políticAética

Notícias da Corrupção, Desvios, Anomalias, Eleições e Meio Ambiente

  • Sobre o blog

    Uma coletânea das notícias da corrupção, desvios, anomalias, eleições e meio ambiente que aparecem na mídia todos os dias a partir de agosto de 2008.
  • Categorias

  • Arquivos

  • Páginas

  • Meta

Ali Babá foge com o grupo em ônibus

Posted by Pax em 23/06/2011

Parece piada. Segundo o Estadão, não é. Prefeito alugou ônibus e saiu da cidade levando os 36 suspeitos.

Acusado de corrupção, prefeito de Senador Pompeu-CE foge em ônibus junto com funcionários da Prefeitura – Estadão

Antônio Teixeira de Oliveira (PT) deixou a cidade em um veículo alugado, com outros 36 suspeitos

Lauriberto Braga, especial para o Estado de S. Paulo

FORTALEZA – O prefeito de Senador Pompeu, no Ceará, Antônio Teixeira de Oliveira (PT), está foragido desde o último domingo, 19, quando deixou a cidade em um ônibus alugado levando outros 36 suspeitos de corrupção. A Justiça cearense fez o pedido de prisão preventiva deles, mas até agora somente um funcionário da Prefeitura foi preso.

O prefeito, vice-prefeito, secretários e assessores são acusados pelo desembargador Darival Bezerra de fraude em licitações, desvio de dinheiro público, envolvimento em crimes de lavagem ou ocultação de bens, direitos e valores, falsidade ideológica, peculato e formação de quadrilha. Além da prisão, o magistrado determinou o afastamento de Antônio Teixeira de Oliveira, do vice Luís Flávio Mendes de Carvalho, e do vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Tárcido Francisco de Lima Baia.

Conforme a representação criminal feita pelo Ministério Público eles cometeram em 2008 desvio de recursos públicos, pagamentos indevidos, emissão de cheques para pagamentos de empresas não idôneas que fornecem notas fiscais frias e outras “condutas criminosas”, causando “dano de grande monta ao erário municipal”. (continua no Estadão…)

Anúncios

16 Respostas to “Ali Babá foge com o grupo em ônibus”

  1. Grande Troll ( ex-Carlão) said

    Branca

    Saio aqui em defesa do Ali Baba.Na história Ali Baba com a ajuda de Morgiana mata todos os 40 ladrões.
    Quanto ao Antônio Teixeira de Oliveira (PT) que seja preso e julgado por suas malfeitorias. Falta ainda prender os outros 40 000 ladrões do PT inclusive o chefe do bando. O molusco covardão.

  2. ………..Na manha desta quarta-feira 22 06 2011 o Prefeito de Biguacu Jose Castelo Deschamps acompanhado da Secretaria Municipal da Fazenda Lizandra… O Prefeito de Biguacu Jose Castelo Deschamps e o Secretario de Assistencia Social e Habitacao Marconi Kirch entregaram entre sexta-feira 17 e segunda-feira 20 06 2011 os alimentos arrecadados como doacao na XV Bigfest deste ano.

  3. Patriarca da Paciência said

    O que eu acho mesmo é que esse O prefeito de Senador Pompeu, no Ceará, Antônio Teixeira de Oliveira, é tão petista quanto Hitler era socialistata ou quanto um padre pedófilo é cristão.

    É claro que existem problemas em todos os lugares e associações.

    Pessoas sérias e complometidas, procuram identificar os problemas e resolvê-los.

    Pessoas mal intencionadas ou simplórias, generalizam.

    Acho ótimo que tais coisas apareçam – significa que a maioria está do lado correto.

    Quando as coisas não apareciam , é porque a maioria estva do lado da impostora, como no tempo da ditadura militar, da qual muita gente tem saudes bem doídas.

    Quero mais é que o tal prefeito seja punido com o maior rigor possível.

  4. Pax said

    Caro Patriarca,

    Também espero que o prefeito seja punido, supondo que suas culpas sejam determinadas. Não só pela Justiça, mas também pelo partido. Aqui é onde espero ver a atitude correta. Aguardar para ver.

  5. Pax said

    Se nossa Justiça funcionasse não precisaríamos chegar a tanto como na notícia abaixo, mas que uns bons xilondrós estão fazendo falta, estão sim.

    Diretor da China Mobile é condenado à morte por receber suborno da Siemens

    24/06/2011 – Redação* UOL Economia

    Um diretor da China Mobile, a maior companhia de telefones celulares do mundo, foi condenado à morte por aceitar milhões de dólares em suborno da multinacional alemã Siemens, o maior conglomerado tecnológico europeu, informa nesta sexta-feira o diário “South China Morning Post”.

    Segundo a sentença, ditada pelo Superior Tribunal da Província de Henan, Shi Wanzhong, de 51 anos, aceitou da Siemens suborno no valor de US$ 5,06 milhões.

    Shi recebeu esse dinheiro quando dirigia a China Mobile na província de Anhui, no leste do país, em troca de garantir à firma alemã contratos de telecomunicações nessa divisão administrativa chinesa.

    A condenação ao diretor foi suspensa por dois anos, o que significa que será comutada à cadeia perpétua após esse período se o réu tiver boa conduta.

    No processo, também foi condenado a 15 anos de prisão um agente da Siemens em Anhui, Tian Qu, que trabalhou como negociador entre os dois gigantes tecnológicos.

    A importância das duas empresas e a natureza estratégica dos contratos fez o julgamento ser realizado a portas fechadas e com medidas de discrição próprias de processos nos quais há segredos de Estado envolvidos, assinalou a revista econômica “Caixin Century Magazine”, que acompanhou o caso.

    Representantes da Siemens consultados pelo diário “South China Morning Post” não quiseram comentar o caso, alegando que por enquanto a sentença não foi publicada em meios oficiais, e não confirmaram ter relação direta com os condenados.

    A China Mobile enfrentou nos últimos meses vários casos por corrupção que atingiram até seu ex-vice-presidente, Zhang Chunjiang, destituído em janeiro por “graves irregularidades financeiras”.

    *da Agência EFE

  6. Elias said

    Pax,

    A China não refresca com a gatunagem, na administração pública ou nas atividades particulares: é pena de morte, amputação das mãos, dos polegares, chibatadas em praça pública, penas pesadas em cadeia fechada, trabalhos forçados…

    Ainda assim, a corrupção e a roubalheira é dos mais graves problemas de lá. Tanto quanto ou até pior do que aqui, onde a punição a corruptos e ladrões de alto coturno é tão frequente quanto uma nevasca no Raso da Catarina.

    Talvez seja necessário ir além da punição, né?

  7. Pax said

    Claro que sim, caro Elias,

    Mas aí a gente bate naquela questão do tamanho do Estado versus o tamanho da roubalheira.

    E existe estado com tamanho maior e roubalheira menor? Que eu sabia sim, nas sociais democracias mais amadurecidas, com os exemplos nórdicos sempre nos provocando (ainda vou espiar isto mais de perto).

    E o que aconteceu por lá? Bem, o povo se educou e passou a votar bem e cobrar dos seus eleitos, segundo alguns afirmam. E olha que isto tudo aconteceu em menos de 50 anos, da metade para o fim do século passado.

    E aqui? Bem, desculpe-me a profunda sinceridade, mas o tamanho do Estado reflete diretamente no tamanho da roubalheira. Estamos muito mais para uma China que para os exemplos das sociais democracias mais maduras.

    E com tristeza não vejo viés de alteração.

  8. Chesterton said

    Claro, Patriarca, petista não rouba (ou não foge?)…..

    ————–

    Bem, o povo se educou e passou a votar bem e cobrar dos seus eleitos, segundo alguns afirmam.

    chest- se fizerem isso aqui ainda serão acusados de “moralistas”, de “estarem julgando”…

  9. Elias said

    Pax,

    Ainda acho que roubalheira não tem a ver com tamanho do Estado.

    Roubalheira tem a ver com a cultura do povo.

    Veja: a iniciativa privada brasileira não é menos desonesta que os laravazes da administração pública: é sonegação, vigarice, produtos vagabundos, descumprimento das regras mais elementares do Código de Defesa do Consumidor (que só é cumprido quando você leva o vagabundo aos tribunais), descumprimento da legislação trabalhista e muito mais.

    Excluindo os acólitos de todas as colorações político-ideológicas, pra quem está sendo lesado, nenhuma diferença faz se o ladrão é público ou privado…

  10. Anrafel said

    O sujeito faz o concurso para a Polícia Rodoviária Federal já de olho nas propinas que deverá receber no exercício da sua função.

    Um vereador que se empenha em ter um comportamento íntegro, com o tempo (se mantiver esse comportamento) passa a ser marginalizado – isso se malandro não ‘plantar’ alguma coisa contra ele.

    A lei do papel higiênico (aumentar o preço diminuindo a quantidade) é uma constante na atividade privada.

    O treinamento dos jogadores de futebol inclui técnicas para ludibriar o juiz (Messi não passou por isso. O cara não simula uma falta).

    É claro que a situação em alguns desses e outros ítens tem melhorado. O serviço público, por exemplo, tem melhorado bastante em alguns setores, resultado de um processo de aperfeiçoamento tecnológico e de recursos humanos.

    Mas o Estado continua leniente com a corrupção pública e privada, esta principalmente quando o envolvido é do tipo “você sabe com quem está falando”?

    Como os caras não vão presos mesmo, o recomendável seria recuperar o dinheiro até o último centavo, o que funcionaria como a punição mais severa. Mas, não. Cadeia acontece em raros casos e a grana, ou a maior parte dela, segue aguardando o ladrão voltar à condição de usufruto.

  11. Elias said

    Punição é necessária e, quanto mais rigorosa, melhor.

    Mas não creio que isso resolva o problema, nem mesmo que o reduza substancialmente. Punição severa é o que não falta na China. Nem por isso corrupção na administração pública e roubalheira na iniciativa privada são dois dos maiores problemas chineses.

    Participei de muitos inquéritos administrativos. Invariavelmente, ao cometer os delitos, os caras achavam que jamais seriam descobertos. Alguns deles diziam a si mesmos: “Antes da coisa dar na vista, eu paro.” (só que não conseguiam parar…). Cada caso tinha muito de repetitivo em relação aos anteriores. É como se houvesse um padrão de pensar e agir…

    Conversei sobre isso com alguns delegados de polícia e tmbém com alguns criminalistas. Eles me disseram que todos os criminosos pensam desse jeito. Acham que não serão descobertos. Por mais dura que seja a penalidade, isso não influi na decisão deles, de delinqüir ou não, porque não lhes passa pela cabeça que serão presos, julgados e condenados.

    Em sua maior parte, esses delegados e criminalistas também dizem que o sistema penal é necessário pra punir quem agride a sociedade, cometendo crimes. Mas que o sistema penal não PREVINE o crime. As pessoas não são induzidas a proceder com honestidade por causa do sistema penal.

    Acho que é por aí: a honestidade como padrão generalizado de procedimento humano não se origina no sistema penal das sociedades. Nunca foi assim, não é nem será.

    Esse negócio de pedir cadeia, pena de morte, flagelações, amputações, etc, no frigir dos ovos, é conversa de botequim depois da quarta ou quinta dose. É o tipo do papo que faz a cabeça de quem não quer pensar. O urro irracional das multidões.

    É compreensível. Tem suas toneladas de razões. Mas o problema é mais fundo.

    Acho que a coisa tem a ver com a cultura da sociedade. Com os valores que ela cultiva.

    No Brasil, um dos valores predominantes parece ser o de que não é errado delinqüir. Errado é ser apanhado, ser flagrado, delinqüindo. Se o cara é flagrado, desmascarado, a sociedade cai de pau em cima dele, não porque delinqüiu, mas porque se deixou pegar. Se nunca for apanhado, ficar rico, o cara passa a ser tratado como o mais respeitável cidadão.

    Na Câmara Federal e no Senado brasileiro, há vários parlamentares que fizeram fortuna no jogo do bicho.

    São, portanto, foras-da-lei, que, no momento, se dedicam a fazer leis. E no mais alto nível…

    Foram eleitos, alguns com votação pra lá de expressiva.

    Tem alguma coisa errada nisso.

    E isso tem alguma coisa a ver com a corrupção e a roubalheira verde-e-amarelas…

  12. Chesterton said

    As pessoas não são induzidas a proceder com honestidade por causa do sistema penal.

    chest- há controvérsias.

  13. Anrafel said

    É dentro desse pântano de valores que alguma deve ser feita. E é onde entra a questão cultural, a percepção ética. Se a punição exemplar e frequente já é tão difícil de ser conseguida, imaginem uma mudança de cultura num ambiente onde o enaltecimento de quem ‘chegou lá’, não importando os meios, é prática ordinária

  14. Pax said

    Prenderam o cidadão…

    http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,prefeito-no-ceara-e-preso-apos-10-dias-foragido,739032,0.htm

  15. elias said

    As pessoas não são induzidas a proceder com honestidade por causa do sistema penal.

    chest- há controvérsias.

    Elias: Juras?

  16. Adolph said

    Architects & designers are using this technology to present ideas.
    Over the past decade, technology has definitely influenced the accounting industry in so many ways.

    Without the familiarity of technology and what it does, our
    students will be lost in the business world.

Faça seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: