos todos os anos!

    Apelou para o puro emocionalismo, dizendo que as emendas parlamentares representavam o sentimento de autonomia da câmara, sem elas os parlamentares perderiam a dignidade etc.
    No fundo, todo seu discurso se resumia a puro corporativismo.

    Enquanto isso o candidato do PT defendia uma liderança isenta de corporativismo, uma câmara voltada para os interesse maiores do povo brasileiro.

    Realmente não dava nem para comparar a diferença entre os dois!

  3. Pax said

    Entre Sandro Mabel e Marco Maia não há o que discutir.

    Mas no Senado a coisa é complicada. De tal forma que a discussão sobre o unicameralismo deveria virar pauta da sociedade, no meu entender. Porque?

    Ora, 70 dos 81 digníssimos senadores votaram no presidente eleito. E sabemos quem é, quarto mandato.

    Se os senadores não se incomodam é um enorme sinal que estão em completa dissonância com a sociedade.

  4. Pax said

    Pertinente ao post – via twitter da Imprensa Presidência

    Presidenta Dilma Rousseff indica Luiz Fux para o STF

    A Presidenta da República, Dilma Rousseff, escolheu o ministro Luiz Fux, do Superior Tribunal de Justiça, para o posto de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). A indicação foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (2/2), por meio da Mensagem nº 17, e será submetida ao Senado Federal.

    Luiz Fux será sabatinado pelos senadores da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e depois sua indicação será colocada em votação no plenário do Senado. Fux assumirá a vaga de Eros Grau, aposentado em agosto do ano passado, e deste modo a Corte Suprema passará a contar com 11 ministros.

    Além do nome do ministro Fux para o STF, a presidenta Dilma Rousseff enviou outras duas mensagens ao Senado Federal e à Câmara dos Deputados (Mensagens nº 18 e 19) indicando o senador Romero Jucá para exercer a função de líder do governo no Senado e do deputado federal Cândido Vaccarezza para a função de líder do governo na Câmara.

    Luiz Fux – Formado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Fux chegou ao STJ em novembro de 2001 vindo do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro. Titular da Corte Especial daquele tribunal, o Ministro ainda compõe a Primeira Seção e a Primeira Turma. Faz parte também da Comissão de Jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça.

    No ano passado, Fux se destacou pelo trabalho como presidente da comissão de juristas designada pelo Senado para elaborar o anteprojeto de lei do novo Código de Processo Civil (CPC). Em sua exposição, o Ministro explicou que o anteprojeto trará importantes alterações ao atual código, em vigor no país desde 1973.

  5. Patriarca da Paciência said

    Pax,

    quanto ao novo membro do STF, considero uma ótima escolha.

    Uma reforma do CPC poderia trazer mais agilidade à justiça, reduzindo o imenso “estoque” de processos.
    Seria um grande avanço.

    Quanto ao Sarney, é aí que o PIG mostra as suas garras.

    Criou uma imagem de “coronelão”, “dono do Maranhão”, quando na verdade, para se candidatar ao Senador, o Sarney sequer conseguiu legenda no seu estado, tendo que recorrer ao Amapá.
    É uma grande contradição para o “dono” do Maranhão.

    É o caso do José Dirceu.

    O PIG criou uma imagem de chefe de quadrilha para o José Dirceu… mas nunca apresentou a mínima prova.

    Veja o caso da bolinha de papel na cabeça do Serra.

    O PIG considerou um atentado à democracia, uma baixaria, uma truculência etc.

    Já as bengaladas que o velhinho maluco disparou contra o José Dirceu, o PIG aplaudiu com todas as forças.

    Acho que a história fará justiça ao Sarney.

    Com todas as suas falhas, Sarney é um bom patriota.

  6. Pax said

    Caríssimo Patriarca,

    Aqui não consigo concordar com você, de forma alguma. Sinto muito.

  7. Jose Mario HRP said

    Apesar de atacados covardemente por milicianos, mercenarios e policiais disfarsados, os manifestantes anti Mubarak resistiram bravamente e não arredaram o pé da praça!
    VIVA O POVO LIVRE DO EGITO!!!

Faça seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: