políticAética

Notícias da Corrupção, Desvios, Anomalias, Eleições e Meio Ambiente

  • Sobre o blog

    Uma coletânea das notícias da corrupção, desvios, anomalias, eleições e meio ambiente que aparecem na mídia todos os dias a partir de agosto de 2008.
  • Categorias

  • Arquivos

  • Páginas

  • Meta

Palocci com fritas

Posted by Pax em 17/05/2011

O ministro chefe da Casa Civil, Antonio Palocci, entrou em processo de fritura. O jornal Folha de São Paulo publicou no domingo notícia que o patrimônio do ministro multiplicou por vinte nos últimos quatro anos.

Palocci multiplicou por 20 patrimônio em quatro anos

Chefe da Casa Civil comprou apartamento de R$ 6,6 milhões antes de assumir. Imóvel foi registrado em nome de empresa que ministro criou para dar consultoria quando era deputado federal

O Palácio do Planalto montou operação para blindar o ministro. O PMDB, guloso, entrou no jogo da proteção do Palocci com olhos em novos cargos na administração federal.

E há uma parcela do PT que comemora a crise. A turma que não consegue lugar no úbere lotado da viúva, que é farta, mas limitada.

Atualização: em O Globo – Assessoria de Palocci encaminha esclarecimentos a líderes partidários e cita casos similares

Anúncios

26 Respostas to “Palocci com fritas”

  1. Elias said

    Pax,

    I
    Então um indivíduo compra um imóvel residencial em nome de uma empresa de consultoria cujo capital é, quase todo (99%) do dito cara.

    Trata-se, evidentemente, de uma safadeza legal. Para o imóvel ser comprado pelo indivíduo, o dinheiro teria que ser transferido pela empresa a ele, sob a forma de lucro distribuído.

    Feito isto, o carinha teria que declarar a grana como renda (dele) e, por isto, pagar Imposto de Renda.

    Comprando o imóvel no nome da empresa, nada disso acontece. O apartamento passa a fazer parte dos investimentos da empresa e é incorporado ao patrimônio dela, não do sócio majoritário. O lucro não foi distribuído, portanto. Não foi transformado em renda do proprietário, logo, não há imposto de renda a pagar.

    O proprietário desfruta do bônus sem arcar com o ônus.

    Mas, um apartamento RESIDENCIAL sendo comprado por uma empresa de CONSULTORIA?

    Er… é mesmo, né? Mas — veja bem! — aí a gente transformou essa empresa de consultoria em uma empresa de administração de imóveis, sacou? Tudo dentro da lei…

    Milhares e empresários fazem algo parecido, em todo o Brasil. Aqui, o que mais acontece é essa suruba entre as contas da empresa e as despesas pessoais do empresário.

    Sempre em prejuízo dos cofres públicos, evidentemente.

    A lei permite? Permite. Mais um assunto para a pauta de uma cada vez mais distante reforma tributária.

    Agora, um Ministro de Estado usar esse expediente?

    Aí não dá!

    Ele deveria estar buscando formas de impedir que as pessoas continuem a fazer isso.

    Se um ministro usa um determinado tipo de procedimento em benefício próprio, só podemos imaginar que ele nada fará para colocar o dito procedimento fora da lei.

    Quer dizer: ante a improvável hipótese de uma reforma tributária, não contem com o Palocci pra adotar medidas que minimamente reduzam a senvergonhice existente no relacionamento entre as contas da empresa e as contas familiares de seus controladores. Hoje, esse relacionamento acha-se rebaixado ao nível moral do bordel que Palocci frequentava quando Ministro da Fazenda.

    Quanto mais cedo Palocci desembarcar, melhor pra Dilma.

    Pro Lula, Palocci não fez falta nenhuma. Ao contrário, tanto o desempenho quanto a aprovação do governo só melhoraram, depois que Palocci se mandou.

    A Dilma talvez sinta alguma falta, porque ela precisa de alguém pra estruturar e conduzir as articulações políticas (Lula nunca necessitou de ninguém pra fazer isso porque essa é a praia dele…).

    Mesmo assim, melhor pra ela que Palocci se mande. No PT, existem pelo menos umas 4 figuras que fariam o trabalho de articulação política com eficiência igual ou maior, muito mais discretamente e sem esse hangar de vidro que o Palocci tem.

    II
    Duvido que o fogo amigo tenha partido dos lados do Dirceu. Pode até ser que tenha saído de lá, mas, até que se prove bem provadinho — o que dificilmente acontecerá — este aqui vai duvidar.

  2. Elias said

    E, Pax,

    Não creio que o artigo do Villas Boas tenha algo a ver com o Palocci.

    Também não acho que a crise do Palocci tenha algo a ver com o pessoal que quer, porque quer mais e mais cargos… até porque esses descontentes são do mesmo grupo do Palocci.

    Dilma não está muito propensa a fazer nomeações políticas, no que faz muito bem.

    Mas isso também acaba limitando o espaço pra crítica da oposição.

    Já o Palocci, não. Ele é um prato feito. Um puro-sangue Mangalarga Marchador, que aparece, selado, à porteira da oposição. É só montar e sair a galope… Burrice extrema se ela não fizesse isso.

    A meu pensar, a porrada em cima do Palocci demonstra que a oposição, mesmo que derrotada, esfrangalhada, sem rumo, desarticulada e ligeiramente idiota como é, ainda está viva e, eventualmente, consegue aproveitar bem alguns dos muitos espaços que o processo político vive lhe oferecendo.

  3. Pax said

    Bem, caro Elias, já eu tenho outra interpretação.

    Acho que sim, o artigo do Villas tem relação com a crise do Palocci, ao menos a parte que fala do fogo amigo que ele recebe, que é intenso.

    Segundo o Villas, há no PT uma turma de descontentes com Dilma, que gostaria de estar mais, digamos, convidada ao Palácio do Planalto.

    Se o Zé Dirceu é um destes ou não, não sei. Sei que há uma turma do PT que não tem capital político, não tem voto, mas que tem poder histórico no partido (Genoino, por exemplo, Dirceu é outro, neste caso por estar cassado mesmo, etc) que precisa arrumar um lugar ao Sol, ou uma boa teta no úbere (abusando desta figura).

    Seria assim com qualquer presidente. Com Serra não teria qualquer diferença. Nenhuma. Paulo Preto estaria no comando do Ministério dos Transportes ou algo que o valha.

    Mas vamos brincar de dizer verdades. Há uma velharia do PT que precisa se encostar no governo senão fica a ver navios. E tudo indica que esta turma anda descontente.

    Ao menos é o que me parece, sim.

  4. Elias said

    Pax,ão

    Não discordo de você quanto à velharia descontente do PT.

    Só insisto em dizer que essa velharia descontente não se opõe a Palocci (em muitos casos, muitíssimo pelo contrário…).

    Estão se desenvolvendo dois processos ao mesmo tempo: (a) um pessoal está descontente, porque gostaria de ter, no governo, mais expressão do que tem (até porque alguns não têm nenhuma); (b) uma saraivada de pedras no telhadão de vidro do Palocci.

    Isso não significa, necessariamente, que os dois processos estejam interligados (embora possam vir a ser, no futuro). Menos, ainda, que o processo “b” seja consequência do “a”.

    Há, no PT, um montão de gente — eu incluso — que era totalmente contrário à nomeação do Palocci para o ministério do Lula e é totalmente contrário à nomeação do Palocci para o ministério de Dilma.

    Essas pessoas, eu incluso, acham que a ausência de Palocci preenche uma enorme lacuna em qualquer governo petista e no próprio partido…

  5. Pax said

    Caro Elias,

    Por qual motivo o Palocci é tão ruim assim, no teu entender?

    (se quiser NÃO me poupar de detalhes, agradeço)

  6. Elias said

    Pax,

    Pra mim, o Palocci é, por excelência, o contra-exemplo daquilo que, segundo entendo, deveria ser o político petista.

    Deploro no Palocci — como em qualquer pessoa — o arrivismo como característica pessoal mais marcante e o extremo conservadorismo nas políticas públicas. Se dependesse exclusivamente dele, os juros teriam sido mantidos nos píncaros durante toda a gestão Lula.

    A saída dele do ministério foi mais uma confirmação do axioma segundo o qual “…todo ministro é dispensável, mas alguns são mais dispensáveis que outros.”

    Agrava o fato dele ser um frequentador de bordéis, conforme denunciou aquele caseiro boquirroto e dedo-duro, cujo sigilo bancário foi violado depois da denúncia. Um Ministro de Estado deveria se comportar com mais austeridade…

    É só o meu entender. Sei de muita gente que não vai com a cara dele por outros motivos. Respeito os motivos alheios, mas prefiro ter os meus.

  7. Palocci usou o mesmo expediente para enriquecer que outros petistas (e outros antes do PT) que é o tráfico de influência. Zé Dirceu depois que saiu do governo ganhou milhões sendo “consultor de empresas”. Francamente, sem sermos ingênuos, a única coisa que essas pessoas poderiam fazer é facilitar o caminho para essas empresas. Greenhalgh também faz muito isso como advogado.

    Não tenho muitos problemas com empresas comprando imóveis residenciais. Conheço várias empresas que possuem imóveis que são utilizados por funcionários em trânsito. Se aprofundando na questão a culpa é mais da lei que pune as pessoas com impostos exorbitantes. E o resultado da Curva de Laffer.

    Concordo com o Pax e com o Villas. Esse ataque tem todas as características dos ataques das turbas do PT. Como foram 98% dos escândalos do governo PT que saíam de dentro do PT e não da oposição.

  8. Elias said

    Há um abismo entre uma empresa que compra ou constrói imóveis residenciais pra uso funcional e outra empresa que compra imóveis residenciais pra fazer distribuição mascarada de lucro.

    A distribuição mascarada de lucro é crime em qualquer país civilizado.

    Nos EUA, p.ex., dá cana dura. A proprietária do Empire State passou um tempão vendo o sol nascer quadrado, porque meteu suas despesas pessoais na contabilidade da empresa. O marido dela só não teve o mesmo tratamento porque estava com um câncer em estágio terminal.

    No Brasil a distribuição mascarada de lucro também é crime. Só que a legislação é tão frouxa que, embora a prática seja comum — e, às vezes, até admitida publicamente, como no caso do Palocci — ninguém é realmente punido por isso, salvo as multinhas, que saem no mijo (uma distribuição mascarada de lucro, quando detectada e autuada — o que já é um evento, em se tratando de peixe graúdo! –, acaba sendo equiparada à ultrapassagem do limite de pró-labore, p.ex.).

    Claro que a culpa é da legislação, não por cobrar impostos demais, mas porque deixa uma avenida aberta pra quem pode e quer sonegar em grande escala (não estou me referindo aos assalariados, porque estes são os ferrados do sistema).

    Se tem alguém que sabe de onde vem o dinheiro da empresa do Palocci, sabe que essa origem é fraudulenta, e nada faz pra denunciar, esse alguém é cúmplice.

    Se é cúmplice e nada ganha com isso, além de cúmplice é otário.

    Além do mais, se a Receita Federal aceitou como lícitas as fontes de renda da empresa do Palocci, e elas não são, qualquer acusação ao Palocci nesse sentido será, também, uma acusação à Receita Federal.

    Alguém encara?

    Eu não. Até porque, se fosse fazer isso, teria que fazer o mesmo com metade mais 3 dos ministros do FHC, talvez incluindo o próprio e aquela fundação dele, altamente bandeirosa.

  9. Chesterton said

    Pax dormiu, pensou bem, e hoje cedo acabou aceitando minha sugestão e colocou um post sobre o Palhocinho…

  10. Carlão said

    Tava demorando pra citar o FHC.Tinha certeza que ia sobrar pra ele.
    FHC está sempre por trás de tudo o que foi feito de cagada nos últimos quase 9 anos.
    Até pelas cagadas e brigas internas do PT.
    Sempre ele.
    hehehe

    Ultragás. Dia sim, outro também, Ultragás no portão de trás.

  11. Chesterton said

    “Não tenho o papel de julgador a esse respeito”, desconversou José Serra nesta segunda-feira, à saída de um encontro com Rui Falcão. “Acho normal que uma pessoa tenha rendimentos quando não está no governo e que esses rendimentos promovam uma variação patrimonial”.

    Nunca pareceu tão fácil opor-se a um governo. Nunca pareceu tão difícil encontrar políticos dispostos a fazer oposição (coronel coturno)

    chest- tá explicado porque não tem oposição séria, Lula e Dilma dão a todos os políticos seu cadinho….

  12. Pax said

    Vejam, por favor, a atualização do post. A assessoria de Palocci defendeu o ministro colocando todo mundo no caldeirão. Será que cola?

    Chesterton,

    O José Serra já era. Foi-se, queimo-se. Nestas últimas eleições perdeu o que ainda tinha de capital político, de liderança. Dançou. Agora está se aproximando do PT? Hum… sei não, cheiro bom é que não tem.

  13. Carlão said

    Esses petralhas são todos farinhas do mesmo saco.Pensam igualzinho.

    Palocci diz que não
    foi o único a enriquecer como ex-ministro
    http://www1.folha.uol.com.br/poder/917059-palocci-diz-a-senadores-que-nao-foi-o-unico-ex-ministro-a-enriquecer.shtml

    ë o cúmulo da malanfragem.
    Eles se coloca no mesmo nível de outros profissionais competentes que não eram exatamente pobres na sua vida particular.Com longos anos de destaque profissional neste ramo de atividade.Já eram pessoas bem sucedidas econômico-finaceira
    Algum idiota poderia imaginar que George Soros pagava salário de fome ao Armínio Fraga.Idem Malan e Meirelles.
    Afinal do que este idiota anda falando?

    ëstá tentando manipular a opinião pública com o
    Sou milionário mas quem não é!
    Depois dos imensos crimes que FHC teria cometido, nós do PT resolvemos
    abaixar o nível.Estourar a boca do balão e permanecer impunes.
    O passado não interessa ao governo.Só o presente, falou o coveiro Gilberto
    tentando enterrar o assunto prematuramente.
    Palocci “esqueceu-se” propositalmente de citar José Dirceu outro
    ex-ministro que ganha a vida dando consultorias bem remuneradas, só citou
    dirigentes associados ao FHC. Por que?
    O que aconteceria se ele tivesse citado o Zé Dirceu, como exemplo de milionário?
    ***
    não consigo conter meu sorriso sarcástico ao imaginar a cena.
    noto que até agora o bravateiro ficou calado. Por que?

    Aqui alguem falou – um petralha, falou:
    Se tem alguém que sabe de onde vem o dinheiro da empresa do Palocci, sabe que essa origem é fraudulenta, e nada faz pra denunciar, esse alguém é cúmplice.

    Se é cúmplice e nada ganha com isso, além de cúmplice é otário.

    Ele sabia a quem estava se referindo???

  14. Carlão said

    Antes que algum idiota fale alguma coisa…lembro aos presentes que postei isso aqui antes que o RA comentasse a estranha ausência de Zé Dirceu na lista de milionários ex-ministros.
    “Sou milionário, mas quem não é”
    Viva a inteligência viva.
    hehehe

  15. Carlão said

    Vale a pena ler o Reinaldo Azevedo matando a pau a fala do painho Palocci
    http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/palocci-se-justifica-nao-se-explica-e-tenta-botar-outros-nomes-da-rodinha-curiosamente-nao-cita-jose-dirceu/
    ***
    ele foi fundo e “problematizou” hehehe a estratégia do painho Palocci,
    ao tentar se justificar tentando enxovalhar a reputação de excelentes profissionais que prestaraam relevantes serviços à nação.E sobre os quais não paira nenhuma suspeita com solidez.
    ***
    Elias tem razão.
    Palocci é uma bosta. E foi substituído por outro bosta ainda pior que manteve exatamente a política de seu antecessor e que quando tentou mudar alguma coisa, além de manipular as contas do governo, foi barrado pela realidade e teve que voltar atrás.
    Será praspicado do governo rapidinho.
    Dilma não suporta essa barra.Ela obedece ordens do consultor secreto. lula. Ademais ela está doente e vive numa bolha protetora – escondida atrás da liturgia do cargo.
    Aposto uma tapioca (de cartão de crédito da Viúva) aquele sabem? que o painho Palocci se ferrou nesta.
    Por excesso de esperteza…hehehehe
    Pra alegria do Elias, o petralha diuturno e até noturno do pedaço.
    Alguém topa?
    ***
    fernando pimentel será o próximo…
    Dilma que se cuide.
    lula quer voltar o mais rápido possível.
    Imagine a coceira que ele sentiria até 2018.
    A longo prazo todos nós estaremos mortos.Né,não?
    Dilmita está apenas “guardando o lugar” para a volta do ‘el jefe”.
    O Brasiu corre o risco de ir pra puta que o pariu
    muito mais cedo que esperávamos.

    Por culpa de FHC!e de seus ministros milionários, é claro

  16. Chesterton said

    O José Serra já era. Foi-se, queimo-se. Nestas últimas eleições perdeu o que ainda tinha de capital político, de liderança. Dançou. Agora está se aproximando do PT? Hum… sei não, cheiro bom é que não tem.

    chest- serra entregou as eleições para o PT. Lula o cooptou, por certo.

  17. Chesterton said

    http://pt.scribd.com/doc/41967775/Contra-Um-Mundo-Melhor

    para o pax

  18. Elias said

    Carlão,

    Não te preocupa comigo.

    Se puderes ferrar com o Palocci, vai em frente (ou de ré, sei lá…!).

    Se esse for o teu propósito, fica sabendo: minha torcida vai toda pro teu partido…

  19. Pax said

    Fora da pauta: dá até pena do povo carioca.

    Repara só:

  20. Chesterton said

    qualquer policia do mundo já teria fuzilado o cara, a pm do rio é gay (obrigado, cabral)
    essas olimpíadas virarão olim-piadas (sorry)

  21. Carlão said

    *** Cortei este comentário ***

    Solicito que o blog não seja usado desta forma. –> Pax

  22. Chesterton said

    carlão, deu uma olhada no video da preta gil?

  23. Carlão said

    chest- passe o link. Ainda não ví.

    *** Cortei este também *** Pax

  24. Patriarca da Paciência said

    Chesterton,

    Qual foi a pergunta feita ao Bolsonaro?

    Qual seria sua reação se seu filho se envolvesse com uma negra?

    Resposta:

    Meu filho é bem educado e não é promíscuo.

    Não tem nada a ver se a Preta Gil é promíscua ou não.

    Mudando de assunto:

    A oposição é totalmente autofágica.

    O Palocci é um dos poucos integrantes do governo PT que defende o liberalismo.

    Aí vem os defensores do liberalismo perseguindo sem trégua o Palocci.

    Acho que o que a oposição quer é exclusividade: “Apenas nós podemos defender o liberalismo.”

    Coisa de louco!

    Eles pensavam que o governo Lula se acabaria sem o Palocci e o governo Lula só cresceu após a saída do Palocci.

    Com a Dilma vai acontecer a mesma coisa.

  25. chesterton said

    O Palocci é um dos poucos integrantes do governo PT que defende o liberalismo.

    Aí vem os defensores do liberalismo perseguindo sem trégua o Palocci.

    chest- todos integrantes do PT sabem que sem liberalismo a economia atrofia. Palhoça não é o liberal do governo.
    pegadinha para cima do Bolsonaro não funcionou.

  26. chesterton said

    O ministro Fernando Haddad, da Educação, encontrou-se ontem com deputados católicos e evangélicos para conversar sobre o kit gay — também chamado “anti-homofobia” — que o governo federal pretende distribuir nas escolas. Uma comissão de parlamentares será formada para examinar o material. É a primeira vez que brasileiros não-gays estão sendo chamados a debater o assunto. Até havia pouco, a questão estava entregue apenas a ONGs estrangeiras e à militância gay, como se o público-alvo do programa não fosse o conjunto dos estudantes. Seja para discutir floresta, seja para discutir sexo, o Brasil parece um laboratório de teses de organizações estrangeiras, que se comportam como legítimas representantes do povo, embora não tenham sido eleitas por ninguém. Curiosamente, em seus países de origem, não conseguem aprovar algumas das propostas que tentam ver implementadas aqui — na floresta ou no sexo…

    reinaldao, impecavel

Faça seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: