políticAética

Notícias da Corrupção, Desvios, Anomalias, Eleições e Meio Ambiente

  • Sobre o blog

    Uma coletânea das notícias da corrupção, desvios, anomalias, eleições e meio ambiente que aparecem na mídia todos os dias a partir de agosto de 2008.
  • Categorias

  • Arquivos

  • Páginas

  • Meta

Vale, BHP, Samarco: crime hediondo

Posted by Pax em 20/11/2015

No código moral que rege a ideologia desse blog o crime cometido pela VALE + BHP (SAMARCO) é hediondo.

Foram dezenas de mortos, bichos humanos, sabe-se lá quantos outros bichos, toda uma fauna arrasada, uma flora destruída, uma bacia hidrográfica absolutamente danificada a ponto de se questionar se há possibilidade de recuperação.

Tudo movido pela ganância. Aumentaram a produção sabendo que as barragens que seguravam sua lama tóxica estavam não só sem licenciamento como em vias de rupturas.

Para os conselhos de administração das empresas envolvidas pouco importavam os riscos, a comunidade abaixo, o meio ambiente, qualquer coisa exceto o lucro que queriam obter.

E lá se foram duas de centenas de barragens ameaçadas. Somente duas. E o desastre anunciado foi suficiente para destruir uma das maiores bacias hidrográficas brasileiras.

A vida abaixo se foi, tudo que dependia das águas está absolutamente comprometido, uma população de centenas de milhares de pessoas sem água para beber, os peixes mortos, as nascentes contaminadas, a vida impedida, uma tristeza sem tamanho.

A primeira atitude do governador de estado envolvido foi de ir à sede da empresa fazer assessoria de imprensa, afirmar que foi um acidente, que a Samarco estava fornecendo todo auxílio necessário. Uma vergonha também criminosa. Sabe-se que a empresa financia as campanhas de todos governos envolvidos. Financia também os deputados que elaboram os códigos legais que regulam a atividade de mineração, compram o que querem para viabilizar suas atividades criminosas.

Todos já leram e se informaram sobre esse crime que pode ser considerado hediondo em qualquer código moral.

O blog escolheu um vídeo que se espalha. Em inglês. Para que se exponha o Brasil atual da forma que é, um ecocida.

Anúncios

21 Respostas to “Vale, BHP, Samarco: crime hediondo”

  1. Pax said

    Ministra ideal para um governo ecocida…

    http://www.publico.pt/ciencia/noticia/ministra-brasileira-do-ambiente-nao-sou-ecohisterica-nem-biodesagradavel-1497554

  2. Chesterton said

    http://veja.abril.com.br/noticia/entretenimento/demolicao-elegante

  3. Chesterton said

    Falta dizer que a Dilma é responsável. Mas o resto está bom.

  4. Chesterton said

    Pax, se tiver um dinheirinho sobrando neste Natal, se dê este livro:

    http://livraria.folha.com.br/livros/economia/guia-politicamente-incorreto-economia-brasileira-leandro-1324823.html

  5. Elias said

    Do IG notícias:
    =====================
    “O PSDB está preocupado com o desgaste da imagem, pois temem que o partido seja associado com palavras como ´golpismo´ e ´autoritarismo´. Para reverter esse quadro, segundo o iG, a legenda pretende divulgar ainda esse ano um documento com proposta para o Brasil que englobe o campo social e econômico.”

    “O texto deve mostrar o atual cenário do país e mostrar quais os caminhos que o PSDB defende que sejam tomados. Além disso, quer retratar como o partido reverteria a crise. A legenda pretende, também, terminar com a ideia de que não aceitou a derrota de Aécio Neves nas eleições de 2014 e que, a partir de então, se dedicaram exclusivamente a conseguir o impeachment de Dilma.”

    “Segundo a reportagem, os tucanos já admitem nos bastidores que a estratégia ´foi um erro´. Para os membros do partido, o maior erro foi terem se alinhado com Eduardo Cunha (PMDB-RJ), denunciado por corrupção no esquema investigado pela Operação Lava Jat.”
    ======================

    Nada como uma sugesta do Financial Times…

    Num dia o FHC vociferou pela deposição ou renúncia da Dilma.

    Aí o FT saiu com um artigo dizendo: “Depor pra quê? Pra entregar o país a outro político medíocre, que, na MELHOR das hipóteses, vai apenas TENTAR fazer o que ela já está fazendo?”.

    No dia seguinte, Fernandinho HC já estava fazendo xixi tra trás…

    E a Dilma, o que está fazendo? Ela está tocando uma política econômica que aumenta inflação e desemprego, ao mesmo tempo em que enfia dinheiro a rodo nas burras da banca, que é a banca que banca a campanha política de todos, inclusive e muito principalmente do PSDB. (Dúvida? É só olhar a prestação de contas do Aécio…).

    O que o FT disse à tucanalhada, foi o seguinte: “Ou ou vocês param com essa babaquice aí, ou não contem com a gente em 2016 e 2018…”.

    Resultado: depois de embarcar numa estratégia que, além de não chegar nem perto dos objetivos políticos pretendidos, só fez piorar a imagem do partido, que já era ruim, e, de quebra, ainda colocou o dito partido em rota de colisão com seus principais financiadores, a tucanalhada parece que vai, finalmente, tentar dizer “quais os caminhos que o PSDB defende que sejam tomados”…

    Ou seja: o PSDB vai tentar fazer, às pressas, tudo aquilo que ele teve 12 anos pra fazer e não fez…

    Isso no jogo pra galera…

    Nos bastidores, vai correr atrás de um certificado de bom comportamento junto à banca…

    E a Dilma — quem diria? — venceu mais uma queda de braço política com esse bando de cobra criada que se fantasia de pássaro bicudo (que, por sinal, não gosta de fazer ninho, preferindo se servir dos ninhos abandonados por outros pássaros… Tudo a ver, né?).

  6. Elias said

    “O PSDB está preocupado com o desgaste da imagem, pois temem (deveria ser TEME) que o partido seja associado com palavras como ´golpismo´ e ´autoritarismo´. Para reverter esse quadro, segundo o iG, a legenda pretende divulgar, ainda esse (deveria ser NESTE) ano, um documento com proposta para o Brasil que englobe o campo social e econômico.”

    Alguém deve providenciar, com urgência, um curso básico de redação pra jornalistas. E ressuscitar (porque parece que assassinaram) aquele cara que revisava os textos antes da publicação.

    Hoje, qualquer jornal emplaca a média de 2 erros por parágrafo, sem contar a pichotadas paquidérmicas, quando a matéria envolve, além de uma multidão de etc., conhecimentos sobre história, filosofia, sociologia e cálculo (e nem vou incluir nisso a confusão entre porcentagem e ponto percentual, porque aí já é sacanagem…).

  7. Elias said

    “sem contar aS pichotadas …”

    Em casa de ferreiro… Tanto bate até que fura!

  8. Pedro said

    A culpa é sempre do estagiário Googlias……….. :-)

    ………….

    “Em casa de ferreiro… Tanto bate até que fura!”

    Faz sentido.

    A turma do ferro bateu tanto na natureza que furou a barragem……

  9. Pedro said

    Pax, e a trilha sonora do vídeo?
    Gzuis! Que coisa.

  10. Pedro said

    Tem uma máfia que vive destas concessões de exploração do subsolo.
    Eles conseguem a licença de exploração de uma determinada área, mas não exploram nada.
    Aí quem quer extrair qualquer material, tem que pagar pra eles
    Fazem isso com materiais simples, saibro, areia, argila, caulim, até aterro.
    Imagina o resto…..

  11. Elias said

    Se a Miriam Leitão houvesse deixado pra falar em 2016 o que ela disse em 2014, talvez estivesse coberta de razão.

    Das 12 maiores economias do planeta, somente o Brasil deverá fechar 2016 em recessão. PIB negativo em 2%, segundo terceiros.

    É bem verdade que, conforme dizia Delfin Netto, previsão de economista existe pra ser desmentida pela realidade, mas…

    Mas, já pensou se essa emplaca?

  12. Elias said

    Pedro # 10,

    A Vale vive disso. De explorar as concessões intermediando o que ocorre no processo. A Vale foi estruturada pra ser uma empresa de logística. É o que ela sempre foi, e, provavelmente, é e continuará sendo…

    Na primeira vez que subi num platô da Serra dos Carajás (N-4), fiquei impressionado. Uma cidade inteira terceirizada. Da extração do minério à produção e distribuição de alimentos nos refeitórios, tudo era terceirizado.

    Aqui no Pará, o maior medo é o vazamento da lama tóxica de Barcarena. Ela é várias vezes pior que a “lama mineira”, porque é rejeito da produção de alumina (matéria prima básica para a produção do alumínio).

    A redução de bauxita alumínica em alumina é feita por digestão, com o uso intensivo de soda cáustica. O rejeito é uma lama saturada de soda cáustica. Já houve um rompimento de lago, há alguns anos, mas foi contido. O problema é que, com a chegada da demanda chinesa, a produção de alumina e e de alumínio se tornou muito mais intensa. É várias vezes maior que o ponto máximo projetado. Vai daí que a capacidade do lago de rejeitos tende a se exaurir rapidamente (há quem diga — e a Vale nega, claro! — que já estão operando no limite da capacidade.

    Se esse lago esrourar, vai ser um inferno…

  13. Chesterton said

    chest- apertou o 13? Agora aguenta!

  14. Elias said

    Aguenta?

    Vocês, tucanalhas, que se cuidem…

    Se vocês não conseguirem reverter a imagem negativa, e as previsões do “mercado” estiverem corretas, o mundo que conta sai da recessão em 2016.

    Isso significa retomada das importações de commodities em 2017. Aí, em 2018, apesar da dupla macabra, Dilma/Levy…

    Já pensaste, Chester, mais uma eleição presidencial vencida pelo PT, depois dessa merdolência toda? Não será muita incompetência política de vocês, asnos da oposição?

    E o teu filho mais novo, que vai chegar à idade adulta sem ter visto o PT fora da Presidência da República, o que ele dirá de ti? “Pai, é o PT que é muito inteligente ou são vocês, que são burros demais?”.

  15. Elias said

    Outra do “mercado”: as principais agências de risco desaconselharam a deposição da Dilma.

    Elas deram o recado: se derrubarem a Dilma, “na melhor das hipóteses” a avaliação do Brasil não vai melhorar.

    Essa seria a melhor das hipóteses. Dá pra imaginar a pior…

    Resultado: a oposição brasileira, em peso, metendo o rabo entre as pernas e murchando a orelha, como bom vira lata… A alternativa é não ver a cor do dinheiro em 2016 e 2018.

    Antes da inseminação artificial se popularizar, quem criava cavalo mantinha no plantel alguns rufiões.

    “Rufião” era um pangaré, um cavalo ordinário, cuja função era testar a égua, pra saber se ela estava ou não no cio. Quando a égua não está no cio, ela enche de porrada o cavalo que tentar cobri-la. Daí o uso do rufião. A sina dele era ficar apanhando porradas das éguas.

    Quando a égua demonstrava que aceitaria a cruza, ou seja, estava no cio, o rufião era tirado do curral, sendo substituído por um puro sangue, que cobria a madame equina, garantindo a qualidade do plantel.

    E o rufião? Ah, ele continuava a vidinha dele, levando porrada das éguas…

    É só de quem eu lembro, quando vejo o PSDB em ação.

    Já pensou o PT, esse cadáver insepulto, emplacar 20 anos na presidência?

  16. Elias said

    Mas, até que apareça alguém pra fecundar a égua, a merdolência vai continuar empesteando o ar.

    O governo já dá como certa a projeção que economistas de vários países formularam para o Brasil: PIB recuando em 2% (pra não ficar igual, governo diz que será de – 1,9%…).

    Já a projeção da arrecadação com a incerta CPMF cai todos os dias.

    Pra quem não sabe, Dilma/Levy pretendem compensar parcialmente o aumento da carga tributária que seria (ou será) provocado pela CPMF, reduzindo a taxação do IOF.

    Faz sentido… Todo mundo sabe que o setor financeiro quase não tem ganho dinheiro, nestes tempos de juros ao consumidor de mais de 240% ao ano… Quem ganha tão pouco dinheiro, e com tão grande dificuldade, necessita como ninguém de uma boa redução tributária…

    Além do mais, a arrecadação do IOF tem que ser repartida com Estados e Municípios. Já a arrecadação da CPMF é “não distribuível”.
    Fica toda nas mãos do governo federal. Nem entra no cômputo para repasse aos poderes Legislativo e Judiciário, até porque, originalmente, a CPMF nem fazia parte do orçamento fiscal. Era receita do orçamento da seguridade social.

    Aí o FHC tirou a CPMF da seguridade social e a transferiu para o orçamento fiscal. Ao mesmo tempo, tirou a despesa de assistência social do orçamento fiscal e jogou pra seguridade social. Foi assim que FHC conseguiu um “superávit primário” dele: trocando despesa por receita no orçamento fiscal e receita por despesa na seguridade social. Esta ficou com um déficit paquidérmico, e se tornou tema preferencial para idiotas e pilantras verde-amarelos, sempre que eles querem apontar um vilão para o déficit público, pra outros idiotas ou pilantras… Estes se servindo daqueles, claro, porque assim é a ordem natural das coisas: nenhum esperto se daria bem no mundo, se não existissem os otários…

    Só pra registro: o lance da reclassificação contábil da CPMF e da despesa de Assistência Social, concebido, gestado e parido pelo FHC foi a primeira, maior e monumental pedalada depois da ditadura (o regime militar pedalava a torto e a direito, mas, nessa época, ninguém, nem mesmo o TCU, podia chiar, né?).

  17. Elias said

    Também só pra registro: a redução do IOF como contrapartida à aprovação da CPMF está por trás do apoio que o setor financeiro está dando à ressuscitação da velha contribuição…

    E isso também explica porque a oposição está pisando em ovos ao tratar do assunto: por um lado, o lance prejudica Estados e Municípios, porque substitui receita distribuível por não distribuível (e Estados e Municípios estão, todos, com a corda no pescoço); por outro lado, o mesmo lance beneficia — e como! — o setor financeiro, cujas credenciais dispensam comentários…

    Se correr o bicho pega; se ficar…

    O Brasil não é pra amadores…

  18. Elias said

    E lá se foi o Delcídio do Amaral, líder do governo no Senado, desfrutar da hospitalidade das instalações da Polícia Federal.

    É infinita a capacidade desses “cumpanhêru” de fazer melecada… Quando a gente pensa que acabou o estoque, logo aparece alguém inventando algo novo.

    Tanta criatividade deveria ser canalizada para coisas construtivas…

    Uma política econômica decente, que não repetisse as merdas já defecadas pelo regime militar há meio século, por exemplo.

  19. Guatambu said

    Chegou no BTG.

    Logo logo, chegará nas investidas do BTG.

    Isso tá ficando muito divertido.

    Fico imaginando se tudo isso fosse deixado na mão do Lewandowsky ou do Toffoli… não chegaria nem na padaria da esquina.

  20. Guatambu said

    Será que a economia mundial volta a crescer?

    Apesar de que o termo correto seria acelerar. Porque a economia mundial não parou de crescer, só cresceu em ritmo mais lento.

    Não sei não.

    Com os EUA ameaçando aumentar a taxa de juros, isso deve causar problemas.

    As projeções da China estão à beira de serem descreditadas, já que estão sendo constantemente corrigidas para baixo.

    A Europa não dá sinais de melhoria, pelo contrário, com a crise grega, e o IE ali do lado.

    Japão naquela lenga-lenga… apesar da importância, Japão está apagado no cenário mundial.

    Setores de exportação: mineração e agropecuária.

    JBS vai enfrentar o paredão de escândalos agora.

    O setor agrupecuário, se voltar a crescer, vai demorar pra refletir isso em termos de investimentos e emprego: deve haver estoque pra caramba.

    Mineração = Vale. A Vale tá na lama, literalmente.

    Tenho dúvidas que o Brasil se restabeleça economicamente pensando no mercado externo.

    Mercado interno:

    Já ajustei as velas para um ano de cinto apertado em 2016… trabalhando o dobro e ganhando metade, só assim mesmo.

    Imagino que todos os empresários devam estar na mesma toada. O que significa que não deve haver muito investimento privado. E com o governo deixando de investir, isso deve afetar diretamente o desempenho do PIB em 2016, e consequentemente, o de emprego – que é a base do PT. Sem essa base, o PT perde nem precisa de muita estratégia de oposição.

    Apesar de que o Elias tem razão, o PSDB como oposição é igual colocar um cone no lugar de goleiro…

  21. Pax said

    novo post, sobre o Delcídio…

    mas, cá pra nós, todos sabiam faz tempo da “competência” do Delcídio

    só que ele se superou.

    como disse um jornalista conhecido, de tédio ninguém morre no Brasil

Faça seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: