políticAética

Notícias da Corrupção, Desvios, Anomalias, Eleições e Meio Ambiente

  • Sobre o blog

    Uma coletânea das notícias da corrupção, desvios, anomalias, eleições e meio ambiente que aparecem na mídia todos os dias a partir de agosto de 2008.
  • Categorias

  • Arquivos

  • Páginas

  • Meta

MPF denuncia investigados ligados à Odebrecht e à Andrade Gutierrez

Posted by Pax em 25/07/2015

MPF denuncia investigados ligados à Odebrecht e à Andrade Gutierrez

Andre Richter – Repórter da Agência Brasil
O Ministério Público Federal (MPF) ofereceu denúncia hoje (24) à Justiça Federal em Curitiba contra os presidentes das empreiteiras Odebrecht e Andrade Gutierrez e ex-executivos ligados às empresas, pelos crimes de organização criminosa, corrupção e lavagem de dinheiro cometidos em contratos da Petrobras, de acordo com investigações da Operação Lava Jato. Ao todo, foram denunciadas 22 pessoas.

Pela Odebrecht, foram denunciados o presidente da empresa, Marcelo Odebrecht, e os executivos Márcio Faria da Silva, Cesar Ramos Rocha e Alexandrino de Salles de Alencar. Ligados à Andrade Gutierrez, foram denunciados o presidente da empresa, Otávio Marques de Azevedo, e os executivos Rogério Nora de Sá, Elton Negrão de Azevedo Júnior, Paulo Roberto Dalmazzo, Flávio Magalhães e Antônio Pedro Campello. Além dos executivos, foram denunciados Celso Araripe, ex-funcionário da Petrobras, e outros operadores que auxiliaram na lavagem de dinheiro.

Durante a entrevista à imprensa, o procurador responsável pela força-tarefa de investigação da Operação Lava Jato, Deltan Dallagnol, destacou que a apuração é um “momento histórico” no combate à corrupção e que a “impunidade foi rompida” no país. De acordo com o procurador, a investigação já conseguiu recuperar R$ 870 milhões, cujos valores desviados da Petrobras trouxeram “cicatrizes para a saúde e para a educação”. “Por mais poderosos que sejam seus autores [dos crimes], ninguém esta acima da lei”, disse Dallagnol.

Em junho, os executivos da Odebrecht e da Andrade Gutierrez foram presos na décima quarta fase da Lava Jato, chamada Erga Omnes, uma expressão usada no meio jurídico para indicar que os efeitos de algum ato ou lei atingem todos os indivíduos.

Nesta sexta-feira, a Justiça Federal no Paraná decretou nova prisão preventiva do presidente e de mais quatro diretores da da Odebrecht.

Em nota, a Andrade Gutierrez declarou que a denúncia do Ministério Público não trouxe elementos novos em relação às já veiculadas pela imprensa, cujos fatos foram “esclarecidos no inquérito”.

“Infelizmente, até o momento, os devidos esclarecimentos e provas juntadas não foram levados em consideração. A empresa entende que o campo adequado para as discussões, a partir deste momento, é o processo judicial, onde concentrará essa discussão, buscando a liberdade dos executivos e a conclusão pela improcedência das acusações. A empresa reitera que não pretende participar dessas discussões através da mídia”, diz a nota da empresa.

A Odebrecht vai se manifestar durante entrevista à imprensa marcada para ainda hoje.

Anúncios

42 Respostas to “MPF denuncia investigados ligados à Odebrecht e à Andrade Gutierrez”

  1. DAISE 2.0 said

  2. DAISE 2.0 said

  3. Chesterton said

    http://www.jornali9.com/noticias/denuncia/dilma-deixa-de-aplicar-r-17-bi-na-saude-mas-gasta-r-16-bi-em-publicidade#.VbODhNhpIRU.facebook

  4. Chesterton said

    Há duas semanas, Beatriz Catta Preta “dispensou recepcionistas e secretária e parou de atender o celular. Na segunda-feira 20, enviou um e-mail a todos os seus clientes anunciando que não mais faria a defesa deles. Ato contínuo, deixou o Brasil”.

    “Algo de muito grave fez com que Catta Preta decidisse sair de cena – e há indícios de que ela estava apavorada quando o fez. Em maio, por razões desconhecidas, deixou de mandar o filho à escola e pediu à direção o trancamento da matrícula. Em junho, foi a vez de tirar também a menina mais nova da escolinha que frequentava. Um advogado próximo de Catta Preta afirmou a VEJA que ouviu de um amigo em comum aos dois que ela vinha recebendo ameaças e que, por isso, teria saído ‘fugida’ do país.”

    A chapa está quente na República petista. Coincidentemente, quanto mais perto se chega de Lula, mais o fantasma de Celso Daniel grita “Buuuuuuu!”.

    FMB

  5. Chesterton said

    A Polícia Federal descobriu uma conta associada a Lula no exterior.

    Segundo a Época, ela é identificada pelo número 01-00685-000, no banco francês Crédit Lyonnais, atual Crédit Agricole.

    Essa conta foi especificamente citada em setembro de 2012 por Marcos Valério, quando ele falou ao Ministério Público Federal sobre contas no exterior destinadas a saldar dívidas da campanha eleitoral de Lula naquele ano.

    Segundo o publicitário mineiro condenado a 37 anos de cadeia pelo mensalão, a conta do Crédit “movimentou 7 milhões de reais e envolvia o próprio Lula, Antonio Palocci e Miguel Horta e Costa, da Portugal Telecom”.

    A partir da denúncia, a PF instaurou o inquérito sigiloso 0431/2013 e, em investigação conjunta com autoridades internacionais, descobriu que a conta efetivamente existe.

    Naquele depoimento, Marcos Valério também disse que o PT desviou 6 milhões de reais da Petrobras para calar a boca de um empresário que ameaçava contar a participação de Lula, José Dirceu e Gilberto Carvalho no assassinato do prefeito de Santo André, Celso Daniel.

    A CPI da Petrobras, segundo a VEJA, quer convocar Marcos Valério para depor (e, quem sabe, esclarecer o quanto apanhou na prisão). Eu já separei a pipoca.

    Quando o Brahma será preso?
    FMB

  6. Chesterton said

    Lula repetiu seu velho estoque de embustes e vitimizações para uma plateia de sindicalistas do ABC paulista.

    Como o Brahma me dá preguiça, comentei em tuitadas:

    – Lula se disse “profundamente irritado”. Que bom.

    – Lula fez o PT de vítima de “nazistas”, comparando o governo que permitiu o assalto a Petrobras aos judeus. Na prática, discurso antissemita.

    – Lula: “O que a gente vê na TV parece nazistas criminalizando o povo judeu.” Judeus morriam inocentes. Comparsas de Lula são presos culpados.

    – Lula: “Sei que é difícil para parte da elite brasileira aceitar certas coisas”. Sim: um governo corrupto que rouba dinheiro dos pobres.

    – Lula: “conquista social incomoda elite perversa”. Elite perversa é a que tem conquista social com PT: Collor, Dirceu, Marcelo, Duque, Costa.

    – Lula: “Estou cansado de agressões à primeira mulher que governa esse país”. Ótimo. Mande-a renunciar.

    – Lula disse que está de “saco cheio”. Verdade. De dinheiro da Odebrecht.

    – Lula disse que está cansado de “mentiras e safadezas”. O médico já mandou ficar calado?

    FMB

  7. Chesterton said

    chest- a Época resolveu se manifestar,mas ah, se não fosse a VEJA…

  8. Pax said

    Quem é FMB, velho e rabugento Chesterton?

  9. DAISE 2.0 said

    A ENGENHARIA DA CORRUPÇÃO

  10. DAISE 2.0 said

    Todo mundo sabe que FMB é o Fernando Baiano….

  11. DAISE 2.0 said

    lula pensando no significado da frase do FHC:

    “O momento não é para a busca de aproximações com o governo, mas sim com o povo. Qualquer conversa não pública com o governo pareceria conchavo na tentativa de salvar o que não deve ser salvo”..


    l
    Em bom português: lula e dilma vão tomar A-E-I-O-U !

  12. Chesterton said

    voce não sabe quem é FMB? Você realmente vive na Lua.

  13. Chesterton said

    http://ataqueaberto.blogspot.com.br/2015/07/urgente-pt-ameaca-matar-leo-pinheiro.html?spref=fb

  14. Chesterton said

    https://scontent-gru1-1.xx.fbcdn.net/hphotos-xtf1/v/t1.0-9/11014940_10152794223272344_3319272053082831439_n.jpg?oh=f85b3ce9408919136ecfa342fc39eb54&oe=564D5DB7

  15. Chesterton said

    http://www.oantagonista.com/posts/quem-investigar-lula-sera-punido

  16. Chesterton said

  17. DAISE 2.0 said

  18. DAISE 2.0 said

  19. DAISE 2.0 said

    Oferecimento: Odebrecht e Banco Espírito Santo

  20. DAISE 2.0 said

    Vou festejar…
    26/07/2015 – 01h05
    MVR/Noblat/ OGlobo

    Não tenho pistas sobre o fim do Brasil – quem sou eu, se até mesmo Marcelo decidiu repensá-lo – mas defendo desde já a derrota de 7 a 1 para a Alemanha como sendo o ponto mais alto da nossa existência. Foi graças à sova germânica que o sarcasmo passou a ter prioridade por aqui, assumindo o protagonismo nas esquinas, via preços altos, abusos, auto-enganos e esculachos. Convenhamos, só mesmo tão perfeita humilhação poderia jogar luz sobre uma realidade preexistente, enfrentar de peito aberto hipócritas de grife mundialmente reconhecida – nós – e de quebra mudar por completo a maneira como um povo assiste a telejornais.

    Dia desses, por exemplo, mal liguei a televisão e dei de cara com um rosto bem vermelho, olhos esbugalhados, cabelos reunidos em um tufo com ares de crina para quem é governista, nada além de um patético penacho para o brasileiro já cansado de tanta bandalheira.
    Exato, Eduardo Cunha preenchia toda a tela, mas não mudei de canal.
    Enquanto escovava os dentes também ouvi o nome de Collor, algo sobre a Casa da Dinda e carros espetaculares. Deu até tempo para prestigiar uma análise a respeito do vexatório encontro no Porto.

    Devo admitir, estou achando ótima essa saraivada de escândalos. Melhor do que ver tanta sujeira sendo expurgada, principalmente quando envolve caciques desde sempre tidos como intocáveis, só mesmo perceber o bom funcionamento de instituições como o Ministério Público e a Polícia Federal. Não é pouca coisa, em se tratando de uma sociedade habituada a promiscuidades e conchavos vários em praticamente todas as suas esferas.

    A nova capa da Veja é outro bom sinal. Não é a primeira vez que alardeiam o cerco se fechando em torno de Luiz Inácio, é verdade, porém nunca antes o PT e seu líder máximo foram desnudados de maneira tão contundente.

    O desabafo do capo di tutti capi foi sintomático. Comparar petistas a judeus perseguidos pelo nazismo, e em seguida declarar-se de “saco cheio” com tanto discurso de ódio? Desfaçatez sempre teve presença marcante na personalidade de Lula, mas o caso, agora, parece ser outro. Apenas o desespero pode explicar tão grosseira referência ao Holocausto. Sobre a segunda parte do discurso, uma gostosa gargalhada é o único comentário possível. Afinal, quem mesmo especializou-se em retalhar o Brasil de todas as maneiras possíveis, utilizando justamente o ódio como plataforma?

    Só fiquei preocupado com o resultado da pesquisa CNT, dando conta que apenas 7% dos brasileiros aprovam o governo Dilma. Digo, fossem sete pessoas, e não sete por cento, considerando um governo cada vez mais bem sucedido na tarefa de afundar o País, envolvido em escândalos bilionários até a tampa e composto por larápios da pior espécie, ainda assim seria uma multidão de fazer Luther King babar na cova.

    Peço desculpas se a cena descrita no segundo parágrafo não está perfeitamente detalhada. Escovava os dentes enquanto ouvia o noticiário? Voltava da rua ou me preparava para sair? Já não lembro mais. De todo modo estou otimista. Enquanto Marcelo titubeia, e Lula esperneia, eu fico só de camarote.
    O fim está cada vez mais próximo, de fato, mas, ao que tudo indica, ainda não será o nosso.

    MVR

  21. Pedro said

    Parece que o Brasil está na contramão mesmo.

    http://forum.fmanager.com.br/topic/122255-acordo-eliminar%C3%A1-tarifa-de-eletr%C3%B4nicos-em-80-pa%C3%ADses-brasil-est%C3%A1-fora/

    É este caminho de isolamento que vai nos levar ao desenvolvimento?

    Tem horas que dá um desânimo……..

  22. Pedro said

    Com a palavra os “economistas” do blog:

    http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2015/07/1660832-china-tem-maior-queda-em-8-anos-e-indices-asiaticos-despencam.shtml

    Vai sobrar pra nós?

  23. Elias said

    E a ADVFN:

    “O principal índice do mercado acionário da bolsa de valores de Xangai, o Shanghai Stock Index (SSI:000001), despencou 8,5% nesta madrugada, maior queda em oito anos, em um movimento de falta de confiança dos investidores nas medidas de intervenção do governo chinês no mercado financeiro. No mês passado, o governo chinês proibiu a negociação (compra ou venda) de quase 1.500 listadas, a venda de ações por investidores institucionais e criou um fundo de US$ 480 bilhões para sustentar o preço das ações. A intervenção do governo no mercado acionário chinês, apesar de aliviar pressões de curto prazo, seria insustentável no médio prazo segundo analistas.”

    Nem precisa ser economista…

    O Brasil exporta principalmente para a China. Logo…

    Mas, por que será que a China está se ferrando?

    Já sei! Ela exagerou nos gastos sociais. Aumentou a despesa pública, etc., etc.

    (Quando a economia chinesa crescia adoidada, era porque a China estava se tornando capitalista. Agora, que ela está levando farelo, só pode ser por causa do socialismo…).

  24. Elias said

    “Elias sumiu, será que foi preso?” (Chester)

    Não!

    Mas, se eu me invocar, vou acabar brocando a vida de médico que sonega imposto…

  25. Elias said

    Outra da ADVFN:

    “A Vale (VALE5) apresentou hoje pela manhã o seu relatório de produção no segundo trimestre deste ano. No período, a produção de minério de ferro, de 85,3 Mt, foi a segunda maior produção da história da Vale e a maior produção para um segundo trimestre, com crescimento de 14,4% na comparação trimestral. A produção cresceu nos Sistemas Norte, Sudeste e Sul, principalmente devido às melhores condições climáticas no segundo trimestre do ano, da mina de N4WS e da maior utilização da Planta 2. A produção no primeiro semestre de 2015 alcançou um novo recorde de 159,8 Mt, ficando 9,3 Mt maior do que a produção do primeiro semestre de 2014.”

    Em “Valês”:

    “A produção cresceu nos Sistemas Norte, Sudeste e Sul, principalmente devido às melhores condições climáticas no segundo trimestre do ano, da mina de N4WS e da maior utilização da Planta 2…”.

    Em português:

    “A ´Serra Norte´ exauriu. Ficou só o ´buraco norte´ (assim como a Serra do Navio, no Amapá, foi transformada em `Buraco do Navio´…). Estamos agora começando a extrair minério de ferro da Serra Sul (até restar apenas o ´buraco sul´). Extraímos milhões de toneladas de minério de ferro. Ferramos com milhares de hectares de floresta nativa, pra fazer carvão e usá-lo na produção de gusa. Faturamos bilhões de dólares. Enchemos as burras dos nossos acionistas, estrangeiros principalmente. E a região continua ainda mais pobre e ferrada do que antes. Pontilhamos a selva amazônica com um monte de favelas e centenas de milhares de favelados, desempregados e esfaimados, prostitutas, criminosos e doenças pra tudo o que é gosto, e mais sorte de miséria humana que se puder imaginar. Agora que o minério de ferro está se acabando, passaremos a explorar mais intensamente o cobre amazônico, cujo principal subproduto é o ouro. Assim manteremos, firme e forte, nosso propósito de ganhar muita grana nas costas desse país de índios mansos e imbecis, ao mesmo tempo em damos nossa contribuição pra redesenhar o mapa da miséria brasileira, usando a mão-de-obra nordestina como besta de carga pra instalar nossos projetos de mineração, e, deixando-a entregue à própria (má) sorte, quando os projetos entram em operação. Em outras palavras, promovemos a redistribuição da miséria nacional, tirando multidões de fudidos do Nordeste, para transformá-los em fudidos amazônicos´. E ainda ganhamos o aplauso de um monte de idiotas brasileiros, mantendo viva a sentença definitiva do vitorioso vigarista húngaro, Peter Kelleman: `O brasileiro é, antes de tudo, um trouxa`…”

  26. Elias said

    Segundo o Relatório de Mercado Focus, depois de amanhã a Selic sai de 13,75% e passa para 14,25% a.a.

    Já a inflação esbarra em 9,2%… Mesmo com essa Selic tamanho família!

    Levy é um sucesso! Atingiu todas as metas pra 2015!

    Agora, só falta mais uma encolhida no PIB, de, pelo menos 2,5%.

    Aí podemos esquecer 2015 e começar a trabalhar por um 2016 repleto de êxitos e bem aventuranças, tanto quanto…

  27. DAISE 2.0 said

    Pedro ( Vai sobrar pra nós?)

    Sugiro acompanhar o site http://www.financista.com.br/
    que reune um bom time de economistas.

    O desânimo é grande porque o governo deixou de governar.
    A esperança está numa saída da dilma da presidência, senão amargaremos recessão até 2018.

    Tá maus!

  28. DAISE 2.0 said

    Ajude a divulgar. 16 de Agosto.Mande pra seus amigos!

  29. DAISE 2.0 said

    A coisa fica mais confusa a cada dia…Dilma preocupada em agradar “redes sociais” para não ser vaiada a cada aparição pública. A mandiocada é motivo de risos até hoje.

    Me arrisco a prever que será a maior manifestação popular jamais vista “nestipaiz” !

    Resultado: Dilma sairá pela porta dos fundos no melhor estilo Collor!

  30. Zbigniew said

    Realmente não dá para entender.
    A receita é a mesma que a Presidente criticou quando em visita à Alemanha, chamando a atenção da chanceler Merkel, acusando a Troika de estrangular a Grécia e demais devedores com a imposição de medidas recessivas de caráter fiscal.
    Isto é estelionato!

    Não há nos governos mais a esquerda um mísero sinal de que se tenha capacidade e coragem para pensar fora do quadrado. Acreditam que não há “vida” além dessas ideias simplesmente porque quem manda é o mercado.

    Não é de se estranhar que isso aconteça num governo sem poder, mantido apenas pela chancela de um pleito eleitoral, mas nas mãos de escroques, e de outras instituições ditas republicanas mas que no fundo estão a fazer política pura e simples.

    Entretanto o Brasil é um país “sui generis”, com todas as vagas para que uma oposição com um mínimo de cérebro prevaleça sobre um governo sofrível e ganhe facilmente o próximo pleito. Mas… que oposição? Que ideias?

    Estou achando que o Brahma, o Barba, o Apedeuta vai terminar levando “dinovo” num país deserto de boas ideias pra qualquer lado que se olhe do espectro político institucional.

  31. Pax said

    O Joaquim Levy é excelente.

    Um excelente desastre.

    Sem dúvida.

  32. Chesterton said

    ZBG%¨$#$%¨&, é verdade, quem manda é o mercado,deixe as pessoas em paz que as coisas se resolvem, basta o governo tirar o time de campo (mandar embora funcionários).

    Pax, excelente é a Dilma, o Lulla e o PT. A Dilma diz que o PIB cai 1% POR CAUSA da Lava-Jato…..amazing!!!

  33. Pedro said

    Pois é, Levy não é causa, é conseqüência.

  34. Chesterton said

    Um desastre gerenciado pelo Mantega…desde quando ir ao agiota é “medida anticíclica”?

  35. Zbgniew said

    Levy não é o problema. O problema é o que o Levy representa.
    Aliás, o Levy é o sinal de que o concilianismo típico do PT lulista já passou seu tempo. Isto porque o Brasil precisaria de iniciativas fora da ortodoxia liberal. Uma ruptura corajosa nos termos do que a Islândia praticou contrariando os interesses da city londrina.

    E se as dimensões comparativas entre o Brasil é a Islândia são deveras desproporcionais, há que se levar em conta que o tamanho dos desafios e necessidades também, a começar com as demandas em infra-estrutura e tecnologia.

    Infelizmente o PT esgotou-se no seu modelo de desenvolvimento. Precisaríamos de um estadista e de homens de coragem e visão. O que temos é uma burocrata acuada, medíocre na capacidade política e de articulação, instituições viciadas e apequenadas funcionando ao sabor dos holofotes de uma mídia decadente e de interesses políticos ainda menores onde o que menos importa é a melhoria do país.

    O Brasil necessita, urgentemente, de uma nova política.

  36. DAISE 2.0 said

    O Brasil necessita, urgentemente, de um novo Governo.
    Renuncie Dilma, seja patriota.
    Lula o Brahma, o Barba, o Apedeutase não fugir rá pra cadeia.

  37. DAISE 2.0 said

    O atomicão explodirá Dilma

    Brasil 28.07.15 09:47
    O atomicão pegará Valter Cardeal, “o homem da Dilma”, e João Vaccari Neto. O atomicão, portanto, explodirá Dilma Rousseff em cheio. Parte das propinas de Angra 3 foi para a campanha da petista, de acordo com o relatado por Ricardo Pessoa, da UTC.

    Leiam o que publicamos em 11 de julho:

    “Em setembro do ano passado, durante a campanha presidencial, o consórcio Una 3 – formado por Andrade Gutierrez, Odebrecht, Camargo Corrêa e UTC – fechou um contrato para tocar parte das obras da Usina de Angra 3.

    Ricardo Pessoa contou aos procuradores da Lava Jato que a assinatura do contrato, estimado em 2,9 bilhões de reais, envolveu o pagamento de propina ao PT.

    De acordo com o relato da Veja, Valter Cardeal, “o homem da Dilma” na Eletrobras, chamou o diretor financeiro da UTC, Walmir Pinheiro, e pediu-lhe dinheiro para a campanha de Dilma Rousseff.

    Depois dessa conversa, o tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, telefonou diretamente a Ricardo Pessoa e cobrou o pixuleco.

    Disse o empreiteiro:

    “Quando soube que a UTC havia assinado Angra 3, João Vaccari Neto imediatamente o procurou para questionar a parte que seria destinada ao PT – o que foi feito pela empresa”.”

    O.A.

    O Brasil necessita, urgentemente, de um novo Governo.
    Renuncie Dilma, seja patriota.
    Lula o Brahma, o Barba, o Apedeuta se não fugir irá pra cadeia.

  38. DAISE 2.0 said

  39. DAISE 2.0 said

    Na lógica de Dilma, Lava Jato é culpa de índios

    http://josiasdesouza.blogosfera.uol.com.br/2015/07/28/na-logica-de-dilma-lava-jato-e-culpa-de-indios/

    A hipocrisia é uma característica muito comum dos governos em apuros. Mas Dilma Rousseff exagera. Quando declarou, a portas fechadas, que a Lava Jato derrubou um ponto percentual do PIB, a presidente deixou de mencionar que a operação é uma reação da PF e da Procuradoria à roubalheira que viscejou na estatal durante os 13 anos de governos petistas.

  40. DAISE 2.0 said

  41. Chesterton said

    Uma ruptura corajosa nos termos do que a Islândia …

    chest- o Brasil tem tudo a ver com a Islandia, a começar pelo clima, né?

  42. Chesterton said

    Novo desenho na moeda: o “Ja vali”

Faça seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: