políticAética

Notícias da Corrupção, Desvios, Anomalias, Eleições e Meio Ambiente

  • Sobre o blog

    Uma coletânea das notícias da corrupção, desvios, anomalias, eleições e meio ambiente que aparecem na mídia todos os dias a partir de agosto de 2008.
  • Categorias

  • Arquivos

  • Páginas

  • Meta

Exclusão digital: censura ao blog

Posted by Pax em 22/02/2012

Este blog está ameaçado de acabar. Pela pior forma de censura que pode haver, fora a censura política: a exclusão digital nos dias de hoje.

O blog era mantido nos horários possíveis, em minha residência, numa área rural cerca de 40 km de São Paulo, a mais importante cidade da América Latina. O link? Via satélite, pela Embratel. Caríssimo, quase R$ 500,00 por mês, para uma miséria de banda de 200 kbps, ou seja, um quinto de 1 Mb.

A Embratel enviou uma carta em dezembro afirmando que não disponibilizaria mais o serviço. Motivo? Nenhum que se dessem o luxo de explicar os clientes.

Ao mesmo tempo a Telefonica, talvez a mais canalha empresa de comunicação dos dias de hoje, iniciou um telemarketing ativo para todos os telefones da minha residência (são três) afirmando que o serviço SPPEDY havia chegado aos bairros rurais onde moro.

Assinamos para nós, assinamos para o caseiro com dois filhos ávidos para se incluirem digitalmente, e ficamos aguardando. Dois meses de suplício, vários dias esperando de castigo em casa porque a Ouvidoria da Telefônica garantia que era naquele dia que o técnico estaria entregando o MODEM e instalando, até que chega a notícia que não há o serviço, que estavam vendendo o que não tem para entregar, pois falta um tal equipamento MINI DSLAM no quadro que serve a região. Não sei se é por incompetência, mas confesso que mais parece canalhice de algum diretor comercial da empresa querendo bater suas cotas de venda de fim de ano.

Depois de esgotar todos os caminhos com esta empresa de quinta categoria em atendimento, via reclamações, ouvidoria e a absoluta negativa de falar com a diretoria da empresa, o caminho natural é falar com a ANATEL. Resultado? Nenhum. A ANATEL, dentro de seu cabresto com as operadoras, simplesmente repassou minha reclamação à Telefônica que me ligou de volta e afirmou que estava encerrando minha reclamação junto à ANATEL. Como? Isso mesmo. A própria Telefônica encerrou o processo que abri na ANATEL afirmando a esta que eu já estava informado da inviabilidade do serviço vendido. Este caminho foi executado duas vezes. Encerraram o processo na Anatel, eu o reabri por discordância e encerraram novamente. É inacreditável como as teles colocam a ANATEL de joelhos, um subjugo inacreditável que torna a autarquina nacional absolutamente inoperante para proteger os usuários dos serviços, uma de suas principais missões, razão de existir.

Próximo passo? Justiça. Sim, claro, era lá que deveria me encaminhar na medida que o resto não funcionava.

E o que recebo da Justiça? O Juizado Especial Cívil, vulgo Juizado de Pequenas Causas, da cidade se negou a abrir o processo. Me afirmaram que eu não tinha uma causa suficiente para isso na medida que a Telefônica não havia feito nenhuma cobrança financeira. Sim, este é o truque dos canalhas, eles só passam a cobrar depois do primeiro acesso ao tal SPEEDY que inexiste para toda a região onde moro, mas que vendem para todos para bater, supostamente, suas cotas comerciais.

Pior que isso, fui informado no Fórum que eu estaria sujeito a receber um processo por má fé da Telefônica por tentar abrir este processo. Recebi esta informação do diretor de atendimento do Juizado de Pequenas Causas.

Resultado: o blog está desatualizado por mim desde o início do ano e só está ativo por conta dos fiéis comentaristas que privilegiam este espaço com suas presenças brilhantes.

Uma pena que este espaço criado para o debate democrático tenha que terminar por conta deste modelo de comunicações nacional que deixa empresas como a Telefonica atuarem da forma canalha como atuam.

Alô, ANATEL, se liga!

Anúncios

4 Respostas to “Exclusão digital: censura ao blog”

  1. Luiz Neto said

    Caro Pax,

    Receba minha irrestrita solidariedade.
    Sei bem do que operadoras de telecomunicações são capazes, e também posso atestar o histórico rabo-preso da ANATEL. Difícil dizer o que é pior…
    Porém, mesmo conhecendo de longa data esse tipo de mazela, fiquei impressionado com o absurdo do seu caso.

    Estamos aí para o que for preciso.

    Abração.

  2. Pax said

    Valeu, Luiz.

    A situação é realmente triste.

    Não só de perceber como as operadoras são canalhas como o fracasso do modelo das Agência Regulatórias atuais.

    Uma pena que estas autarquias estejam desta forma. E uma lástima para o país.

    Por mim deveriam ser implodidas e recriadas.

  3. Elias said

    Pax,

    I
    As agências reguladoras são mais um exemplo de como o PT se afastou de certas propostas.

    No passado, o PT propôs que essas agências não fossem organismos simplesmente estatais. Suas direções — e não apenas no âmbito da administração superior! — deveriam contar com a participação de instituições da sociedade civil, como a OAB e outras.

    II
    Seu caso é, também, outro exemplo do tipo de liberdade econômica que vigora no Brasil.

    Então a Embratel, concessionária de um serviço público, simplesmente encerra a prestação desse serviço público, e nada acontece.

    Então a Telefonica vende o que não tem e a (in)Justiça brasileira se nega a abrir processo contra ela, porque ela não está cobrando pelo serviço que não fornece porque não tem.

    Quer dizer: pra nossa (in)Justiça, a Telefonica só estaria infringindo alguma lei se chegasse ao absurdo de cobrar pelo que não fornece. Pra esse conceito de Justiça, lesão corporal só com fratura exposta…!

    Um atendende da Celpa já me deu uma resposta mais ou menos assim. No cérebro desse… digamos, ser humano… um apagão da Celpa não dá prejuízo, porque, se a energia elétrica não é fornecida, ela deixa de ser cobrada pelo período de tempo em que durar o apagão, já que, não havendo fornecimento de energia elétrica não há consumo, e a Celpa só cobra pelo consumo efetivamente ocorrido.

    Minha dúvida: a pessoa que diz uma coisa dessas já nasceu cretina ou foi treinada pra ficar assim?

    Se esse cara é casado, espero que a mulher dele perceba o traste com o qual ela se juntou, e, como compensação, ponha pelo menos uns três chifres por ano ca cabeça do péssimo… Quem é cretino assim, também tem que ser corno, com justo mérito… Igual sorte desejo ao diretor de (des)atendimento que te (des)atendeu.

  4. Jorge Sá said

    D E M O C R A C I A, aonde ela está???????

Faça seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: