políticAética

Notícias da Corrupção, Desvios, Anomalias, Eleições e Meio Ambiente

  • Sobre o blog

    Uma coletânea das notícias da corrupção, desvios, anomalias, eleições e meio ambiente que aparecem na mídia todos os dias a partir de agosto de 2008.
  • Categorias

  • Arquivos

  • Páginas

  • Meta

Processo do MP-SP contra Lula vai para PR

Posted by Pax em 15/03/2016

O processo que apura crime de lavagem de dinheiro contra Lula é transferido de SP para o PR.

Ao mesmo tempo há farto noticiário indicando que Lula estaria assumindo algum ministério do governo Dilma.

Juíza paulista transfere processo contra Lula para Sérgio Moro

Daniel Mello – Repórter da Agência Brasil*
A juíza Maria Priscilla Veiga de Oliveira, da 4ª Vara Criminal de São Paulo, encaminhou à 13ª Vara Federal de Curitiba (PR) o processo que apura se o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva cometeu crime de lavagem de dinheiro. Na semana passada, o Ministério Público de São Paulo ofereceu denúncia e pediu a prisão preventiva de Lula sob a acusação de que o ex-presidente é o proprietário oculto de um apartamento tríplex no Guarujá, litoral paulista.

Na decisão, Maria Priscilla justifica que os possíveis delitos relacionados ao imóvel estão sob apuração da Operação Lava Jato e devem ser investigados dentro do contexto do esquema nos inquéritos abertos na esfera federal. Com isso, o processo passará a integrar o conjunto sob responsabilidade do juiz federal Sérgio Moro.

“O pretendido nestes autos, no que tange às acusações de prática de delitos chamados de ‘lavagem de dinheiro’ é trazer para o âmbito estadual algo que já é objeto de apuração e processamento pelo Juízo Federal da 13ª Vara Federal de Curitiba/PR e pelo MPF [Ministério Público Federal], pelo que é inegável a conexão, com interesse probatório entre ambas as demandas, havendo vínculo dos delitos por sua estreita relação”, diz a decisão. A magistrada também retirou o sigilo do processo.

Defesa

Em nota, os advogados do ex-presidente Lula, Roberto Teixeira e Cristiano Zanin Martins, informaram que irão pedir a impugnação da decisão e irão recorrer ao Tribunal de Justiça de São Paulo. “Não há qualquer elemento concreto que possa vincular o triplex ou a suposta reforma realizada nesse imóvel a “desvios da Petrobras”, como afirma a decisão; o que existe é imputação de uma hipótese, insuficiente para motivar uma acusação criminal”, argumentam os advogados, em nota publicada no Instituto Lula.

“Os depoimentos opinativos colhidos pelos três promotores de justiça do Ministério Público de São Paulo que assinaram a denúncia contra o ex-presidente Lula e seus familiares não podem se sobrepor ao título de propriedade, que goza de fé pública, e indica a empresa OAS como proprietária do imóvel”, acrescentam. “Mesmo que fosse possível cogitar-se de qualquer vínculo com “desvios da Petrobras”, isso não deslocaria o caso para a competência da Justiça Federal; a Petrobras é sociedade de economia mista e há posição pacífica dos Tribunais de que nessa hipótese a competência é da justiça estadual; mesmo que fosse possível cogitar-se, por absurdo, de qualquer tema da competência da Justiça Federal, não seria do Paraná (PR), pois o imóvel está localizado no Estado de São Paulo (SP) e nenhum ato foi praticado naquele outro estado”.

“Além disso, os advogados do ex-presidente Lula também confiam que o Supremo Tribunal Federal irá decidir pela atribuição do Ministério Público do Estado de São Paulo, através de um promotor natural, escolhido por livre distribuição, para conduzir o caso, conforme recurso já interposto. Com essas medidas, a defesa do ex-presidente Lula busca que os fatos sejam analisados pelas instâncias corretas, de acordo com a Constituição Federal e a Lei. Não se pretende evitar qualquer investigação. Ao contrário, o que se busca é evitar que alguns vícios evidentes no processo venham a motivar, no futuro, a sua nulidade, como já ocorreu em outros casos de grande repercussão”. (continua na Agência Brasil…)

Anúncios

32 Respostas to “Processo do MP-SP contra Lula vai para PR”

  1. Pedro said

    Pois é, parece que vamos ter um primeiro-ministro, Don Inacio..

    É golpe?

  2. Pedro said

    Dilma já oferece presidência a Lula para ele não ser preso

    O cerco está se fechando em Brasília. A juíza que decidia para onde seria encaminhada a denúncia e o pedido de prisão contra Lula determinou que o caso fosse transferido mesmo para o juiz Sérgio Moro – o muso das manifestações -, que é responsável pelos processos da Operação Lava-Jato. Os advogados de Lula trabalhavam para que seu processo saísse das garras de Moro, mas fracassaram. Com este novo capítulo da novela, cresce a possibilidade de Lula ganhar um ministério, que faria ser mais difícil sua prisão.

    Mas, assim que soube da decisão da juíza, Lula ligou para Dilma. Ela, que já sabia de tudo, perguntou que ministério ele queria, afinal. Mas Lula não quis um ministério. Ele preferiu algo maior. Sempre muit amiga, Dilma sugeriu seu próprio cargo.

    Lula ficou de pensar. Mas, nos bastidores, já dizem que ela vai concordar. E que ela estará aliviada.

    http://sensacionalista.uol.com.br/2016/03/14/dilma-ja-oferece-presidencia-a-lula-para-ele-nao-ser-preso/

  3. Chesterton said

    O PT agora está reunindo toda sua cúpula em Brasilia.
    Pauta da reunião:

    – Como fugir da polícia…..

  4. Guatambu said

    A ausência do conflito de interesses no judiciário vem desde tempos muito antigos… como por exemplo o Toffoli, o Lewandowsky, etc etc…

    Hoje é o Moro, pra azar dos petistas e alegria de um país inteiro.

  5. Chesterton said

    Estrela que se apaga
    – E ninguém aqui quer defender o governo?

    15/03/2016 – 10h05
    Ricardo Noblat

    Os seis ministros do PMDB, reunidos com Dilma, juraram se empenhar para que o partido não a abandone como ameaça fazê-lo daqui a 30 dias ou mais.

    Se Dilma acreditou na promessa, não se sabe. Sabe-se que na convenção do PMDB, no último sábado, eles foram provocados a defender Dilma.

    Em certo momento, Geddel Vieira Lima, presidente do PMDB baiano e defensor do impeachment, desafiou-os sem citá-los:

    – E ninguém aqui quer defender o governo?

    Ninguém se apresentou. (noblat)

  6. Chesterton said

    Salvar-se e salvar a família
    Uma vez ministro, ou presidente de fato, ele estará protegido do juiz Sérgio Moro

    15/03/2016 – 08h02
    Ricardo Noblat

    No fim da tarde de ontem, depois de conversar por telefone com a presidente Dilma e dizer que está disposto a ir para o governo, sacrificando-se assim para tentar salvar o projeto de poder do PT, Lula parecia preocupado com a sorte de sua mulher e filhos.

    Uma vez ministro, ou presidente de fato, ele estará protegido do juiz Sérgio Moro. Só poderá ser investigado pelo Supremo Tribunal Federal. Mas ele quer que tal privilégio seja estendido à sua família. Do contrário, ela cairá nas garras da Lava-Jato.

    Emissários de Lula e do governo ainda sondam a respeito juristas do eixo Rio-São Paulo-Brasília e até ministros de tribunais superiores.

  7. Chesterton said

    Dona Xepa deixará de ser Dona Xepa

    Brasil 15.03.16 10:24

    O Estadão confirmou que Dona Xepa, mulher e sócia de João Santana, “decidiu fazer delação premiada”.

    Assim que o acordo for formalizado, Dona Xepa deixará de ser Dona Xepa. Ela se tornará Monica Moura.

  8. Chesterton said

    URGENTE: DELCÍDIO HOMOLOGADO

    Brasil 15.03.16 10:44
    O ministro Teori Zavascki homologou o acordo delação de Delcidio do Amaral.

    O Jota acabou de informar.

    E a denúncia de que Lula mandou subornar o filho de Nestor Cerveró? O que vamos fazer com isso?

  9. Chesterton said

    Diego Casagrande
    16 min ·
    LULA PERTO DO XADREZ
    A delação premiada do senador Delcídio do Amaral (PT-MS) foi finalmente homologada pelo ministro Teori Zavascki.
    Lula mandou subornar o filho de Cerveró, segundo Delcídio.
    Lula zomba da Justiça e ameaça a sociedade brasileira com MST e violência.
    Lula quer ser ministro de Dilma para ter foro privilegiado porque acha que todos os ministros do STF estão na manga dele.
    Com a delação de Delcídio homologada, o STF tem o dever de mandar prender Lula.

  10. Chesterton said

    MERCADANTE TENTOU SUBORNAR DELCÍDIO

    Brasil 15.03.16 11:30
    O governo ofereceu dinheiro para comprar o silêncio de Delcídio Amaral.

    A oferta foi feita por Aloizio Mercadante a José Eduardo Marzagão, assessor de Delcídio, que gravou as conversas.

    Diz a Veja:

    “Nos diálogos, Mercadante oferece ajuda financeira à família de Delcídio e promete usar a influência política do governo junto ao Senado e ao Supremo Tribunal Federal para tentar evitar a cassação do senador e conseguir sua libertação. Além de dizer a Marzagão que Delcidio deveria ficar ‘calmo’, deixar ‘baixar a poeira’ e não fazer ‘nenhum movimento precipitado’, Mercadante prometeu procurar o presidente do Senado, Renan Calheiros, para armar um plano de modo a fazer com que o Senado voltasse atrás na decisão, tomada em plenário, ratificando a ordem de prisão expedida pelo Supremo”.

    Essa gente tem de ser presa imediatamente.

  11. Chesterton said

    O Merda Andante vai conhecer o japonês da federal….

  12. Chesterton said

    Diego Casagrande
    7 min ·
    Delcídio do Amaral teve a delação premiada homologada hoje e apontou o dedo para o chefão. Pedro Corrêa (ex-presidente do PP) fez delação premiada ontem e apontou o dedo para o chefão. Mônica Moura, mulher do marqueteiro petista João Santana, decidiu fazer delação premiada.
    O reino de crimes da quadrilha petista liderada por Lula está implodindo de vez.

  13. Chesterton said

    Querem apostar que quando finalmente Lula for confrontado com todos seus crimes ele vai lançar esta: “Mas eu fiz tudo pelo bem do povo….”?

  14. Elias said

    Chester,
    10h19; 10h57; 11h03; 11h18; 11h31; 11h39; 11h40; 11h56; 11h57.

    Tá fraco o movimento no consultório, né?

    Vai ficar tudo nas costas do Itamarati?

  15. Chesterton said

    entre um e outro, pausa para internet

  16. Chesterton said

    e tem uma cirurgia a tarde de grande porte, tenho que estar com a cabeça leve, na da melhor para desestressar do sacanear petistas e simpatizantes.

  17. Chesterton said

    http://cbn.globoradio.globo.com/estaticos/download/2016/03/15/delacao_delcidio.pdf

    chest- aí a delação completa do delcidio, que deve colocar o PT inteiro na prisão. Te cuida aí, Elias.

  18. Chesterton said

    http://economia.estadao.com.br/noticias/geral,dolar-tem-forte-alta-com-chance-de-lula-virar-ministro,10000021295

    chest- essa á para o Patriarca.

  19. Chesterton said

    Paulo Moura
    23 min ·
    A Folha de S. Paulo disse que Dilma Rousseff ficou “atônita” ao saber que Aloizio Mercadante tentou subornar Delcídio Amaral.
    Mentira.
    Dilma Rousseff ficou “atônita” ao saber que a tentativa de suborno de Aloizio Mercadante foi gravada.
    O Antagonista – Dilma atônita
    A Folha de S. Paulo disse que Dilma Rousseff ficou “atônita” ao saber que Aloizio Mercadante tentou subornar Delcídio Amaral.
    OANTAGONISTA.COM

  20. Chesterton said

    Epa, um esquerdista (um idiota, em resumo) que se esforça para pensar

    Bom dia! Em meio à tonelada de bobagens que leio sobre as manifestações de domingo, salvou-se o esquerdista Marcelo Rubens Paiva:

    Isto é democracia
    Marcelo Rubens Paiva, n’O Estadão:

    Continuo um cara de esquerda.

    Não sou comunista.

    Me divirto quando me mandam ir pra Cuba.

    Já fui e adorei, apesar de lamentar ver o socialismo fracassar numa ilha linda, com muita censura e perseguição política.

    Rechaço os excessos da Justiça, do MP, a coerção, a imprensa monolítica e tendenciosa, a direita homofóbica, a violência contra o cidadão.

    Mas parabéns ao povo brasileiro.

    Coxa ou não, são brasileiros. Classe-média branca ou diversa, não interessa mais.

    Numa data infeliz, 13 de março, que coincidiu com um comício radical que há 52 anos detonou o Golpe de 64, conseguiu-se uma manifestação enorme, histórica e, aplausos, pacífica.

    Para encerrar uma semana tensa, com uma terrível rede de boatos nos afligindo dia a dia, post a post.

    Não teve torcida organizada do Fla se encontrando com a do Flu no meio de avenidas e praças, deteriorando um cenário político já polarizado, numa batalha campal descontrolada.

    Não teve bomba, como se chegou a noticiar.

    Não teve tropa nas ruas.

    Não teve provocação generalizada ou brigas.

    Não teve conflito armado, como se sugeriu pelas redes sociais e de amigos.

    Grupos pró-PT, que organizavam a manifestação Sem Medo de Ser Feliz na região da Praça Roosevelt, a cancelaram prudentemente e em tempo.

    Podemos dormir em paz.

    Uma guerra civil não começa no Brasil.

    Uma batalha jurídica, sim.

    A manifestação de hoje foi serena.

    Quem é pró-Dilma é obrigado a admitir: a manifestação de hoje coloca combustível na luta constitucional pelo impeachment.

    O Brasil amadureceu.

    Não fui à manifestação. Não acho que a culpa seja apenas do PT.

    Mas aplaudo a capacidade de organização dos opositores.

    E me surpreendi, como todos os analistas, pelas vaias que Aécio e Alckmin (que aliás não tinha nada que estar lá) receberam na Paulista, e por barrarem João Dória, candidato a candidato do PSDB à Prefeitura

    Fora PT não significa Viva PSDB!

    Fora PT não é mais Viva Cunha, como foi no começo.

    A prepotência do partido, a dificuldade em reconhecer seus erros, a arrogância de quem está há 14 anos na Presidência, a desastrosa administração Dilma, seu embate entre a necessidade de reformas e as escrituras partidárias da base, os rolos com o livro-caixa e as escrituras de Lula e sua família, a radicalização do seu discurso, a violência contra a imprensa, especialmente contra repórteres de TV, especialmente contra repórteres de uma TV que, sim, erra em ser tendenciosa, levou mais aliados às manifestações.

    O cenário não é o mesmo de 1950, 1954, 1962, 1964, 1966 ou 1968, quando golpistas enfrentavam uma rebelião de militares, capitães faziam greve, soldados e sargentos se rebelavam, generais se colocavam contra marechais, e civis foram vencidos pela linha-dura, diante de uma desordem militar.

    Temos instituições, Poderes, Constituição, imprensa livre, eleições diretas e controle civil dos militares.

    Temos uma democracia.

  21. Chesterton said

    http://www.financista.com.br/noticias/papeis-de-estatais-despencam-apos-rumores-de-lula-em-ministerio

    chest- Aí, Patriarca, Lulla derretendo as ações do BB

  22. Chesterton said

    Mercadante envolve ministro do TCU

    Brasil 15.03.16 12:27
    Em um dos trechos da conversa gravada pelo assessor de Delcídio do Amaral, reproduzida por Veja, Aloizio Mercadante detalha como seria a operação para ajudar o senador petista, com a participação do ministro do TCU Bruno Dantas, indicado para o cargo por Renan Calheiros.

    ***

    AM – O cara, pô, fodido, acuado, arrebentado, sangrando… eu vou fazer o seguinte: eu vou conversar com alguns advogados que eu confio. Acho que vou chamar o Bruno Dantas pra conversar, que foi advogado-geral da União muito tempo… do Senado, ou algum consultor do Senado que pense juridicamente se o Senado tem alguma providência pra interferir. Inclusive alegar o seguinte: nós queremos que ele se defenda, de um processo aqui pi, pi, pi…

    JEM – Sim. Normal.

    AM – E crie qualquer porra de um argumento contanto que ele não fique lá preso, acuado desse jeito.

    JEM – Que fique em casa com tornozeleira, que fique num quartel do Exército, o caralho que seja, mas lá é…

    AM – É ruim. Quando ele fala do risco da delação, hoje o advogado desmentiu. Fica um negócio assim: Parece que ele tá fazendo porque tá com medo, entendeu? Porque não tinha essa pauta…

    JEM – O problema é o seguinte: é que ele tá desestruturado. Então, alguém tá colocando pra ele que essa é a única maneira de ele sair de lá.

  23. Chesterton said

    Wagner será convocado

    Brasil 15.03.16 12:53
    Raul Jungmann vai convocar Jaques Wagner a dar explicações na Câmara sobre a sua acusação a Sergio Moro.

    chest- o castelo de areia desmorona….

  24. Chesterton said

    que dia

  25. Pedro said

    Poha, é impressionante a velocidade dos acontecimentos.

    Pelo jeito o Chester vai ter que suspender as consultas por 3 dias, ou não vai dar conta….. :-)

  26. Pedro said

    Pitanic afundando e a rataiada pulando fora…..

    http://www1.folha.uol.com.br/poder/2016/03/1749901-diretorio-do-pmdb-de-sc-desembarca-do-governo-e-entrega-cargos.shtml

  27. Patriarca da Paciência said

    “Questionado ao depoente quem teria recebido valores de Furnas, o depoente disse que não sabe precisar, mas sabe que Dimas [Toledo, ex-presidente de Furnas] operacionalizava pagamentos e um dos beneficiários dos valores ilícitos sem dúvida foi Aécio Neves”, diz trecho da delação premiada do senador Delcídio Amaral (PT-MS), que foi homologada nesta terça-feira 15 pelo ministro Teori Zavascki, do STF; outra citação ao tucano, que já foi mencionado cinco vezes em delações da Lava Jato, diz respeito a uma fundação no exterior, sediada em paraíso fiscal; Delcídio irá devolver R$ 1,5 milhão e também faz acusações contra o ministro Aloizio Mercadante, que, segundo ele, teria oferecido vantagens para evitar sua delação” (247)

    Só quero ver o que vai sobrar de tudo isso.

    PMDB, PSDB, DEM, PP, não escapa um.

  28. Patriarca da Paciência said

    Nem a babá, aquela que viralizou na internet como símbolo da herança escravocrata do Brasil, acredita que vai resolver alguma coisa tirar a Dilma. Já o Chesterton, acredita que o Brasil vai virar uma maravilha.

    http://extra.globo.com/noticias/rio/o-pobre-que-sofre-diz-angelica-baba-de-foto-polemica-em-manifestacao-rv1-1-18876978.html

  29. Patriarca da Paciência said

    O que temos no Brasil é uma luta canibalística pelo poder, nada mais !

    O aecim, aquele que jogou a merda no ventilador, também está mergulhado na merda !

  30. Patriarca da Paciência said

    Chesterton,

    eu sempre assisto os telejornais da manhã e, segundo eles, bolsas da Europa e Ásia todas fecharam em queda, a não ser Xangai.

    Você acha que o Lula tem tanto poder assim ?

  31. Patriarca da Paciência said

    Elias,
    as notícias sobre o Japa da Federal são de ontem e hoje e, ao que tudo indica, ele perdeu até a aposentadoria. Pode não ser preso ainda porque a decisão foi monocrática. Mas vão recorrer ao colegiado e… aí… não tem mais jeito. Xilindró mesmo !

  32. Pax said

    Já tem novo post. Tá difícil. A turma de trapalhões não deixa ninguém em paz.

Faça seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: