políticAética

Notícias da Corrupção, Desvios, Anomalias, Eleições e Meio Ambiente

  • Sobre o blog

    Uma coletânea das notícias da corrupção, desvios, anomalias, eleições e meio ambiente que aparecem na mídia todos os dias a partir de agosto de 2008.
  • Categorias

  • Arquivos

  • Páginas

  • Meta

Temer deve tirar Rossi

Posted by Pax em 09/08/2011

Se o vice-presidente Michel Temer quiser ajudar Dilma, e o governo do qual faz parte, deve solicitar que seu indicado para o Ministério da Agricultura, Wagner Rossi, se afaste da pasta até que as denúncias sejam apuradas.

A conhecida solução Hargreaves (*) ajudaria não só a presidente liberar a pauta para enfrentar a nova crise econômica mundial como permitiria que o PMDB fizesse uma análise mais profunda de suas indicações.

Vice-presidente não deve jogar contra mas, sim, a favor do governo. Nesta opção contributiva Temer pode agregar muito valor. Caso contrário, se quiser agradar o baixo clero, sua participação no governo Dilma se mostrará um desastre.

O senador Blairo Maggi, do PR, não só acusou Dilma de tratar seu partido de forma diferente do PMDB, comparando os escândalos do Ministério dos Transportes e da Agricultura, como indicou o caminho do “rompimento irrestrito com o Planalto”.

O PR é dispensável. O PMDB não. Por esta razão Temer deve agir o quanto antes. É o mínimo que se pode esperar. Mas o Barão de Itararé deve ser sempre lembrado: “de onde menos se espera, daí que não sai nada mesmo”.

A notícia da Agência Brasil abaixo deixa a sensação que escalaram a raposa para tomar conta das galinhas.

Rossi abre sindicância para apurar denúncias de irregularidades na Agricultura e diz desconhecer lobista

(*) A solução Hargreaves é conhecida pelo episódio em que o ex-presidente Itamar Franco afastou o amigo Henrique Hargreaves, então ministro-chefe da Casa Civil, acusado em denúncias que não se comprovaram. O ministro voltou ao cargo após os devidos esclarecimentos.

Anúncios

11 Respostas to “Temer deve tirar Rossi”

  1. Patriarca da Paciência said

    Caro Pax,

    Na minha opinião, a A Solução Hargreaves foi um caso único, que deu certo, mas que não pode ser estendida como procedimento padrão.

    De maneira clara e escandalosa, boa parte da “grande imprensa” vem pedindo a cassação do Lula, da Dilma, de todo o PT, de todo o PMDB etc.

    Afastar por suposição, ou simples acusação, inviabiliza qualquer organização.

    O ministro Wagner Rossi vem respodendo com coragem e determinação. Na minha opinião é o mais correto a fazer.

    Quem tiver provas concretas que apresente e assuma as consequências.

  2. Pax said

    Caríssimo Patriarca,

    Vou me permitir discordar um pouco. Entendo que afastar por suposição, por simples acusação, como você diz, é um erro mesmo. Mesmo que tenhamos um país farto de noticiário de corrupção. Acrescento, para ajudar tua opinião, que temos uma oposição realmente fraca em que seu único discurso é falar de corrupção do governo sem mesmo procurar esclarecer a fundo suas próprias mazelas. Que o diga casos como o do Paulo Preto, da não abertura da CPI dos pedágios em SP etc etc.

    Mas…

    Neste caso específico não me parece que Rossi esteja tão bem assim, não. É uma opinião e podemos ficar discutindo isto ad eternum, mas é a minha. O que mais me parece é que há um enfrentamento do tipo: “no PMDB ninguém mexe!”.

    Agora mesmo há uma notícia que vão aproveitar uma reunião de prefeitos do PMDB em Brasília para, também, fazer pressão no governo. Pode ser que sim, por ser que não. A notícia está por aí.

    Mas vamos no fio da meada: porque mesmo Temer não pode dar um apoio, um sinal efetivo, que entrou no jogo de um país melhor? Nosso velho e bom Villas-Bôas Corrêa, em processo de interrupção de todas suas atividades, apontou Temer como excelente em agradar o baixo clero no Congresso, quando presidente da Câmara. Sabemos que ele foi craque em manter o poder por lá, em ficar confortavelmente em sua presidência. E sabemos os custos disso. Temer também foi o presidente do PMDB e parece ainda o ser de fato.

    O que não dá para admitir é que este mesmo processo de agrado de um “baixo clero” dentro do PMDB seja implantado impunemente no governo federal. Seria como minar qualquer expectativa de um bom governo Dilma que já tem uma cara em definição, uma personalidade em formação.

    Se Lula, Temer e quem quer que seja querem um bom governo, todos devem estar ao lado de Dilma neste processo de procura de eficiência do governo. Ainda mais porque estarão ao lado, também, da opinião pública.

    Caso contrário o que teremos? E a tal sinuca que vimos falando todos os dias. E, para mim, ela só há um bom caminho neste processo, que é o da isonomia, todo mundo pagando os mesmos preços, todos sob as mesmas leis. Caso contrário tudo tem chance de ir por água abaixo. Assim me parece.

    (agora mesmo tem um processo de prisão em baldes no Ministério do Turismo – Go, Dilma, Go!)

  3. Olá!

    Eita! A esquerda está em polvorosa por causa das denúncias da imprensa que vêm derrubando ministro após ministro. A culpa não é da imprensa, mas, sim, dos políticos que desviam o dinheiro do cidadão para a corrupção.

    O Vilarnovo teve bastante razão quando observou que uma parte considerável da esquerda brasileira age como se dissesse: “É ladrão mas é o MEU ladrão!”

    É. . .

    Até!

    Marcelo

  4. Patriarca da Paciência said

    Caro Pax,

    a Dilma já declarou que não vai aceitar qualquer malfeito no governo.

    Mas as coisas precisam ser investigadas, apuradas.

    Basta apresentar claramente as provas e sair das generalidades.

    O problema da grande maioria da “grande imprensa” é que ela está claramente ao lado do PSDB e procura sempre “fazer política” em lugar de procurar a justiça.

  5. Pax said

    Caro Marcelo Augusto,

    Parece que esta história de “é meu ladrão não está muito em moda.

    Afirmo que não tenho certeza e confirmo que este ponto é, ao que me parece, o grande dilema da atualidade.

    Caro Patriarca,

    Não só as provas estão aparecendo como parece que a PF anda atuando. Concordo com você, nada de macartismo, mas reafirmo: go, Dilma, go!

    A presidente anda numa corda bamba, mas o pêndulo pende à favor, basta olhar a opinião pública, a sociedade, que é quem manda no frigir dos ovos podres.

  6. Pax said

    Caro Patriarca,

    Saca só com que nomes estamos lidando, do tal lobista do Ministério da Agricultura

    http://colunistas.ig.com.br/poderonline/2011/08/09/lobista-julio-froes-ja-foi-preso-por-trafico-de-drogas/

    Veja bem, o iG não é bem o que podemos chamar de imprensa golpista, concordamos aqui?

    O bichão parece ter aprendido um bocado nos três anos que esteve preso por tráfico de cocaína. Agora trafica dinheiro do povo, pelo que o noticiário nos leva a crer.

  7. Pax said

    Pensei em escrever mais um post sobre o noticiário recente mas este aqui me parece ainda válido. Então vamos lá, apontando para as notícias disponíveis na web.

    A Veja soltou novas reportagens sobre Wagner Rossi, que parece ficar em situação ainda mais insustentável.

    Veja – Wagner Rossi, o colecionador de problemas
    http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/wagnr-rossi-o-colecionador-de-problemas

    O ministro, indicado e amigo de Temer, se defendeu, mas seria interessante se explicar um pouco mais, por exemplo como conseguiu aumentar tanto seu patrimônio.

    Agência Brasil – Em nota, Rossi rebate denúncias de irregularidades no Ministério da Agricultura
    http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2011-08-13/em-nota-rossi-rebate-denuncias-de-irregularidades-no-ministerio-da-agricultura

    E tem deputado do PT – por acaso ligado a Marta Suplicy, que mete os pés pelas mãos, fazendo pronunciamento que pode ser entendido como “mas ladrão de cofres públicos não deve ser tratado como ladrão qualquer”. O cara se chama Carlos Zarattini.

    Folha – Deputado do PT compara ação da PF a ‘arbitrariedades da ditadura’
    http://www1.folha.uol.com.br/poder/959340-deputado-do-pt-compara-acao-da-pf-a-arbitrariedades-da-ditadura.shtml

    bela oportunidade de ter ficado calado

    E as denúncias no Min da Agricultura e Conab não param, parece que as coisas por lá são um descalabro mesmo:

    Folha – para assinantes – Sócio diz que dinheiro é “achado de Deus”, e Conab nega irregularidade
    http://www1.folha.uol.com.br/fsp/poder/po1408201103.htm

    Enfim, como disse no post desde o início, se Michel Temer quiser ajudar o Brasil, deveria tomar uma atitude e tirar o quanto antes este ministro Rossi. O contrário disto, que parece que é o que vai se estabelecer, uma queda de braço entre a força do PMDB e o que parece ser a vontade de Dilma de dar uma limpada na governo, um freio na roubalheira, será o pior dos casos e um desfavor ao Brasil.

    O pior de tudo é que há fortes indícios que é isto que vai acontecer. E, com certeza, o prejuízo do governo, de Dilma e até de Temer, mais à frente, será enorme.

  8. Chesterton said

    Temer vai tirar Dilma….

  9. Pax said

    Seria o maior dos absurdos, Temer, Sarney, Renan, Jucá, etc tomando conta do Brasil e expulsando uma presidente eleita pelo voto popular.

    Coisa pra bagunçar o coreto demais da conta.

    Temer deve tirar Rossi e avisar dentro de seu partido que “pegou, dançou”.

    Seria muito pedir para ele avisar no partido: oh, manera aí pô. Não faz seu estilo, ao que tudo indica e o noticiário nos farta.

  10. Chesterton said

    Dilma é fraca e fica cada vez mais fraca, Zé Dirce (que deveria estar preso há muito tempo) já acha que ela não termina o governo.

  11. Pax said

    Quer dizer, caro Chesterton, que se ela compactuasse com estes desmandos ela seria, então, forte?

    Cada coisa que dá para depreender de tuas afirmações…

    Aliás, Zé Dirceu é uma viúva do poder. Tá magoado porque não toma mais uisquinho às sextas de tarde no Planalto. É o que parece.

Faça seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: