políticAética

Notícias da Corrupção, Desvios, Anomalias, Eleições e Meio Ambiente

  • Sobre o blog

    Uma coletânea das notícias da corrupção, desvios, anomalias, eleições e meio ambiente que aparecem na mídia todos os dias a partir de agosto de 2008.
  • Categorias

  • Arquivos

  • Páginas

  • Meta

Lula será investigado

Posted by Pax em 16/07/2015

A opção de Lula de virar garoto propaganda e articulador de grandes empreiteiras pode acabar mal.

MPF abre inquérito para investigar ex-presidente Lula – site Terra

Procuradoria formalizou investigação sobre suposto tráfico de influência do ex-presidente em favor da construtora Odebrecht

Fernando Diniz – Direto de Brasília

A Procuradoria da República no Distrito Federal informou nesta quinta-feira (16) que abriu inquérito para investigar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva por possível tráfico de influência no exterior em favor da empresa Odebrecht. O Ministério Público formalizou a abertura da investigação depois de apurar indícios contra o petista em um procedimento preliminar.

Em abril, a Revista Época informou que Lula era alvo de uma investigação na procuradoria do Distrito Federal. Naquela época, no entanto, o petista era alvo de um procedimento chamado Notícia de Fato (NF), que hoje foi transformado em um Procedimento Investigatório Criminal (PIC).

O inquérito é mais abrangente que a NF e permite uma atuação mais ampla do procurador para investigar Lula. De acordo com a reportagem da Época em abril, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) fechou o financiamento de pelo menos US$ 1,6 bilhão para a Odebrecht após o já ex-presidente se encontrar com chefes de Estado de Gana e da República Dominicana. Depois da reportagem, Lula negou agir como lobista da empreiteira. (continua no site Terra)

Obs.: primeira vez que o ex-presidente entra na lista dos cadastrados no noticiário da corrupção neste blog.

Anúncios

7 Respostas to “Lula será investigado”

  1. DAISE 2.0 said

    Tulipa ou Caneco?

    Wall Street Journal – Brazil Probes Ex-Leader da Silva in Criminal Matter

    Le Monde – Une enquête ouverte pour trafic d’influence contre l’ex-président brésilien Lula

    New York Times – Prosecutors Investigate Brasil’s Former President…

  2. DAISE 2.0 said

    Tulipa ou Caneco?

  3. DAISE 2.0 said

  4. Chesterton said

    Posso até acreditar que João Vaccari não ficou com um tostão dos pixulécos milionários que arrecadou para o PT na Petrobras. Mas isso não faz dele um guerreiro do povo brasileiro e nem é atenuante para seus crimes; é agravante.

    Em países civilizados, de maior tradição jurídica do que o Brasil, como a Itália, a Alemanha e a Inglaterra, a motivação política é um agravante dos crimes, aumenta a pena. Porque o produto do roubo servirá para fraudar processos legais, para atentar contra as instituições democráticas, para prejudicar adversários políticos, e terá consequências na vida de todos os cidadãos que tiveram seus direitos lesados em favor de um plano de poder de um partido.

    O ladrão em causa própria dá prejuízos pontuais a pessoas físicas ou jurídicas. O que usa o dinheiro sujo para fraudar o processo eleitoral e manipular a vontade popular, para corromper parlamentares e juízes, para impor o seu projeto político, causa irreparáveis prejuízos a todos porque desmoraliza a democracia, institucionaliza a impunidade e interfere — sejam lá quais forem as suas intenções — de forma decisiva e abusiva nos direitos e na vida dos cidadãos que sustentam o Estado.

    Uma das mais nefastas heranças do PT no poder foi a institucionalização — e absolvição — do roubo com motivações políticas, com mensaleiros e tesoureiros corruptos ovacionados como guerreiros e heróis pela militância cega, surda e bem empregada. Por essa ética peculiar, em nome da “causa popular” vale tudo, extorsão, suborno, lavagem de dinheiro, formação de quadrilha, agir como uma máfia para destruir os adversários e se eternizar no poder. Em nome do povo, é claro…
    N Mota

  5. DAISE 2.0 said

  6. DAISE 2.0 said

  7. familiabopp said

Faça seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: