políticAética

Notícias da Corrupção, Desvios, Anomalias, Eleições e Meio Ambiente

  • Sobre o blog

    Uma coletânea das notícias da corrupção, desvios, anomalias, eleições e meio ambiente que aparecem na mídia todos os dias a partir de agosto de 2008.
  • Categorias

  • Arquivos

  • Páginas

  • Meta

O Senado como réu da opinião pública

Posted by Pax em 25/06/2012

Hoje ocorre o julgamento do processo no Conselho de Ética do Senado contra o senador Demóstenes Torres, mas não saberemos como votarão os senadores.

Existem alguns projetos que eliminam o voto secreto em deliberações legislativas. Indecentemente são engavetados pelo corporativismo da casa. Senadores preferem se esconder da opinião pública ao invés de permitirem que todos saibam como se comportam em casos onde seus membros são acusados de quebra de decoro parlamentar.

Sabem que um dia a maré muda e eles próprios poderão, cedo ou tarde, ocupar a cadeira dos réus. Sabem que é melhor manter o status quo onde o vale tudo é a regra. Mais apropriado deixar a opinião pública afastada do funcionamento da casa quando interesses particulares se soprepõem aos interesses republicanos.

O resultado do processo contra Demóstenes Torres, a contagem final dos votos, nos dará uma boa dimensão de quão apodrecidos andam os interesses do Senado Federal. Será, talvez, um bom motivo para a sociedade brasileira colocar à pauta a discussão sobre o unicameralismo e o fim do Senado, ao menos, do modo como se encontra e funciona hoje em dia.

Conselho de Ética, CPMI e votações importantes marcam semana no Congresso

Mariana Jungmann e Iolando Lourenço – Repórteres da Agência Brasil

Brasília – Depois de uma semana parado em função da participação de parlamentares na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, o Congresso deverá ter uma semana cheia a partir de amanhã (25), a começar pelo julgamento do processo contra o senador Demóstenes Torres (sem partido-GO) no Conselho de Ética. Torres responde a processo em função de suas relações com o empresário Carlos Augusto de Almeida Ramos, o Carlinhos Cachoeira, apontado como controlador de um esquema de exploração de jogos ilegais e corrupção de agentes públicos. (continua na Agência Brasil…)

Anúncios

57 Respostas to “O Senado como réu da opinião pública”

  1. Pedro said

    Os senadores vão entregar a cabeça do Demostenes, justamente pra não acabar com o voto secreto.

    Se ele não for cassado, o opinião publica vai exigir o fim do sigilo.

    Aguardemos…….

  2. Patriarca da Paciência said

    Minha opinião é é que não haverá nenhuma surpresa.

    A cassação do Demóstenes é um processo que já está absolutamente consolidado.

    Acredito que ele terá alguns votos favoráveis, principalmente do DEM e PSDB, mas que em nada afetarão o resultado.

  3. Patriarca da Paciência said

    “Aprovado relatório pela cassação de Demóstenes Torres

    BRASÍLIA – Quase três meses depois de o Conselho de Ética do Senado acatar representação do PSOL, seus integrantes aprovaram na noite desta segunda-feira, por unanimidade, 15 votos, a cassação do mandato do senador Demóstenes Torres (sem partido-GO), por quebra de decoro parlamentar. A votação aconteceu após três horas de leitura do parecer do relator, senador Humberto Costa (PT-PE), que, ao recomendar a perda do mandato do senador goiano, o classificou como “um despachante de luxo” do bicheiro Carlinhos Cachoeira. O relator sustentou em sua peça de 79 páginas que Demóstenes mentiu em discurso, no plenário do Senado, ao afirmar que sua relação com o contraventor era apenas de amizade; que ele utilizava o mandato para defender interesses do contraventor e de sua organização criminosa; e que reconheceu ter recebido presentes e vantagens considerados indevidos, no caso um rádio Nextel e uma cozinha importada.”

    http://oglobo.globo.com/pais/aprovado-relatorio-pela-cassacao-de-demostenes-torres-5316339

  4. Zbigniew said

    E foi por 15 x 0.

  5. Jose Mario HRP said

    Off Topic:
    Paraguay vai receber dez hiper baterias que armazenarão a energia que o Paraguay não venderá mais ao Brasil e Argentina!
    É isso aí Paraguay….tiro no pé e mais pobreza!
    A CIA aplaude!

  6. Pax said

    Errei ao fazer o post. Ontem foi o julgamento no Conselho de Ética. Voto aberto. Agora mais alguns trâmites, passa pela Comissão de Constituição e Justiça e sei lá mais onde e, depois, vai para votação em plenário, aí sim, em voto secreto.

  7. Jose Mario HRP said

    Como o voto é secreto no plenário poderia se dizer que o Demostenes teria chance de ser absolvido , pero, a imagem do Senado ficaria mal.
    Aposto na condenação, mas sei bem que embora ele seja culpado pelas más companhias há o componente vingança no meio disso!
    Vejam o Collor batalhando para por os Cittas,a Abril e a Veja no imbroglio da CPMI!
    Sede de vingança!

  8. Jose Mario HRP said

    Sorry, Civittas…..

  9. Zbigniew said

    O Collor esta so, e a barganha pode estar correndo solta. Como nao leio o lixo imagino em que campanha o panfleto se empenha agora. Depois do Lula e Maluf a ordem e bombardear o Haddad e o PT via mensalao. Se o governo quiser convoca o capo e o capanga. Mas teria coragem? Nao e o perfil da Dilma, mas e do Lula.

  10. Jose Mario HRP said

    Como o Demostenes a juiza é a moralista do lado dos poderosos, mas juiz raramente é punido por isso graças a o bom Deus que ainda existe congresso , videos de celular, o Anonymous e o Assange!

  11. Jose Mario HRP said

    O Paraguai sofreu algo bem parecido com esse passado negro de nossa latinidade mais perversa:

  12. Pedro said

    Fora do assunto do post.

    Deu corda, agora aguenta. Maluf deitando e rolando em cima da turma que se diz esquerda:

    “Maluf: estou à esquerda de Lula!

    Quem mudou? O Lula assumiu em 2003 sob a desconfiança de que era um Fidel Castro brasileiro. Achava que ele tinha que ter estágio no governo brasileiro até para o povo se decepcionar com ele. Mas, da maneira que exerceu a Presidência, diria que ele está à minha direita. Eu, perto do Lula, sou comunista.
    Eu não teria tanta vontade de defender os bancos e as multinacionais como ele defende. Quando ele tira imposto dos carros, tira da Volkswagen, da Ford, da Mercedes. Quando defende sistema bancário, defende quem? Os banqueiros.
    Eu, Paulo Maluf, industrial, estou à esquerda do Lula. De modo que ele foi uma grata revelação do livre mercado, da livre iniciativa.”
    PAULO MALUF”

  13. Pax said

    Boa, caro Pedro.

    Vai que é tua, Lula. Agora o cidadão procurado pela Interpol em 188 países se sente no direito de opinar sobre o vice de Haddad, falar sobre a posição política do Lula etc etc.

    Quem planta o vento colhe tempestade.

  14. Edu said

    A verdade é que se o Demóstenes não for cassado será uma vergonha completa para o Senado todo.

    E se o Demóstenes não for cassado por unanimidade, será uma vergonha parcial.

    E realmente, é uma pena que não poderemos saber quem votar a favor do Demóstenes.

  15. Michelle - A Besta Desvairada said

    O seu comentário está aguardando moderação.
    26/06/2012 às 17:45
    Pax censurando? que lindo.E o mentiroso é o outro…rsrsrs

    Uma coisa eu posso afirmar com 99% de certeza.
    Fernando Collor votará contra.Se vingará do Congresso que o cassou.
    hehehe

  16. Michelle - A Besta Desvairada said

    Explico: o comentário censurado foi o de #15 ( que sumiu) e contem o mesmo texto do #16. Por que censurou?

  17. Pedro said

    Michelle, vou me meter neste assunto.

    Não é censura. É o seguinte: Entre a tela do seu computador e o servidor, existe um espaço internáutico, chamado limbo.

    Neste limbo digital, as vezes os comentários se perdem ou tornam-se errantes. Só depois de espiarem todos os seus pecados é que estes comentários encontraram a luz de uma tela, ou as trevas cibernéticas para sempre.

    Outra dica, o que mais incomoda um blogueiro não são as opiniões contrárias, e sim a falta de comentários.

  18. Michelle - A Besta Desvairada said

    Pedro

    Eusinha adorei seu comentário…espero que outros gostem também
    mas…é pérola para porcos.
    Garanto que eles não entenderam a ironia dos mutáveis IP, esses bandidos da treva cibernética.
    CENSURA!

    Por oportuno vamos mostrar algo interessante sobre a China:
    Eu recomendo.hehehe
    http://veja.abril.com.br/blog/ricardo-setti/vasto-mundo/video-espantoso-na-china-cidades-inteiras-novinhas-em-folha-construidas-para-ninguem-morar-ha-64-milhoes-de-imoveis-vazios-e-centenas-de-milhoes-de-pessoas-sem-ter-onde-morar/

    Lembrou-me do PAC e seus números mágicos…martelados!

  19. Michelle - A Besta Desvairada said

    http://blogs.estadao.com.br/julia-duailibi/lula-e-multado-por-campanha-antecipada!
    A Justiça Eleitoral condenou nesta terça-feira, 26, o pré-candidato do PT, Fernando Haddad, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o SBT e o apresentador Carlos Massa, o Ratinho, por propaganda eleitoral antecipada do ex-ministro da Educação no Programa do Ratinho do dia 31 de maio. Eles foram condenados a pagar R$ 5 mil cada. A ação foi impetrada pelo PSDB e PPS. Cabe recurso ao Tribunal Regional Eleitoral.

    Durante o programa, Lula elogiou Haddad, que foi chamado para participar da entrevista no palco, ao lado do ex-presidente e de Ratinho. “Acho que São Paulo precisa de um prefeito que tenha o mesmo entusiasmo que Haddad mostrou quando era ministro da Educação”, afirmou o petista.

    EU GOSTARIA DE VER APROVADA UMA LEI ELEITORAL multando o partido em minutos da propaganda eleitoral.A cobiçada.
    Multa em dinheiro é irrisória.Algume sempre paga…

    IDÉIA DO LEOPOLDO GADELHA!
    Genial!

    Pax…vamos apoiar?Alguém tem algo contra?

  20. Pax said

    Michelle,

    Não censurei teu comentário. Entrou na lista de moderação do WordPress por alguma regra do sistema, fora do meu controle.

    Mas…

    Teu comportamento é claramente de troll, basta ver como define a Wikepédia sobre o assunto. E troll eu bloqueio, sim. Sem o menor escrúpulo.

    Ou seja, ou você para com essas infantilidades ou vou bloquear teu IP. Chega. Paciência tem limite.

    Da Wikipédia:

    Há várias sistemáticas desenvolvidas por trolls para atuar num fórum de Internet, entre elas:

    * Jogar a isca e sair correndo: consiste em postar uma mensagem de polêmica grande já esperando uma grande reação em cadeia e flame war. Porém o troll não se envolve mais na discussão, some após a mensagem original e se diverte com a repercussão. Uma forma mais branda é postar noticias polêmicas (às vezes mensagens não-verídicas) só para observar a reação da comunidade.

    * Induzir a baixar o nível: alguns trolls testam a paciência dos interlocutores, induzem e persuadem a pessoa a perder o bom senso na discussão e apelar para baixaria e xingamentos. Com isso, o troll “queima o filme”, consegue que a pessoa se auto-difame na comunidade por ter descido a um nível tão baixo.

    * Desfile intelectual: um troll pode ter um bom nível intelectual, vocabulário sofisticado diante de outros discursantes, desfilar referências e contradizer os argumentos dos rivais por conhecimento e pesquisa, muitas vezes expondo-os ao ridículo e questionando sua formação educacional.

    * Repetição de falácias: outro método usado que induz ao cansaço, aqui o troll repete seu conjunto de falácias até que leve seu interlocutor à exaustão, alegando depois ter vencido a discussão após o abandono do oponente.

    * Ludibriar o leitor: é usado principalmente por postagens de blogs ou em comentários dos mesmos, onde normalmente o material enviado é de procedência duvidosa, ou falta com a verdade.

  21. Chesterton said

    E as ações da Petrobras do Elias?

  22. Michelle - A Besta Desvairada said

    oi Gentem

    se eu sumir vcs já sabem por que.

  23. Pax said

    Pois é, Michelle, fui ver porque seu comentário tinha sido bloqueado e acabei descobrindo que você usou o mesmo IP de um troll bloqueado por aqui tempos atrás. Aliás, diga-se de passagem, o único, um tal Carlão.

    Então, você é Carlão, ou Michelle.

    Um dia a máscara cai.

  24. Pax said

    A prova – do site do WordPress:

    Michelle – A Besta Desvairada
    michelle_dark@hotmail.com
    67.19.69.250
    Enviado em 26/06/2012 as 17:45

    Uma coisa eu posso afirmar com 99% de certeza.
    Fernando Collor votará contra.Se vingará do Congresso que o cassou.
    hehehe
    Uma coisa eu posso afirmar com 99% de certeza. Fernando Collor votará contra.Se vingará do Congresso que o cassou. hehehe
    michelle_dark@hotmail.com
    Michelle – A Besta Desvairada
    0
    AprovarRejeitar | Responder | Edição rápida | Editar | Histórico | Spam | Lixeira

  25. Michelle - A Besta Desvairada said

    PAC
    Eusinha sou uma troll só por que constatei que o Pax censura comentários sem saber.
    E provo:
    Leiam com atenção a seguinte afirmação escrita em português no # 21:
    Não censurei teu comentário. Entrou na lista de moderação do WordPress por alguma regra do sistema, fora do meu controle.

    WordPress não decide. Pax.
    Vc antes, com total controle, optou/ escolheu essa regra do sistema WordPress.
    Todos os sistemas são burros. Fazem o que alguém define.
    O Sistema não define nada.
    Você Pax definiu as regras.
    Classificar-me como Troll é o último refúgio dos canalhas.

    Enfim Pax, vc é canalha?
    Ou apenas inconsequente?

  26. Pax said

    Michelle – Carlão (como te chamar?)

    Sim, desta vez você tem razão. O WordPress bloqueou o comentário porque veio de um dos IPs que o Carlão usava e que está na lista de moderação.

    Mas há, sim, somente neste minuto, outros 72 comentários bloqueados que foram considerados SPAM. E são. E não fui eu quem definiu as regras para o WordPress bloquear SPAM. Ele é quem define. Assim como o WordPress bloqueia com um x números de links em um mesmo comentário etc etc.

    O que interessa é que você, Carlão ou Michelle, já vinha trollando por aqui por um bom tempo.

    Agora este novo IP que você usa também entra na lista de moderação. Lista essa que quase não tenho tempo de ver e liberar os comentários.

    Conseguiste não só se desmascarar como passar a condição de pré-moderada(o).

  27. Jose Mario HRP said

    Bom dia!
    A CPMI do Cacheiro já tem como certo que Cachoeiro foi a pessoa que comprou a casa de Perillo!
    Será?
    E já quanto ao Paraguai:
    Enquanto o Paraguai faz bravatas com a energia de Itaipu nosso exercito manda numero expressivo de soldados e veiculos fazer manobras na Argentina com o exercito de nosso vizinho!
    Um país menos ingenuo já colocaria pelo menos 5 mil homens de prontidão próximos a area da nossa mais importante fonte de energia(ITAIPU)!
    Abre o olho Dilma!

  28. Jose Mario HRP said

    A Michelle é a companheira do Carlão?

  29. Pedro said

    Eu avisei Michelle. Vc cometeu pecados demais, agora vai espiar um bom tempo no limbo. :-)

    Este tal WordPress é o gerente do purgatório.

    …………..

    HRP, colocar 5.000 soldados próximo a Itaipu, não seria um especie de trollagem com o Paraguay?

  30. Patriarca da Paciência said

    Meu caro Pax,

    eu sempre desconfiei que existisse algo de estranho com a Michelle. Ela ou ele, não pode ser uma uma pessoa “normal”.

    Essa história que o Renaldinho Cabeção inventou de robôs comandados pelo PT, ou de pessoas pagas para espalharem infâmias pela internet, se encaixa muito bem com a reinaldalha.

    Sou totalmente a favor da liberdade expressão, mas tudo tem um limite.

    Suportar um maluco na sua porta, destratando você com as piores injúrias e difamações possíveis, só mesmo chamando uma equipe de paramédicos e, com uma camisa de força.

  31. Pax said

    Meus caros,

    Michelle, Carlão, quem quer que seja, pode comentar aqui. O espaço é livre, desde que o comportamento Troll não se configure.

    É muito chato ter que moderar, ou adotar a pré-moderação que seria inviável para mim. Não tenho qualquer apoio para fazer este blog e ter que passar mais tempo moderando comentários seria impossível.

    Neste caso específico, depois de meses aguentando as ofensas, resolvi dar um basta ao constatar que o tal comentário bloqueado é um dos que o tal Carlão usava para vir aqui com o mesmo comportamento e foi bloqueado por mim.

    E não, não está censurada(o), esté em moderação. Agora mesmo há um outro comentário que não vou liberar, ofendendo minha família.

    Se a tal Michelle, ou Carlão, ou quem quer que seja, quiser comentar, é só adotar um comportamento aceitável que libero os comentários e retiro os bloqueios que coloquei no WordPress.

    Não são divergências políticas ou opiniões diversas às minhas que me fazem tomar esta chatíssima atitude, é, sim, o comportamento destrutivo de uma debate saudável que tento promover neste pequeníssimo espaço.

  32. Pax said

    Assunto encerrado para mim, já há outro post para debatermos. Vamos em frente.

    Mas, claro, se quiserem discutir esta questão, o espaço está aberto.

  33. Pax said

    Não é pauta deste blog, mas o Ustra recebeu muito pouca pena para tanta covardia. Um assassinato covarde se paga com R$ 100.000,00?

    http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2012-06-26/coronel-reformado-brilhante-ustra-e-condenado-pagar-r-100-mil-por-tortura

  34. Jose Mario HRP said

    Caro Edu, nossa rede de fornecimento de energia eletrica tem em Itaipu o cerne do sistema!
    Na verdade o país deve ter pronto um plano de isolamento da usina, para protege-la caso soframos alguma ameaça miltar de qualquer país , aqui da américa, ou de outro continente.
    Aliás ostensivamente deveriamos mostrar que não permitiremos qualquer ameaça aquela usina!
    Boa parte dessa guarda deve ser exercida através de meio aéreo e não sei se temos bases perto o bastante para uma imediata e coordenada cobertura aérea daquela area!

    Independente de golpes ou qualqer outra ameaça dessas repúblicas das banas que nos rodeiam!

  35. Edu said

    HRP,

    Até porque o Brasil é um país que sempre esteve em guerra…

    Deve ser medo dos imperialistas norte-americanos…

    Mas não, em um momento, os EUA estão errados de interferir no Iraque, porque é este é um dos principais fornecedores de energia para aquele,

    E neste momento, o Brasil está totalmente certo de interferir no Paraguay… porque este é fornecedor de energia para aquele.

    HRP, vai precisar se esforçar mais para sustentar essa lógica…

  36. Edu said

    Pax,

    Troll:

    * Jogar a isca e sair correndo: consiste em postar uma mensagem de polêmica grande já esperando uma grande reação em cadeia e flame war. Porém o troll não se envolve mais na discussão, some após a mensagem original e se diverte com a repercussão. Uma forma mais branda é postar noticias polêmicas (às vezes mensagens não-verídicas) só para observar a reação da comunidade.

    * Induzir a baixar o nível: alguns trolls testam a paciência dos interlocutores, induzem e persuadem a pessoa a perder o bom senso na discussão e apelar para baixaria e xingamentos. Com isso, o troll “queima o filme”, consegue que a pessoa se auto-difame na comunidade por ter descido a um nível tão baixo.

    * Desfile intelectual: um troll pode ter um bom nível intelectual, vocabulário sofisticado diante de outros discursantes, desfilar referências e contradizer os argumentos dos rivais por conhecimento e pesquisa, muitas vezes expondo-os ao ridículo e questionando sua formação educacional.

    * Repetição de falácias: outro método usado que induz ao cansaço, aqui o troll repete seu conjunto de falácias até que leve seu interlocutor à exaustão, alegando depois ter vencido a discussão após o abandono do oponente.

    Putz, o primeiro a sumir deveria ser o Elias!

    hahahahaha

  37. Jose Mario HRP said

    Uma bela comparação:
    Iraque e Paraguay!
    E os s EUA não poderiam ter o santo petróleo fornecido pela Arabia, pela Venezuela, pela europa, pela Russia, pela Nigéria etc etc e tal.?
    Já nosso país para, se Itaipu parar!
    Aliás neoliberalismo não fornece energia alguma !
    KKKKKKK…..
    Depois não precisaremos usar de falsas justificativas para manter nossa usina em pé!
    Já os EUA e as armas de destruição em massa………

  38. Pedro said

    Paranóia desnecessária.
    Nada que um reajustezinho na tarifa não resolva.
    Deram um aumento pro Bispo, é capaz do Franco querer um aumento também.

    Aliás, já conheci o tal Federico..

    http://www.atribunanet.com/noticia/vice-presidente-do-paraguai-descansa-no-arroio-do-silva-60087

    Minha sogra mora nesta praia.

  39. Pax said

    Quem planta o vento, colhe tempestade.

    64% dos petistas rejeitam a tacada de mestre de Lula de virar amiguinho de um procurado pela Interpol em 188 países.

    http://noticias.r7.com/blogs/ricardo-kotscho/2012/06/27/o-efeito-maluf-haddad-cai-e-russomanno-sobe/

  40. Edu said

    HRP,

    Pô, HRP, a esquerda internacional gastou a guerra inteira do Iraque para finalmente provar que não havia armas de destruição em massa, que não havia terrorismo, que não havia nada: a desculpa americana era simplemente o petróleo.

    Agora vc vem dizer que não era por conta do petróleo?! Foi por conta do que então?

    —X—

    Bem vindo à descoberta de Belo Monte!

    Vê por que ela é importante? E limpa o suficiente pra vc?

    hehehe

  41. Jose Mario HRP said

    Eu não disse que não era pelo petróleo, mas que não foi uma coisa legitima, há outros lugares onde se compra, já Itaipu, sem ela nos paramos!

  42. Chesterton said

    HRP, colocar 5.000 soldados próximo a Itaipu, não seria um especie de trollagem com o Paraguay?

    chest- alem de atentar contra a soberania do Paraguai estão pensando em invadir o país vizinho? será Dilma imperialista? (hilária a situação ridícula que os diplomatas brasileiros se meteram)

    Zelaia – foi
    Lugo – foi
    Chaves- vai

  43. Chesterton said

    Putz, o primeiro a sumir deveria ser o Elias!

    chest- sumiu junto com suas ações da Petrobras….

    64% dos petistas rejeitam a tacada de mestre de Lula de virar amiguinho de um procurado pela Interpol em 188 países.

    chest- vai que a Interpol descobre a….deixa para lá…

  44. Edu said

    HRP,

    Desculpa cara, é que esse relativismo da esquerda é único, não consigo acompanhar esse raciocínio tão evoluído.

  45. Chesterton said

    Edu, sofra!

  46. Edu said

    HRP,

    Ainda tem uma coisa interessante, vcs, de esquerda, gostam de dividir as coisas, né?

    Dividir o pão, dividir a terra, dividir a renda, dividir as vagas nas faculdades, dividir tudo.

    A bi-nacional Itaipú nasceu do jeito que vcs gostam: dividida.

    Por outro lado, a direita sempre pede cautela: cuidado com a socialização, cuidado com a divisão, cuidado porque os interesses individuais muitas vezes são maiores que os interesses coletivos… aí acaba a paz…

    Agora, quando o Paraguay ameaça as necessidades individuais do Brasil vc mostra os dentes e quer um exército para fazer valer uma necessidade individual?!

    Explique-me melhor seu raciocínio, para mim ainda está um pouco confuso…

    —X—

    Ou admita de uma vez por todas que o pensamento de esquerda é um pouco diferente do que vcs anunciam e significa: quando está bom pra mim, estamos certos, quando não está bom pra mim, vc está errado.

  47. Chesterton said

    O Paraguai não ameaçou ninguem.

  48. Edu said

    Chest,

    Verdade, né? Eu que confundi as bolas nesse caso… alias, quais são as bravatas com a energia de Itaipu que o Paraguay anda fazendo?!

  49. Jose Mario HRP said

    Edu e Chestinho, a calça arreou!

  50. Chesterton said

    Se escreve arriar….

  51. Olá!

    Uns posts atrás, primeiramente o Pax e depois o Edu gostariam de saber qual é a minha opinião sobre o Mensalão Tucano. Não pude responder mais cedo por causa de algumas tarefas por aqui, mas eis a minha singela opinião a respeito desse assunto.

    O Mensalão Tucano é um caso de corrupção e que deveria ser punido com o máximo rigor existente na lei. Não irei aqui fazer nenhuma justificativa para a existência de esquemas desse tipo e bem menos usar aqueles argumentos toscos que, não raro, a galera da esquerda utiliza para racionalizar/justificar as falcatruas do PT (uma das mais toscas que já li foi a de que a corrupção praticada por petistas seria “a corrupção do bem”, “a corrupção com objetivos socialmente responsáveis”). Não tenho nada a ganhar defendendo partido político.

    O Pax cultiva essa idéia de que, para que uma pessoa seja isenta, ela precisa criticar igualmente os dois ou mais lados envolvidos em uma certa situação. Isso tem a sua validade até certo ponto, já que há um problema nesse tipo de posicionamento, pois, em alguns momentos, será complicado ou mesmo impossível de se praticar esse tipo de isenção pelo fato de que aquilo que se quer criticar existe apenas em uma das partes envolvidas em certa situação.

    Eis o caso do Mensalão, que é uma exclusividade do PT. Aliás, o que foi o Mensalão? Ei-lo:

    O Mensalão foi o mais grave esquema de corrupção que este país já viu ao longo da sua história democrática recente, um esquema onde um dos poderes da república subornava um outro poder para que este agisse segundo os caprichos do primeiro, mandando para o espaço um dos principais pilares que sustentam uma ordem social baseada na democracia: A separação entre os poderes. O Mensalão foi isso.

    Digam aí qual foi o outro partido político brasileiro que estruturou, implementou e executou semelhante esquema de destruição institucional. Peguem aí, por exemplo, PFL/DEM, PMDB, PSDB, PPS e afins e digam qual deles fez algo semelhante ao Mensalão. Se algum dos demais partidos políticos tivesse feito um esquema de corrupção igual ao Mensalão, eu faria as mesmíssimas críticas que faço ao Mensalão do PT.

    Eu concordo plenamente que todos os partidos políticos existentes no Brasil são corruptos, politiqueiros, toscos e etc. No entanto, peguem o período de 1985 até hoje e tentem encontrar um partido político que tenha feito algo semelhante ao Mensalão. Não há. Apenas o PT foi ao extremo de fazer algo assim.

    Não há dúvidas de que o Mensalão do DEM e o Mensalão Tucano são esquemas de corrupção, são perniciosos, trazem efeitos deletérios para o país e etc. O que não dá para fazer é colocar um sinal de igual entre esses dois esquemas de corrupção e o Mensalão, e, assim, dizer que todos os três são equivalentes. Por exemplo, quantos congressistas os mensalões do DEM e do PSDB subornaram? A diferença já começa por aí. Porém, isso não diminui em nada a gravidade desses esquemas de corrupção da oposição, que deveriam ser punidos com o máximo rigor existente na lei.

    O DEM, por exemplo, expulsou e marginalizou o Arruda após ter estourado o escândalo no qual ele se envolveu. Agora digam: Quantos mensaleiros foram expulsos do PT?

    O que o PT fez no Mensalão foi algo da mais extrema gravidade institucional. Basicamente, o PT estabeleceu um esquema no qual o Poder Executivo corrompia e subornava o Poder Legislativo (eis o Mensalão). O Mensalão foi um golpe institucional que mandou pelos ares um dos fundamentos mais importantes que regem uma democracia republicana: A separação entre os poderes. Isso é muito grave, muito grave mesmo.

    Se o PT tivesse feito o Mensalão em um país mais sério, seria até mesmo o caso de se abrir um processo para extinguir o partido. Afinal de contas, se um partido político desfruta das benesses que apenas uma ordem social democrática pode proporcionar e, uma vez no poder, tal partido procura destruir um dos pilares fundamentais que tornam tal ordem social possível, então esse partido não tem razão nenhuma para existir em uma democracia, já que não quer respeitá-la e, ainda por cima, se utilizou de um esquema de corrupção para destruir uma das principais instituições que sustentam um regime democrático (a separação entre os poderes).

    E outra: O Mensalão foi abastecido por dinheiro público. É absolutamente tosco que um partido utilize o dinheiro do cidadão para destruir uma das instituições que permitem que tal cidadão tenha direitos. São instituições e valores democrático-republicanos, como a separação entre os poderes, que evitam, por exemplo, que um pobre tenha a sua casa e a sua família brutalizadas por agentes do Estado.

    Peguem, agora, os efeitos que o Mensalão trouxe para o país.

    Para ficar em apenas um: De 2007 em diante, o PT, o Governo Federal petista, os “intelectuais” petistas, a militância petista e seus simpatizantes começaram a atacar mais furiosamente alguns dos direitos mais fundamentais do cidadão, como a liberdade de expressão e a liberdade de imprensa. Quantos não foram os congressos bancados por estatais e pelo PT e que tinham como assunto principal da discussão o tal do “controle social da mídia”, isto é, censura e controle estatal da imprensa? Esse negócio de “controle social da mídia” começou a ter substância depois que alguns setores ligados ao PT, sobretudo nas universidades públicas, começaram a afirmar que o Mensalão era um golpe das elites e da imprensa contra o governo do povo representado pelo Lula e pelo PT.

    Isso é tosco e brutal, pois o PT e suas ramificações na sociedade querem reduzir um dos direitos fundamentais do cidadão por causa de uma coisa (o Mensalão) que não foi o cidadão que fez! Isso, meus caros, é tosco demais.

    Enfim, essas são apenas as impressões mais superficiais do Mensalão. Há muito mais coisas nas camadas mais abaixo.

    Voltem, agora, ao Mensalão do DEM e ao Mensalão Tucano e digam se estes dois esquemas de corrupção também trouxeram efeitos como esses que o Mensalão do PT trouxe. Tentem fazer um paralelo.

    Enfim. . .

    Até!

    Marcelo

  52. Pax said

    Caro Marcelo Augusto,

    Há alguns pontos no teu comentário que podemos discutir.

    O primeiro é este teu parágrafo:

    O Mensalão foi o mais grave esquema de corrupção que este país já viu ao longo da sua história democrática recente, um esquema onde um dos poderes da república subornava um outro poder para que este agisse segundo os caprichos do primeiro, mandando para o espaço um dos principais pilares que sustentam uma ordem social baseada na democracia: A separação entre os poderes. O Mensalão foi isso.

    Veja, dei uma boa lida no tal relatório do delegado Zampronha (se não me falha a memória é este o nome). E não é bem isto que está lá e, sim, esquema de corrupção envolvendo dinheiro público para caixa 2 de campanha. Ao menos foi isso que depreendi do que li.

    O segundo é com relação ao comportamento do DEM com seus mensaleiros e correlacionados com mafiosos. Pode até ser, mas, cá entre nós, será que vai sobrar alguém do DEM?

    O terceiro é ligado ao segundo, ou seja, o queridinho do PSDB, o Eduardo Azeredo, o cara que montou o esquema com o Marcos Valério etc, no que parece o mesmo esquema de caixa 2 de campanha, continua firme e forte lá no PSDB.

    Enfim, respeito tua opinião, também tenho ojeriza com todos este movimento de controle da mídia etc, mas há alguns argumentos teus que não consigo ver tanta diferença assim.

    Mas o melhor de tudo é que agora teremos o julgamento deste processo pelo STF. Rogo a todos os santos do meu ateísmo que a suprema corte seja firme e forte neste momento. Que todos os réus que sejam considerados culpados sejam jogados ao ostracismo político.

  53. Patriarca da Paciência said

    Eu acho que o Brasil não tem a menor intenção de interferir nos assuntos internos do Paraguai, tampouco o Paraguai tem a menor condição de fazer qualquer cosquinha no Brasil.

    Meu caro HRP, colocar soldados na fronteira?

    Só o Paraná, que faz fronteira com o Paraguai, vale por três Paraguais.

    Acho que o único resultado concreto que sairá dessa tal de “crise paraguaia” será o ingresso da Venezuela no Mercosul.

    E oligarquia paraguaia achando-se muito esperta?

    Tiro no pé é isso aí!

    Não demorará muito o Chavez estará dizendo: “Deus escreve certo por linhas tortas”.

  54. Chesterton said

    |sair do Mercosul é uma benção ao Paraguai.

  55. Patriarca da Paciência said

    Sobre essa história de “mensalão” eu só tomo qualquer posição depois da decisão do STF.

    Sinceramente, até hoje, não vi alguém apresentar uma única prova concreta contra o José Dirceu.

    Contra o Demóstenes Torres e o Marconi Perillo, já apareceram aos montes.

    O processo foi fundamentado em declarações do Roberto Jefferson e extratos bancários, onde não há qualquer interferência do José Dirceu.

    Agora, se há algo nos autos que ainda não foi tornado público, aí é outra história.

    Eu prefiro aguardar.

    Pré-julgamento não é comigo.

    A única prova concreta que foi tornada pública, foi o recebimento por um funcionário dos Correios de três mil reais.

    Funcionário este que era subordinado ao Roberto Jefferson.

  56. Pax said

    Caro Patriarca,

    O tal relatório Zampronha é recheado de provas, movimentações financeiras para todos os lados. Envolvem um bocado de gente. A grande questão é a tal afirmação sobre uma suposta “chefia” da organização criminosa, acusação que pesa sobre o José Dirceu. Isto, pelo que li, não está lá.

    A acusação do tal dinheiro nos Correios é ficha pequena. As movimentações eram de enormes quantias de dinheiro que entravam nas contas das empresas do Marcos Valério e sócios em forma de contratos de publicidade que não eram realizados e este dinheiro era repassado para uma lista grande de pessoas e empresas.

    É de ficar tonto de tanta informação. Eu mesmo confesso que em alguns trechos pulei a leitura por cansaço e porque esta função agora é com o STF. Está tudo nos autos, afinal.

  57. Pedro said

    Uma coisa é certa.

    Não houve mensalão.

    As vezes era semanão, as vezes bimestrão, outras vezes quinzenão…….

Faça seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: