políticAética

Notícias da Corrupção, Desvios, Anomalias, Eleições e Meio Ambiente

  • Sobre o blog

    Uma coletânea das notícias da corrupção, desvios, anomalias, eleições e meio ambiente que aparecem na mídia todos os dias a partir de agosto de 2008.
  • Categorias

  • Arquivos

  • Páginas

  • Meta

ANP e o xeque em Dilma

Posted by Pax em 25/07/2011

Dilma terá a mesma abordagem com o PCdoB – e também com o PDT – que teve com o PR?

Espera-se que sim para que os ventos favoráveis da opinião pública não mudem de angulação. As medidas necessárias para levar a cabo e solucionar denúncias tão contundentes independem que as fontes sejam ou não favoráveis ao governo. Um bom exemplo é que, segundo o noticiário, há petistas incomodados com a atuação de Carlos Luppi, do PDT, no Ministério do Trabalho.

Segundo as palavras da presidente o processo não é dirigido a partidos mas, sim, a comportamentos:

Pegaram pesado nos Transportes. Por isso, vou adiante, não vou passar a mão na cabeça de ninguém. Tenho acordo político com os partidos. Mas esse acordo não é com o malfeito – disse Dilma.

E quando as denúncias chegarem às portas do PT e do PMDB? Xeque mate ou gambito da rainha?

Não se faz omelete sem quebrar ovos, diz o dito popular. Dilma tem apoio da sociedade, a priori, para servir a nação com mais exemplos similares ao do processo de ajuste necessário no Ministério dos Transportes. O país não é de Valdemares da Costa Neto, afinal.

PPS quer convocar ministro para falar sobre suposto esquema de cobrança de propina na ANP

Ivan Richard – Repórter da Agência Brasil

Brasília – O líder do PPS na Câmara, deputado Rubens Bueno (PR), vai protocolar amanhã (25), na Comissão Representativa do Congresso Nacional, requerimento de convocação do ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, para falar sobre a denúncia de um suposto esquema de cobrança de propina na Agência Nacional do Petróleo (ANP). O líder do governo na Casa, Cândido Vaccareza (PT-SP), classificou como “esquisita” a apresentação do requerimento durante o recesso parlamentar.

Segundo a edição da revista Época desta semana, dois assessores da ANP foram filmados supostamente cobrando propina para acelerar e facilitar a tramitação de processos para registro de empresas. O líder do PPS também quer que o diretor-geral da ANP, Haroldo Lima, preste esclarecimentos sobre o assunto, além do afastamento imediato dos acusados.

“É a forma mais isenta para fazer uma investigação séria de mais um episódio do governo do PT”, disse Bueno. “A denúncia é gravíssima, já que há imagens de pessoas da ANP envolvidas e falando em seu nome, como se ali fosse um grande balcão de negócios para enriquecimento de alguns.”

De acordo com Vaccarezza, não há motivo para que a Comissão Representativa seja acionada. “Acho esquisita a posição do deputado, porque a Comissão Representativa serve para responder na ausência do Congresso em situações emergenciais. Como a Casa voltará a se reunir no dia 2 de agosto, não há razão para protocolar o pedido agora”, disse o líder do governo à Agência Brasil. Ainda segundo ele, a comissão correta para protocolar o requerimento é a de Fiscalização e Controle. Isso, assinalou, só pode se feito após o fim do recesso.

No entanto, Vaccarezza ressaltou que a posição do governo é a de investigar todo o desvio de conduta ética. “O governo não vai acobertar conduta ilícita”.

Depois de ser protocolado, o requerimento será encaminhados ao presidente da Comissão Representativa do Congresso Nacional, o senador José Sarney (PMDB-AP). O Regimento Comum do Congresso não estabelece prazo para que seja marcada uma reunião com os oito senadores e 17 deputados que integram o colegiado, caso o pedido do PPS venha a ser aceito.

Durante o recesso, o PPS e os demais partidos de oposição não têm condições de realizar sessão extraordinário da Comissão Representativa do Congresso Nacional, sem apoio da base aliada. Isso porque é necessária a presença de pelo menos três senadores e seis deputados da comissão. Hoje, a oposição tem apenas três deputados e dois senadores – entre eles, não há representantes do PPS – na comissão.

Como a comissão funciona apenas no recesso, o requerimento precisa ser analisado e votado até a próxima sexta-feira (29). Isso, entretanto, só ocorrerá se os governistas aceiteram.

Anúncios

9 Respostas to “ANP e o xeque em Dilma”

  1. Patriarca da Paciência said

    ” …dois assessores da ANP foram filmados supostamente cobrando propina para acelerar e facilitar a tramitação de processos para registro de empresas. O líder do PPS também quer que o diretor-geral da ANP, Haroldo Lima, preste esclarecimentos sobre o assunto, além do afastamento imediato dos acusados.”

    É impressionante a tendência de certos brasileiros para o autoritarismo truculento! Por simples suposição, pedem o imediato afastamento! E ainda se dizem defensores da democracia!

    Se há indícios, que se investiguem os indícios. Se há provas, que sejam condenados. Mas demitir por simples suposição? É o fim da picada!

  2. Pax said

    Caro Patriarca,

    Não vi o vídeo, li a notícia. Pela leitura eu diria que os indícios são fortíssimos. Pelo andar da carruagem em todas as Agências Regulatórias o reforço é ainda maior. Sabemos no que as agências se tornaram.

    Neste caso, só como provocação respeitosa, diria que o comportamento que Itamar Franco teve no caso Henrique Hargreaves poderia ser aplicado de forma geral. Lembra?

    Neste caso houve denúncia, Itamar afastou o Henrique Hargreaves, o processo posterior confirmou que o ministro estava limpo e Itamar o chamou de volta.

    Em casos de fortes indícios, não seria um bom modelo em tua opinião? Na minha, sim. Acho uma boa discussão esta.

  3. Patriarca da Paciência said

    Caro Pax,

    demitir por simples suposição simplesmente inviabiliza qualquer organização. É criar clima de terror. Ainda mais com a verdadeira epidemia de denuncismo que infesta a oposição.

  4. Pax said

    Mas, caro Patriarca, convenhamos – se há denuncismo é porque a coisa passou dos limites em muitas situações.

    Deste limão acredito que a limonada é o caminho adotado no Ministério dos Transportes. Dilma terá aplauso de gregos e troianos.

    Agora, se os próprios gregos (petistas) tirarem o apoio deste processo, aí mesmo que a coisa desanda. A grande chance de Dilma está nele e não contra ele. O processo me parece favorável. É pegar a onda. A outra possibilidade, de reclamar de denuncismo, me parece a pior opção.

  5. Zbigniew said

    Vamos ver. O jogo politico e pesado. Concordo com o Pax. Se as denuncias se mostrarem verdadeiras vai ser um grande problema para a Dilma, mas uma grande oportunidade de moralizacao. Entretanto havera um custo politico. A oposicao aposta na paralisacao do governo. Se as denuncias forem vazias, a oposicao e o PIG se desmoralizam. A Dilma tem que ser bem cuidadosa e criteriosa. Nao se pode deixar ficar refem, nem de aliancas, nem de denuncismos. Nao pode ficar acuada. Neste ponto tenho saudades do Lula, que jogava todo o seu patrimonio politico e popularidade para peitar qualquer ato que viesse para desestabilizar o governo. Enquanto as denuncias ficarem restritas ao meio politico, o emprego em alta, a inflacao controlada, o pais crescendo, Dilma tera uma bom espaco para ousar e inovar. Quem sabe nao estejamos caminhando para uma reforma politica seria?

  6. ed said

    será que a Presidenta vai honrar sua palavra que faça o mesmo que fizeram no M. dos transportes. estamos do seu lado DILMA.

  7. Pax said

    Neste processo parece que todos estão do lado de Dilma. Segundo noticiário, caro Ed (bem-vindo), há já até pesquisa na mesa de Dilma mostrando o apoio popular caso ela queira continuar a limpar o que tem que ser limpo.

  8. Anrafel said

    Dessa vez, o escalado para faturar em cima “… de mais um episódio do governo do PT” foi o PPS, o partido de Roberto Freire e Raul Jungman, aquele que, quando surgiu a proposta de taxar a poupança dos valores acima de 50.000 reais, disse na TV que Lula havia confiscado a poupança.

    O jogo é esse. E dentro desse jogo, bem que o PCdoB poderia deixar de se fingir de morto e publicar um desmentido ou uma explicação. Afinal, agora ele não é mais apenas o partido do anódino (menos para Ricardo Teixeira e Carlos Núzman) Ministério dos Esportes.

  9. Patriarca da Paciência said

    Alô, alguém por aí?

    Eis algo novo:

    Izaías Almada – Liberdade de Imprensa

    Liberdade de imprensa é chantagear políticos…

    Liberdade de imprensa é acusar sem provas…

    Liberdade de imprensa é espionar celebridades…

    Liberdade de imprensa é defender o cartel da informação…

    Liberdade de imprensa é fazer lobby em favor próprio no Congresso Nacional…

    Liberdade de imprensa é fazer escutas telefônicas ilegais em Londres

    Liberdade de imprensa é inventar escutas telefônicas ilegais no Brasil…

    Liberdade de imprensa é extinguir o contraditório…

    Liberdade de imprensa é criar fichas falsas…

    Liberdade de imprensa é criar factóides para a oposição…

    Liberdade de imprensa é a oposição repercutir os factóides…

    Liberdade de imprensa é acusar os blogs democratas de “chapa branca”…

    Liberdade de imprensa é aceitar e barganhar anúncios do governo…

    Liberdade de imprensa é especular hipocritamente com a doença alheia…

    Liberdade de imprensa é testar hipóteses…

    Liberdade de imprensa é assumir-se como partido político de oposição…

    Liberdade de imprensa é denunciar a corrupção dos adversários…

    Liberdade de imprensa é fazer vistas grossas à corrupção dos amigos…

    Liberdade de imprensa é acusar Chavez, Fidel, Morales e Lula…

    Liberdade de imprensa é defender Obama, Berlusconi, Faiçal, FHC…

    Liberdade de imprensa é banalizar a violência…

    Liberdade de imprensa é disseminar o preconceito e o racismo…

    Liberdade de imprensa é vilipendiar, caluniar e fugir para Veneza…

    Liberdade de imprensa é inventar bolinhas de papel…

    Liberdade de imprensa, no Brasil, é para inglês ver…

    Liberdade de imprensa na Inglaterra é para brasileiro aprender…

    Liberdade de imprensa é divulgar partes do “relatório” do terrorista norueguês…

    Liberdade de imprensa é ocultar o direito de resposta ao MST…

    Liberdade de imprensa é manipular a opinião pública…

    Liberdade de imprensa só vale para o dono do jornal, do rádio e da televisão…

    Liberdade de imprensa é para quem paga mais…

    Liberdade de imprensa é apoiar as invasões norte-americanas ao redor do mundo…

    Liberdade de imprensa é escamotear os genocídios no Iraque, no Afeganistão…

    Liberdade de imprensa é apoiar greve de fome de um único dissidente cubano…

    Liberdade de imprensa é jogar sujo contra governos progressistas…

    Liberdade de imprensa é acusar sem oferecer o direito de defesa…

    Liberdade de imprensa é que nem mãe: só a minha é que presta…

    Liberdade de imprensa é a liberdade de se criar novas máfias…

    Liberdade de imprensa é dar dicas sigilosas para concorrências públicas…

    Liberdade de imprensa, às vezes, se compra com 500 mil dólares…

    Liberdade de imprensa é aquela que só vale para os apaniguados…

    Liberdade de imprensa é ser arrogante com os pequenos…

    Liberdade de imprensa é bajular os grandes…

    Liberdade de imprensa é difamar celebridades vivas…

    Liberdade de imprensa é enaltecê-las depois de mortas…

    A liberdade de imprensa, tal qual é defendida e praticada nos dias de hoje pelos setores mais conservadores da sociedade brasileira, é o apanágio dos ressentidos e a nova trincheira dos hipócritas…

    Izaías Almada é escritor e dramaturgo.

    Via O Escrevinhador

Faça seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: