políticAética

Notícias da Corrupção, Desvios, Anomalias, Eleições e Meio Ambiente

  • Sobre o blog

    Uma coletânea das notícias da corrupção, desvios, anomalias, eleições e meio ambiente que aparecem na mídia todos os dias a partir de agosto de 2008.
  • Categorias

  • Arquivos

  • Páginas

  • Meta

Secretário de Alckmin tratava propina com Siemens

Posted by Pax em 09/01/2014

Segundo reportagem da Folha de hoje, assessores e secretários da cúpula do governo tucano de SP tratavam as proprinas com a empresa Siemens.

Delator de cartel diz que tratou de propina com secretário de Alckmin

FLÁVIO FERREIRA – DANIELA LIMA – FOLHA DE SÃO PAULO

A principal testemunha das investigações sobre o cartel dos trens disse à Polícia Federal que tratou pessoalmente de propina com o atual secretário de Desenvolvimento Econômico do governador Geraldo Alckmin (PSDB), Rodrigo Garcia (DEM), e um interlocutor do secretário de Energia, José Aníbal (PSDB).

As afirmações constam de um depoimento prestado pelo ex-diretor da multinacional alemã Siemens Everton Rheinheimer em novembro. Ele assinou um acordo de delação premiada e colabora com as investigações sobre formação de cartel e suspeitas de pagamento de suborno a políticos do PSDB e funcionários do Metrô e da CPTM.

O teor completo de suas declarações é mantido em sigilo pelas autoridades, mas parte do depoimento foi transcrita na decisão da Justiça Federal que encaminhou o caso para o Supremo Tribunal Federal, em dezembro.

Garcia, Aníbal e outros políticos mencionados por Rheinheimer são deputados federais licenciados e, por isso, só podem ser investigados com autorização do Supremo. O ex-executivo da Siemens afirmou à polícia que Garcia era um “ponto de contato” político para as empresas do cartel e que conversou “algumas vezes” com ele sobre o pagamento de “comissões”.

Ele disse que recebeu indicação para negociar também com José Aníbal. Rheinheimer declarou que “nunca” foi recebido pessoalmente por Aníbal, mas tratava com uma pessoa que o “assessorava informalmente em relação ao pagamento de propinas”.

Garcia e Aníbal negam ter cometido ilegalidades. O advogado de Garcia, Alexandre de Moraes, negou as acusações e desqualificou o testemunho de Rheinheimer. “Nos 52 volumes do processo, o secretário Garcia é citado três vezes, duas em denúncias anônimas, em nenhuma delas com provas”, afirmou.

A assessoria de José Aníbal disse que ele “nunca viu ou havia ouvido falar de Rheinheimer” antes do início do escândalo. Afirmou ainda que ele jamais autorizou qualquer interlocutor a tratar com o ex-executivo da Siemens.

À PF, o delator disse que tratou de propina com Garcia na época em que ele presidia a Comissão de Transportes da Assembleia Legislativa, quando ainda era deputado estadual. Posteriormente, enquanto Garcia esteve na presidência da Assembleia, entre 2005 e 2007, seu contato teria passado a ser Aníbal.

Segundo Rheinheimer, um dirigente da CPTM lhe disse que o deputado federal Arnaldo Jardim (PPS), o deputado estadual Campos Machado (PTB) e o atual secretário da Casa Civil de Alckmin, Edson Aparecido (PSDB), também receberam propina. O executivo diz não ter provas disso. Os três negam a acusação. (Contina na Folha…)

Anúncios

18 Respostas to “Secretário de Alckmin tratava propina com Siemens”

  1. Otto said

    Mas por que a Folha não chama essa porra de “trensalão” ou “propinoduto tucano”? E por que não mancheteia na capa? Tá vendo aí a seletividade?

    Aliás, o STF já desmembrou este processo, mostrando mesmo que os rigores, da lei ou mesmo contra a lei, é só pra petistas.

  2. Zbigniew said

    Ía chamar atenção para o desmembramento por parte do STF em relação ao trensalão tucano, mas o Otto já fez o alerta.

    Esta sim, caro Pax, a jurisprudência que vai prevalecer: desmembramentos políticos de uma corte política para julgamentos políticos. O resto é estória de carochinha.

  3. Chesterton said

    Isso é grave. Ponto.

    Mas isto: “com uma pessoa que o “assessorava informalmente em relação ao pagamento de propinas”.” só pode ser gozação.

  4. Patriarca da Paciência said

    E por que o Aloysio Nunes Ferreira Filho, ex-comunista (pior que ex-comunista só ex-petista), ex-companheiro de Marighella, foi “incluído fora dessa”?

    José Aníbal, o indignado, o impoluto, o segundo maior homem do Brasil, apenas um pouquinho abaixo do José Serra, foi “arrolado” e o Aloysio não?

    Sinceramente, eu não tenho muita esperança que tal processo vá dar em alguma coisa!

  5. Patriarca da Paciência said

    “Dois dias após o PT publicar em sua página do Facebook um texto criticando duramente o presidencial e governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), o segundo vice-presidente do PSB, deputado federal Beto Albuquerque (RS), afirmou que o seu partido vai monitorar as redes sociais; “Nós vamos monitorar as redes porque sabemos que há um exército contratado a dinheiro grosso para atuar, para continuar fazendo essa política difamatória”, disse o líder de seu partido na Câmara.”
    (blog 247)

    É realmente hilário! Um exército contratado a dinheiro grosso para atuar em campanha difamatória”!

    Faz algumas décadas que o reinaldo rola-bosta fala tal boçalidade!

    o José Serra idem!

    Agora o Campos!!!! Quem ainda tinha alguma esperança no malogrado neto de Miguel Arraes, “deixe aqui suas esperanças”, (segundo o poeta Dante Alighieri, é o que está escrito na entrada do Inferno!)

    O PT tem um exército de comentaristas pagos a dinheiro grosso espalhados por todo o Brasil!!!!??????

    Bom, a “linguagem” o pessoal do PSB já aprendeu. A velha política, nem precisa apender, todos já são diplomados !

    Estranho que o pessoal da oposição vive dizendo que o PT anda com “mimimi”

    Eles falam as maiores barbaridades da Dilma e do Lula e é tudo “normal”

    Se o PT responde a alguns dos impropérios, é afronta!

    São uns bebês chorões! Peçam os colos das mãezinhas, bando de bebês chorões!

  6. Otto said

    Quer ver um tucano preso?

    Vá ao Zoológico!

  7. Pax said

    Caro Patriarca,

    Que tem gente paga de todos os lados, tem, sim. Se ficam só no monitoramento não sei.

    A choradeira é de todos os lados.

    É preciso se acostumar com o que rola de novo, de redes sociais a passeatas que ninguém sabe interpretar direito.

  8. Patriarca da Paciência said

    Eu acredito, caro Pax,

    o reinaldo rola-bosta, por exemplo, deve pagar uma merreca qualquer para que sua claque o fique louvando todos os dias, enchendo seu blog de comentários mirabolantes !

    O augusto boçal nunes, idem!

    Também acredito que vários candidatos paguem algumas merrecas para que alguns comentarista fiquem “plantando” boas notícias a respeito deles.

    Agora, que o PT pague uma grana grossa para um “exército” de comentaristas e blogueiros, realmente, é hilário ! profundamente hilário!

    Segundo foi apurado, o José Serra é que “importou” um guru norte-americano, especializado em “plantar” boatos, o que aconteceu de maneira escancarada e descarada na última eleição presidencial, quando a Dilma foi difamada de todas as maneiras possíveis e imagináveis!

    Provavelmente o Campos está fazendo uma “guerra preventiva”, tal qual o Serra, e pretende também importar seu guruzinho plantador de boatos e difamações!

    Imagine-se o Barbosão no meio de todo esse tiroteio!

    Estou na maior torcida para que o Barbosão se candidate, principalmente ao cargo de presidente. É possível que ele sequer retorne ao trabalho depois das férias, visto que já foi publicado em vários jornais que ele não tolera a ideia de ter o Lewandowski como presidente do STF !

  9. Pax said

    Caro Patriarca,

    Sinceramente não acho que Reinaldo e Augusto paguem para comentar em seus blogs. Acho muita viagem.

    O que rola é que tem tão pouca gente neste espectro político que todos os simpatizantes correm para lá para descarregar suas bílis.

    Assim como os mais exaltados do petismo correm para alguns blogs como PHA e outros deste mesmo nível. Gente rábica tem pra todo lado.

    O que estamos falando é da suspeita de alguns pagos por partidos ou políticos para se fazerem passar por muitos e escreverem com letras de fígado mal cheiroso por todos os cantos.

    Nos apanhados que leio, sinceramente, tem mais gente do PT defendendo o partido que outra coisa. Digo isso quando dou uma monitorada em comentários de alguns destes jornalistas ou blogs, mas, principalmente, em notícias de jornais.

    Aliás, é de um baixo nível impressionante.

  10. Pax said

    Off Topic (Eleições 2014)…

    Ricardo Kotscho colocando muito bem alguns pingos em certos “is”:

    http://noticias.r7.com/blogs/ricardo-kotscho/2014/01/09/a-pisada-na-bola-do-pt-so-ajuda-eduardo-campos/

    Tendo a concordar com o Kotscho.

  11. Pax said

    Off topic (mais ou menos) Tucanato paulista pisando na bola geral:

    http://www1.folha.uol.com.br/fsp/opiniao/147054-retrocesso-a-vista.shtml

    Parece/sintoma de mais um movimento de especulação imobiliária para o litoral. Triste.

  12. Pax said

    Aproveitando raros momentos de internet por aqui (parou de funcionar, de novo…. esta porcaria).

    Uma análise interessante publicada no El País.

    http://internacional.elpais.com/internacional/2014/01/08/actualidad/1389218200_336730.html

    Fui procurar o tal Data Popular e é linkado pela EBC, ou seja, ao menos tem respaldo do próprio governo. http://www.ebc.com.br/tags/instituto-data-popular

    A pergunta que fica é:

    Quem vai saber falar com essa turma? Quem terá o que dizer para eles? O marketing eleitoral tradicional os convence?

  13. Chesterton said

    Diálogo entre um pai e um fã de um palhaço bolivariano, guevariano, petista, sei lá.
    – Filho, eu descobri essas coisas no seu armário…
    – Qual é o problema de ter uma máscara do anônimos e um taco de beisebol?
    – Você usa isso?
    – Não… quer dizer, às vezes…
    – É que que estou precisando. Será que você me empresta?
    – Precisando? Pra quê?
    – É que eu li as coisas que você andou escrevendo na internet…
    – Você andou lendo o meu face?
    – Qual é o problema? Não é público?
    – É…mas…
    – Pois é, eu li o que você escreveu e …
    – Pai, eu sei que você não gostou do que eu escrevi lá , mas… eu não vou discutir, são as minhas ideias. Eu sou anarquista e…
    – Não. Eu achei legal. Você me convenceu.
    – Convenci? De quê?
    – Tá tudo errado mesmo… eu li o que você escreveu e concordo. Agora eu sou anarquista também, que nem você…
    – Você o quê? Pai… que história é essa?
    – É, você fez a minha cabeça. tem que quebrar tudo mesmo! Agora eu sou Old Black Bloc!
    – Pai, você não pode… você é diretor de uma empresa enorme e…
    – Não sou mais não. Larguei o meu emprego. Mandei o meu chefe tomar no …. Mandei todo mundo lá tomar no ….
    – Pai, você não pode largar o seu emprego. Você está lá há 30 anos…
    – Posso sim! Aliás tô juntando uma galera pra ir lá quebrar tudo.
    – Quebrar tudo onde?
    – No meu trabalho! Vamos quebrar tudo ! Abaixo a opressão! Abaixo tudo!
    – Você não pode fazer isso, pai…
    – Posso sim! É só você me emprestar a máscara e o taco de beisebol. E aí, você vem comigo?
    – Não… acho melhor não…
    – É melhor você vir porque agora que eu larguei tudo, a gente vai ter que sair desse apartamento…
    – Sair daqui? E a gente vai morar aonde?
    – Sei lá! Vamos acampar em frente a uma empresa capitalista qualquer e exigir o fim do capitalismo!
    – Pai, você não pode fazer isso ! Não pode abandonar tudo!
    – Tô indo! Fui!
    – Peraí, pai! Pai! E minha mesada ? E onde eu vou morar? E meu computador ? Volta aqui! Volta aqui, pai!!! Voooltaaaaaaa

  14. Pax said

    Esse texto é teu, caro Chesterton?

    Muito bom. Não sabia deste teu lado romancista.

  15. Chesterton said

    Sinceramente não acho que Reinaldo e Augusto paguem para comentar em seus blogs. Acho muita viagem.

    chest hahahahahahahahahahahahahahahahaha

  16. Chesterton said

    roubei do FB

  17. Pax said

    não seria, digamos, mais elegante ter anunciado que o texto não lhe pertencia?

    aceite o puxão de orelha, caro velho e bom Chesterton, ele é correto.

  18. Patriarca da Paciência said

Faça seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: